Lâmpadas halógenas G4: características, prós e contras + classificação dos fabricantes de lâmpadas
As modernas lâmpadas halógenas G4 fornecem um fluxo luminoso denso, consomem pouca energia e duram várias vezes mais do que uma lâmpada Ilyich normal. Você pode comprar produtos em uma loja da empresa ou em um shopping center.
Os consultores irão ajudá-lo a fazer a escolha certa, mas se o cliente souber com antecedência quais são os módulos, ele precisará de assistência mínima de equipe.
Neste material contaremos tudo sobre a estrutura das lâmpadas halógenas, ajudaremos você a entender a decodificação de suas marcações e daremos uma classificação dos principais fabricantes de lâmpadas halógenas.
O conteúdo do artigo:
- Como funciona o halogênio G4?
- Decodificando marcações de lâmpadas
- Princípio de funcionamento dos produtos G4
- Características gerais dos dispositivos
- Âmbito de aplicação de fontes de luz
- Classificação dos módulos com base G4
- Vantagens e desvantagens das lâmpadas
- Classificação dos principais fabricantes
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como funciona o halogênio G4?
O dispositivo tipo halogênio com base G4 possui design específico. No seu interior existe um elemento incandescente e um gás tampão, ou melhor, um par de halogênios de iodo ou bromo.
Este tipo de enchimento aumenta a temperatura base da bobina interna e ajuda a aumentar a vida útil do elemento da lâmpada.
A temperatura geral de operação da espiral das lâmpadas halógenas com base G4 é de cerca de 3.000 K, e o nível de saída de luz varia de 15 a 22 lm/W.
Decodificando marcações de lâmpadas
As letras servem principalmente para designar o tipo de base da lâmpada. A letra G marca a base do pino, e o valor digital mostra a distância entre os contatos de trabalho, neste caso 4 milímetros.
O comprimento dos próprios pinos, através dos quais o módulo recebe a eletricidade necessária ao funcionamento, não ultrapassa 0,75 mm, e o diâmetro não pode ser inferior a 0,65 mm.
A base tipo G4 vem em cerâmica, metal e plástico.
Os dois primeiros tipos são considerados mais confiáveis, suportam facilmente altas temperaturas e não têm medo de cargas operacionais intensas.
Quando instalado em uma lâmpada, o soquete de halogênio com base de pino não é parafusado, mas encaixado na luminária. Os pinos se encaixam perfeitamente na estrutura e seguram a lâmpada no lugar.
Os soquetes marcados GY4 e GU4 são uma modificação adicional da versão clássica do G4 e apresentam pequenos desvios no diâmetro básico dos pinos de contato metálicos ou na distância entre eles.
Princípio de funcionamento dos produtos G4
Dentro do halogênio G4 há uma espiral de tungstênio.Quando o dispositivo está conectado à rede elétrica, a corrente passa pelos contatos, entra no elemento incandescente e o aquece a alta temperatura. Neste momento, um brilho se forma na lâmpada.
A alta temperatura operacional força os átomos de tungstênio a evaporar da bobina. Os vapores de halogênio localizados no bulbo e ao redor do corpo do filamento combinam-se com átomos de tungstênio e evitam sua condensação nas superfícies internas mais frias do bulbo.
Todo o processo é reversível e representa uma espécie de ciclo. O composto de trabalho se desintegra em suas substâncias componentes nas imediações do filamento devido à alta temperatura, e os átomos de tungstênio retornam ao mesmo lugar onde estavam.
Isto permite aumentar significativamente a temperatura de funcionamento da parte espiral e obter um fluxo luminoso significativamente mais brilhante, saturado e uniforme.
Ao entrar em contato apenas com o elemento espiral, os átomos de tungstênio não têm um impacto negativo nas superfícies internas da própria lâmpada e a vida útil da fonte de luz aumenta significativamente.
O mesmo ponto ajuda a reduzir o tamanho da lâmpada, mantendo sua potência total.
Características gerais dos dispositivos
Os produtos halogéneos com tomada G4 consomem significativamente menos eletricidade do que os clássicos Lâmpadas incandescentes.
