Como pendurar papel de parede combinado: ideias para fotos, métodos, recomendações
Para adicionar dinamismo ao interior, os designers costumam combinar diferentes tons e padrões.Mas se uma pessoa está fazendo isso pela primeira vez e por conta própria, então em tal situação você precisa primeiro decidir como pendurar o papel de parede combinado para obter um design único e completo.
O conteúdo do artigo:
O que procurar ao escolher papel de parede combinado
Antes no quarto colocar papel de paredeAo fazer uma composição combinada a partir deles, é necessário avaliar o tamanho da sala, a altura do teto e o grau de iluminação.
Dimensões da sala e altura do teto
Ao decorar ambientes com papel de parede combinado, vários parâmetros são levados em consideração - altura, área, forma, iluminação e outros.
Sala grande
Um quarto espaçoso combina bem com cores escuras ou ricas. Você precisa manter o equilíbrio para que não haja sensação de cólicas.
Os padrões volumétricos se adaptam organicamente a um grande espaço. Esse papel de parede deve ser pendurado em uma parede de destaque, pois tornará o ambiente mais confortável e dinâmico.
As cores vivas das imagens exageradas acrescentam aconchego. Ao combinar, papéis de parede lisos de tom calmo são colocados um ao lado do outro, pois equilibram a composição geral.
Quarto pequeno
Uma paleta escura não é adequada para salas pequenas.Para expandir visualmente um espaço apertado, são usados tons pastéis claros. Os tecidos combinados podem ser lisos.
Ao escolher variedades combinadas, antes de pendurar dois tipos de papel de parede, leve em consideração que padrões pequenos e discretos cabem melhor em um volume pequeno. Eles combinam bem com um fundo liso.
Papéis de parede localizados um ao lado do outro com a mesma cor base combinam bem. O arranjo de flores em tal situação não contrasta com o esquema geral de cores.
Sala estreita e alongada
Papéis de parede combinados de diferentes tipos se adaptam bem a uma sala estreita e alongada, pois a tornam quadrada. Uma técnica de design comum em tal situação envolve a colocação de telas de cores claras nas paredes finais, estendendo-se até longas superfícies adjacentes.
Se a entrada da sala for pelo lado comprido, recomenda-se destacar parte da parede com um padrão rico ou um tom diferente. Cole papel de parede de cor clara nas superfícies restantes. Avaliar como a percepção do volume combinado mudará baseia-se em um diagrama previamente desenvolvido.
Um design incomum para uma sala estreita é obtido colando lindamente dois tipos de papel de parede, com cores contrastantes, em superfícies opostas de paredes longas.
Teto baixo
Ao escolher tipos combinados de papel de parede, leve essa característica em consideração. A uma altura inferior a 2,5 m, é aconselhável colar telas sem textura áspera. É dada preferência a cores pastéis claras ou neutras.
Se houver um desenho, ele deverá ser pequeno. Composições maiores são usadas em uma parede como um destaque expressivo.
Freqüentemente, em um interior combinado, há listras e padrões geométricos alongados verticalmente.
Uma técnica como colocar parte de uma tira de papel de parede no teto eleva visualmente o teto. Você pode usar essa tecnologia para colar, por exemplo, a área atrás da cabeceira da cama do quarto.
Teto alto
Se for necessário ajustar a altura do teto do corredor em mais de 3 metros, vale a pena colar papel de parede combinado, de cores ricas e com padrão grande.
O design tradicional de um espaço alongado combinado consiste em listras horizontais alternadas em diferentes ritmos.
Sala clara ou escura
São utilizados papéis de parede combinados de diferentes tipos, levando em consideração o grau de iluminação do espaço que está sendo projetado. Este indicador determina a aparência dos padrões e combinações de cores no interior.
Quarto luminoso
Se as janelas estiverem orientadas para sul, não deve decorar todas as paredes com papel de parede escuro. Um resultado combinado interessante é obtido se o fundo principal for monocromático claro. A ênfase está na parede localizada em frente à janela. Pode ser revestido com telas em cores contrastantes.
Para dar ao interior uma sensação de frescor, use papéis de parede combinados em cores frias. Você pode, por exemplo, colar telas em tons de azul com vários graus de saturação.
Com janelas voltadas para o norte, o interior parece escuro durante todo o dia. Você pode pendurar papel de parede bem leve, que é usado para decorar apenas a parede oposta ao caixilho da janela.
A cor quente do papel de parede combinado adiciona conforto a um quarto escuro. Por exemplo, a cor laranja acrescenta um toque alegre. Combina bem com as cores pistache e branco.
Muitas vezes as cortinas são abandonadas para aumentar a iluminação. As persianas servem como substitutos. Isso permite que você tenha uma sensação de calor em um quarto escuro com um fundo de parede combinado em pêssego e branco.
