Furo de drenagem faça você mesmo em uma casa particular: como cavar e organizar você mesmo
Em pequenos assentamentos não existe sistema geral de esgoto.Ao mesmo tempo, a necessidade de recolha segura de esgotos numa área suburbana desempenha um papel importante. Você concorda? Um poço de drenagem bem equipado em uma casa particular atenderá perfeitamente às tarefas de recebimento e descarte parcial de águas residuais.
Mas será que é capaz de proporcionar conforto e segurança epidemiológica aos familiares? Como ter certeza de que o buraco não causa problemas? Vale a pena compreender completamente essas questões antes de decidir instalar tal sistema.
Também discutiremos soluções para o problema das águas residuais em uma área suburbana e falaremos sobre como construir você mesmo uma fossa e o que será necessário para isso. O artigo contém consultoria especializada, materiais fotográficos e de vídeo que ajudam a entender melhor a disposição de um ponto de esgoto no local.
O conteúdo do artigo:
Características do esgoto local
A operação de uma residência suburbana está associada à produção de águas residuais. Todo proprietário se depara com a tarefa não tanto de acumular águas residuais, mas sim de limpá-las. Além disso, a solução comum nas zonas rurais – cavar um velho barril ou tanque debaixo de uma fossa de esgoto – é ineficaz.
Se o volume diário de águas residuais exceder um metro cúbico (1000 l), então as desvantagens fossas sépticas "barril" logo se manifestarão como odores desagradáveis. Ou pior – infecções intestinais entre os membros do agregado familiar. Finalmente, um poço de drenagem feito a partir de um barril desgastado é ilegal em várias situações.
Os atos regulamentares da Federação Russa exigem que os proprietários privados cumpram medidas para proteger as águas subterrâneas da poluição por águas residuais domésticas.
Lei “Sobre o bem-estar sanitário e epidemiológico da população” (Nº 52-FZ de 30 de março de 1999) e “Requisitos de higiene para a proteção das águas subterrâneas contra a poluição (SP 2.1.5.1059-01) cobrar dos proprietários a solução do problema de águas residuais.
Por sua vez, “Normas sanitárias para manutenção do território de áreas povoadas” (SanPiN 42-128-4690-88), “Planejamento e desenvolvimento de associações de cidadãos, estruturas e edifícios de jardinagem (dacha)” (SNiP 30-02-97), bem como “Esgoto.
Redes e estruturas externas (SP 32.13330.2012) padronizar as condições de organização e operação de esgoto “fossa”:
- a distância da casa até a fossa de drenagem é de 8 m;
- distância do poço (captura de nascente) – a partir de 50 m;
- distância de domicílios vizinhos (cercas) – a partir de 2 m;
- a fossa é aprofundada até o nível do lençol freático, mas não mais do que 3 m;
- a limpeza é feita no momento do enchimento, mas pelo menos uma vez por ano.
Observe que o requisito de distância das fontes de água potável se aplica independentemente de onde essas fontes estejam localizadas.
Aqueles. não importa de quem seja o poço mais próximo - o seu, o de um vizinho ou um público - fossa é permitido organizar estritamente a 30 metros dele.Caso contrário, haverá custos com multas, reconstrução da fossa em fossa séptica de duas ou três câmaras e restauração do equilíbrio ecológico nas camadas do solo.
Volume do reservatório
O proprietário precisa decidir com antecedência (antes de escolher o tipo de fossa) como fazer uma fossa de drenagem com volume suficiente. Sua capacidade necessária é calculada pela fórmula:
V=Ndias•Xpessoas•Vdia/pessoa
Em que:
- V – volume de projeto da fossa, m3;
- Ndias – número de dias de operação da cava para acumulação (antes do bombeamento);
- Xpessoas – número de membros permanentes do agregado familiar;
- Vdia/pessoa – consumo diário de água por domicílio, l.
Por exemplo, para um domicílio particular com residência permanente de 5 pessoas, limpeza da fossa uma vez por mês e consumo de água de 150 l/pessoa, o volume da fossa será: V=30•5•150=22,5 m3.
Aumentamos o volume resultante em pelo menos 10% (encher o buraco até o topo é proibido pelos regulamentos) e obtemos o volume da fossa: V=22,5+22,5•0,1=24,75 m3. Vamos arredondar o valor para 25 m3 – mais é melhor do que menos.
O valor correto do consumo diário de água depende das necessidades dos moradores do domicílio para tomar banho e lavar, ou seja, partir de seus hábitos diários. Segundo as estatísticas, os moradores das cidades usam mais água do que os aldeões.