Sua vida útil varia de 2.000 a 4.000 horas em condições normais de operação e nas condições ideais especificadas pelo fabricante nos documentos anexos.
O filamento de tungstênio localizado dentro do frasco aquece até 3.000 °C durante a operação. A potência do fluxo luminoso, dependendo do design do módulo padrão, varia de 200 a 5.000 lm. A tensão nominal pode variar dependendo das condições de uso da fonte de luz.
Âmbito de aplicação de fontes de luz
Devido à sua eficiência e tamanho diminuto, as lâmpadas G4 com potência de 5 a 10 W são excelentes para organizar iluminação decorativa e de destaque em ambientes para diversos fins.
Esses dispositivos são frequentemente usados por designers para criar pontos de luz brilhantes, áreas de luz de fundo ou um efeito de céu estrelado em uma sala. Produtos de maior potência são montados em lâmpadas para organizar a iluminação de fundo.
Classificação dos módulos com base G4
Este tipo de halogênio está disponível em duas versões: na forma de pequena cápsula ou na forma de cone truncado com refletor. Cada um dos designs destina-se a fins específicos e, em condições adequadas, fornece corretamente a saída de luz necessária.
Recursos de dispositivos de cápsula
Os halogênios G4, que possuem um bulbo de vidro de quartzo alongado, são chamados de cápsula ou tipo dedo. A espiral incandescente neles localiza-se longitudinalmente ou transversalmente e, via de regra, em uma camada.
A parede posterior do espaço interno é coberta por uma composição reflexiva especial. Os módulos não necessitam de refletores externos adicionais e elementos de proteção.
A compactação dos produtos permite que sejam utilizados para iluminar conjuntos de móveis, tetos, vitrines e estabelecimentos comerciais. Na vida quotidiana, arandelas decorativas, lustres e candeeiros das formas e configurações mais inesperadas são equipados com pequenas fontes de luz.
Por serem fontes de luz de baixa tensão, para correta conexão à rede de 220 W necessitam de um transformador que baixe a tensão de base.
Dispositivos do tipo cápsula geralmente possuem uma faixa quente de fluxo luminoso de trabalho. No entanto, em comparação com as lâmpadas incandescentes clássicas, o seu espectro de tonalidade está muito mais próximo do brilho branco natural característico do ambiente natural.
Os halogênios G4, mesmo em baixa potência, têm bom brilho e transmitem a tez das pessoas na sala quase sem distorção, e iluminam os elementos interiores e móveis com uma luz agradável e neutra-quente.
Em superfícies iluminadas, as luminárias cápsula criam um atraente efeito de brilho, mantendo a tonalidade natural originalmente característica dos objetos.
Esta opção de iluminação permite transmitir a orientação geral das cores do interior, enfatizando os seus elementos mais marcantes e originais.
Características distintivas dos modelos com refletor
Os dispositivos halógenos G4 com refletor possuem um formato específico, lembrando um cone truncado, e são chamados de reflexivos. Eles fornecem fluxo de luz direcional em diferentes ângulos.
Dentro da lâmpada desses dispositivos existe um elemento especial que reflete a luz e a distribui de forma mais clara e uniforme.
O refletor geralmente vem em dois tipos:
- interferência;
- alumínio.
O primeiro tipo tem textura translúcida e transfere ativamente o calor gerado de volta, o que aumenta significativamente a intensidade básica da luz, mas torna seu fluxo difuso e amplo.
A segunda opção redireciona o calor gerado para frente e cria um feixe de luz mais estreito, brilhante e concentrado.
Existem também algumas diferenças no design das lâmpadas. Vários fabricantes produzem módulos com base G4, com e sem tampa protetora de vidro. A configuração dos produtos é determinada pela finalidade a que se destinam.
O ângulo de dispersão das lâmpadas reflexivas do tipo halogênio G4 varia de 8 a 60 graus. Essa qualidade possibilita a instalação de fontes de luz com refletores em dispositivos que proporcionam iluminação direcional de mercadorias e exposições.
Módulos com proteção externa contra danos são adequados para utilização em luminárias abertas de qualquer configuração.As lâmpadas halógenas sem tampa são montadas apenas em lâmpadas fechadas, onde não há acesso direto à superfície da lâmpada.