A cor amarela nas paredes, diluída com elementos brancos, fica bem.Selecione papéis de parede combinados com diferentes direções de padrão. Se você colá-los em paredes opostas, a atmosfera fica mais dinâmica.
Que textura
Os papéis de parede texturizados distinguem-se pela presença de relevo na superfície. Existem dois tipos de materiais de acabamento: pintáveis e imitações.
Para pintura - esta categoria inclui telas brancas com padrões de relevo perceptíveis. Eles podem ser geométricos, ornamentados ou com tema vegetal.
Este material pode ser pintado na tonalidade desejada. Use um rolo conveniente e tinta de secagem rápida para o trabalho.
Imitando - deste grupo é fácil escolher um acabamento estilizado como madeira, tijolo ou pedra.
Telas texturizadas são frequentemente usadas para destacar uma área de uma sala que tem uma finalidade diferente ou para criar um toque original.
Se forem combinadas telas em relevo e lisas, use material da mesma espessura. Isso tornará as juntas menos visíveis durante a colagem.
Recomenda-se fazer uma fronteira entre diferentes tipos de papel de parede texturizado combinado nos cantos. Aqui as juntas ficam bem escondidas.
Em uma sala pequena, um conjunto combinado fica bem - uma combinação de papel de parede brilhante e fosco.
Opções de layout
Existem muitas técnicas para combinar diferentes acabamentos no interior, o que facilita a escolha do esquema certo.
Combinando papel de parede para zoneamento
Uma sala de qualquer tamanho parece mais confortável se zonas separadas forem visualmente demarcadas. Você pode resolver esse problema usando papéis de parede de diferentes cores ou texturas:
- O espaço da sala de estar e da cozinha fica organizado quando uma decoração de parede rica em cores é usada na sala de jantar. O recanto de relaxamento atrai pelo seu design com um grande padrão floral de tonalidade mais delicada.
- No quarto das crianças, vale a pena colar papéis de parede diferentes caso seja necessário reservar um cantinho para cada criança. A mesma técnica de combinação é usada na divisão de zonas (para dormir, brincar, estudar).
- O zoneamento da sala pode ser feito sem contraste nítido. Um resultado interessante é obtido usando a técnica de combinar telas com fundo neutro e idêntico, mas com padrão diferente. Você pode colá-los em paredes combinadas.
- Um esquema de cores mais ativo, apoiado nas cores dos móveis estofados, também delimita visualmente o espaço.
- Um efeito interessante ocorre se a área desejada da sala for destacada com papel de parede fotográfico adequado ao tema e à cor. Você pode colá-los perto do sofá ou decorar uma lareira, um canto de jantar ou de TV.
Combinação vertical
A disposição vertical de telas que diferem em tom, padrão ou textura permite “elevar” visualmente um teto baixo. Para obter este resultado, diferentes técnicas são utilizadas:
- Deixe as paredes lisas e claras, destacando uma superfície para colar telas com padrão. Pode ser contrastante ou ligeiramente perceptível.
- Para obter um interior combinado dinâmico, utilize a distribuição de listras que diferem em largura e saturação de cor em várias paredes.
- Ao combinar 3 tipos de papel de parede para combinação vertical, use folhas da mesma espessura. Para colá-los sem costuras salientes, é necessário escolher um material de uma coleção, conseguindo uma combinação de textura.
- Uma combinação interessante de telas combinadas pode ser obtida se o tom do padrão em uma parte da tela corresponder ao tom das listras verticais monocromáticas.
- Uma incrível nuance combinada é obtida decorando paredes monocromáticas claras com papel de parede contrastante de cores ricas, que deve ser recortado e colado em uma tira sinuosa.A fita do mesmo tom continua no plano do teto. Esta técnica aumenta facilmente a altura da sala.
- Use papel de parede combinado orientado verticalmente se quiser mascarar defeitos desagradáveis na parede. Por exemplo, ao desviar a atenção dos desníveis, vale a pena colar uma tela contrastante na superfície oposta.
- Uma faixa de cor diferente também permite destacar um item de destaque em um interior combinado, como, por exemplo, uma estante com souvenirs. Pois bem, esta técnica cumpre a tarefa de dar diversas funções até mesmo a um espaço pequeno.
- Se você colar telas de cores diferentes em um nicho ou saliência, obterá um som combinado mais expressivo. Um sofá macio é colocado confortavelmente nesse canto, criando uma sensação adicional de calma.
Combinação horizontal
Ao organizar as telas horizontalmente, é importante pensar em como combinar acabamentos para disfarçar juntas visíveis. Mais frequentemente, essa técnica é usada se você precisar nivelar visualmente o espaço de uma sala com teto alto. As seguintes opções prevalecem no layout:
- Listras de papel de parede combinado se alternam ao longo de todo o plano da parede. Você pode colar telas de larguras iguais ou diferentes. Recomenda-se usar no máximo 2 a 3 tonalidades que combinem harmoniosamente com o fundo principal ou criem um contraste expressivo. Este corredor atesta o bom gosto artístico dos proprietários.
