Lâmpadas para holofotes: tipos, características, nuances de escolha + as melhores marcas
Concordo, o primeiro dispositivo de iluminação que você encontrar não deve ser instalado em estruturas de gesso cartonado, tetos falsos, móveis e outros objetos. Precisamos de lâmpadas para holofotes localizados em locais de difícil acesso e pouco ventilados. Que tipo de lâmpada e fabricante você prefere?
Nós o ajudaremos a fazer sua escolha - o artigo discute os principais tipos de lâmpadas utilizadas para instalação em refletores. São apresentadas as suas vantagens e desvantagens e são dadas recomendações úteis para a escolha do dispositivo de iluminação ideal, tendo em conta a sua localização futura.
Selecionamos também materiais fotográficos visuais e dicas de vídeo que o ajudarão a adquirir uma fonte de luz com boas características de desempenho e aquecimento mínimo. Um dispositivo devidamente selecionado fornecerá iluminação de alta qualidade às áreas desejadas e atenderá aos parâmetros de segurança contra incêndio.
O conteúdo do artigo:
Variedades de fontes de luz adequadas
Os holofotes usam lâmpadas tradicionais incandescentes, halógenas, economizadoras de energia e LED. Normalmente, o corpo do instrumento é configurado para base específica e, com base nesses parâmetros, uma lâmpada adequada é selecionada para ele.
A tipologia depende dos requisitos de conforto e segurança contra incêndio do sistema de iluminação, bem como do efeito desejado e do valor que o comprador pretende gastar.
Nº 1 - prós e contras das lâmpadas incandescentes
Uma lâmpada comum fornece uma luz suave e agradável em um tom quente e não cansa os olhos mesmo com iluminação prolongada. A lâmpada que contém o filamento é feita de vidro resistente ao calor e possui boa transparência.
Transmite quase toda a energia luminosa produzida. É barato e facilmente substituído por um novo se queimar.
A primeira grande desvantagem do dispositivo é o menor nível de eficiência, de apenas 5 a 15% dependendo da potência. Em segundo lugar está o alto consumo recorde de energia elétrica, obrigando os proprietários a pagar altas contas de serviços públicos ao usar ativamente lâmpadas incandescentes para iluminação.
É possível usar essas lâmpadas em holofotes, mas não é muito conveniente devido ao seu grande tamanho.
Para ocultar adequadamente a fonte de luz, é necessária uma boa profundidade de teto falso ou estrutura de gesso cartonado, ou a lâmpada de superfície deve ter uma sombra volumosa e espaçosa que esconda completamente o elemento luminoso.
As lâmpadas incandescentes geralmente não são adequadas para serem embutidas em móveis ou outras superfícies planas devido às suas dimensões relativamente grandes.
Nº 2 - vantagens e desvantagens dos halogênios
As opções de halogênio são fontes de luz mais progressivas. Eles são superiores aos clássicos em todos os aspectos. lâmpadas incandescentes, tendo o dobro da vida útil. Portanto, a sua utilização no sistema de iluminação acaba sendo mais prática e econômica.
No entanto, os usuários que escolhem estes dispositivos para holofotes devem estar cientes de que para um funcionamento correto e estável, as lâmpadas halógenas requerem uma tensão estável.
Quaisquer alterações que ocorram na rede afetam lâmpadas halógenas da pior maneira possível e reduzir o período de operação em até 40%. Além disso, há uma diminuição significativa na emissão de luz, o que também não pode ser considerado uma vantagem.
Se forem selecionados halogênios para o sistema de iluminação pontual, é necessário montá-los transformador, o que reduz a tensão da rede aos valores consumidos pelos dispositivos.
Isso prolongará a vida útil das lâmpadas, já que o principal percentual de queima ocorre justamente no momento do acendimento. Este equipamento pode ser instalado para cada luminária individual ou para todo o grupo de uma só vez.
Entre as principais desvantagens dos produtos halógenos está o aquecimento excessivo durante a operação. Isto limita significativamente o escopo de aplicação de holofotes com tais módulos e reduz seu nível de popularidade.
Nº 3 - nuances de operação de produtos que economizam energia
As lâmpadas economizadoras de energia funcionam bem em holofotes e satisfazem todas as necessidades básicas.
O consumo de energia elétrica 6 vezes menor em comparação com as lâmpadas incandescentes as torna não apenas atraentes, mas também benéficas para organizar até mesmo um sistema de iluminação muito grande projetado para uma sala grande e espaçosa.
A vida útil dos dispositivos economizadores de energia é muito impressionante e é 5 a 7 vezes maior que a dos halogênios. Ao comprar lâmpadas, você pode contar com o fato de que elas durarão até 10.000 horas e fornecerão um fluxo de luz estável e não irritante em qualquer espaço de vida ou de trabalho.
Dentre a variedade de bases, é preciso procurar a marcação GU10 ou GU5.3. Essas opções são as mais comuns e são produzidas especificamente para holofotes.
Nº 4 - Recursos do LED
As lâmpadas LED têm uma ampla gama de vantagens úteis e práticas.
Entre eles estão cargos como:
- consumo mínimo de energia;
- alta resistência mecânica;
- temperatura operacional mais baixa do case;
- baixa sensibilidade aos ciclos liga/desliga;
- durabilidade operacional.
Graças a essas qualidades, os LEDs são muito populares e estão substituindo com segurança muitas outras fontes de luz do mercado.
Para instalação em focos para tectos falsos, estes dispositivos são considerados os mais preferíveis. A altura mínima do perfil permite a sua instalação mesmo onde, devido às características estruturais da estrutura, existe muito pouco espaço livre entre o acabamento decorativo e o próprio tecto.
Durante a operação, o corpo das lâmpadas LED aquece muito pouco. Este fator permite que sejam utilizados em estruturas feitas de materiais resistentes ao fogo.
Fluxo luminoso fornecido Dispositivos LED, tem boa densidade e saturação. O feixe gerado é distribuído uniformemente e não cria pontos ofuscantes no chão ou em qualquer outra superfície iluminada.
Além disso, as lâmpadas de diodo são equipadas com peças vedantes e são adequadas para uso não apenas em locais com alta umidade, mas também em refletores instalados debaixo d'água em piscinas ou aquários decorativos.
A gama de dispositivos LED é tão ampla e variada que não é difícil escolher uma lâmpada adequada com o design mais extraordinário.
Os produtos estão disponíveis em uma ampla gama de potências e temperaturas de cor. Isto permite-lhe implementar qualquer solução de iluminação exótica e invulgar na divisão, o que é absolutamente impossível de implementar com outros tipos de lâmpadas.
A única desvantagem dos LEDs é o preço inicial bastante elevado, especialmente para produtos de marca que se comprovaram no mercado de equipamentos de iluminação e elementos relacionados. É verdade que com o tempo é mais do que compensado pelo consumo econômico de energia elétrica, quase 10 a 12 vezes menor que o das lâmpadas incandescentes tradicionais.
O que você deve considerar ao comprar?
Imediatamente antes de comprar, primeiro você precisa determinar a finalidade do sistema de iluminação e o uso pretendido.
Existem apenas duas opções aqui:
- Criando iluminação principal, projetado para levar o fluxo de luz a todos os cantos da sala.
- Luz de fundo. Implementação de uma solução de design, ou seja, fornecimento de iluminação de fundo para elementos interiores individuais, zoneamento de espaço, etc.
No primeiro caso, é preferível optar por dispositivos potentes disponíveis para instalação em tetos, paredes, pisos, enfileirados e estruturas de escadas. Isso criará uma luz brilhante e saturada que envolve suavemente toda a sala e lhe confere comunidade e integridade.
Para iluminação de fundo e iluminação decorativa, são necessárias fontes de luz de baixa potência com diferentes faixas de temperatura.
Com a ajuda deles, será possível destacar alguns detalhes do interior e dividir o espaço de estar ou de trabalho em zonas. E também destaque pinturas penduradas nas paredes ou destaque lindamente esculturas, vasos de chão ou quaisquer outros elementos originais de estilo decorativo.
A iluminação pontual de tetos falsos requer uma abordagem especial. O material com que são feitos apresenta baixa resistência ao calor e, quando exposto a altas temperaturas acima de 50 graus, pode amarelar, manchar, rachar e perder elasticidade.
Para evitar esses problemas, você precisa instalar as lâmpadas corretamente e escolher lâmpadas que sejam ideais em termos de potência. Os especialistas aconselham a instalação de lâmpadas halógenas ou de diodo em tais sistemas.
Eles fornecem um fluxo luminoso de alta qualidade, mas ao mesmo tempo aquecem menos e não têm impacto negativo no material do teto.Outro ponto a considerar é a limitação de potência.
