Amplificador de sinal de TV: como funciona e como escolher um amplificador de sinal de TV digital
Um sinal fraco do transmissor causa má recepção de canais de TV em locais distantes das torres de televisão. Para melhorar a qualidade da imagem, é utilizado um amplificador de sinal de televisão - um pequeno dispositivo que é instalado na antena e conectado por meio de um cabo.
Falaremos sobre como funcionam os amplificadores e quais critérios de escolha dos dispositivos são decisivos. Aqui você aprenderá tudo sobre os tipos de amplificadores de antena, seus prós e contras. Tendo em conta as nossas recomendações, poderá adquirir o modelo que mais se adapta a si.
O conteúdo do artigo:
Por que o sinal de TV se deteriora?
Determinar que um sinal não atende aos requisitos é fácil. No entanto, os receptores de televisão analógicos e digitais respondem de forma diferente.
No primeiro caso, aparecem ondulações branco-acinzentadas ou “neve”, a imagem fica parcialmente distorcida ou desaparece completamente. No segundo, a imagem congela e fica verde ou “pixelada”.
Existem muitos motivos para a deterioração do sinal - desde antenas defeituosas que falham rapidamente até a condição inutilizável do cabo ou conector. Existem também razões mais sérias - por exemplo, a distância do transmissor é muito grande, o que mesmo uma antena potente com amplificador não consegue suportar.
O sinal digital pode desaparecer nos seguintes casos:
A qualidade da imagem e do som pode ser afetada não apenas pelo cabo, mas também por conectores, divisores, conectores antigos e oxidados - quaisquer elementos adicionais além do amplificador.
Mesmo com equipamentos devidamente selecionados, pode ocorrer ruído de todos os tipos de dispositivos de transmissão - modems, estações de rádio, repetidores, roteadores e até mesmo dispositivos que não estão equipados com antena.
Acontece que, devido a cálculos incorretos, é selecionada uma antena ou amplificador com ganho muito alto, o que faz com que o sinal fique sobrecarregado e a transmissão adequada de dados se torne impossível.
Amplificador de sinal de TV digital
Para eliminar alguns dos motivos listados, é utilizado um amplificador de sinal de TV digital. É instalado em uma antena externa, próxima à interna ou separadamente, conectada por cabo coaxial.O tipo de dispositivo é selecionado dependendo das condições e requisitos específicos.
Finalidade e princípio de operação
Depois de descobrir que é possível melhorar a qualidade da informação transmitida nivelando ou estabilizando o sinal recebido por meio de um amplificador, resta comprar um dispositivo adequado e instalá-lo. Isso quase sempre ajuda se o cabo da antena montada no telhado for muito longo.
O objetivo de um amplificador de sinal de TV, portanto, é melhorar a transmissão de dados e, como resultado, uma imagem nítida e sem desfoque na tela da TV e um som nítido.
A televisão digital também difere da televisão analógica porque, quando usada em pontos remotos da emissora, você só precisa instalar uma antena direcional estreita e selecionar um dispositivo amplificador de sinal para ela.
Dispositivos poderosos para DVB-T2 não apenas amplificam o sinal recebido pela antena, mas também podem executar funções adicionais: somar a transmissão de dados de 2 a 3 antenas ou, inversamente, dividir um sinal em várias saídas.
Tipos de amplificadores de antena
Na prática, você pode verificar se vale a pena adquirir um amplificador de uma forma simples: instale uma TV e uma antena receptora do sinal próximas. Se a imagem ficar mais nítida faz sentido comprar um amplificador de sinal, se a imagem na tela não melhorar primeiro será necessário substituir a própria antena.
Existem 3 categorias de amplificadores à venda:
- Faixa. A amostra é um dispositivo UHF destinado à transmissão digital de dados DVB-T2.
- Multibanda, operando na faixa de decímetros e metros, ou seja, reconhecendo todos os sinais transmitidos.
- Banda larga – LSA e SWA. Eles amplificam o sinal transmitido em uma determinada banda.
Se você disser a um consultor em uma loja que precisa de um dispositivo para amplificar um sinal digital, provavelmente ele oferecerá uma escolha entre amplificadores digitais especiais - dispositivos com placas que operam em UHF (faixa de ondas decimétricas).
Vantagens e desvantagens dos dispositivos
O amplificador selecionado não pode ser bom ou ruim, deve atender às especificações técnicas. Mesmo um adaptador caro de alta qualidade pode melhorar o sinal ou torná-lo instável.
Para evitar que isso aconteça, o projeto de uma rede doméstica de TV deve ser pensado antes de instalar os elementos principais - TV, antenas e dispositivos amplificadores.
Idealmente, ao utilizar vários receptores de televisão, o número de amplificadores deve ser limitado, pois qualquer dispositivo adicional distorce o fluxo de vídeo, e não apenas melhora o sinal. O resultado das distorções pode ser sua sobreposição e um resultado negativo.
Um efeito inesperado pode ser obtido se você usar um amplificador de banda larga. Recebendo sinais de diferentes níveis do repetidor, o amplificador aumenta as frequências e sobrecarrega o fluxo que entra no conector do receptor ou decodificador.
Como resultado, os parâmetros do sinal e, subsequentemente, a qualidade da imagem caem drasticamente. A situação pode ser salva pela capacidade de ajustar o amplificador, mas não em toda a faixa, mas em frequências individuais.
Recomendações para escolher um amplificador
Não é fato que o amplificador selecionado corrigirá a situação. Alguns dispositivos possuem seu próprio ruído, outros são sensíveis às interferências ambientais. Como resultado da instalação de tal dispositivo, o sinal não melhorará, mas desaparecerá completamente.
O amplificador também não é adequado se:
- o nível de recepção foi excedido, os parâmetros do dispositivo não conseguem lidar;
- o sinal, ao contrário, é fraco e não melhora;
- A antena, além do sinal principal, capta interferências, que também são amplificadas.
Não faz sentido perseguir o ganho máximo, uma vez que todos os sinais recebidos geralmente não são necessários. Para evitar adivinhações, é melhor primeiro medir o nível do sinal transmitido e determinar se é direto ou refletido.
A televisão digital, como você sabe, tem características próprias.Se fortes flutuações de frequência se sobrepuserem durante a transmissão de dados, amplificar o sinal não ajudará. É melhor comprar uma antena direcional passiva. O amplificador só irá atrapalhar a estabilidade e causar falhas no decodificador digital.
Para amplificar toda a faixa de frequência da TV, são utilizados dispositivos de banda larga, mas com possibilidade de amplificação fixa.
A aparência e o tamanho dos amplificadores não devem confundir, já que a maioria dos dispositivos modernos são projetados para instalação em qualquer lugar em um cabo coaxial para uma antena. Eles são compactos, ergonômicos e possuem conectores adequados. Não há necessidade de desmontar ou mover a antena para instalação.
Mas lembre-se: aumentar a distância até a antena leva ao aparecimento de seu próprio ruído, que pode interferir na passagem do sinal.
Ao escolher um amplificador, considere os seguintes critérios:
- fator ruído;
- alcance de frequência;
- ganho;
- grau de proteção.
Um consultor experiente pode selecionar um modelo se você descrever corretamente sua rede de TV doméstica e explicar as condições de instalação da antena. Uma tabela especial também auxilia na escolha, onde o critério decisivo é a distância do repetidor ao receptor.
Ao escolher um dispositivo com base no método de alimentação, não esqueça que o sintonizador digital também gera tensão, portanto você pode conectar um dispositivo com microcircuito de 5 V.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Amplificadores para antenas passivas:
Análise do dispositivo de TV digital:
Ao escolher um amplificador de antena de TV, tente levar em consideração todos os critérios.O principal erro é ignorar o próprio ruído, o que não melhora o sinal, mas o faz atenuar. Peças de alta qualidade, cabo minimamente curto, diretividade estreita da antena - é isso que você deve prestar atenção para reduzir o nível de ruído.
Por favor, comente no bloco abaixo. Estamos interessados na sua opinião e em histórias sobre sua experiência pessoal na escolha e conexão de um amplificador de sinal de TV. Aqui você pode tirar dúvidas, se tiver alguma, enquanto lê as informações apresentadas.