- Dois tipos de papel de parede são usados. Na parte inferior geralmente há papéis de parede de vinil em relevo ou listrados. No resto da superfície vale colar as lisas (pode levar as de papel). A proporção de listras combinadas é de 1:2. A borda é mascarada por uma moldura leve e estreita.
- O uso de molduras permite criar uma composição mais complexa de listras horizontais combinadas de papel de parede. São colocadas ao longo de todo o plano da parede, observando a sequência desejada na largura das fitas e na alternância de tonalidades.
- O desenho da parede com telas combinadas da mesma largura parece interessante. Para equilibrar, a parte inferior é feita em tom calmo e neutro.
- Em uma sala alta, uma ampla borda do perímetro das paredes é usada para o espaço combinado. É feito de papel de parede, que se distingue por um padrão floral original, na borda com o teto.
- Uma faixa estreita padronizada orientada horizontalmente circundando as paredes monocromáticas aproximadamente no nível do peitoril da janela cria uma sensação de redução da altura geral.
- Se você planeja combinar a divisão horizontal do plano da parede em 3 partes, você deve colar papel de parede de larguras diferentes. A estreita faixa central é feita com o ornamento mais ativo.
- Um design horizontal combinado composto por listras lisas que diferem em cor e largura combina bem com papel de parede estampado. Eles podem ser colados em outra parede. Nesta situação, você precisa selecionar tons repetidos.
- Listras horizontais não podem ser colocadas ao longo de todo o comprimento da parede. Um destaque combinado incomum é obtido se uma tela larga e de cor clara for colada apenas na parte da superfície do papel de parede texturizado semelhante a tijolo onde a área de estar está localizada.
Combine papel de parede com painéis
A decoração de ambientes com papel de parede ganha um toque nobre se algumas das telas forem emolduradas com baguetes ou molduras, criando um painel de parede. Existem várias maneiras de criar essa decoração:
- A cor dourado-bordô do painel combina bem com o fundo monocromático claro da parede.A moldura que marca seus limites combina com a cor principal, o que confere ao interior combinado um toque nobre.
- Os padrões nos painéis podem ser brilhantes, contrastantes ou suaves e delicados. Essas composições combinadas são adequadas para um quarto infantil.
- A cabeceira da cama será destacada por um painel feito em azul brilhante com moldura de papel de parede texturizado branco e azul. As juntas são decoradas com molduras leves e lisas. Em combinação com uma colcha acolchoada prateada, este interior combinado parece fresco e arejado.
- Para obter um painel original, combinado com outros tipos de acabamento, você pode colar papel de parede fotográfico. Neles são utilizadas imagens, por exemplo, com flores, correspondendo ao som colorístico geral do interior.
- Não é difícil obter tipos de painéis originais se primeiro colar papel de parede em toda a superfície da parede. Em seguida, as molduras são fixadas, emoldurando com elas áreas individuais. O interior ganha uma aparência acabada se o fundo for um padrão elegante, de cor neutra e leve.
- Quando a tonalidade do fundo da parede e a área nela destinada ao painel coincidem, o interior combinado adquire integridade e naturalidade. A cor branca das molduras e do padrão adiciona uma nuance nova.
- Para realçar os painéis, são utilizados diferentes tipos de molduras. Um acessório artístico, como uma moldura de madeira dourada entalhada, cabe bem. O fundo principal da parede é monocromático neutro, e papel de parede de vidro com padrão floral ampliado é usado para decoração.
- Um painel cuja moldura seja decorada com um ornamento idêntico ao padrão interno adquirirá uma nuance expressiva. O desenho central criado para a instalação da TV é sustentado por 2 fragmentos estreitos alongados verticalmente com decoração repetida.
- Além dos painéis planos, são utilizados tipos de painéis como composições de semivolume. A moldura com a espessura necessária é revestida com compensado e, em seguida, pode-se colar papel de parede que combine com o desenho.
- Os painéis enquadram-se logicamente no interior com elementos de acabamento combinados, para os quais utilizam o mesmo papel de parede com padrões expressivos da parede de realce.
- Os papéis de parede fotográficos com tema marinho criam perspectiva, expandindo o espaço. Você pode colar esse painel sem moldura adicional, pois a borda é nítida e uniforme.
Como colar papel de parede combinado corretamente
Ao planejar decorar um ambiente combinando elementos, siga algumas regras:
- Para a decoração, escolha uma parede que chame a atenção ou necessite de destaque, como base para lareira, sala de jantar, área de lazer, etc.
- Para eliminar imprecisões, antes de pendurar o papel de parede combinado, é necessário fazer marcações precisas.
- Para garantir que as costuras permaneçam imperceptíveis, as tiras individuais são unidas de ponta a ponta.
- Ao combinar verticalmente, primeiro você precisa colar as telas localizadas na janela.
- Se listras de cores ou texturas diferentes forem colocadas horizontalmente, comece a trabalhar a partir da camada superior.
- Ao criar uma composição combinada em profundidade, primeiro você precisa colar o papel de parede no nicho. Então a superfície da parede está acabada.
- Para obter uma percepção holística, recomenda-se a utilização de material da mesma espessura. Se possível, compre acabamentos da mesma coleção.
Projeto de parede única
Para obter uma decoração combinada elegante e sem juntas proeminentes, se possível, cubra toda a parede com papel de parede com a decoração desejada. Em tal situação, você não terá que resolver o problema de como esconder as costuras.
Combinação monocromática
O tipo mais simples de layout é usar telas com fundo idêntico.Na parede de destaque você deve colar papel de parede estampado e, para as demais superfícies, usar variedades lisas. Essa cozinha fica muito aconchegante.
A mesma técnica funciona sem falhas se o design de interiores for criado com uma atmosfera calma e pacífica. As cores gerais pastel são adequadas para o quarto.
Combinação Complementar
Use tons contrastantes. Eles são colocados de forma oposta na roda de cores. Por exemplo, cores azuis e laranja ou tons amarelos e roxos. No interior, essa combinação costuma servir de base para o zoneamento do espaço.
Combinação semelhante
Use acabamentos com tonalidades adjacentes na roda de cores. Se você combiná-los corretamente, obterá um fluxo de cores suave que não cansa os olhos. Mais frequentemente, eles escolhem uma opção como som de três cores (por exemplo, verde, azul, roxo). Uma cor será a base e as demais servirão como complemento.
Usando a técnica de patchwork
As opções da moda incluem combinações como combinar diversas estampas e até texturas em uma única composição. Eles formam uma colcha de retalhos de abas individuais, controlando a uniformidade das juntas. O resultado final deve apresentar uma composição coesa que se misture com as superfícies adjacentes.
Design de transições
Nem sempre é possível criar um interior combinado de forma a decorar toda a parede com um tipo de papel de parede. Muitas vezes a união das telas ocorre em diferentes partes da superfície. Molduras, bordas, ripas, molduras de estuque e rodapés são usados para disfarçar costuras.
Padrão e Padrão
Se as proporções forem respeitadas, a justaposição de pinturas com padrões diferentes é adequada. Para manter a harmonia, vale a pena escolher motivos unificadores em um esquema de cores combinado. O arranjo mais comum é um padrão grande e pequeno.
Alocação de nichos
O design combinado fora do padrão inclui o isolamento de um nicho. Para resolver isso, você precisa colar papéis de parede texturizados que sejam mais escuros que o fundo base. A iluminação melhora a impressão.
Plano de fundo + imagem
O tradicional interior combinado representa principalmente um conjunto de tecido liso e estampado. Siga o princípio de repetir uma das tonalidades em todas as superfícies.
Um desenho de tamanhos diferentes
Para evitar que uma impressão grande reduza visualmente o volume de uma sala, ela atua como um destaque, apoiando um padrão dominante menor.
Desenho + geometria
Equilibrada com uma sonoridade nobre, a combinação de padrões florais e listras traz uma sonoridade clássica ao interior. É importante que os elementos geométricos sejam em cores calmas que valorizem o desenho principal.
Ao decidir como pendurar papéis de parede combinados, primeiro estude várias idéias de design e exemplos de projetos finalizados. Isso permitirá que você elabore um esquema de combinação de tons e padrões que irão decorar o ambiente.
Você já teve alguma tentativa bem-sucedida de usar vários tipos de papel de parede? Compartilhe sua experiência nos comentários. Salve o artigo nos seus favoritos para que informações úteis estejam sempre à mão.
Comprei um lindo papel de parede verde liso com linhas sinuosas em relevo. Quero combiná-los com papel de parede de vidro liso com padrões florais. Não consigo decidir qual cor combina comigo.
Os verdes combinam bem com tons dourados, laranja, amarelos e marrons claros. Este esquema de cores em um padrão floral permanece sempre vantajoso, criando um destaque em uma parede.Você pode fazer vários painéis retangulares em uma moldura branca.
Lindos restos de vários tipos de papel de parede permaneceram de reformas anteriores. Como usá-los em um layout?
Um design combinado incomum é obtido se vários pequenos painéis forem feitos em molduras brancas idênticas. Restos de tecidos não tecidos ou vinílicos de padrões diferentes, mas de cores correspondentes, são adequados para eles. Eles podem fazer tamanhos diferentes, se desejar. Coloque em uma parede lisa.