Por que uma geladeira pode quebrar e o que fazer se isso acontecer

Por que uma geladeira pode quebrar e o que fazer se isso acontecer

Os eletrodomésticos são um atributo indispensável de qualquer casa moderna.Ao mesmo tempo, é perfeitamente possível prescindir de um equipamento, gerir a casa sem outro é difícil, mas possível. Existe um terceiro grupo de equipamentos domésticos, cuja presença em casa é obrigatória. Estamos, é claro, falando da geladeira.

Sua confiabilidade e operação ininterrupta são extremamente importantes. Afinal, qualquer avaria, mesmo que pequena, leva à deterioração dos produtos. Para que tais problemas surjam o mais raramente possível (e, em um caso ideal, nem ocorram), é importante seguir as regras operacionais e responder prontamente a quaisquer alterações no trabalho.

Modelos de compressor vs absorção vs termoelétrico

98% do mercado está repleto de modelos de compressores, cujo princípio de resfriamento se baseia na transição do refrigerante do estado líquido para o gasoso. O motor-compressor é responsável pela sua circulação no circuito de refrigeração. Os principais componentes estruturais dos refrigeradores desse tipo são também o evaporador e o condensador, bem como a tubulação capilar por onde o refrigerante se move. O algoritmo operacional é simples:

  • O vapor refrigerante é bombeado pelo compressor para o condensador, onde sob pressão o freon muda do estado gasoso para o estado líquido.
  • Depois de passar pelo condensador, o refrigerante líquido entra no tubo capilar. À medida que você se move, sua pressão diminui gradualmente.
  • Freon líquido entra no evaporador sob baixa pressão.Aqui (sob a influência do calor gerado na geladeira e/ou freezer) ele se transforma novamente em gás.
  • O ciclo é repetido até que a temperatura definida seja estabelecida na câmara. Após isso, o sensor de temperatura avisa a unidade microprocessada sobre a necessidade de desligar o motor-compressor, ou o compressor desliga o termostato (dependendo do tipo de controle).

Nos últimos anos, modelos de inversores surgiram no mercado moderno. Ao contrário dos clássicos com modo de funcionamento do compressor cíclico, nas variações inverter o compressor funciona sem paragens, conseguindo assim diversas vantagens: funcionamento silencioso, poupança de energia e melhoria da qualidade de refrigeração (a temperatura nas câmaras é mantida no mesmo nível definido sem quaisquer saltos) . O custo dos modelos com compressores inverter é 30-40% superior ao dos equipamentos com motor tradicional, mas a diferença de preço compensa rapidamente devido à eficiência.

Junto com os refrigeradores monocompressor e com um circuito de refrigeração, existem também modelos multicompressores (na versão doméstica, na maioria das vezes com dois compressores), nos quais um motor-compressor separado é responsável pelo resfriamento de cada câmara.

As unidades compressoras são as mais econômicas por 1 litro de volume resfriado. Entre as desvantagens, vale destacar a falta de mobilidade e a necessidade de eletrificação. Os modelos do tipo compressor possuem um design complexo, durante o processo de reparo requerem não apenas conhecimentos especializados, mas também ferramentas e equipamentos especializados. Ao mesmo tempo, algumas falhas menores (por exemplo, um orifício de drenagem entupido) podem ser eliminadas de forma independente.

Existem também os refrigeradores do tipo absorção, cuja participação no mercado de eletrodomésticos é de cerca de 1%. Não possuem compressor e seu princípio de funcionamento é baseado na evaporação e saturação cíclica de uma solução aquosa de amônia sob a influência do calor. A principal vantagem dos modelos de absorção é o silêncio e a capacidade de operar não só com rede elétrica, mas também com bateria ou gás. A desvantagem é a forte toxicidade e os reparos difíceis.

Nos refrigeradores termoelétricos, o resfriamento (ou aquecimento quando a polaridade é invertida) ocorre devido à passagem de corrente pelo termobloco, fazendo com que um lado do bloco aqueça enquanto o outro esfria. Este tipo não é muito utilizado devido ao fato de que a temperatura interna depende diretamente da temperatura externa, e o delta máximo é de cerca de 30 graus.

Ou seja, se no verão for +40 lá fora, dentro da geladeira será +10 na melhor das hipóteses. Apesar de estes equipamentos serem inúteis no dia a dia (em comparação com os frigoríficos tradicionais), os modelos termoelétricos tornaram-se uma excelente solução para manter os alimentos frescos, por isso são instalados em automóveis e outros veículos (quase todos os modelos são feitos em forma de um pequena caixa selada com cabo de alimentação do acendedor de cigarros).

