Como verificar uma válvula de três vias em uma caldeira a gás: instruções para verificar você mesmo a válvula
Uma válvula de três vias é um dispositivo amplamente utilizado em uma ampla variedade de projetos de dispositivos domésticos e industriais.Conseqüentemente, o mesmo tipo de dispositivo é usado como parte de equipamentos domésticos de gás. Juntamente com vários problemas de funcionamento de caldeiras a gás domésticas, os usuários freqüentemente encontram uma falha na válvula de três vias. Concordo, seria bom descobrir por que esse dispositivo falha e tentar consertar você mesmo.
Entretanto, mesmo os mecânicos profissionais nem sempre conseguem determinar a perda de funcionalidade de um dispositivo “à primeira vista”. Isto requer verificação apropriada. Portanto, em nosso artigo consideraremos como verificar uma válvula de três vias em uma caldeira a gás quando houver suspeita de mau funcionamento deste mecanismo. Falaremos também sobre os tipos de dispositivos e suas funcionalidades.
O conteúdo do artigo:
Breve introdução ao mecanismo de válvula de três vias
O projeto de uma válvula de três vias para uma caldeira a gás doméstica e outros equipamentos a gás é bastante simples, apesar de seu formato complexo, à primeira vista. Deve-se notar que o design das válvulas difere significativamente para cada fabricante, mas o princípio de operação permanece inalterado.
Tradicionalmente corpo do dispositivo feito de bronze. Itens de trabalho, por ex. estoque, molas - feito de aço. Membrana geralmente feito de borracha Usado para vedar a haste elemento de anel duplo. Peças de conexão (acessórios) pode ser rosqueado ou soldado, dependendo do modelo da válvula de três vias.
Normalmente, um acionamento eletromecânico é usado em conjunto com o dispositivo. Graças ao seu funcionamento é realizada uma regulação em dois pontos.
Assim, o acionamento de uma válvula de três vias pode ser manual, eletromecânico (termostático, com cabeçote térmico), elétrico ou hidráulico.
O princípio de funcionamento de uma válvula de três vias para um circuito de caldeira a gás é aproximadamente o seguinte: quando o dispositivo está no modo de transporte normalmente aberto, o canal de transporte direto é, respectivamente, aberto. O canal de passagem de canto permanece fechado.
Um estado diferente do mecanismo garante a abertura do canal de transporte angular e o bloqueio do canal de transporte direto, respectivamente. Também são possíveis posições intermediárias da haste e da aba da válvula de três vias.
Falamos com mais detalhes sobre o projeto e o princípio de operação de uma válvula de três vias em próximo material.
Aplicação funcional do dispositivo
Se considerarmos o mecanismo de comutação de fluxo do ponto de vista da possível funcionalidade, deve-se notar que os dispositivos diferem em seu princípio de funcionamento:
- Dividindo.
- Troca.
- Misturando.
O princípio de operação da separação envolve dividir o fluxo, direcionando-o em dois circuitos.
A função de comutação permite organizar a comutação entre dispositivos que consomem energia térmica. Por exemplo, alternar entre AQS e circuitos de aquecimento caldeira a gás de circuito duplo.
A funcionalidade de comutação permite organizar uma comutação eficiente entre vários dispositivos que geram energia térmica:
- aquecedores de água;
- bombas de calor;
- painéis solares, etc.
Outra função de uma válvula de três vias para uma caldeira a gás doméstica é a mistura. Ele permite organizar a mistura controlada dos fluxos do fluido de trabalho (mistura do fluxo de retorno no refrigerante aquecido).
Para isso, basta instalar uma válvula de três vias no tubo de retorno do sistema de aquecimento.
Agora, após uma breve introdução aos detalhes do projeto do dispositivo, podemos considerar as características de verificação do funcionamento de uma válvula de três vias instalada em diagrama de caldeira a gás.
Como uma válvula de três vias é verificada?
O mau funcionamento do dispositivo afeta o funcionamento da caldeira a gás como um todo. Por exemplo, se o fornecimento de refrigerante for insuficiente, a caldeira a gás pode simplesmente desligar devido ao superaquecimento. Ou um mau funcionamento da válvula de três vias pode ser acompanhado por uma falta de temperatura adequada de aquecimento do líquido refrigerante no sistema de aquecimento.
Em qualquer caso, o dispositivo precisa ser verificado quanto à funcionalidade. Ao mesmo tempo, para a realização de medidas de diagnóstico, o dispositivo de controle da caldeira a gás, via de regra, deve ser desmontado. A desmontagem é relativamente simples, portanto, esse trabalho pode ser feito facilmente por você mesmo.
Passo #1 - Verificação do Atuador da Válvula
A seguir, consideraremos o processo de verificação passo a passo, começando pela verificação da unidade. Consideremos os recursos de diagnóstico de válvulas com diferentes tipos de acionamento.
Diagnóstico do acionamento elétrico da válvula de três vias
A haste da válvula é tradicionalmente controlada por um atuador elétrico. Portanto, a integridade, a disponibilidade de energia e a operabilidade do acionamento elétrico devem ser verificadas primeiro.
A integridade da parte externa é verificada visualmente através de inspeção cuidadosa, e a presença de energia e a integridade do mecanismo interno são verificadas com instrumentos apropriados.
O acionamento e todos os elementos desta parte da estrutura geralmente são diagnosticados com um testador elétrico. Este dispositivo pode verificar a integridade dos circuitos e a presença de tensão de alimentação. Quando a tensão de alimentação é aplicada/desconectada, um acionamento em condições de manutenção deve demonstrar um processo de funcionamento - movimento do empurrador da haste da válvula.
É permitido verificar o funcionamento do acionamento elétrico conectando diretamente o mecanismo à rede de corrente elétrica, através do conector que acompanha o acionamento. Este ponto está claramente ilustrado no vídeo localizado no final do artigo.
Verificando a cabeça termostática
Se o projeto de uma válvula de três vias não prevê acionamento elétrico, mas é controlado cabeça termostática, você precisa verificar esta parte do sistema aplicando a temperatura diretamente no frasco do sensor.
Por exemplo, você pode aquecer a garrafa termostática usando um secador de cabelo elétrico.
Uma cabeça térmica em funcionamento deve responder às mudanças de temperatura e empurrar/puxar a haste da válvula da mesma forma que um atuador elétrico faz esse trabalho.
Verificando o dispositivo de acionamento hidráulico
Se o sistema de caldeira a gás utiliza uma válvula que regula os fluxos e opera segundo o princípio do controle hidráulico por haste, é bastante difícil diagnosticar o desempenho de tal dispositivo diretamente no sistema da caldeira.
Normalmente, este tipo de estrutura deve ser desmontado e desmontado, seguido de uma verificação de integridade:
- molas;
- selos;
- membranas;
- argolas
As suspeitas sobre a inoperabilidade da válvula de três vias, neste caso, podem ser confirmadas ligando a caldeira a gás em modo de teste. Se ao mesmo tempo houver violação da distribuição térmica ao longo dos circuitos de trabalho do sistema, 90% da válvula não funciona corretamente.
Passo #2 – verificando o mecanismo de distribuição de threads
O mecanismo do dispositivo pode desgastar-se à medida que é utilizado. Além disso, ao transportar refrigerante, é comum que vários detritos, depósitos, etc. se acumulem no sistema.
Tudo isso pode bloquear o funcionamento do dispositivo. Portanto, antes de tudo, é necessário visualmente verificando todas as peças disponíveis.
Em seguida é executado verificando o movimento normal da haste do diafragma. Via de regra, quando em condições de funcionamento, a haste se move suavemente, com alguma tensão.A exatidão do curso pode ser verificada exercendo uma leve força na parte final da haste (saída do atuador), que sai pelo orifício na cápsula do corpo da válvula.
Se não houver fatores de cunha no curso da haste ao longo de todo o comprimento e a haste retornar independentemente à sua posição original a partir do ponto de parada, então esta parte do quadro está operacional.
Finalmente, elementos de vedação são verificados – bola ou membrana, dependendo do desenho. Embora os defeitos nas membranas de vedação de borracha geralmente apareçam na forma de rasgos, as vedações esféricas podem ficar deformadas com o tempo. O fator de deformação leva à perda de vedação completa e, consequentemente, o algoritmo de controle de fluxo do dispositivo é perturbado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Abaixo segue um vídeo útil para sua referência, que demonstra a desmontagem de um dispositivo que regula o fluxo de calor em uma caldeira a gás. Além disso, é dada a prática de desmontá-lo sozinho.
O dispositivo de distribuição descrito no vídeo é equipado com acionamento hidráulico por haste. A familiarização com esta prática de reparo o ajudará a entender como verificar dispositivos de tipo semelhante e reparar se houver defeitos.
Assim, uma válvula de três vias para uma caldeira a gás doméstica pode ser testada em praticamente qualquer projeto, independentemente do projeto individual. O ponto principal é determinar corretamente com qual acionamento o quadro da caldeira a gás é utilizado. Informações sobre esse assunto podem ser obtidas na documentação do equipamento ou com base nos exemplos de demonstração do inversor neste artigo.
Você tem informações úteis sobre o tópico discutido acima e deseja compartilhá-las com outros usuários? Escreva suas observações e comentários no bloco abaixo, adicione fotos, deixe suas recomendações - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Pergunta: porque é que a pressão no sistema de abastecimento de água aumenta quando a caldeira Viland 282 3-5 está a funcionar em modo AQS. A pressão começa a subir a temperaturas superiores a 70 graus e pode atingir valores limites em T = 85.