Os indicadores máximos aqui são os seguintes números:
- 35 W – para halogênios em lâmpada fixa e 40 W em lâmpada móvel;
- 50 W – para luminescentes;
- 50-60 W para lâmpadas incandescentes.
Além disso, é necessário levar em consideração o formato das lâmpadas selecionadas e selecionar as lâmpadas de forma que caibam no tamanho do corpo, e não fiquem salientes do abajur, criando um fluxo de luz desconfortável que atinge os olhos.
Lista TOP das melhores marcas de lâmpadas
O mercado de equipamentos de iluminação e elementos relacionados está se desenvolvendo de forma muito ativa. Recém-chegados promissores dos países da CEI e da China, que só recentemente começaram a produzir fontes de luz de alta qualidade de vários tipos e tipos, estão competindo ativamente com marcas europeias reconhecidas que oferecem os seus produtos aos clientes há décadas.
Entre a variedade de marcas, foram identificadas as TOP 7, cujos produtos, criados para holofotes, vendem melhor e causam menos reclamações.
Nº 1 - ofertas da Philips
A Philips é reconhecida como líder de mercado global no segmento de iluminação progressiva. Com vasta experiência, potencial de produção e ampla base de conhecimento científico, a marca produz uma linha completa de lâmpadas adequadas para instalação em holofotes.
A lista de produtos oferecidos pela marca inclui módulos incandescentes de diversos formatos, equipados com bases de tamanhos populares e refletores para criar luz difusa.
A empresa fabrica lâmpadas halógenas com e sem refletor para 220 V e 12 V. Produtos LED da Philips oferece em uma ampla variedade de configurações. Escolher um modelo adequado entre eles não é nada difícil, mesmo que o refletor tenha um design original e fora do padrão.
Nº 2 - Linha de produtos Osram
A Osram é um dos players mais antigos, experientes e respeitados do mercado. Entre os produtos da marca alemã encontram-se todos os tipos de dispositivos adequados para holofotes - desde as tradicionais lâmpadas Edison até lâmpadas LED progressivas e econômicas de qualquer potência.
As lâmpadas de diodo estão disponíveis em todos os tipos populares de soquetes e são adequadas para soquetes e invólucros de vários tipos e configurações. Fornecem um bom fluxo luminoso numa ampla gama de tonalidades, das mais quentes às mais frias.
As lâmpadas halógenas estão disponíveis com e sem refletores e garantem uma iluminação brilhante e agradável aos olhos com diferentes ângulos de dispersão do feixe. Eles ajudam a animar o ambiente do ambiente e permitem criar pontos de destaque que conferem à solução interior uma personalidade brilhante.
Economia de energia integrada lâmpadas da Osram são integrados em luminárias estruturalmente diversas e substituem efetivamente módulos incandescentes que consomem grandes quantidades de eletricidade.Eles são vendidos a um preço razoável e, de acordo com avaliações de clientes, são confiáveis e operacionalmente estáveis.
Nº 3 - especificidade da marca Gauss
A marca Gauss pertence à empresa Vatron, registrada na Rússia. Este é um fabricante relativamente jovem que já se destacou ao criar produtos de iluminação de alta qualidade. A empresa não produz lâmpadas incandescentes e é especializada na produção apenas de fontes de luz modernas e avançadas.
Além das próprias lâmpadas, a marca Gauss produz holofotes nas mais diversas soluções de design. Se desejar, o cliente pode completar todo o sistema de iluminação da casa apenas Produtos Gauss, que juntos garantirão o funcionamento mais correto.
Outro fabricante russo bastante jovem que oferece uma ampla gama de produtos de lâmpadas de diferentes tipos a um preço acessível. Possui um moderno empreendimento em Klin, equipado com equipamentos avançados.
Introduz ativamente tecnologias inovadoras na produção e produz lâmpadas para holofotes que atendem a todos os requisitos europeus.Vende os seus produtos na Rússia, nos países da CEI e em alguns países da UE.
Os usuários observam a qualidade decente dos produtos Navigator, o custo adequado e a garantia da empresa de fornecer todos os tipos de fontes de luz, exceto lâmpadas incandescentes.
Nº 5 - Empresa Era
Os produtos da empresa russa Era ocupam um nicho no mercado de elementos de iluminação econômicos e oferecem aos usuários produtos que atendem aos parâmetros técnicos, GOSTs e certificados europeus.
