Como abrir uma porta interna sem chave: as melhores formas de abrir uma porta batida

De repente você se encontra diante de uma porta batida na sala ao lado e percebe que não consegue abri-la? E não importa o que causou isso - uma corrente de ar, os truques de um animal de estimação querido ou sua própria negligência. O primeiro pensamento na minha cabeça é como abrir uma porta interna sem chave.

Concordo, mesmo que você nunca tenha passado por tal situação, ninguém está imune a isso, e o conhecimento de como abrir rapidamente uma porta interna nunca será supérfluo. Em nosso material, veremos maneiras eficazes de abrir portas internas em diversos casos.

Pode haver muitas situações de porta batida e os mecanismos de travamento também são diferentes. Portanto, as soluções são significativamente diferentes umas das outras. Esperamos que os conhecimentos adquiridos sejam úteis e que você não precise derrubar portas ou ligar para o Ministério de Situações de Emergência - tudo pode ser feito de forma rápida e fácil com suas próprias mãos.

Métodos para abrir portas sem chave

O método de abertura de uma porta interna depende de muitos fatores. Claro, você pode simplesmente arrancar a folha da porta e resolver o problema rapidamente. Consideraremos este método, mas no final, como um método radical que requer uma solução imediata para o problema.

Agora vamos conhecer os diversos fatores, tipos de fechaduras e possíveis métodos de abertura de portas.Como você pode escolher o melhor método e quais métodos são mais eficazes?

A escolha é influenciada pelos seguintes fatores:

  • tipo de bloqueio;
  • motivo do travamento: lingueta afundada, falha do mecanismo do botão, chave deixada no buraco da fechadura;
  • encontrar uma porta relativamente fechada;
  • ter um limite de tempo para resolver o problema.

Vamos considerar maneiras de abrir uma porta interna, levando em consideração os fatores acima e tentar oferecer as melhores maneiras de resolver o problema em uma variedade de situações.

chave quebrada
Uma chave quebrada ou uma porta simplesmente batida é um incômodo que sempre pode ser resolvido se você abordar o problema corretamente

Opção nº 1 - deslocamento da trava

Na maioria das vezes, as portas internas são equipadas com uma maçaneta rotativa ou de pressão. Solução conveniente e simples. É o mais comum. Mas as alças podem ser completamente diferentes e os princípios de operação podem diferir significativamente.

Ao escolher um método de abertura, a localização em relação à porta desempenha um papel importante. Além disso, a abertura também pode ser complicada pelo fato de haver uma chave deixada no buraco da fechadura, que pode ser uma rolha. Vejamos cada caso com mais detalhes.

Sem chave no buraco da fechadura

Travar a alça é a opção mais fácil em termos de abertura. Mas aqui existem algumas pequenas nuances: tudo depende de que lado está localizado o trinco ou de que lado da porta você está.

Existe sempre uma folga mínima entre o caixilho e a folha da porta.

Se você estiver do lado da parte chanfrada da trava, a maneira mais fácil de resolver o problema é simplesmente inserir qualquer objeto fino na abertura:

  • tesoura;
  • lixa de unha;
  • Chave de fenda;
  • cartão bancário de plástico.

Basta puxar um pouco a porta e pressionar gradativamente a trava com o objeto selecionado. Normalmente, 20 a 30 segundos são suficientes para a porta abrir.

Deslocamento de trava
Se você estiver do lado da parte chanfrada da trava, puxando levemente a porta, você pode tentar pressioná-la com qualquer objeto, mesmo que não muito duro, que passe livremente pelo espaço entre a folha da porta e a moldura

Se a parte chanfrada da trava estiver no lado oposto, você terá que mexer um pouco mais. Todas as ações são realizadas na mesma ordem, com a única diferença que a trava deve ser movimentada gradativamente, em várias etapas.

Um cartão bancário não funcionará para isso, você só precisa de um objeto rígido. Após cada deslocamento da trava, você precisa pressioná-la com a porta e mover o objeto 1-2 mm - até que a folga seja suficiente. Desta forma, a trava pode ser retraída completamente em algumas vezes.

Com a chave na fechadura

Se estamos falando de uma alça simples e não de uma fechadura complexa, você pode tentar empurrar a chave para fora do buraco da fechadura usando um objeto fino e pontiagudo - um clipe de papel não dobrado ou uma tesoura aberta de um conjunto de manicure. Mas este método só é adequado se estivermos falando de trava e não de problemas com a fechadura.

Chave na fechadura
Se houver uma chave deixada no buraco da fechadura na parte de trás de uma porta batida, você pode empurrá-la para fora usando um objeto pontiagudo - uma agulha de tricô, uma tesoura de unha, uma lixa de unha ou um clipe de papel comum.

Algumas fechaduras possuem um plugue que parece um botão. Neste caso, você pode agarrá-lo com um alicate e girá-lo, a trava com certeza se moverá.

Opção #2 – porta com fechadura

Há casos em que mecanismos de travamento de cilindro ou alavanca são instalados em portas internas.Aqui é um pouco mais complicado, há até uma chance de você não conseguir lidar facilmente com um castelo assim.

Mas ainda existem várias maneiras. Se o tempo permitir, você pode tentar de tudo e tentar abrir a fechadura com o mínimo de danos. Pode parecer primitivo, mas às vezes funciona. Basta dar um bom puxão na porta e, nas fechaduras simples, os ferrolhos saltam sozinhos. Mas isso é mais um acidente feliz.

Opção nº 3 – através do cilindro da fechadura

Se a fechadura não for nova, mas já projetada, você pode tentar usar uma chave semelhante ou um objeto fino e pontiagudo como chave mestra. Às vezes isso funciona e é possível girar a chave ou chave mestra na fechadura, movendo assim a trava ou os ferrolhos.

