Ventilação de fornecimento de aquecimento em um apartamento: tipos de aquecedores, características de sua seleção e instalação

O sistema de ventilação é a base para um microclima favorável tanto na casa como no apartamento.A troca de ar completa, na qual o ar viciado é regularmente substituído por ar fresco, contribui para o bem-estar dos membros da família e reduz a incidência de doenças respiratórias.

No entanto, o ar da rua que entra pela válvula de abastecimento pode reduzir significativamente a temperatura ambiente e aumentar os custos de aquecimento doméstico. Nestes casos, é necessário aquecer a ventilação de insuflação do apartamento, para que a temperatura não desça abaixo dos valores desejados.

Neste material, veremos tipos populares e ergonômicos de sistemas de aquecimento de ar para fornecimento de ar, determinaremos as principais características dos aquecedores e falaremos sobre os estágios apropriados de instalação de um sistema de ventilação nos quais é apropriado instalar esses componentes.

A necessidade de fornecimento de ventilação com aquecimento

A ventilação fornecida é uma forma comprovada de garantir a troca normal de ar em um apartamento. É necessário repor o ar viciado e pesado não só na cozinha ou no banheiro: em todos os cômodos onde os moradores passam a maior parte do tempo, deve-se ter cuidado com antecedência para fornecer ar fresco da rua.

De acordo com os antigos padrões adotados na época soviética, para cada pessoa que permanece constantemente em uma sala de estar, é necessário um mínimo de 60 metros cúbicos. m de ar fresco por hora. Um indicador semelhante é relevante para um quarto ou quarto de criança.

Para uma área com ocupação periódica, por exemplo, uma sala de estar, o limite mínimo para a quantidade de ar fornecido é de 30 metros cúbicos. m/h. Os padrões europeus modernos para o desempenho do sistema de ventilação de fornecimento são mais baixos e oferecem 30 e 20 metros cúbicos. m/h por pessoa para quartos com estadias permanentes e periódicas, respectivamente.

No entanto, mesmo um fluxo reduzido de ar fresco da rua pode afetar significativamente a temperatura de todo o apartamento. As massas de ar frio aumentam a carga do sistema de aquecimento, reduzindo a sua eficiência. Como resultado, há desperdício de energia, que é gasta no aquecimento do ar resfriado.

Além disso, ficar em um ambiente com baixa temperatura do ar pode causar hipotermia e provocar o aparecimento de algumas doenças.

Molde na parede do apartamento
Uma sala fria e alta umidade devido à má ventilação são um ambiente ideal para o desenvolvimento de mofo, que não só prejudica os reparos, mas também causa danos significativos à saúde

Esses problemas podem ser resolvidos com o auxílio de um aquecedor de ar, que é instalado na ventilação de alimentação do apartamento. Para o clima doméstico, tal unidade no sistema de ventilação é uma necessidade urgente. Quando a temperatura fora da janela cai visivelmente, um elemento de aquecimento de ar será a única forma eficaz de evitar correntes de ar e manter a casa aquecida.

Um sistema de ventilação com aquecedor de ar permite compensar simultaneamente a perda de calor e saturar o clima interno com o volume necessário de massas de ar fresco.

Métodos para aquecer o ar de ventilação

Na verdade, você pode aquecer o ar que vem de fora usando diferentes métodos:

  • uso de recuperador;
  • instalação de aquecedor ou ventilador especial;
  • aplicação do princípio da reciclagem.

Esses sistemas para aquecimento do ar externo na ventilação fornecida são os mais populares entre os usuários. Vamos examiná-los com mais detalhes.

Um mecanismo bastante eficaz para reduzir a perda de calor - recuperação calor em sistemas de ventilação. O recuperador é um trocador de calor no qual o ar frio externo é aquecido devido à transferência de calor das massas de ar previamente aquecidas do apartamento, que são retiradas pelo próprio sistema de ventilação. Porém, uma desvantagem significativa dos projetos com recuperador é o seu alto custo, que nem sempre compensa rapidamente ao minimizar o custo de operação do sistema de ventilação de alimentação.

Um elemento de aquecimento, integrado na cadeia de unidades do sistema de ventilação de abastecimento, é uma forma igualmente confiável e eficaz de aquecer o ar frio da rua. Com este método, os fluxos são aquecidos no duto de ventilação, passando por um aquecedor térmico, e entram no apartamento na temperatura desejada.

Aquecimento do fornecimento de ar no apartamento
Esses sistemas de ventilação com fornecimento de ar aquecido da rua são frequentemente equipados com um termostato, que permite regular de forma independente a temperatura do ar que entra no apartamento.

A ventilação fornecida com um elemento de aquecimento é geralmente mais barata de instalar, mas o aquecimento do ar em si requer mais recursos energéticos do que o processo de troca de calor durante a recuperação.

Recirculação de ar é em muitos aspectos semelhante à recuperação, na qual o aquecimento das massas de ar ocorre devido ao calor do ar de exaustão. Contudo, se os fluxos de ar não se misturam durante a recuperação, a recirculação envolve a fusão do ar interior com o ar fresco exterior, aumentando assim a temperatura deste último.