Alguns modelos possuem um display que pode exibir um código de erro correspondente a um tipo específico de falha. Os códigos de erro ajudam a determinar prontamente o tipo de mau funcionamento, o que permite que os reparos do refrigerador sejam realizados com muito mais rapidez. Portanto, na hora de escolher os equipamentos, é melhor dar preferência aos modelos que possuem display eletrônico.

Mau funcionamento comum de refrigeradores com compressor

Vejamos os problemas mais comuns, possíveis defeitos e maneiras de corrigi-los.

Geladeira não liga

Em primeiro lugar, a coisa terrível que me vem à mente é a avaria do motor-compressor. A substituição de um compressor é um dos reparos mais difíceis e caros, que está associado tanto ao alto custo das peças de reposição quanto à complexidade dos reparos.

Mas o equipamento pode não ligar por outros motivos:

  • Falha do módulo de controle (se esta unidade estiver prevista no projeto do dispositivo).
  • Falha no sensor de temperatura.
  • Mau funcionamento do termostato.
  • Avaria do relé de proteção de partida.

Todos esses problemas podem ser resolvidos por um especialista do centro de serviços em uma hora.

Geladeira não desliga

Muitas vezes, observa-se a situação diametralmente oposta, quando o compressor funciona sem parar. Para modelos com motor linear (não inversor), isso é sinal de mau funcionamento que pode ser causado pelos seguintes motivos:

  • Vazamento de refrigerante
  • A porta não está bem fechada.
  • A vedação da porta está desgastada.
  • Instalação incorreta (perto da parede, próximo ao aquecedor).
  • Falha no sensor térmico.
  • Capilares entupidos do circuito de refrigeração.
  • Falha na unidade de controle.

Você só pode substituir a vedação da porta por conta própria e todos os outros problemas só podem ser corrigidos por meio de um centro de serviço.

O compartimento frigorífico não está esfriando

Se o compartimento frigorífico não funcionar, a causa da avaria pode ser uma avaria do compressor (para modelos de dois compressores) ou uma avaria da válvula solenóide (para modelos de um único compressor).

Outros motivos incluem mau funcionamento do módulo de controle, sensor de ar quebrado, vazamento de refrigerante e desgaste da vedação de borracha da porta. Para refrigeradores com sistema No Frost, a causa do problema pode ser uma quebra da ventoinha de resfriamento.

O freezer não congela (não funciona)

Um freezer que não funciona nem sempre é devido a um mau funcionamento. Talvez o motivo da inação seja um regime de temperatura definido incorretamente. Outro motivo é o acúmulo de grande quantidade de gelo nas paredes do freezer devido ao descongelamento prematuro. Existem também muitas falhas:

  • Falha no compressor do motor.
  • Falha do sensor de temperatura.
  • Vazamento de refrigerante.

Para refrigeradores com sistema No Frost, a causa do mau funcionamento pode ser uma quebra da válvula interruptora ou do descongelador.

Água flúi

A presença de umidade no interior do refrigerador é permitida apenas em pequena quantidade na parede posterior (estamos falando de modelos com sistema de degelo automático por gotejamento). Se você encontrar acúmulo de água embaixo das gavetas, provavelmente o sistema de drenagem está entupido.

O compressor esquenta muito

Este é um processo normal associado à liberação de calor quando a corrente é aplicada aos enrolamentos do motor. Ao mesmo tempo, se, juntamente com um forte aquecimento, forem observados sintomas acompanhantes (o compressor funciona sem desligar ou liga e desliga imediatamente, fica muito quente, mas não liga) - isso já indica a presença de um mau funcionamento. Outra razão para o superaquecimento severo é a operação inadequada. Então, o compressor começa a superaquecer se:

  • O modo super congelamento está ativado.
  • Foram servidos pratos quentes.
  • A porta da câmara não está bem fechada (o compressor entra no modo de funcionamento máximo para reduzir a temperatura, o que faz com que fique muito quente).
  • Instalação incorreta (perto de fontes de calor ou perto de uma parede).

Cheiro desagradável

Três causas principais de odor desagradável:

  1. A geladeira é nova (tem cheiro de plástico, que desaparece em algumas horas ou um dia).
  2. Existem produtos estragados dentro.
  3. Outras avarias (cheiro de fiação queimada, plástico queimado, etc.).

Você pode prevenir o aparecimento de odores desagradáveis ​​​​com a ajuda de adsorventes especiais e outros produtos profissionais.

Emite um sinal sonoro quando a porta está fechada

Os modelos modernos são equipados com uma indicação sonora (ou luminosa) que avisa se a porta não estiver bem fechada. Um alarme acompanhado de um guincho avisará o proprietário que a porta não está fechada, o que por sua vez evitará a ocorrência de problemas graves.

Mas acontece que o alarme dispara quando a porta é fechada. Isto pode ser devido ao carregamento de um grande número de produtos ao mesmo tempo. Num frigorífico novo (e após a descongelação), o sinal sonoro está associado ao aumento da temperatura.

Quando a porta é fechada, um som agudo pode alertar sobre os seguintes problemas de funcionamento:

  • Vazamento de Freon.
  • Desgaste da vedação.
  • Problemas com o compressor ou módulo de controle.
  • Falha no sensor térmico.

Um alarme sempre soará se o refrigerador não conseguir atingir a temperatura definida.

Faz muito barulho durante a operação

Antes de solucionar problemas, verifique se os parafusos de transporte foram removidos e se o refrigerador está instalado corretamente.Se o equipamento for utilizado por muito tempo, ruídos durante o funcionamento podem indicar desgaste do compressor (pistões ou anéis de pistão desgastados, causando folga em peças). Com desgaste severo, também é observada descompressão, fazendo com que, além dos sons altos, o refrigerador pare de esfriar. Outro motivo é o enfraquecimento dos amortecedores do compressor.

Muito frio

Acontece que os alimentos no compartimento frigorífico estão congelados. Se isso acontecer, primeiro você precisa prestar atenção ao regulador de temperatura. Talvez a temperatura tenha sido definida incorretamente ou o modo super congelamento tenha sido ativado.

A causa também pode ser um mau funcionamento do sensor de temperatura, que passa a enviar um sinal ao módulo de controle de que a temperatura no freezer está acima de zero, por isso o compressor começa a bombear o máximo de frio possível.

O gelo congela na parede traseira

Na maioria dos casos, isso indica falta de estanqueidade no compartimento frigorífico.

  • Razões para despressurização:
  • Desgaste da borracha de vedação das portas.
  • As portas não estão bem fechadas.
  • Há danos ao corpo.

Devido ao influxo de ar externo, o compressor passa a funcionar com mais intensidade. Isto leva não só ao aumento do consumo de energia, mas também ao desgaste prematuro do motor. Portanto, o problema não pode ser ignorado.

Reparação de equipamentos DIY

Várias pequenas avarias podem ser eliminadas de forma independente, sem a ajuda de especialistas. Pequenos problemas que o próprio usuário pode resolver. Sem recorrer ao atendimento ao cliente:

  • Substituindo uma lâmpada queimada.
  • Limpeza do sistema de drenagem.
  • Substituição da vedação das portas.
  • Vibração reduzida do compressor.

Em caso de problemas associados à desmontagem total ou parcial do equipamento, é melhor entrar em contato com um centro de serviço.

Limpeza da drenagem (geladeiras com sistema de gotejamento)

Para limpar o sistema de drenagem, use uma lâmpada médica de borracha. Água quente é puxada para dentro dele, após o que a ponta da lâmpada é inserida no orifício de drenagem (localizado na parede traseira da geladeira) e pressionada com força.

Se não for possível limpar o sistema desta forma, pegue um pedaço de fio de cobre macio, dobre uma das pontas em forma de laço e coloque-o no orifício de drenagem. Use um movimento de vaivém para empurrar a sujeira em direção ao tanque de coleta. Depois disso, é aconselhável lavar o sistema de drenagem com uma lâmpada médica.

Substituindo uma lâmpada

Substituir uma lâmpada, o que poderia ser mais fácil? Para isso, basta retirar o abajur, desparafusar a lâmpada queimada, limpar os terminais e aparafusar uma nova. O trabalho deve ser realizado com o dispositivo desenergizado.

Como substituir você mesmo a borracha de vedação

A borracha de vedação determina a estanqueidade das câmaras frigoríficas e, portanto, a qualidade do resfriamento, a durabilidade do motor-compressor e o consumo de energia. Com o tempo, a vedação racha, estica e fica danificada. Apesar da aparente simplicidade do trabalho, é preferível confiar a substituição da borracha de vedação a um especialista com as competências necessárias. Mas como o processo não requer a desmontagem da caixa, você mesmo pode cuidar disso.

Para substituir a vedação você precisará de chave de fenda, secador de cabelo, espátula, selante de silicone e solvente. Ordem de serviço:

  1. Compre um selo semelhante na loja (para isso é necessário saber o número de série e a marca da geladeira).O selante adquirido deve ser deixado dentro de casa por um dia para se adaptar ao microclima.
  2. Desligue o equipamento e retire os alimentos.
  3. Retire a borracha velha, faça-o com cuidado: se a vedação for aparafusada com parafusos auto-roscantes, será necessário desparafusá-los com uma chave de fenda ou chave de fenda. Se o selo estiver colado, deve-se retirá-lo cuidadosamente do metal e depois limpar bem a superfície com uma espátula.
  4. Instale uma nova vedação (em alguns casos, você precisará usar um secador de cabelo para encolher a borracha).

O método de fixação deve ser escolhido semelhante ao utilizado anteriormente: se o selo antigo foi colado, recomenda-se “assentar” o novo com cola “Moment” ou usar selante de silicone. Se foi inserido nas ranhuras, o novo é fixado da mesma forma.

Eliminando a vibração do compressor

Se a vibração intensa for devida ao desgaste do compressor, será necessária uma substituição completa. Este é um trabalho complexo e demorado que não pode ser feito com as próprias mãos. Você mesmo pode resolver pequenos problemas. Por exemplo, você pode eliminar a vibração da suspensão da carcaça do compressor colocando um pedaço de borracha sob os parafusos, e as vibrações decorrentes do afrouxamento da fixação dos amortecedores do compressor são eliminadas apertando essas fixações.

Quais problemas de funcionamento exigem o contato com um centro de serviço?

Se a solução de problemas exigir a desmontagem do refrigerador, é melhor entrar em contato com um centro de serviço. Especialistas qualificados possuem não apenas o conhecimento, as habilidades e a experiência necessários, mas também ferramentas e componentes especiais. Sem equipamento especial, é impossível realizar reparos independentes. Isto não só pode piorar os danos, mas também pode ser perigoso.

Falhas graves incluem:

  • Vazamento de refrigerante.Esta é uma das avarias mais difíceis, que nem todos os especialistas se comprometem a eliminar. Em muitos casos, se houver vazamento de refrigerante com inchaço na parede traseira do refrigerador, os reparos serão impraticáveis.
  • Mau funcionamento do módulo de controle. Em alguns casos, a avaria pode ser eliminada soldando novamente a placa e, em alguns casos, será necessária a substituição total ou parcial do módulo.
  • Danos ao termostato e aos sensores de temperatura.
  • Falha no compressor.
  • Problemas com o sistema No Frost.

A conformidade com as regras operacionais é a chave para uma operação sem problemas

Não importa quão confiável seja o equipamento, mais cedo ou mais tarde ele falhará por vários motivos. Além disso, 90% de todas as avarias ocorrem por culpa dos utilizadores devido a violações das regras de funcionamento. Por exemplo, se você não fechar completamente a porta da geladeira ou mantê-la aberta por muito tempo, o ar quente entra na câmara.

Por sua vez, isso leva a um aumento no tempo de operação do motor-compressor, aumenta a carga sobre ele, o que contribui para o seu desgaste prematuro e aumenta o consumo de energia. Situação semelhante, quando o motor-compressor funciona sem parar, é observada se o refrigerador for instalado próximo à parede ou mesmo próximo ao fogão ou radiador de aquecimento.

Acontece que surgem avarias durante a fase de transporte. Lembre-se que os fabricantes recomendam transportar o equipamento na posição vertical. Isso ajudará a evitar que o óleo entre no circuito de resfriamento e, como resultado, obstrua a tubulação capilar.

A operação prolongada em baixa tensão é a principal causa de falha da parte elétrica do motor-compressor. O uso de um estabilizador de tensão ajudará a proteger contra imperfeições nas redes elétricas domésticas.

O vazamento de Freon é uma das falhas mais comuns. E um dos motivos pelos quais isso pode ocorrer é o uso de objetos pontiagudos para lascar o gelo no descongelamento do freezer - isso é estritamente proibido.

Lembre-se de que seguir as regras de operação especificadas nas instruções, o manuseio cuidadoso e a manutenção do dispositivo limpo permitirão manter o funcionamento confiável e sem problemas do equipamento por muitos anos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica