Caixas plásticas para coifas: visão geral dos tipos + regras de instalação
Os sistemas de ventilação forçada estão presentes em quase todos os apartamentos ou casas particulares.Eles consistem em um dispositivo de entrada de ar e um duto de exaustão, que podem ser feitos de diversos materiais.
A caixa de capô de plástico tornou-se difundida - um elemento acessível e durável que pode ser instalado de forma independente.
Para que o sistema montado funcione de forma eficaz, é necessário calcular corretamente a seção transversal dos canais, projetar e selecionar os componentes do duto de ar. Igualmente importante é realizar a instalação adequada.
Propomos lidar com todas essas questões em ordem. Complementamos as instruções passo a passo para a instalação de um duto de ventilação de exaustão de plástico com fotografias visuais.
O conteúdo do artigo:
Opções de seleção de duto
Para o funcionamento normal do sistema de ventilação com exaustor, é necessário calcular corretamente os parâmetros da conduta de ar. Na maioria dos casos, caixas plásticas de formatos e tamanhos padrão podem ser selecionadas para uso doméstico.
Cálculo da seção transversal ideal do duto de ventilação
O principal parâmetro do duto de ventilação é o seu seção interna. A velocidade do fluxo através do canal depende disso e da potência de exaustão. A seção transversal é selecionada com base no volume máximo de ar que passa.
Não existem documentos regulamentares que regulem a velocidade dos dutos de ar de plástico domésticos, portanto, eles se concentram em valores práticos testados de 3 a 7 metros por segundo.
A área da seção transversal do duto é considerada igual ou ligeiramente maior que a do ramal do duto de exaustão, cujo tamanho está indicado no passaporte do dispositivo.
Se não for planejado ativar regularmente o modo máximo, neste caso é permitida uma redução proporcional na seção transversal do duto de ventilação em relação ao tamanho da abertura de saída.
Então se S – área da seção transversal do tubo do duto de exaustão, N – volume de ar passado no modo máximo do dispositivo, M – o volume de ar passado no modo planejado, então a área da seção transversal necessária do duto é calculada usando a fórmula:
P = S*(M/N)
A seção transversal insuficiente da caixa leva a velocidades do ar e aumentando a força de atrito.
Isso está repleto dos seguintes efeitos negativos:
- aumenta a carga sobre os mecanismos de ventilação do exaustor, o que leva a uma diminuição da vida útil do dispositivo e a custos adicionais de energia;
- devido ao aumento da resistência, ocorre uma diminuição do desempenho máximo, o que reduz a circulação de ar na sala;
- como resultado dos efeitos aerodinâmicos no duto de ventilação, o nível de ruído durante a operação aumenta;
- há aumento da pressão do ar interno sobre os elementos do sistema, bem como vibrações, o que requer fixação e vedação mais confiáveis.
Se a seção transversal do duto for maior do que o necessário, isso não afetará negativamente o funcionamento do sistema de ventilação forçada, mas acarretará custos financeiros desnecessários.
Além disso, os dutos de ventilação e outros componentes grandes são mais difíceis de instalar e integrar no projeto das instalações.
Consideração de forma e tamanho
As caixas plásticas para ventilação são redondas ou retangulares. Um círculo tem o menor perímetro em comparação com outras formas geométricas com a mesma área.
Portanto, do ponto de vista de minimizar a resistência da superfície interna do duto ao movimento do fluxo de ar gerado pela coifa, é preferível um formato de canal redondo.
Os tipos mais comuns à venda para uso doméstico são os redondos. caixas de plástico seguintes diâmetros:
- 80 mm, área transversal 50,3 m². cm;
- 100 mm, área transversal 78,5 m². cm;
- 125 mm, área transversal 122,7 m². cm;
- 150 mm, área transversal 176,7 m². cm.
Os dutos de ventilação retangulares são mais fáceis de encaixar no interior da sala. Podem ser colocados em nichos acima de armários de cozinha, acima de tetos falsos ou suspensos.
As caixas mais comuns são dos seguintes tamanhos:
- 110 x 55 mm, área transversal 60,5 m². cm;
- 120 x 60 mm, área transversal 72 m². cm;
- 204 x 60 mm, área transversal 122,4 m². cm.
Se necessário, podem ser encontrados elementos maiores do sistema de ventilação.São caixas plásticas para uso doméstico, redondas com diâmetro de 200 mm, retangulares - de 220x90 mm.
Porém, antes de optar por tamanhos não padronizados, você precisa ter certeza de que pode adquirir todos os elementos necessários para organizar um duto de exaustão com a geometria desejada.
Elementos em forma de plástico
Os sistemas de ventilação desde o exaustor até ao poço têm diferentes geometrias e topologias devido às abordagens individuais à disposição da cozinha. Portanto, são fornecidos elementos especiais para implementar quase qualquer configuração de uma caixa plástica.
Os dutos de ventilação são elementos retos de dutos de ar de formato retangular ou redondo. Seu comprimento padrão é 0,35; 0,5; 1; 1,5 e 2 metros, no entanto, você mesmo pode cortar um pedaço do tamanho necessário usando uma serra ou esmeril.
Se for necessário obter um trecho reto com mais de dois metros de comprimento, ele é montado com vários fragmentos de comprimento padrão usando conectores especiais para canais de plástico.
Neste caso, não há aumento no comprimento da seção devido ao tamanho do conector.
Outro elemento necessário é um cotovelo, com o qual o duto de ar gira em um ângulo de 90 ou 45 graus. Para caixas retangulares, são diferenciados elementos para mudança de direção horizontal e vertical.
Para girar em ângulos não múltiplos de 45 graus, use o chamado cotovelo multiângulo. Dependendo do ângulo necessário, um lado do conector é cortado.
Para alterar o formato da caixa de redondo para retangular (ou vice-versa), são utilizados adaptadores especiais.
A sua utilização, via de regra, deve-se à diferença no formato dos dutos de ventilação com o funil de saída do exaustor ou com o orifício da grade superior. Eles podem ter formato reto ou angular.
As opções de transição mais comuns à venda são:
- de um diâmetro de 100 mm a um tamanho de 110x55 mm;
- de um diâmetro de 100 mm a um tamanho de 120x60 mm;
- de um diâmetro de 125 mm a um tamanho de 204x60 mm.
Caso seja necessário mudar para outro tamanho de caixa plástica sem alterar seu formato, são utilizados redutores. Para opções redondas, existe um adaptador universal especial que pode ser usado para conectar todos os tamanhos padrão.
Para estruturas com topologia complexa, são fornecidos tês, com os quais os fluxos de ar de vários exaustores, por exemplo da cozinha e do banheiro, podem ser conectados à saída.
Eles podem ser retangulares, redondos ou combinados.
Os elementos da caixa são fixados à parede por meio de suportes. Como as estruturas plásticas são mais leves que as metálicas, sua instalação não é uma tarefa difícil.
Essas peças de fábrica são baratas e cabem bem no interior da sala, por isso o uso de estruturas caseiras é inviável.
A guarnição ou grade da parede é fixada sobre o orifício na parede que leva ao poço de ventilação ou à rua. A grade, se necessário, pode conter fendas adicionais para ventilação natural.
Neste caso, é necessário fornecer proteção contra a penetração do fluxo de ar gerado pela coifa através dessas aberturas de volta para o ambiente.
Para evitar a ocorrência de tiragem reversa quando o exaustor não está funcionando, é utilizada uma válvula de retenção. Pode ser integrado no conector plástico da conduta, ou a sua função pode ser desempenhada pelas persianas da grelha de ventilação.
Na ausência de tal dispositivo, o ar pode entrar na sala vindo da rua ou de um duto de ventilação.
Recursos de design e instalação
Instalação de caixa plástica para ventilação de exaustor pode ser feito de forma independente, sem o envolvimento de especialistas. Neste caso, é necessário levar em consideração algumas características simples de projeto e instalação de tais sistemas.
A instalação de um sistema plástico inclui uma série de etapas tradicionais que devem ser concluídas tanto por um artesão independente que decida construir uma caixa com as próprias mãos, quanto por um trabalhador contratado.
Etapa #1 - escolha da geometria do sistema de ventilação
Uma grande variedade de elementos estruturais permite implementar quase qualquer geometria de um duto de ventilação de plástico.
Para manter a funcionalidade do sistema de passagem de ar no nível adequado ao projetar o duto de ar, as seguintes regras devem ser observadas:
- Comprimento da caixa. Se possível, você precisa minimizar o comprimento da caixa.A distância ideal da saída do exaustor à grelha de ventilação é considerada inferior a 3 metros.
- Menos elementos. É aconselhável não utilizar um grande número de elementos que alterem a direção do movimento do ar. Curvas, conicidades e várias transições criam arrasto aerodinâmico adicional.
- Voltas mínimas. É necessário minimizar o número de cotovelos com a caixa girada 90 graus. Eles criam a maior resistência ao fluxo, geram ruído e acumulam depósitos em forma de graxa e poeira aderidos.
Se a caixa for colocada perto de um riser de aquecimento ou outra fonte de calor, é necessário evitar que o plástico aqueça a temperaturas acima de 50 graus Celsius.
Para fazer isso, você precisa contornar o objeto quente ou colocar isolamento térmico entre ele e o duto de ar.
A maneira mais fácil de usar espuma como material isolante é porque ela possui baixa condutividade térmica. Além disso, não criará ruído quando a caixa vibrar.
Etapa #2 - instalação da válvula de retenção e grade
Um elemento necessário do sistema de ventilação é válvula de retenção, cujo papel é difícil de superestimar.
Se o duto vai apenas da coifa até o poço e não possui ramificações para outras fontes de entrada de ar, a válvula é instalada na extremidade do duto de ar. Uma alternativa é usar grades com válvula de retençãoimpedindo o retorno do ar.
Caso existam várias fontes de entrada de ar no sistema de ventilação, é instalada uma válvula de retenção próxima à conexão de cada ramal com o duto de ar principal e outra próxima à grade.
Caso seja necessário manter a ventilação natural quando o exaustor está desligado, existem três soluções:
- separar as saídas para ventilação forçada e natural, não devendo entrar no mesmo duto de ventilação;
- instale um tee “exaustor - grade - válvula de retenção” próximo à saída;
- utilize grelha de ventilação com ranhuras para circulação natural do ar e proteção contra correntes de ar reversas.
Pássaros ou roedores que vivem no duto de ventilação às vezes entram no duto. Uma vez presos nas curvas de uma caixa de plástico, eles podem morrer, fazendo com que produtos de decomposição entrem no ambiente.
Para evitar tal desenvolvimento, a grade que dá acesso à rua ou à mina é muitas vezes equipada com uma proteção especial intransponível para os animais.
Informações detalhadas sobre os tipos e seleção de grades de ventilação são apresentadas neste artigo.
Etapa #3 - fixação e colocação do duto de ar
As secções da conduta de ar plástica desde o exaustor até à grelha de ventilação podem ser fixadas de diferentes formas, dependendo da sua posição em relação aos armários, paredes e tecto.
Em qualquer caso, a instalação não é difícil e pode ser feita de forma independente.
Porém, é necessário abordar este procedimento com responsabilidade, a fim de evitar ruídos provenientes de vibrações, bem como flacidez ou outras deformações da caixa com sua possível despressurização posterior.
Se a caixa estiver localizada dentro de gabinetes, ela será fixada na parede traseira do gabinete por meio de grampos. Os locais por onde o duto de ar passa pelas paredes também são fixados com insertos de espuma ou poliestireno expandido.
Esses materiais não produzem ruído quando em contato com os elementos vibratórios do sistema.
Se parte do duto de ar estiver localizado acima dos armários, a maneira mais fácil é fixá-lo nos armários por meio de suportes e parafusos curtos para madeira. A caixa plástica nesta posição não cria nenhuma pressão lateral significativa.
Ao fixar o duto de ar na parede ou no teto, recomenda-se colocar os suportes a cada 1 metro. A fixação ocorre por meio de pinças especiais, que podem ser adquiridas de acordo com o formato e tamanho da caixa adquirida.
O peso de toda a estrutura plástica é pequeno, por isso sua fixação é bastante simples.
Se a caixa plástica for fechada com teto suspenso ou suspenso, é necessário verificar a confiabilidade de sua fixação quando o exaustor estiver operando na potência máxima. Em outros casos, a fixação pode ser facilmente reforçada após a identificação de pontos fracos.
Às vezes, durante a operação do sistema de ventilação, pode ocorrer um ruído de chocalho ou batida causado pelo contato dos elementos vibratórios da caixa plástica com objetos sólidos, como armário, parede, etc.
Neste caso, em vez de fixação adicional, basta colocar espuma de borracha ou poliestireno entre eles.
Etapa 4 - garantindo a estanqueidade da estrutura
Os elementos do sistema de ventilação, constituídos por peças plásticas, não possuem vedação. As dimensões das juntas estão bem ajustadas, mas depois de algum tempo devido à deformação, a densidade de algumas juntas pode diminuir.
Se a estanqueidade na junção dos elementos estruturais for violada, poderá vazar ar do sistema de ventilação. Neste caso, os odores e o ar húmido espalham-se pelas divisões por onde passa a conduta de ar.
Além disso, quando o ar passa pelas rachaduras, às vezes ocorre um ruído significativo.
Para evitar a despressurização de um duto de ventilação plástico, existem duas soluções:
- Selante. Cubra as juntas da estrutura com um selante especial de silicone ou acrílico. É aplicado em camada fina na borda do elemento antes de sua inserção no sistema.
- Escocês. Envolva as juntas com fita autoadesiva. Este método pode ser utilizado após a instalação do sistema caso sejam detectadas áreas de despressurização.
O primeiro método é mais confiável, porém, podem surgir sérios problemas caso seja necessário desmontar o duto de ventilação para reparo, limpeza ou alteração de sua geometria.
Com o tempo, o selante mantém os elementos estruturais unidos com tanta força que em alguns casos é necessário sacrificar uma das peças para iniciar a desmontagem do sistema.
O método de vedação externa, ao contrário, facilita a desmontagem da caixa plástica. Porém, este método afeta a aparência da estrutura, por isso praticamente não é utilizado se estiver localizado à vista de todos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instalação de caixa de cozinha, eliminando folgas nas juntas dos elementos estruturais com selante de silicone e parafusos auto-roscantes. Prevenindo vibrações usando espuma no vídeo a seguir:
Instalação de conduta de ar plástica para exaustor. Fixação dos elementos entre si, fixando-os ao teto por meio de suportes:
Funcionamento de uma válvula de retenção para funcionamento da ventilação natural utilizando o exemplo de um T “exaustão - grade - ventilação natural”:
As informações que apresentamos sobre a seleção, métodos de projeto e principais componentes dos dutos de ventilação de plástico irão ajudá-lo a construir com suas próprias mãos uma caixa confiável para ventilação de cozinha. O principal é não ter pressa e vedar cuidadosamente cada junta do duto de ventilação.
Convidamos todos os interessados na questão de cálculo, disposição de dutos de ar e instalação de dutos de exaustão plásticos a deixar comentários e tirar dúvidas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Minha opinião pessoal: para um apartamento, a ventilação plástica é a melhor opção. Em primeiro lugar, se não for coberto por mesas de cabeceira, os canais de plástico branco parecem muito mais agradáveis esteticamente do que os de papelão ondulado ou de metal. Se desejar, pode ser desmontado e lavado sem problemas, duvido que tal truque funcione para você com papelão ondulado. Bom, o metal do apartamento parece nojento, e também pode ser lavado sem problemas, enfim, parece horrível!
Quanto a mim, na cozinha de uma casa, todos esses dutos de exaustão industriais não parecem muito agradáveis esteticamente. Quando fizemos o capô, minha esposa e eu discutimos muito.
Ela queria algum tipo de capuz secreto. Claro, também não sou contra, mas não era realista fazer isso sem designs especiais. Saímos da situação encomendando armários de cozinha mais altos, e a tubulação do capô é quase invisível da altura humana.
Olá. Esta foi a primeira vez que encontrei a instalação de um exaustor. Muito em breve será entregue um novo conjunto de cozinha com exaustor totalmente embutido. A descrição indica que o diâmetro da saída do exaustor é de 120 mm. E aí tive um problema: como conectar o duto de ventilação à própria coifa, se as lojas só têm dutos com diâmetro de 100 mm, 125 mm e 150 mm? Caixas redondas com diâmetro de 120 mm não estão à venda em lugar nenhum.
Não existem canais redondos.Mas existe um adaptador (conector de curvatura redonda, redutor - chamado de forma diferente) com passos de 100 a 160, incluindo o mesmo 120. Ele é cortado no passo necessário e pronto. É vendido em muitos lugares, mas esgota rapidamente - é preciso pedir e fazer o pedido.
Li o artigo e ainda não entendi como calcular a seção transversal mínima de uma caixa retangular. Afinal, a opção de conectar 55#110 e 60#120mm a um tubo de 120 mm é a mesma de implementar, e a julgar pelas recomendações dos autores
preciso de uma caixa maior