Sofá-cama DIY: diagramas, desenhos e instruções de criação passo a passo
A maioria das peças de mobília estofada para quarto tem um design simples. Se fazendo um guarda-roupa, parede ou guarda-roupa exigirá certos conhecimentos e habilidades de um carpinteiro, então é mais fácil fazer uma cadeira ou sofá-cama com suas próprias mãos. Basta fazer uma moldura e cobrir o encosto e a base do sofá com um estofamento macio.
O conteúdo do artigo:
Características de design
Na prática, as coisas são mais complicadas. O design de um sofá-cama dobrável caseiro deve atender pelo menos 3 critérios principais:
- Desdobra-se e dobra-se sem o uso de ferramentas adicionais.
- Tenha estabilidade suficiente tanto na posição dobrada quanto na posição desdobrada.
- Para a construção de uma casa, você pode usar quaisquer peças e mecanismos, exceto peças prontas de sofá-cama feitas em fábrica.
Este último ponto significa que o processo é uma remontagem do projeto original, e não uma revisão completa do mobiliário da fábrica. Como é quase impossível construir um sofá-cama completo com as próprias mãos, sem travesseiros, colchão, encosto e apoios de braços, todas as partes macias podem ser emprestadas de sofás, poltronas e camas antigas.
Exemplos de fotos
O sofá-cama mais simples é montado a partir de paletes. Cada palete Euro deverá ser lixada e envernizada. Em essência, o design deste sofá-cama lembra um conjunto de construção de brinquedo.Você pode empilhar os paletes uns sobre os outros, adicionar um encosto fixo na fileira inferior e obter um sofá.
Se você colocar paletes no chão, obterá um pódio empilhado e, depois de colocar os travesseiros, é bem possível utilizá-lo como dormitório ou cama de casal.
A opção com paletes pode ser utilizada como móvel adicional para dormir no campo ou até mesmo como local para relaxar na varanda de uma casa particular.
Móveis com bicama são mais adequados para um apartamento. Na verdade, esta é uma versão clássica de um sofá-cama com design deslizante, produzido em massa por oficinas e empresas de móveis.
Quando montado, o sofá-cama praticamente não difere dos móveis estofados comuns. Para colocá-lo na posição de dormir, é necessário retirar os travesseiros (eles também servem de estofamento do encosto) e estender o pilar frontal.
O sofá-cama pode ser feito de acordo com o esquema com cama reforçada. Neste caso, o assento pode ser movimentado, mas com uma ligeira elevação desta parte do corpo. A parte traseira simplesmente se inclina para o espaço livre.
O sofá-cama parece simples, mas a parte móvel do corpo é montada em um suporte especial, facilitando o levantamento. O diagrama do mecanismo é bastante complexo, provavelmente é impossível fazer um suporte com as próprias mãos. Mas, em geral, a ideia é interessante, então construir um sofá-cama com design semelhante só faz sentido se sobrarem peças de móveis antigos.
Mais um projeto de sofá-cama artesanal, cujo design também é utilizado na produção industrial de móveis para quartos. Este é um sofá-cama dobrável.
Quando dobrado, assemelha-se a um sofá infantil pequeno com assento alto.Aproximadamente esses modelos, semelhantes aos sofás, costumam ser instalados em banheiros e até mesmo em salas de estar em frente à TV.
Para expandir o sofá-cama, você precisa:
- Remova os travesseiros.
- Recline o encosto e coloque-o sobre pernas de apoio rebatíveis.
- Levante e vire a parte superior do assento do sofá em sua direção. As grades laterais servem de suporte para a parte dobrada do sofá-cama.
Este é um dos designs de maior sucesso, mas não pode ser considerado fácil de fabricar. A parte macia do assento do sofá-cama também se desdobra, por isso precisa ser espalhada por toda a superfície da cama.
O modelo mais incomum de cama dobrável pode ser chamado de design mostrado abaixo. Este é um projeto totalmente original em que a cama de casal é dobrada com as laterais para dentro.
Para transformá-lo em um sofá-cama completo, basta adicionar encosto, almofadas macias e estofamento de assento ao design. Além disso, você precisará de um colchão e de um conjunto de roupa de cama.
Esquemas e desenhos
Um sofá-cama dobrável não precisa ser grande. Pode muito bem ser uma cama individual com possibilidade de aumentar a largura da cama devido ao encosto reclinado.
Se você olhar as fotos e desenhos de um sofá dobrável ou acordeão, fica claro que o encosto é o mais difícil de fabricar.
É composto por 2 partes, o que permite não só deitá-lo, mas ao mesmo tempo aumentar a largura da zona de dormir do sofá-cama.
Uma versão deslizante da mobília do quarto pode ser construída usando um esquema de moldura. A base do sofá-cama tem o formato de uma caixa.
Para fazer a moldura utiliza-se uma viga de madeira 45x45 mm. A partir dele também é montada a moldura da parte de trás do sofá-cama.Se necessário, a moldura e a moldura podem ser soldadas a partir de um tubo perfilado de 25x25 mm. A estrutura ficará um pouco mais pesada, porém mais estável e rígida.
É melhor fazer o dorso de madeira, cobri-lo com compensado e folhas de espuma de polipropileno. As laterais podem ser feitas do jeito que você quiser, você pode até usar peças de uma cadeira velha. Reestofar e colocar em um sofá-cama.
É melhor fazer a parte retrátil em compensado grosso ou derrubá-la em barras de 45x45 mm. Esta é a parte mais vulnerável do sofá-cama, deverá ser deslocada regularmente, pelo que a durabilidade do móvel depende da resistência desta parte. De acordo com o plano, ele deveria se mover sobre rodas de apoio de plástico, mas na prática esse esquema não funciona muito bem devido à deformação e travamento das rodas.
O sofá-cama pode ser construído com um design dobrável.
A base do sofá é uma caixa montada a partir de 2 costas de duas paredes laterais (vigas). As peças são conectadas entre si por meio de cantoneiras de aço e parafusos auto-roscantes.
A parte dobrável mais complexa do sofá-cama é uma estrutura em forma de U, cuja parte superior serve de encosto (na posição dobrada) e a estrutura do assento é fixada na parte inferior. A conexão é feita por meio de pinos ou parafusos auto-roscantes. Toda esta estrutura em forma de borboleta é fixada aos encostos por meio de pinos de rosca, funcionam como eixos giratórios.
É claro que se trata apenas de uma moldura de madeira para um sofá-cama, também será necessário fazer forro de tecido e almofadas macias.
Para sua primeira experiência na fabricação de um sofá-cama, é melhor escolher um design de mobiliário deslizante relativamente simples. Este projeto não possui unidades rotativas complexas, cabides ou suportes, portanto pode ser feito mesmo com o mínimo de experiência em carpintaria.
Quais ferramentas e materiais serão necessários
Para um sofá-cama, é melhor usar compensado grosso de 18 a 20 mm. Faz os móveis mais duráveis. Mas o alto custo das chapas de compensado às vezes impede que toda a estrutura seja feita de compensado. Para reduzir o custo de construção de um sofá-cama:
- As partes principais da caixa são feitas de placas largas (35-40 cm) com 30-40 mm de espessura.
- Para a moldura sob o assento e revestimento são utilizadas vigas de pinho 50x50 mm ou 75x50 mm.
As tábuas utilizadas para fazer o sofá-cama devem ser perfeitamente planas. É preciso prestar atenção especial a esse fato na hora de adquirir o material. Caso contrário, o painel do móvel colado com tábuas ficará irregular. Portanto, antes de iniciar a construção do sofá-cama, o material adquirido deverá ser aplainado em uma máquina, tanto ao longo dos planos quanto ao longo das superfícies finais.
