Como fazer um dobrador de cachimbo com as próprias mãos: exemplos dos melhores produtos caseiros
A vontade de equipar uma casa de campo e um terreno dita a necessidade de um máximo de ferramentas.Ao instalar canos de água, construir uma estufa ou instalar estruturas em arco, você não pode prescindir de um bom dobrador de canos. Seu custo nas lojas é medido em centenas de dólares, por isso é melhor fazer você mesmo essa ferramenta.
Nós lhe diremos como fazer um dobrador de tubos com suas próprias mãos. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente os projetos testados na prática e fornece instruções passo a passo para montagem. Levando em consideração nossas dicas, você poderá construir uma excelente ferramenta para sua casa.
O conteúdo do artigo:
Tipos de dobradores de tubos disponíveis no mercado
Dobradores de tubos são estruturas mecânicas ou hidráulicas que ajudam a dobrar tubos metálicos, cantoneiras, hastes e aço perfilado sem perturbar a estrutura interna do produto. As ferramentas manuais são usadas principalmente para formar curvas em um só lugar, enquanto máquinas grandes podem alterar a forma dos tubos ao longo de todo o comprimento de uma só vez.
Com base no princípio de operação, os seguintes tipos de dobradores de tubos podem ser distinguidos:
- Mecânico com força manual direta. São utilizados no trabalho com tubos de pequenos diâmetros, cuja deformação requer a força de uma pessoa.
- Com acionamento hidráulico. Principalmente essas ferramentas são feitas como uma besta e são projetadas para formar uma curva local.
- Com mecanismo de catraca.Os dobradores de tubos deste tipo usam força manual, mas permitem registrar o nível de deformação alcançado após cada pressão do cabo da ferramenta.
- Máquinas acionadas eletricamente. O motor elétrico facilita muito o processo de deformação do tubo, mas também aumenta significativamente o custo da ferramenta.
Os recursos de trabalho com alguns tipos são discutidos abaixo:
Estruturalmente, os dobradores de tubos podem ser divididos em 2 tipos:
- raio;
- besta
No primeiro caso, o tubo é dobrado em torno de um segmento de gabarito de determinado diâmetro e, no segundo, é espremido com uma sapata entre dois postes de suporte.
Ao fazer um dobrador de tubos por conta própria, os artesãos geralmente contam com modelos de ferramentas existentes que comprovaram sua simplicidade e eficácia. Ao montar um dobrador de tubos em casa, seu design é muito influenciado pelos materiais disponíveis com os quais a ferramenta será feita.
A presença de um dobrador de tubos entre as ferramentas do artesão doméstico permitirá que você faça muitas estruturas úteis e móveis de jardim com suas próprias mãos:
Ferramentas necessárias para montagem
Você não conseguirá fazer um bom dobrador de tubos com martelo, chave de fenda e parafusos.
No mínimo, ao fazer esta ferramenta você precisará de:
- máquina de solda;
- Búlgaro;
- torno;
- furar.
Mas a parte principal da montagem de um dobrador de tubos continua sendo um desenho preciso, sem o qual você não deveria nem iniciar o trabalho de montagem. Ao fazer um dobrador de tubos, você não pode prescindir de ferramentas domésticas gerais.
Naturalmente, não é necessário adquirir um torno e uma máquina de solda. Para transformar várias peças a partir de blanks e soldá-las, você pode entrar em contato com seus amigos ou com uma oficina que produz produtos forjados. Por uma pequena taxa, eles o ajudarão rapidamente a fazer tudo o que você precisa.
Como fazer um dobrador de cachimbo caracol?
Fazer seu próprio dobrador de tubos em voluta pode parecer difícil.Na verdade, este dispositivo não é mais difícil de montar do que um dobrador de tubos rolantes. O processo difere apenas nas peças utilizadas e no tempo de montagem.
Um dobrador de tubos em voluta permite dobrar um perfil em todo o seu comprimento de uma só vez, e não apenas em um lugar. Por esta propriedade, ganhou popularidade entre os instaladores.
Materiais e ferramentas necessários
Como o dobrador de rolos descrito não possui um diâmetro de trabalho específico e pode ser feito de qualquer material disponível, os materiais propostos não conterão tamanhos de peças específicos. A espessura de todos os elementos estruturais metálicos deve ser de 4, ou preferencialmente 5 mm.
Para fazer um dobrador de tubos você precisará de:
- Canal – 1 metro.
- Chapa de ferro.
- Três eixos.
- Duas estrelas.
- Corrente metálica.
- Seis rolamentos.
- Tubo metálico de 0,5 polegadas para fabricação de portões - 2 metros.
- Bucha com rosca interna.
- Parafuso de pressão.
É dada especial atenção às dimensões das rodas dentadas, eixos e rolamentos, que devem corresponder entre si. As rodas dentadas podem ser retiradas de bicicletas antigas, mas devem ser absolutamente do mesmo tamanho.
Antes de selecionar e adquirir todos os materiais, é necessário fazer um desenho com uma representação esquemática de todos os elementos estruturais, para não adquiri-los adicionalmente durante o processo de fabricação do dobrador de tubos.
Processo de montagem do dobrador de tubo de rolagem
A montagem de qualquer equipamento começa com a elaboração de um desenho diagrama.
Depois disso, você pode prosseguir para os principais processos de trabalho, que são demonstrados nas instruções fotográficas:
- Solde a base da ferramenta a partir de dois canais paralelos. Se desejar, você pode simplesmente usar uma placa de metal com 5 mm de espessura ou um canal largo.
- Coloque rolamentos nos eixos e solde duas dessas estruturas na base. É aconselhável limitar os eixos com tiras metálicas ou colocá-los na cavidade interna dos canais.
- Coloque as rodas dentadas e solde-as, esticando primeiro a corrente entre elas.
- Corte e solde as guias laterais do mecanismo de fixação à base.
- Coloque os rolamentos no eixo de pressão e monte a estrutura da prensa com batentes laterais de tiras ou canais.
- Faça uma base para a bucha e solde-a na placa. Aparafuse o parafuso de fixação.
- Solde na borda superior do parafuso de fixação e no eixo de transmissão da comporta do tubo.
- Lubrifique os rolamentos com óleo de máquina.
Algumas dicas úteis:
Depois conjuntos de dobrador de tubos e seus testes, pode-se pintar a estrutura com tinta anticorrosiva para melhor preservação das costuras de soldagem. Para aumentar a facilidade de uso, uma mola é adicionalmente fixada nas guias para retornar a prensa à posição superior.
Fazendo um modelo de rolo manual
A confecção de um dobrador de tubos manual com as próprias mãos é feita apenas com peças de aço, sem o uso de dispositivos mecânicos especiais. Este dispositivo foi projetado para flexão local de tubos. A força manual direta é usada para deformar o perfil, portanto o dobrador de tubos deve ser equipado com uma alavanca longa e forte.
A seguir, consideraremos o processo de fabricação de um dobrador de tubos de dois rolos preso a uma estrutura de suporte. Os tamanhos das ferramentas podem diferir dos sugeridos, dependendo das necessidades e dos materiais.
Materiais e ferramentas necessários
A deformação do tubo é um processo trabalhoso que requer materiais bons e duráveis, caso contrário, em vez do perfil, a própria ferramenta de trabalho pode ser dobrada.
Para fazer um dobrador radial manual mecânico de tubos você precisará de:
- Máquina de solda.
- Dois rolos feitos de aço durável (por exemplo, grau 1045) que foram pré-torneados. O diâmetro do maior é 100 mm e o menor é 60 mm. Ambos têm 35 mm de espessura e um raio de cavidade externa de 0,5 polegada.