Vantagens e desvantagens das lâmpadas
Como quaisquer outros dispositivos concebidos para criar sistemas de iluminação modernos, práticos e confortáveis para fins domésticos, decorativos e outros, as lâmpadas halógenas equipadas com base G4 apresentam certas vantagens e desvantagens.
A primeira categoria inclui parâmetros como:
- consumo de energia elétrica mais econômico em comparação às lâmpadas incandescentes clássicas;
- brilho ideal do fluxo luminoso, que aumenta a concentração, mas não causa cansaço visual adicional em adultos e crianças;
- boa densidade de luz e quase total ausência de distorção das cores naturais dos rostos humanos, móveis, elementos interiores e decorativos localizados na sala iluminada;
- quase 100% de estabilidade do fluxo luminoso transmitido pela lâmpada durante todo o período operacional declarado pelo fabricante;
- 30% mais luz fornecida com a mesma potência de uma lâmpada Edison;
- dimensões compactas, graças às quais os produtos podem ser utilizados em luminárias abertas e fechadas de diversos tamanhos, destinadas à organização de iluminação pontual, zonal ou de fundo;
- maior resistência do frasco externo de quartzo;
- vida útil estendida - de 2.000 horas sujeitas às regras básicas de operação e até 12.000 horas quando organizada em sistema de partida suave;
- a presença neste segmento de um grande número de ofertas de marcas reconhecidas e conceituadas que se comprovaram no mercado de equipamentos de iluminação e elementos afins.
Todos esses critérios chamam a atenção dos clientes e os incentivam a dar preferência aos módulos halógenos na hora da compra.
Mas, apesar do grande número de qualidades positivas e características progressivas, os produtos do tipo halogênio também possuem suas próprias características negativas. Há um pouco menos deles do que positivos, mas é simplesmente irracional não levá-los em consideração ao organizar um sistema de iluminação.
Entre as desvantagens, as mais citadas são as seguintes:
- nível de eficiência não muito alto, totalizando apenas 50-80%; tais indicadores se devem ao gasto de grande quantidade de energia para aquecimento básico do produto;
- resistência insuficiente do invólucro do dispositivo, vulnerável a danos mecânicos;
- perigo para a saúde - se a integridade da estrutura do frasco for danificada, é liberado gás na atmosfera, o que afeta negativamente o ser humano e provoca enxaquecas e fortes dores de cabeça;
- elevada susceptibilidade à humidade - limita o âmbito de utilização dos halogéneos e não permite a sua utilização na casa de banho devido às frequentes mudanças de temperatura e à presença de condensação constante.
Não é aconselhável jogar módulos vencidos em uma lata de lixo comum. Quando quebrados, liberam vapores prejudiciais ao homem e à atmosfera.
Recomenda-se enviá-los para recipientes especiais destinados ao processamento de resíduos químicos ou entregá-los a uma empresa que descarte dispositivos contendo substâncias agressivas.
É claro que todos esses pontos não são fatais e não valem a pena abandonar completamente o uso de lâmpadas halógenas. Pouco antes de comprar, você deve pensar cuidadosamente em todos os prós e contras para entender como usar corretamente as qualidades positivas das lâmpadas G4 e reduzir ao mínimo a influência das negativas.
Classificação dos principais fabricantes
O mercado de equipamentos de iluminação e produtos relacionados é extremamente competitivo. Os veteranos reconhecidos, que produzem produtos de qualidade há décadas, lutam por clientes com recém-chegados ativos e promissores que decidiram seriamente remodelar o território para si próprios.
Em busca de clientes, as marcas estão introduzindo tecnologias inovadoras na produção, tentando tornar as lâmpadas mais confiáveis e operacionalmente estáveis.
Ainda não há vencedores claros nesta luta, mas Philips, Osram, Navigator e Era mantêm-se confiantes entre os quatro primeiros. Os usuários compram os produtos dessas empresas com mais frequência e deixam as melhores críticas sobre eles.
Mais detalhes sobre os recursos de escolha de fontes de iluminação halógena podem ser encontrados em este material.
Produtos Philips
A marca Philips produz uma linha progressiva Capsuleline, composta por módulos de cápsulas halógenas equipadas com base G4.