Se o método com chave e chave mestra não trouxer resultados, você pode tentar remover o bloqueio. Para fazer isso, desparafuse todos os parafusos visíveis, remova os frisos e a alça. Tais ações abrirão o acesso ao mecanismo de bloqueio.

Acesso ao mecanismo de bloqueio
Ao desaparafusar todos os parafusos visíveis da alça ou trava, você pode ter acesso ao mecanismo de travamento, que pode então ser movido usando a ferramenta disponível como alavanca.

Você precisa inserir uma alavanca no orifício aberto; uma chave de fenda é melhor para isso. Você terá que aplicar alguma força se a fechadura não estiver equipada com fechadura. Muitas vezes é possível girá-lo e, assim, devolver as travessas ao seu lugar.

Métodos radicais ou métodos de força bruta

Se todos os métodos experimentados não trouxerem os resultados desejados, resta arrombar a fechadura ou desmontar a porta. Aqui você precisa partir da situação específica e se orientar pelo que causará menos danos.

Primeiro você precisa examinar cuidadosamente as dobradiças da porta, avaliar seu design e método de instalação. Você já conhece o espaço entre a moldura e a folha da porta, pois já tentou mover a trava ou mover os ferrolhos.

Desmontando as dobradiças
Se o design das dobradiças permitir, você pode simplesmente desapertar uma lâmina ou retirar o cilindro da dobradiça

Ao final, pode ser necessário avaliar a resistência da estrutura, é possível que a força bruta consiga trazer o resultado desejado.

Corte de travas e parafusos

Se houver uma folga suficiente entre a folha da porta e a moldura, você pode tentar cortar a lingueta afundada ou as travessas. Você precisa trabalhar com cuidado e usar uma rebarbadora. Recomendamos que você leia regras para trabalhar com uma rebarbadora.

Se você conseguir fazer tudo com a maior precisão possível, a pintura ficará apenas levemente danificada pela ação das faíscas.

Se a folga não permitir o corte das travessas, preste atenção nas dobradiças da porta. O método de remoção da folha da porta dos toldos depende do seu desenho. Se forem utilizadas dobradiças tipo cartão ou semelhantes, basta desapertar os parafusos, soltar um dos lados da folha da porta e desmontá-la.

Removendo dobradiças de porta

É ideal se você puder limitar-se à simples desmontagem, mas isso é simplesmente impossível se forem usadas dobradiças ocultas. Neste caso, também não resta mais nada a não ser cortar as alças com uma retificadora.

Você precisa observar no local como o loop está instalado. Você pode cortar os laços superior e inferior ao longo de todo o comprimento da placa. Se as dobradiças ficarem um pouco salientes, você pode colar uma folha de papel na porta e cortar os cilindros das dobradiças. Desta forma, o revestimento decorativo da folha da porta será preservado.

Como derrubar uma porta?

Existe outra maneira simples e eficaz de usar a força bruta. Se a porta abrir para dentro, você pode simplesmente derrubá-la com um golpe forte. É claro que a moldura da porta ficará danificada, mas existem muitos métodos para restaurá-la.

Derrubando portas
Se nenhum dos métodos der resultado ou, devido à situação atual, for urgente abrir a porta, resta apenas derrubar a porta

Geralmente a porta é arrombada. Isso causa a menor quantidade de dano. Não se deve usar ferramentas de impacto, como um martelo, pois elas, é claro, darão conta da tarefa, mas podem levar ao fato de que você simplesmente terá que trocar a folha da porta.

Medidas para prevenir tal situação

Situações em que a fechadura quebra podem ser evitadas. Se não for garantido e 100%, certamente será minimizado.

Sim, existem vários outros pontos que podem ser levados em consideração na hora de instalar uma fechadura para facilitar a sua desmontagem:

  • Instale fechaduras com capacidade de abertura de emergência.
  • Evite usar mecanismos complexos, a menos que seja absolutamente necessário.
  • Um molho sobressalente de chaves pode ser colocado em uma gaveta da cozinha ou do corredor.
  • Lubrificação regular das peças móveis (é melhor usar um lubrificante penetrante).
  • Substituição oportuna de fechaduras que começaram a travar.
  • Deixe um espaço entre a folha da porta e a moldura como último recurso - caso ainda precise cortar os ferrolhos ou a lingueta da trava.

Esses métodos simples o ajudarão a evitar uma situação desagradável com uma porta batida, uma fechadura quebrada ou serão úteis para resolver o problema que surgiu.

Não só a porta interna pode ser fechada, mas às vezes você simplesmente não consegue lidar com a porta da máquina de lavar bloqueada. Como abra a máquina de lavar leia nosso próximo artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

5 maneiras de abrir uma porta interna sem chave

Vimos várias maneiras de ajudar a lidar com uma porta interna batida sem usar uma chave. Qualquer porta fechada exige uma abordagem própria, deve-se sempre começar com uma inspeção, levando em consideração a complexidade do mecanismo, a presença de vãos, a resistência da estrutura e o tempo de que dispõe.

O melhor é começar com métodos mais suaves, não é verdade que os esforços serão coroados de sucesso, mas vale sempre a pena tentar. Além disso, os métodos mais simples não requerem ferramentas ou habilidades.

Esperamos que nossos conselhos sejam úteis e, se você se encontrar em uma situação em que tenha que abrir uma porta sem chave, você dará conta da tarefa.

Você já passou por uma situação em que teve que abrir uma porta sem chaves e conseguiu contornar o problema? Compartilhe sua experiência com nossos leitores através do formulário abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica