Cartazes de segurança elétrica: tipos de placas e sinalização gráfica + aplicação
Trabalhar com instalações elétricas exige responsabilidade, atenção redobrada e cumprimento de determinadas regras estabelecidas na documentação regulamentar.Parágrafos separados são dedicados aos equipamentos de proteção, incluindo cartazes de segurança elétrica. O que são, em que categorias estão divididos e para que se destinam?
Você aprenderá tudo sobre cartazes que prescrevem e proíbem atividades durante reparos de equipamentos ou instalações elétricas em nosso artigo proposto. Diremos em que tipos de pôsteres estão divididos e qual o formato deles. Listamos e descrevemos os principais e adicionais tipos de avisos visuais.
O conteúdo do artigo:
Cartazes como meio de proteção
Imagens de cores vivas com inscrições ou símbolos explicativos são chamadas de cartazes ou sinais de segurança. Eles têm uma certa forma geométrica: retangular, triangular, quadrada.
São necessários cartazes para alertar tanto os trabalhadores como os transeuntes sobre os perigos potenciais representados pelos equipamentos de instalação elétrica. Alguns cartazes proíbem diretamente a realização de determinadas ações, outros carregam uma carga informativa, outros permitem e ordenam trabalhos.
O documento se aplica a qualquer meio de proteção utilizado por organizações de diversas formas de propriedade - tanto empresas estatais quanto propriedades privadas, especialmente se a tensão nas instalações elétricas for superior a 1000 V.
Os trabalhadores envolvidos em trabalhos em instalações elétricas devem receber equipamentos de proteção, incluindo cartazes, e ser explicados como e onde devem ser utilizados, a fim de garantir as condições de trabalho mais seguras possíveis. A sinalização portátil deve fazer parte do inventário que as equipes de campo possuem.
Cartazes e cartazes são feitos de acordo com GOST. Ao contrário das ferramentas e roupas, elas não exigem marcações e não precisam ser numeradas ou marcadas de outra forma.
Grupos de cartazes de segurança elétrica
São 13 cartazes e cartazes no total. De acordo com as instruções, de acordo com a finalidade a que se destinam, são divididos em 4 tipos:
- proibindo – proibir o ligar/desligar dos dispositivos de comutação, a fim de eliminar o risco de fornecimento de tensão à área de trabalho;
- aviso – alertar os trabalhadores que há peças sob tensão nas proximidades e que é necessário equipamento de proteção;
- prescritivo – para permissão de trabalho, mas levando em consideração o cumprimento dos requisitos de segurança;
- dedos indicadores – para indicar locais onde estão localizados dispositivos ou objetos (em particular aqueles relacionados ao aterramento).
O segundo grupo é o maior. Inclui 4 cartazes e 2 cartazes. Não há sinais em outras categorias.
Com base na natureza da sua utilização, os cartazes são divididos em 2 grupos:
- permanente (isso também inclui sinais);
- portátil.
Todos os tipos de cartazes são feitos exclusivamente de materiais isolantes elétricos, mas sinais permanentes podem ser aplicados com tinta spray ou pincel em superfícies de metal e concreto - paredes, partes de estruturas. As peças metálicas com marcas marcadas devem ser mantidas longe de circuitos e dispositivos energizados.
E agora com mais detalhes sobre os tipos de cartazes de segurança elétrica.
Grupo #1 – proibindo
A categoria inclui quatro sinais, unidos pela mesma finalidade, formato retangular e uso de esquema de cores vermelho e branco.
NÃO LIGUE pessoas que trabalham
Cartaz retangular portátil, utilizado em canteiros de obras e instalações elétricas (até 1000 V e superiores) para proteger o local de trabalho da alimentação de tensão.
Locais de instalação:
- fios de interruptores e seccionadores;
- interruptores e metralhadoras até 1000V;
- botões de controle de controle remoto.
Se um circuito com tensões até 1000 V não incluir dispositivos de comutação, remova os fusíveis antes de iniciar o trabalho e pendure um cartaz próximo ao local de instalação.
NÃO LIGUE linha de trabalho
Um cartaz portátil de design semelhante informa que há pessoas trabalhando na linha, portanto é proibido fornecer tensão.
O objetivo é o mesmo do primeiro pôster do grupo - proibição de ações com dispositivos de comutação: botões e alavancas de comutação, acionamentos que fornecem tensão ao cabo de alimentação com o qual os instaladores trabalham.
NÃO ABRA as pessoas estão trabalhando
Cartaz anunciando a proibição de ações que resultem no fornecimento de gás ou ar comprimido.
O cartaz é utilizado em usinas e subestações, em áreas onde estão localizadas instalações elétricas, para que não seja fornecido acidentalmente gás ou ar comprimido às pessoas que realizam instalações elétricas ou reparos.
Locais de instalação:
- válvulas para dutos de ar;
- válvulas de tubulação.
Se você operar um interruptor ou seccionador, mover uma válvula ou girar uma válvula, o ar comprimido ou gás (dióxido de carbono, hidrogênio, etc.) pode causar danos à saúde dos eletricistas.
OPERAÇÃO SOB TENSÃO Não ligue novamente
Um pôster portátil proibindo a reativação. Relevante para interruptores de linha de alta tensão operando em modo automático. Se a linha for desconectada automaticamente dispositivo diferencial ou RCD, a ligação só pode ser feita após acordo com o pessoal de serviço.
O pôster é pendurado nas alavancas de controle da linha de alta tensão durante os trabalhos de reparo que envolvem o fornecimento de tensão.
Grupo #2 – aviso
O grupo inclui quatro cartazes nas cores vermelho e branco e duas placas triangulares com a imagem de um raio (seta).
CUIDADO TENSÃO ELÉTRICA
Um sinal amarelo brilhante avisa que existe um risco elétrico e é afixado ou pintado onde linhas e dispositivos energizados estão instalados.
Este é um sinal permanente que pode ser encontrado com mais frequência em subestações e usinas de energia.
Locais de instalação:
- portas de entrada de câmaras de controle, transformadores e câmaras de comutação;
- portas de quadros elétricos com tensão até 1000 V;
- estruturas de vedação de instalações industriais, oficinas de empresas, áreas de reparação.
Para áreas povoadas - aldeias, vilas, cidades, portos, empresas agrícolas, estações ferroviárias, praias, etc., é utilizada a mesma versão do sinal.
A sinalização é montada em suportes de metal ou madeira de linhas de alta tensão a uma altura de 2,5-3 m da superfície do solo. Se a distância entre os apoios for superior a 100 m, bem como ao atravessar a estrada, a sinalização deve ser pendurada em cada apoio. Se os vãos forem inferiores a 100 m, não é pendurado em cada suporte, mas através de um.
CUIDADO TENSÃO ELÉTRICA
Assim como a placa anterior, alerta para o risco de choque elétrico. O design é o mesmo, mas a cor de fundo é diferente.
Um sinal permanente projetado especificamente para colocação em suportes de concreto armado e cercas de concreto de quadros externos.
Tensão de PARADA
Um pôster retangular portátil alertando sobre os perigos do choque elétrico.
O pôster destina-se ao uso em subestações e usinas de energia.
Locais de instalação:
- cercas temporárias para dispositivos e linhas energizadas;
- barreiras colocadas nos corredores;
- cerca permanente de celas adjacentes à área de trabalho.
Nos quadros localizados na rua, o cartaz é pendurado em cordões que servem de cerca, bem como em estruturas de madeira, concreto ou metal localizadas próximas a linhas energizadas.
TESTE é uma ameaça à vida
Um pôster portátil usado durante trabalhos de teste - quando alta tensão é aplicada e há ameaça à saúde.
O pôster é pendurado antes da realização dos trabalhos de teste de linhas de alta tensão. É montado em equipamentos ou estruturas envolventes com a inscrição voltada para fora.
Perigo! Mantenha-se afastado
Um pôster portátil que alerta sobre o risco de choque elétrico ao subir em estruturas ou dispositivos.
Normalmente, o pôster não é pendurado em uma estrutura com escada que leva a um local de trabalho localizado em altura, mas em outro adjacente.
CAMPO ELÉTRICO PERIGOSO sem equipamento de proteção, passagem proibida
O cartaz é permanente e proíbe permanecer próximo ao campo elétrico sem equipamento de proteção. Se este requisito não for seguido, existe risco de choque elétrico.
O pôster destina-se a dispositivos elétricos externos com tensões acima de 330 kV.
Locais de instalação:
- rotas ao longo das quais os dispositivos de distribuição são contornados;
- locais de trabalho localizados perto de um campo elétrico.
Um cartaz proibitivo é pendurado a uma altura de 1,5-2 m em uma cerca ou em um poste especialmente instalado.
Grupo #3 – prescritivo
As placas deste grupo não proíbem nem alertam, mas servem para indicar locais de trabalho. Eles se distinguem por seu formato quadrado e esquema de cores azul e branco.
Trabalho aqui
A prescrição é óbvia - é indicado um local específico para o trabalho da equipe de reparos ou do pessoal de manutenção.
Um cartaz portátil é pendurado em subestações e usinas de energia para indicar os locais de trabalho. Se o quadro estiver localizado na rua, o melhor local de instalação é na área de passagem atrás da cerca.
SUBIR AQUI
O regulamento define onde você precisa subir para um local de trabalho elevado para evitar o perigo.
Os locais de instalação são escadas fixas ou outras estruturas especialmente designadas para uma subida segura ao local de trabalho.
Grupo #4 – índice
Neste grupo existe apenas um cartaz portátil indicando a proibição de fornecer corrente elétrica a uma seção separada aterrada do dispositivo ou instalação elétrica.
DE CASTIGO
O pôster é relevante para usinas ou subestações, pois é montado em interruptores, drives e chaves remotas que regulam o fornecimento de energia elétrica às áreas aterradas.
Além dos cartazes padrão, é permitida a suspensão de cartazes maiores se os equipamentos nas instalações elétricas forem grandes. As dimensões são regulamentadas pelo mesmo GOST R 12.4.026.
Outros cartazes e sinais
Além dos equipamentos de proteção dos documentos normativos de uso obrigatório, existem diversas placas e cartazes do tipo “amador”. Não são obrigatórios, mas são utilizados para proibir ou permitir determinadas ações com equipamentos elétricos.
Alguns deles são informativos e informam sobre as características técnicas de uma linha ou instalação elétrica.
Outros são variações de cartazes legais e contêm uma proibição ou advertência.
Alguns pôsteres podem ser classificados como educacionais. Eles não são pendurados em locais de trabalho associados ao perigo, mas em despensas, salas de aula, escritórios - como material educacional adicional.
Às vezes, eles tentam atrair a atenção, usando parcialmente as regras para desenhar pôsteres e acrescentando algo próprio:
Às vezes os sinais são engraçados. Mas o principal é que eles desempenham a função principal - avisar ou proibir.
Não há proibições à colocação de cartazes com desenho solto ou impreciso. O princípio “mais é melhor” se aplica aqui, pois estamos falando em preservar a saúde e a vida das pessoas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Opções de cartazes e cartazes:
Amostras de aplicação:
O uso de equipamentos de proteção é um requisito necessário da TB, graças ao qual a saúde das pessoas é mantida e o risco de choque elétrico é eliminado. Cartazes luminosos colocados nos lugares certos permitem entender rapidamente o que pode e o que não pode ser feito, onde exatamente trabalhar e o que fazer exatamente.
Você não deve negligenciá-los, pelo menos para preservar sua própria vida.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo. Conte-nos sobre sua experiência usando pôsteres como ferramentas de segurança. Compartilhe informações úteis que serão úteis para os visitantes do site.
É útil conhecer todos os sinais e símbolos, porque nos alertam para um perigo real. Infelizmente, no nosso país as precauções de segurança são muitas vezes negligenciadas, razão pela qual ocorrem muitos acidentes tanto no trabalho como em casa. Além disso, isto aplica-se não apenas à segurança eléctrica, mas também a outras áreas das nossas vidas. Mas os sinais são especialmente simples e compreensíveis, para que até a pessoa mais simples possa compreender o perigo sobre o qual alertam.
Compramos cartazes direcionais especificamente para a dacha, pois nós mesmos esquecemos onde estão localizados o cabo e outros locais importantes. E procuro perceber os sinais de alerta nas ruas para não ficar tenso. A responsabilidade pela presença de cartazes e autocolantes de advertência deverá caber ao Gabinete de Habitação. Desde que avisado é prevenido. Todo mundo sabe disso.