- Tubo de aço com diâmetro de pelo menos 1,5 polegadas e parede espessa (mínimo 3 mm).Servirá como alavanca, portanto seu comprimento mínimo é de 1,5 metros.
- Quatro tiras de aço de 15 x 6 cm e 4-5 mm de espessura para fixar a base do dobrador de tubos em um torno, apoiar o tubo e fazer uma alça. Você também precisará de 20-25 cm de chapa de aço com largura de 60 mm e espessura de 3 mm.
- Dois parafusos: o primeiro tem 0,75" de diâmetro e 60 mm de comprimento para o rolo grande, e o segundo tem 0,5" de diâmetro e 40 mm de comprimento para o rolo pequeno.
- Chapa de aço 300 x 300 mm e espessura mínima de 3 mm.
- Torno.
Durante o processo de trabalho, você também pode precisar de outras ferramentas domésticas em geral: martelo, limas, lixa, régua, etc. Os rolos acima são projetados exclusivamente para tubos com diâmetro de 1 polegada, mas ao eliminar o recesso circunferencial deles, você pode obter uma ferramenta universal para dobrar um perfil de metal.
Processo de fabricação de dobrador de tubos
Quando todas as peças e ferramentas necessárias estiverem reunidas em um só lugar, você poderá prosseguir diretamente para a fabricação de um dobrador de tubos:
- Prepare um desenho marcando a localização dos elementos principais.
- Verifique a compatibilidade dos furos dos roletes com o diâmetro dos parafusos.
- Faça dois furos em duas tiras de metal com diâmetro de 0,5 e 0,75 polegadas. A distância entre os eixos dos furos deve ser de exatamente 80 mm (soma dos raios de ambos os rolos).
- Faça um furo de 0,75 polegadas no centro da estrutura de suporte. Insira o parafuso correspondente nele sem projetá-lo no verso. Solde o parafuso na placa de metal.
- Pegue placas de metal perfuradas medindo 15x6 cm, um parafuso de 0,5 polegada, um rolo menor, uma tira de aço 35 x 60 mm e solde-os em uma estrutura no formato da letra “P”, após inserir o parafuso com o rolo ligado nos furos correspondentes.
- Solde as extremidades do parafuso nas tiras de metal. Você deve pegar uma espécie de lança com um furo de diâmetro maior próximo à borda aberta.
- Um cabo de tubo precisa ser soldado à base da lança resultante.
- Solde a tira de suporte do tubo na estrutura de metal. A distância da linha da tira ao eixo central do parafuso deve ser igual ao raio do rolo grande mais 0,5 polegadas.
- Solde uma tira de 15 x 6 cm na parte inferior da moldura para fixação em torno.
- Insira um rolo grande no estilingue, coloque a estrutura no parafuso central e aparafuse a porca por cima.
- Fixe o dobrador de tubos num torno e faça os primeiros testes.
Nuances importantes de fabricação:
O ponto fraco de toda a estrutura resultante são as costuras de soldagem, por isso atenção especial é dada a elas durante o processo de fabricação do dobrador de tubos.
Dobrador de tubos de rolo de cubos de automóveis
Outro dobrador de tubos exclusivo de artesãos é uma ferramenta montada a partir de um perfil de metal e cubos de carro. Seu design é maciço e simples, o que permite não se preocupar com quebras durante a operação.
O processo de fabricação desse dobrador de tubos é o seguinte. Dois cubos de automóvel com junta de direção ou eixos usinados são aparafusados ou soldados à estrutura para que possam girar em torno de seu eixo.
Entre os cubos existe um canal guia fixo, que pode ser soldado em dois cantos. Dentro da estrutura guia existe um canal menor, em uma das bordas do qual é soldado um terceiro cubo com eixo rotativo, e na segunda - uma porca ou bucha roscada para o parafuso de fixação.