Não vale a pena cavar uma fossa com profundidade superior a 3 m. Seu fundo não deve estar em contato direto com o horizonte freático, segundo as normas deve estar pelo menos 1 m acima do seu nível. Suponhamos que na estação chuvosa primavera-outono a água empoleirada esteja a uma profundidade de 3,5 m.Isso significa que a profundidade do poço de drenagem não pode ultrapassar 2,5 m.
Como a colocação das paredes de um cubo retangular é mais fácil do que a de um tanque redondo, será considerada uma fossa retangular. Mas uma fossa séptica redonda é mais confiável em operação, pois a pressão do solo em suas paredes é significativamente menor.
O volume é calculado multiplicando os lados de um cubo. Determinamos o lado comprido (largura) de acordo com a futura localização da fossa, levando em consideração a comodidade de acesso de um caminhão de esgoto. Deixe a largura ser 5 m e o comprimento será 25:2:5=2,5 m.
Não há necessidade de se deixar levar pela capacidade do poço de drenagem. A capacidade do tanque de lodo, via de regra, não ultrapassa 10 m3. Isso significa que esse transporte especial não é capaz de esvaziar um depósito de esgoto transbordante de maior volume (como no exemplo acima) e remover os resíduos de uma só vez.
É mais racional fazer uma fossa com volume de até 10 m3 e esvazie-o a cada duas semanas. Afinal, um grande bunker de esgoto tirará espaço útil de uma área suburbana, que pode ser usado para algo não menos importante.
Construção de um sistema de esgoto independente
Se uma fossa séptica fabricada na fábrica for mais fácil de instalar, será mais barato construir uma fossa de tijolos de câmara única. Esse tanque de armazenamento de águas residuais é bastante adequado se não houver muito espaço no local e a descarga diária de esgoto não exceder um metro cúbico. Vamos descobrir como cavar e construir corretamente poço de drenagem com paredes de tijolos.
Tijolos porosos ou de silicato não são adequados, é necessário um material feito de argila cozida. Somente paredes feitas de tijolos cozidos são capazes de suportar durante anos as cargas mecânicas dos movimentos do solo, não desabando sob a influência constante da umidade e geralmente não permitindo que a umidade penetre em sua própria espessura.
A melhor opção para um tanque de armazenamento monocâmara de tijolo é uma estrutura totalmente impermeabilizada, que é esvaziada periodicamente por caminhões de esgoto.
Se for instalada uma fossa de drenagem para descartar resíduos cinzentos provenientes de pia de cozinha, banheiro, chuveiro, etc., então é construída uma estrutura de tijolos com fundo permeável como filtrar bem.
O fundo de um poço de filtragem ou absorção é preenchido com um filtro de solo feito camada por camada de areia, cascalho fino e depois grosso ou brita.
A espessura do aterro de limpeza deve ser de no mínimo 1 m, devendo haver pelo menos um metro entre sua base condicional e o nível freático mais alto registrado no período chuvoso.
Se uma estrutura de esgoto de tijolo for instalada em solo franco-arenoso, cujas propriedades de filtração são insuficientes para a livre passagem das águas residuais tratadas, sua capacidade de vazão aumenta. Isso é feito através da formação de furos na parte inferior das paredes, feitos durante a alvenaria.
Analisaremos a construção da opção mais simples - uma fossa de armazenamento para drenagem de resíduos que não desempenha funções de absorção. Seu fundo e paredes não permitem a entrada de águas residuais, clarificadas e desinfetadas com filtro de solo, no meio ambiente.
Passo 1. Cavando um buraco
Tendo escolhido o ideal dimensões do poço de drenagem, começamos a preparar a cova. É necessário aumentar a distância entre suas paredes para que seja mantido um vão de meio metro da alvenaria até a inclinação da cava. Caso contrário, aplicar impermeabilização externa nas paredes de uma fossa séptica de tijolo será uma tarefa impossível.
Passo 2. Preparando a base do recipiente
Uma camada de areia e cascalho de 200 mm é colocada no fundo nivelado da cava e compactada cuidadosamente. Na parte superior é espalhado um material de cobertura sobreposto que bloqueia o vazamento da leita para o solo durante a concretagem.
Uma estrutura de reforço de malha (reforço de 8-10 mm, célula 100-150 mm) é colocada no piso de feltro.A estrutura é amarrada com fio de aço flexível. A soldagem não é adequada porque... irá deteriorar a resistência do concreto armado.
Etapa 3. Fundição de fundo de concreto
Para obter uma melhor impermeabilização, deve-se utilizar uma solução de concreto grau M300 ou superior. A espessura da base de concreto da fossa é de 150 mm. A partir do momento em que o fundo é concretado, deve-se esperar de 7 a 10 dias, só então iniciar o assentamento das paredes.
Passo 4. Construção de paredes de poços de drenagem
É permitida a alvenaria “em meio tijolo” com argamassa comum. Porém, na fase final será necessário preencher a cavidade entre as paredes de tijolo e as encostas da cava com uma mistura seca de cimento-areia.
À medida que a umidade sedimentar entra, a mistura endurece e se torna um invólucro protetor para a lixeira.
Etapa 5. Aplicação de impermeabilização
À medida que as paredes de tijolo sobem, elas precisam ser impermeabilizadas externamente com materiais betuminosos líquidos. Você pode usar rolos, mas sua eficiência de impermeabilização é menor. Os trabalhos de impermeabilização não devem ser adiados - quanto mais altas as paredes, mais difícil é a impermeabilização.
Etapa # 6. Acabamento das paredes da fossa por dentro
Basta engessá-los introduzindo vidro líquido (potássio, sódio) na solução. Uma camada de gesso contendo vidro líquido reduzirá significativamente a absorção de umidade das paredes. É obrigatória a passagem a ferro da superfície do gesso com cimento.
Etapa # 7. Cobrindo o poço de drenagem
A lixeira deve ser coberta com uma laje de concreto produzida na fábrica.É necessária uma escotilha - o esgoto será bombeado através dela.
Em vez de lajes de concreto armado, podem-se usar painéis de madeira, alcatroados nas duas faces e cobertos com feltro. O teto da estrutura de esgoto deve ser isolado termicamente com placas de poliestireno expandido e coberto com uma camada de solo de 150-500 mm.
A fossa monocâmara, destinada à limpeza periódica com equipamento de esgoto, é adequada para domicílios rurais com residência temporária de no máximo 4 pessoas. E para garantir o dia a dia de uma família numerosa, é necessária uma fossa de drenagem com filtração subterrânea de águas residuais. Abaixo descrevemos tal complexo, projetado para uma família de 9 pessoas.
A galeria de fotos a seguir mostrará como construir um poço de drenagem despejando concreto na fôrma:
Sistema de esgoto local com tratamento de águas residuais
Para uma casa equipada com modernos equipamentos de encanamento - banheira, vaso sanitário e bidê - um tanque de armazenamento de esgoto tipo bunker não será suficiente.
Um complexo de tratamento de efluentes permitirá minimizar o atendimento a especialistas com equipamentos de tratamento, atendendo totalmente a necessidade de esgotamento sanitário e evitando problemas locais de contaminação do solo com esgoto.
O princípio da clarificação (purificação) das águas residuais domésticas através de um sistema de tubos de drenagem baseia-se na ordem natural de filtração dos resíduos fecais, que “funciona” na natureza. Através do riser da casa, as águas residuais fluem para uma tubulação que conecta a casa de campo e a fossa séptica. Volume suficiente de poço de esgoto – 2,5 m3.
Nesse tanque de armazenamento, as águas residuais domésticas são clarificadas com a precipitação de matéria em suspensão. Será necessário contratar um sugador de lodo com equipe para limpar o lodo depositado na fossa séptica duas vezes por ano.
A autolimpeza com neutralização de sedimentos em uma caixa de compostagem especialmente projetada também é aceitável (veja abaixo).A água clarificada do esgoto é encaminhada para a rede de drenagem, de onde vai para o solo.
A fossa de drenagem está localizada a uma distância de 5 a 20 m da casa. O principal requisito para a localização e posicionamento da rede de drenagem é uma distância suficiente do edifício para que as águas residuais que entram no solo não lavem a fundação nem inundem a adega.
Do tanque de decantação de esgoto, o fluxo de resíduos clarificados se move primeiro para um poço de distribuição e depois para um sistema de tubos de drenagem perfurados feitos de polímero ou cimento-amianto.
Os tubos de drenagem são colocados a uma profundidade de pelo menos meio metro, na verdade ao nível do desenvolvimento da camada solo-vegetativa. Se o solo se desenvolveu em solo arenoso, o comprimento dos drenos é calculado levando em consideração 10 m por pessoa.
Em solo com base franco-arenosa, o comprimento do tubo perfurado deve atingir 14 - 17 m, com base argilosa cerca de 20 m.
As tubulações de esgoto do poço até o ponto de acumulação ou descarga devem ser colocadas com inclinação de 0,02, ou seja, Deve haver 2 cm de inclinação por metro linear. É desejável que a parte principal da tubulação seja colocada abaixo da profundidade de congelamento observada na região.
As áreas localizadas acima da marca especificada são isoladas termicamente com isolamento cilíndrico destacável feito de espuma de poliestireno, espuma de poliuretano, polietileno ou aterro de escória.
A colocação de um canal de tubo de 100-150 mm que drena a água de esgoto para um poço de armazenamento é realizada pelo menos 50 mm acima do poço de distribuição com roteamento de tubos através dos quais as águas residuais clarificadas são direcionadas para tubos de drenagem selados.
A tubulação entra e sai do poço através de tês de 100 mm de diâmetro. Suas extremidades superiores devem ser deixadas abertas, com tubos de limpeza colocados acima delas, com seção transversal igual às bandejas de alimentação e descarga de resíduos.
Existe um espaço de 50 mm entre a extremidade aberta do tee e cada tubo de limpeza. São utilizados tubos de esgoto feitos de cloreto de polivinila ou polietileno, cujo diâmetro é de 100 a 150 mm.
Um tubo é preso à extremidade inferior de cada tee. Deve ser colocado 400 mm abaixo do nível de água calculado na tremonha de drenagem.
Todos os componentes da fossa de drenagem, juntamente com o sistema de filtragem do solo, requerem ventilação. Esta função é atribuída ao tubo de esgoto no interior da casa, cuja extremidade superior se encontra acima do nível do telhado, à própria fossa e a cada cano de esgoto.
Nas valas cavadas sob o sistema de filtragem, os tubos são colocados com a perfuração voltada para baixo. As juntas das tubulações de esgoto são isoladas com feltro, fita, simplesmente polietileno ou material semelhante.
Complexo de drenagem de esgoto
É preferível fazer redondo o corpo dos poços, que contém os elementos de fiação do sistema de drenagem destinado à coleta e escoamento das águas subterrâneas.Ao fazer suas paredes de tijolo, é conveniente um diâmetro interno do círculo de 400 mm, de concreto – um diâmetro de 700 mm.
O poço de distribuição não é construído acima de 400 mm, caso contrário será inconveniente trabalhar com a fiação dentro dele. As paredes de tijolo devem ser rebocadas e revestidas de ferro por dentro. Do lado de fora, é permitido impermeabilizá-los com argila ou revestimento betuminoso.
Os gargalos de todos os poços de distribuição devem ser cobertos com tampas de concreto armado, plástico ou placas alcatroadas. Um isolador térmico é colocado no topo - uma placa de espuma de poliestireno com uma camada de 200-400 mm de preenchimento superficial do solo.
De acordo com a direção dos drenos, os poços são dotados de saídas de captação de água de um, dois e três lados - saídas de tubos abertos fechadas por válvulas gaveta de curso vertical. Serão necessários portões de madeira para regular o abastecimento de água e na reparação do poço.
No fundo dos poços de distribuição de água, são formadas bandejas abertas de concreto, que vão da tubulação de abastecimento até as tubulações de drenagem receptoras. A altura das bandejas deve ser igual ao diâmetro do maior tubo que entra no poço. Seu fundo é levado ao nível da parede inferior dos tubos.
Nos tubos de drenagem de polímero (sua parte inferior), são feitas ranhuras de 15 mm de largura e altura de aproximadamente metade do diâmetro do tubo. Cortes com passo de 1000 mm garantirão um fluxo uniforme de água de drenagem clarificada para o solo.
O fundo das valas de drenagem tem formato trapezoidal. Eles contêm uma camada de cascalho ou brita de 100-150 mm com granulometria de 15-25 mm. Em princípio, quanto mais espessa for a camada subjacente de brita (cascalho), melhor será a filtração das águas residuais.
Após dar a inclinação especificada à superfície do aterro, são colocados tubos de drenagem sobre ela. Sobre eles é derramado cascalho ou brita em uma camada de 50 mm e, em seguida, o solo é nivelado com o nível do solo.
A distância entre a fossa séptica e poços de distribuição depende do tipo de solo do local. O número necessário de poços dos quais são retirados drenos paralelos é dois ou mais.
Características do complexo de filtração de águas residuais em função do tipo de solo:
- Areia. Dois drenos, cada um com 18 m de comprimento, com distância intermediária de 1,5 m entre eles. Área do campo de filtração – 70 m2;
- Argila arenosa. Cinco drenos, cada um com 19 m de comprimento, o degrau entre eles é de 2,5 m. A área do campo de filtração é de 231 m2;
- Argila leve. Sete drenos têm 18,5 m de comprimento, com distância de 3 m entre eles. Área do campo de filtração – 495 m2.
Para evitar a formação de bolsas de ar nas tubulações de drenagem e remover o metano inerente ao processo de tratamento de águas residuais, o sistema de drenagem necessitará de um fluxo de ar. No final de cada dreno é necessário construir um riser a partir de um tubo de 100 mm de diâmetro, elevando-o 400-500 mm acima do solo.
Neutralização de sedimentos de uma fossa séptica
Com independente limpando o buraco de drenagem e tentativas de colocar lamas de esgotos em cima do solo, o resultado é o mesmo - uma abundância de moscas e infecções entre os membros do agregado familiar. Os resíduos podem e devem ser convertidos em composto, desinfetando-os completamente de micróbios.
Escolhido um local - 15 m da casa, 25-30 m do poço - é necessário cavar um buraco com meio metro de profundidade e do tamanho desejado. Sua fossa é impermeabilizada com argila amassada em camada de 200-300 mm, concretada ou forrada com tijolos com as laterais elevadas acima do solo.
Lados são obrigatórios - o esgoto coletado na fossa de compostagem não deve penetrar no solo e contaminá-lo. Para eliminar completamente a troca de umidade, aplica-se argamassa de cimento nas paredes da cava, seguida de passagem a ferro. Também é útil revestir a superfície com betume.
O fundo da fossa de compostagem é polvilhado com uma camada de turfa ou solo seco de 150 mm e os resíduos são colocados no topo. Tendo aumentado a camada de lodo de esgoto para 250-300 mm, é necessário cobri-la com uma camada de turfa ou solo seco de 100-150 mm.
Depois de elevar a pilha de composto a uma altura de 1000 mm acima do solo, camada por camada, é necessário preenchê-la completamente com terra ou turfa de 150-200 mm de espessura e deixá-la amadurecer por 8 meses.
Se, durante o processo de enchimento de uma fossa de compostagem, você polvilhar as camadas de resíduos com uma pequena quantidade de cinza e derramar um pouco de água sobre elas, o composto amadurecerá mais rápido e de melhor qualidade.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Criação independente de um poço de drenagem de tijolos em solos argilosos:
Vídeo nº 2. Colocação de fossa de drenagem em pedra, com cabeça de tijolo:
Uma fossa de drenagem numa zona suburbana não é apenas uma necessidade para garantir a vida quotidiana, é uma responsabilidade. É necessário avaliar seriamente as possibilidades de organizar um sistema de esgoto local, escolhendo uma solução cara, mas segura.
Por favor, escreva comentários no bloco localizado abaixo do texto do artigo. Estamos interessados em suas histórias sobre a construção de um poço de drenagem em uma área suburbana. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis e fotos temáticas.
Meu avô e eu fizemos uma fossa de drenagem com paredes de tijolos quadrados. Naquela época, os anéis de concreto armado eram caros e era preciso pagar para contratar trabalhadores. Tentamos a cerca de 5 m da casa.Não há dificuldades de construção e operação. O cheiro só está presente quando você está perto dele porque fizeram uma moldura simples com barras grossas e pregaram nas laterais. Está em serviço há cerca de 14 anos.
Numa casa de campo não pode prescindir de um furo de drenagem. É importante lembrar alguns requisitos ao organizá-lo. Estamos a fazê-lo há mais de um ano, por isso é necessário escolher um local adequado: o mais longe possível do poço ou furo e da fundação da casa. Pense também em como você removerá o conteúdo da cova. Cavamos uma cova e enchemos com uma pequena camada de cascalho e concretamos, será suficiente colocar as paredes em meio tijolo. Colocamos uma laje de concreto e uma escotilha de bombeamento no topo.
Também temos um poço de drenagem antigo, feito pelo meu avô. Surgiu um problema, o asfalto começou a desabar e a cada ano o buraco fica maior. A escotilha praticamente não aguenta mais. O que pode ser feito para fortalecê-lo?
Olá. Basta refazer rapidamente o teto e ao mesmo tempo verificar a integridade da ordem interna, você mesmo entende que tal estrutura dificilmente pode ser chamada de segura. Além disso, ao substituir a peça inutilizável a tempo, você prolongará a vida útil do poço - um colapso fará com que ele encha e a limpeza será problemática.