A política de preços da empresa é fornecer ao cliente produtos de alta qualidade e esteticamente atraentes luminária Era a um custo razoável.
Para holofotes, a Era produz elementos incandescentes baratos, halogênios compactos com e sem refletores e uma ampla gama de LEDs, representados por diversas séries econômicas e uma premium.
Nº 6 - algumas palavras sobre os “chineses”
Os produtos de iluminação chineses ocupam um segmento de mercado bastante grande e criam uma concorrência séria para marcas russas e europeias.
Dentre todas as marcas do Império Celestial, merece a maior atenção Feron, Electrum, Tensão, Canyon e ELM.
Estas empresas provaram-se bem e conseguiram atrair clientes com uma combinação harmoniosa de preços razoáveis e qualidade decente dos seus produtos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Quais lâmpadas para holofotes você prefere? Comparação de halogênios e LEDs:
Vídeo nº 2. Como substituir corretamente uma lâmpada que parou de funcionar em uma luminária tipo holofote:
Vídeo nº 3. Quais lâmpadas LED são melhores para holofotes e por quê:
Ao escolher lâmpadas para criar iluminação pontual, deve-se levar em consideração o design da lâmpada, sua localização e os requisitos básicos de segurança contra incêndio. Focar apenas no custo e comprar os dispositivos mais baratos não é aconselhável.
Eles têm uma vida útil curta e consomem muita eletricidade. Mas inicialmente, aparelhos mais caros funcionam por muito mais tempo e utilizam recursos de forma econômica, proporcionando uma iluminação agradável à vista.
Conte-nos como você escolheu as lâmpadas para instalação em holofotes. Compartilhe os critérios que foram decisivos para você pessoalmente. Deixe comentários no bloco abaixo, coloque nele fotos sobre o tema do artigo, tire dúvidas sobre pontos polêmicos e interessantes.
A iluminação pontual é agora uma tendência moderna no design de iluminação interior. Mas é preciso lembrar que esses holofotes precisam ser instalados com competência e competência para evitar um desastre como o incêndio. Portanto, você precisa ser experiente nesse assunto ou confiar a instalação a um eletricista de verdade.
Por isso, devemos nos esforçar para que a iluminação seja a mais confiável possível, além de bonita e econômica.
Yulia, não é tão complicado) Na verdade, um eletricista não precisa de superpoderes para instalar as lâmpadas corretamente.Basta que o mestre tenha um conhecimento mínimo de como funciona e siga as regras básicas de segurança elétrica. A questão, antes, não é a competência, mas sim o rigor e a consciência de quem se compromete a fazer este trabalho.
Agora será mais fácil decidir a escolha das lâmpadas e lâmpadas na loja graças à classificação apresentada das melhores marcas. Entendo que é melhor entrar em contato com especialistas, mas também gostaria de tirar dúvidas como quantos refletores são necessários para uma determinada área da sala, qual padrão de iluminação está estabelecido para ela (aproximadamente).
Bom dia, Natália.
O número de holofotes e lâmpadas pode ser determinado usando um método aproximado baseado na iluminação média suficiente por metro quadrado de área útil (a finalidade da sala não é levada em consideração) com um determinado tipo de lâmpada. A metodologia pressupõe que uma lâmpada incandescente de 20 watts ou uma lâmpada fluorescente de 6 watts ou uma lâmpada LED de 3 watts seja suficiente por metro quadrado. Anexei uma captura de tela de uma tabela que ajuda a calcular a potência de uma ou mais luminárias.
Resultados mais precisos podem ser obtidos concentrando-se nos padrões de iluminação para várias salas - anexei uma captura de tela da tabela. Multiplicando a taxa de iluminação pela área da sala, você obtém o fluxo luminoso total necessário. Dividindo pelo valor do fluxo de uma única lâmpada da primeira tabela, você obtém o número de lâmpadas.
Na realidade, os cálculos exigem a consideração de muitos fatores, que resultam numa “fórmula complexa”. Os cálculos de iluminação demoram um semestre inteiro nas universidades de engenharia elétrica, por isso não explico a metodologia profissional.
Parece-me que agora não faz sentido considerar outras opções além dos LEDs. Econômicos, confiáveis, à prova de fogo - eles vencem em todos os aspectos.