Ao longo das bordas do canal guia, são soldadas tiras ou cantos para limitar os movimentos verticais da parte móvel da estrutura. A borda da ranhura principal é coberta por uma folha de metal com furo para o parafuso de fixação. Do outro lado da placa, uma maçaneta é soldada ao parafuso.
O resultado é um dobrador de tubos com força de fixação local. Se você aparafusar uma alça de rotação na parte superior do cubo móvel, com a ajuda dessa ferramenta será possível dobrar o perfil em todo o seu comprimento.
O dobrador de tubos considerado é uma ferramenta poderosa e versátil que pode ser montada com um custo mínimo, pois cubos antigos podem ser adquiridos em oficinas mecânicas pelo preço da sucata.
Fabricando um dobrador de tubos
Um dobrador de tubos é a ferramenta mais básica para deformar perfis e tubos metálicos, que você mesmo pode construir.
Para fazer isso você precisará dos seguintes produtos:
- roubo de automóvel;
- dois canais com 100 mm de largura e 60 cm de comprimento;
- quatro cantos com lados de 50 mm e comprimento de 40 cm;
- cama base;
- dois rolos em forma de ampulheta com furos centrais passantes;
- 2 parafusos para fixação dos roletes;
- fixação semicircular para macaco com reentrância interna.
Se a aquisição de matérias-primas e o processo de montagem lhe parecerem trabalhosos desnecessariamente, então dobrador de tubos hidráulico É melhor comprá-lo pronto. Nosso artigo recomendado apresentará as regras para a escolha do equipamento.
Para fazer um dobrador de tubos você precisa de:
- Solde quatro cantos na posição vertical à moldura.
- Nos canais, do centro para a borda, faça furos em ambas as direções para os parafusos que segurarão os roletes.
- Coloque um canal em cada dois cantos e solde. Ambos os canais devem ser voltados um para o outro com suas bases, e a distância entre eles deve ser igual ao comprimento dos rolos.
- Insira os rolos entre os canais em locais simétricos e fixe-os com parafusos.
- Coloque um acessório semicircular no parafuso de macaco e coloque a ferramenta hidráulica no centro da estrutura entre os canais.
Após a montagem da estrutura, pode-se colocar o tubo na parte inferior dos roletes e pressioná-lo no centro com um bico semicircular por meio de um macaco.
A desvantagem deste dispositivo é que ele é estático, pois não será possível girar todo o comprimento do perfil através de um dobrador de tubos.
As vantagens de um dobrador de tubos incluem baixo custo, simplicidade de design e sem necessidade de trabalho físico pesado.
Quem quiser fazer uma máquina para trabalhar com tubos perfilados encontrará muitas informações úteis no próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os materiais de vídeo apresentados ajudarão você a ver as recomendações acima para fazer dobradores de tubos caseiros em dinâmica e também apresentarão opções adicionais para montar essas ferramentas a partir de materiais improvisados.
Vídeo nº 1. Dobrador de tubo tipo rolamento:
Vídeo nº 2. Fabricando um dobrador de tubos:
Vídeo nº 3. Montagem de um dobrador de tubos a partir de cubos:
Vídeo nº 4. Fazendo um dobrador de tubos em voluta:
Os tipos de ferramentas caseiras para dobrar perfis metálicos não se limitam às opções propostas, pois você pode fazer um dobrador de tubos com as próprias mãos a partir de qualquer peça disponível na fazenda.
O principal é construir um mecanismo de fixação que empurre o tubo entre dois postes ou um sistema de rolos para deformar todo o perfil de uma só vez.
Gostaria de nos contar como fez um dobrador de tubos com as próprias mãos? Você tem uma opção de ferramenta em seu arsenal que não está descrita no artigo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, compartilhe informações úteis, fotos sobre o tema do artigo e faça perguntas.
Precisamos de um dobrador de tubos simples e funcional que possa ser montado sem torno (não tenho um).Dos propostos, gostei da opção de hubs automotivos. Vamos ver se ele consegue fazer arcos idênticos ou se o avanço será significativo.