O bulbo externo com proteção UV e enchimento de haleto de baixa pressão abre a possibilidade de utilização de lâmpadas sem abajur de vidro.
As vantagens incluem bom brilho, excelente reprodução de cores sem distorção igual a 100%, capacidade de conectar lâmpadas diretamente à rede sem usar transformador e ativação instantânea sem demora para ignição.
A série Brilliantline são halogênios reflexivos G4 com revestimento reflexivo dicróico e enchimento de gás xenônio. Transmite perfeitamente todas as tonalidades de cores e fornece um feixe de luz de alta intensidade.
O ângulo de luminescência dos produtos é de 10 a 60 graus. A radiação é fria porque a maior parte do calor é dissipada pelo vidro traseiro.
O que a Osram oferece?
A série halógena G4 da Osram é representada por três linhas progressivas diversas. O primeiro - DO baixa tensão 6V - inclui módulos cápsula com potência de 10 a 35 W.
Os produtos marcados com as letras HLX possuem enchimento de xenônio em vez de criptônio. Devido a isso, o fluxo de sua luz é 10% mais intenso que o de seus “colegas”.
Os halogênios G4 com refletor da série DECOSTAR 35 produzem luz brilhante de 10, 20 e 35 W e possuem um ângulo de feixe de 10 e 36 graus.
Projetado para instalação em sistemas que exigem maior dissipação de calor. Eles funcionam bem em tetos e holofotes.
DECOSTAR 35 TITAN tem uma vida útil prolongada e funciona perfeitamente por 4.000 horas. Um revestimento é aplicado ao refletor para garantir uma intensidade de luz estável durante todo o período operacional.
Variedade da marca Era
A empresa russa Era oferece aos usuários lâmpadas halógenas tipo cápsula e refletor com base G4 a um preço razoável. Os produtos estão incluídos na categoria econômica e, por isso, têm demanda constante entre os consumidores.
Toda a gama de produtos atende aos padrões internacionais e possui certificados de certificação apropriados que atestam sua qualidade.
Produtos da marca Navigator
O fabricante russo Navigator é altamente ativo no mercado e não tenta ser inferior aos concorrentes estrangeiros.
Os produtos refletivos da marca com base G4 fazem parte da série NH e para seu correto funcionamento necessitam urgentemente de um transformador abaixador.
Os módulos cápsula NH-JC têm dimensões extremamente compactas, mas ao mesmo tempo demonstram boa emissão de luz.
Eles podem até ser montados em dispositivos de mesa muito compactos que fornecem iluminação de alta qualidade ao local de trabalho para um adulto ou criança.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Revisão de uma lâmpada halógena com elemento base G4, fabricada pela empresa alemã Osram. Descrição detalhada das marcações na embalagem, inspeção do produto e medidas de verificação para conformidade com os valores indicados no vídeo:
Discussão de todas as nuances do dispositivo e princípios de funcionamento das lâmpadas refletoras halógenas. Dicas de vídeo sobre o uso de módulos em interiores de diferentes estilos:
O processo de combustão das cápsulas halógenas do início ao fim. Qual é a aparência de uma lâmpada quando ela para de produzir luz e queima completamente:
Opinião do usuário sobre a qualidade dos dispositivos halógenos tipo G4 adquiridos no exterior. Prós e contras dos produtos. Recomendações de compra:
As lâmpadas halógenas com soquete g4 proporcionam um fluxo luminoso agradável que não cansa os olhos, não pisca nem escurece durante o funcionamento. E para prolongar sua vida útil, você pode usar um especial transformador para lâmpadas halógenas. O seu preço fiel torna-os não só atrativos, mas também uma compra razoável, com a qual poderá iluminar a sua casa ou apartamento com elevada qualidade e ao mesmo tempo poupar energia.
Você pode fazer uma pergunta sobre o tema do artigo, participar de uma discussão ou compartilhar sua experiência com o uso de lâmpadas halógenas no bloco abaixo.
Em nenhum lugar está escrito quais correntes a lâmpada G4 12v consome.
O consumo atual dessas lâmpadas não está escrito em lugar nenhum.