Além disso, você precisará de cola para madeira, parafusos auto-roscantes, parafusos para móveis com cabeça cônica, pinos para cortar buchas e uma composição de cera impregnante. É utilizado em móveis de dormitório instalados em varandas ou coberturas terraços.
Para formar a parte macia do assento e encosto do sofá-cama, será necessário costurar travesseiros ou fazer um colchão à base de espuma de polipropileno com espessura de 60-70 mm. Para um sofá-cama caseiro, você pode costurar um forro macio recheado com retalhos de tecido não tecido ou espuma de borracha.
Seria possível usar compensado de 20mm, o que reduziria até o peso total do sofá-cama. Mas a aparência dos móveis seria claramente menos expressiva, já que a madeira depois de encerada e polida fica muito mais atraente que o compensado.
Para a fabricação, você precisará de uma lista bastante grande de ferramentas:
- Bancada de carpintaria.
- Serra de mesa ou quebra-cabeças.A espessura dos blanks para fazer as paredes laterais e traseiras é de 25 a 40 mm, portanto, você precisará de uma ferramenta poderosa.
- Furadeira elétrica com conjunto de furadeiras regulares e cilíndricas.
- Conjunto de pinças para carpintaria de 120 mm a 700 mm.
- Martelo de carpinteiro com ponta de borracha ou silicone.
- Lixadora com elemento de cinta abrasiva. Além disso, você pode usar uma retificadora vibratória para operações de acabamento. Modelos de disco de carro também podem ser usados, mas deixam riscos na superfície da madeira.
- Um torno no qual podem ser fixadas peças de trabalho com até 100 mm de espessura.
- Um bloco de gabarito ou quadrado para fazer furos oblíquos.
Além disso, você precisará de uma ferramenta de marcação - paquímetros, fitas métricas, esquadros de carpinteiro, marcadores.
Que tipo de cola posso usar?
Agora o ponto importante é a cola. Para colar as partes do sofá-cama, você pode usar qualquer adesivo moderno para carpintaria. É melhor se for à base de poliuretano. Composições adesivas sólidas não podem ser usadas. A fixação com cola deve permanecer plástica. Os adesivos de poliéster ou epóxi resistem bem após o endurecimento, mas depois de alguns meses a costura adesiva arranca a camada superior da madeira e a junta se desfaz.
A exceção é a cola de caseína, que é absolutamente segura e não tóxica. Os grânulos são diluídos em água fria e aquecidos em recipiente metálico em banho-maria. É diluído uma hora antes do trabalho, via de regra um pote de 200 ml é suficiente para colar todas as peças.
A cola de caseína pode ser feita em 5 minutos. Segundo a receita, é necessário misturar 100 gramas de requeijão com 40 ml de amônia. O resultado é uma massa viscosa transparente que pode colar e betumar perfeitamente qualquer madeira.
Tecnologia de montagem de sofá-cama
Qualquer móvel de gabinete de acordo com os padrões existentes pode ser montado usando uma conexão macho e fêmea clássica ou usando pinos ou buchas de madeira.
Para a montagem do corpo de um sofá-cama artesanal, a primeira opção seria mais preferível, pois a lingueta e a ranhura proporcionam maior rigidez torcional ou à flexão. Mas esse método é bastante complicado para os primeiros experimentos na construção de móveis para quartos. Portanto, as operações de montagem são realizadas em buchas, com colagem das superfícies de união com cola de caseína (ou qualquer poliuretano).
É impossível montar e unir peças apenas com parafusos auto-roscantes, mesmo que os elementos principais sejam de compensado. Com parafusos auto-roscantes, sofá-cama, cadeiras, poltronas duram no máximo vários meses, após os quais é bastante difícil reparar os móveis devido a fissuras.
O processo de encaixe de folhas exige muita mão-de-obra. Por exemplo, para conectar 2 placas usando buchas, você precisa fazer furos em ambas as partes.
A principal dificuldade é fazer o furo corretamente. Deve corresponder ao diâmetro do pino ou ser 0,1 mm menor (para encaixe adesivo). Além disso, o eixo do furo deve ser estritamente perpendicular à superfície final. Portanto, para a perfuração são utilizadas guias especiais - condutores, que são instalados no ponto de perfuração e fixados com uma pinça. Furos também são feitos na segunda placa.
Após a perfuração, cavilhas (pinos de madeira) são cravadas nos furos e a cola é aplicada na superfície final.
A seguir, as placas são unidas, marteladas e apertadas com pinças.
O resultado é um painel de móvel com o qual você pode fazer não só um sofá-cama, mas qualquer móvel para casa.
Instruções de criação passo a passo
Para fazer um sofá-cama extensível, primeiro você precisa cortar corretamente os espaços em branco. Como a moldura será colada em cavilhas de quarenta tábuas, para o corte é utilizada uma máquina de corte de mesa com serra circular acionada manualmente.
Não há outra maneira de cortar tábuas com eficiência em casa. É necessário não apenas cortar as peças no tamanho certo, mas também garantir um ângulo reto entre o plano de corte e a superfície da placa quarenta.
Além disso, você precisará cortar espaços em branco para tornear o plano da parte móvel do sofá-cama.
Montagem da caixa da parte fixa do sofá cama
O design do sofá consiste em uma parte de base ou caixa e uma parte móvel - um saco de dormir. A parte fixa será colada a partir de um painel lateral simples, prateleira traseira e lateral.
Uma parede lateral e traseira simples precisam ser coladas em cavilhas de dois pares de tábuas (os espaços em branco são cortados em 2x80 cm e 2x210 cm). Se conectadas corretamente, ambas as partes do sofá-cama parecerão cortadas de uma única placa sólida de madeira.
As peças de trabalho precisarão ser lixadas com uma esmerilhadeira. Isso ajudará a lixar a costura e remover qualquer resíduo de cola. Não há necessidade de aplicar massa adicional nas juntas das placas coladas.
O próximo passo é experimentar e fazer buchas, fazer furos na parede lateral simples e no verso. Você precisa conectar as peças em ângulos retos, como em uma caixa ou estante.
O encaixe preliminar das peças do sofá-cama irá ajudá-lo a verificar se a junta foi feita corretamente e se foram cometidos erros. É aqui que você verá como as placas foram planejadas de maneira correta e eficiente.
Fazendo um painel lateral com prateleira
Esta peça de sofá-cama parece mais uma estante de livros.Você precisará cortar 3 pedaços de 70 cm e dois pedaços de 40 cm e 20 cm de altura do tabuleiro. As bordas das peças são limpas com uma retificadora. Se possível, é melhor polir as pontas das peças de madeira com uma roda de feltro montada em uma furadeira.
Montamos a prateleira lateral, assim como todas as partes do sofá cama, com buchas e cola. Após a montagem, o corpo deverá ser fixado com pinças de carpintaria.
Durante o processo de montagem, é necessário certificar-se de que a força de aperto nas pinças é aproximadamente a mesma, caso contrário, se apertar pelo menos em um local, podem aparecer rachaduras.
Depois que a cola secar, você poderá experimentar como a prateleira lateral se encaixa na parte de trás do sofá-cama.
Montagem do sofá cama box
Em primeiro lugar, é necessário conectar as buchas e colar a parte de trás do sofá-cama e um painel lateral simples. Para evitar que a junta se desfaça durante a secagem da cola, ambas as partes devem ser fixadas com grampos.
O próximo passo é conectar a segunda borda do encosto do sofá-cama à prateleira lateral. Para isso, deslocamos a peça para trás, o mais firmemente possível, depois fixamos com uma pinça e recortamos um pedaço de madeira para a parede lateral (parte superior).
Avançar:
- Ajustamos o tamanho ao comprimento.
- Fazemos furos na peça de trabalho, na parte de trás do sofá-cama e na própria lateral.
- Colocamos os tarugos, cobrimos com cola e apertamos todo o bloco com pinças.
A ligação nas buchas deve ser feita não só ao longo do bylt, mas também nas tábuas intermediária e inferior. Só então a carga será distribuída uniformemente por toda a superfície a ser colada.
A fixação com buchas funciona idealmente na montagem de armários e prateleiras. Para um sofá-cama, a sua resistência claramente não é suficiente, uma vez que os móveis para sentar e relaxar estão sujeitos a cargas pesadas.
Portanto, assim que a cola secar, você precisará fazer seis furos passantes para parafusos auto-roscantes na parte traseira. Diâmetro da broca 3,5 mm. Além disso, apertamos cada painel lateral na parte traseira com seis parafusos auto-roscantes. Os buracos podem ser preenchidos com massa para madeira.
O próximo passo é costurar uma moldura de madeira 50x75 mm dentro da caixa. As ripas do revestimento e o colchão ficarão apoiados nele.
Usando um esquadro e grampos, você precisará ajustar a posição de todas as quatro barras para que os cantos fiquem retos, caso contrário, toda a estrutura do sofá-cama pode ficar levemente “inclinada” para o lado.
Costuramos uma viga espaçadora dentro da moldura, caso contrário, as ripas do revestimento cederão muito sob o peso das pessoas sentadas no sofá-cama.
Você pode costurar 2 escoras longitudinais, mas com seção transversal menor, por exemplo, 50x50 mm. As extremidades das vigas são conectadas à moldura com inserções oblíquas de parafusos auto-roscantes somente após a posição do espaçador estar alinhada com o horizonte e o plano da moldura. Aperte um parafuso à esquerda e à direita. Ou seja, um total de 4 parafusos irão segurar o espaçador.
Isso é suficiente para uma pessoa com peso de até 70 kg. Se for feito um sofá-cama para uma família, 4 parafusos não serão suficientes para compensar a deflexão das ripas do revestimento. Portanto, muitos artesãos costuram adicionalmente um par de triângulos de madeira cortados de tábuas de sucata em cada extremidade dos espaçadores.
Após o preenchimento da madeira, todas as partes do sofá-cama, principalmente aquelas com as quais as mãos humanas entrarão em contato, devem ser processadas com lixadeira. Inicialmente, use uma lixa grossa para remover irregularidades nas juntas, depois lixe a madeira com grão fino até obter uma superfície lisa.
Resta preencher as ripas do revestimento. Para cortar blanks, recomenda-se utilizar uma placa simples com seção de 100x20 mm.Mas, na prática, as ripas desta seção transversal só podem suportar cargas se forem cortadas em carvalho ou acácia. O pinheiro ou abeto comum não é forte o suficiente. Portanto, você precisa selecionar uma árvore adequada ou aumentar a seção transversal para 20x120 mm ou 25x120 mm. É claro que as ripas devem estar isentas de nós e fissuras.
Colocamos as tábuas cortadas na moldura sequencialmente, em incrementos iguais à largura da peça mais 10-15 mm. Para agilizar e simplificar o processo, pode-se utilizar um gabarito feito a partir de uma ripa com duas borrachas fixadas na ponta para desenho.
As ripas podem ser fixadas com parafusos auto-roscantes ou suportes para móveis. Neste último caso, você precisará de um grampeador pneumático ou martelo. A resistência de fixação é baixa, mas o suporte do móvel não racha a madeira.
Se você usar parafusos auto-roscantes, então, em primeiro lugar, não mais que 25 mm e, em segundo lugar, será necessário fazer furos passantes de 4 mm de diâmetro nas venezianas. Para que o parafuso auto-roscante não parta a tira ao aparafusá-la no corpo da viga.
Construindo a parte móvel do sofá
Para fazer a parte retrátil do sofá-cama, serão necessárias uma ripa, duas vigas de 50x75 mm e uma tábua, que servirá simultaneamente como parte lateral ou inferior da fachada.
Em primeiro lugar, é necessário fixar uma das vigas na parte externa da estrutura de suporte do sofá-cama. Isso pode ser feito com um parafuso auto-roscante, mas é melhor usar um par de pinças de carpintaria. A viga deverá ser alinhada de forma que caiba sob as extremidades das ripas previamente colocadas com uma pequena folga de 2-3 mm.
Agora vem a parte difícil, você precisa cortar a placa lateral no tamanho certo. Normalmente, a altura da área de dormir de um sofá-cama acima do nível do chão não excede 35-37 cm.Mas como o sofá é caseiro, as dimensões foram escolhidas arbitrariamente, pode acontecer que a largura da tábua (em branco) seja menor que o nível das ripas. Portanto, na hora de recortar peças, antes mesmo de montar o sofá-cama, é preciso selecionar a tábua mais larga e deixá-la para a lateral.
Instalamos a peça acabada na borda de forma que ela toque o plano da viga fixada com uma pinça.
A seguir, transferimos as marcações da borda superior da viga para a tábua e retiramos ambas as partes da estrutura do sofá-cama. Agora você precisa fixar a viga na superfície interna da lateral ao longo da linha de marcação. Isso exigirá 5 a 6 parafusos de carpintaria com 60 a 70 mm de comprimento.
O próximo passo é colocar as ripas restantes do revestimento na madeira da parte móvel do sofá-cama. Neste caso, são utilizados parafusos auto-roscantes de 25-30 mm para fixação. Antes de aparafusar cada fixador, certifique-se de fazer um furo com diâmetro de 2,5-2,7 mm e chanfrar a cabeça cônica do parafuso auto-roscante. Só assim é possível embutir completamente os fechos na madeira e não partir a tira.
Se for escolhido carvalho velho e muito denso para as ripas do revestimento (e é isso que é necessário), podem surgir problemas com o aperto dos parafusos. Você pode, é claro, tentar selecionar uma broca de diâmetro um pouco maior para os furos, mas pode facilmente afrouxar os fixadores. Portanto, nesses casos, os parafusos são mergulhados em sabão em pó ou enxugados com vela de parafina antes de aparafusá-los. Esta é uma opção mais confiável.
Antes de colocar as ripas, você pode aplicar vários pontos de cola na superfície de suporte da viga. Você precisa apertar os parafusos manualmente ou em velocidades muito baixas.
Resta verificar a liberdade de extensão do sofá-cama e usar uma lima para retirar os chanfros das bordas da viga espaçadora e das extremidades das ripas do revestimento.
Acabamento de madeira com revestimentos protetores
Agora você pode desmontar o sofá-cama, retirar a parte móvel e tratar as partes de madeira com tinta ou impregnação de cera. Isso poderia ser feito em partes durante o processo de fabricação do móvel, mas neste caso poderiam aparecer manchas e o próprio sofá ficaria manchado.
Portanto, o revestimento decorativo é aplicado uma vez em toda a superfície.
Resta colocar o colchão, fazer o estofamento do encosto e arrumar os travesseiros.
Construir um sofá-cama com as próprias mãos não é tão difícil, mesmo para um marceneiro novato. Basta cuidar com antecedência do material de alta qualidade e não economizar no aluguel de ferramentas de alta qualidade. É impossível fazer móveis bonitos apenas com uma plaina e uma serra.
Compartilhe sua experiência na confecção de sofás, cujos designs, na sua opinião, podem ser considerados os de maior sucesso para construir com as próprias mãos. O que pode ser alterado ou adicionado.
Toda a moldura é de madeira, sem uma única cantoneira de aço ou caranguejo. Eu reforçaria a estrutura com placas de metal. Em geral, tudo é simples, provavelmente você não consegue simplificar. Só as tábuas vão custar um bom dinheiro, é mais barato levar madeira compensada.
De todas as coisas gostei do sofá de palete, vou fazer um na dacha para os convidados, deixo eles passarem a noite.