Para integração num apartamento, o mais cómodo é um sistema de ventilação com aquecimento do ar fornecido através de uma unidade de aquecimento separada. Esses complexos são mais baratos de instalar e geralmente mais compactos.

Projeto e operação de ventilação de ar fresco

O projeto de ventilação fornecida com massas de ar aquecidas consiste em vários elos principais:

  1. Na entrada do sistema existe uma grade de entrada de ar, que possui funções decorativas e de barreira, evitando a entrada de grandes partículas de sujeira, insetos e poeira no sistema.
  2. A válvula de retenção regula o volume de ar que passa, limitando seu fluxo se necessário.
  3. Blocos com filtros purificam as massas de ar.
  4. Um aquecedor, unidade de recuperação ou recirculação aquece o ar.
  5. O ventilador direciona o fluxo, promovendo a formação do nível de tiragem necessário, após o qual o ar entra no apartamento.

Além desses elementos, o sistema pode contar com difusores que auxiliam na distribuição do ar, silenciadores e ventiladores.

Silenciador redondo para ventilação
Um supressor de ruído em um sistema de ventilação geralmente funciona para suprimir o zumbido gerado pelo próprio ventilador. Para reduzir o nível de ruído da rua que penetra no apartamento, é necessário utilizar adicionalmente materiais de isolamento acústico

Parte integrante do projeto é o isolamento térmico do canal, graças ao qual o próprio sistema e a parede onde é feito o furo para entrada e saída de ar não congelam.

Discutimos com mais detalhes o projeto e o princípio de disposição da ventilação fornecida em próximo artigo.

Tipos de aquecedores para sistemas de ventilação

Dois tipos de aquecedores de ar podem ser integrados ao sistema de aquecimento de ar na ventilação de abastecimento: água e elétrico. Vejamos seus recursos com mais detalhes.

Tipo #1 – aquecedor de água

O esquentador é mais frequentemente utilizado na ventilação central e está interligado ao sistema de aquecimento. A integração com o sistema de aquecimento permite economizar energia, pois o ar é aquecido com o refrigerante.

O bloco é um radiador com tubos contendo refrigerante. A própria superfície da tubulação possui aletas, o que aumenta a área de contato do aquecedor com as massas de ar. A troca de calor ocorre da seguinte forma: o refrigerante aquece os tubos, que transferem o calor resultante para as aletas. Este último aquece diretamente o ar.

Examinamos com mais detalhes o projeto e o princípio de operação de um aquecedor de água em esta publicação.

Aquecedor de água para ventilação
O aquecedor de água para ventilação de abastecimento é uma unidade bastante volumosa, mas sua eficiência e economia compensam totalmente seu grande tamanho

No entanto, a instalação de tal complexo custa fundos significativos e requer uma intervenção significativa nas próprias instalações, após a qual podem ser necessárias reparações. O projeto de tais sistemas de ventilação deve ser realizado por especialistas. Além dessas desvantagens, existe sempre o risco de congelamento da água no aquecedor com operação mínima do radiador.

Tipo #2 – aquecedor elétrico

O aquecedor elétrico funciona na rede elétrica e não é menos eficiente. Tal unidade aumenta ligeiramente, mas ainda aumenta o consumo de energia. No entanto, aquecer o ar com um aquecedor elétrico é a solução mais aceitável para um apartamento pequeno.

Assim como um aquecedor de água, um aquecedor elétrico pode possuir aletas para aumentar a área de contato com o ar.

Aquecedor elétrico para ventilação de fornecimento
O diagrama acima mostra a estrutura de um aquecedor elétrico.O elemento de aquecimento da unidade pode ser feito de aço inoxidável ou preto. Este último é mais suscetível à corrosão e rapidamente se torna inutilizável. Menos comumente, o elemento de aquecimento é feito de cerâmica

Além disso, os aquecedores elétricos e de água diferem em formato. Dependendo da configuração do duto de ventilação, eles podem ser redondos, quadrados ou retangulares.

Escrevemos sobre as regras para cálculo da potência de aquecedores de água e elétricos no artigo: Cálculo do aquecedor: regras para cálculo da potência das unidades hidráulicas e elétricas.

Integração do aquecedor no sistema de ventilação

É possível instalar corretamente o aquecimento necessário na entrada na fase de instalação de todo o sistema de ventilação, pois desmontar um complexo pronto para integrar uma unidade separada é um processo bastante trabalhoso. Mas para instalar um esquentador este procedimento é praticamente impossível, pois esta unidade deve estar ligada ao sistema de aquecimento do apartamento.

Para instalar um aquecedor elétrico em um sistema de ventilação pronto e funcionando, é necessário desmontar este até a unidade com ventilador, inclusive.

Projeto de sistema de ventilação com aquecimento de ar
A figura mostra um projeto esquemático de um sistema de ventilação adequado para um apartamento com aquecimento do ar externo por meio de aquecedor elétrico

O aquecedor é instalado na frente do ventilador imediatamente após os filtros.

Essa localização se deve ao fato de que no inverno o lubrificante dos mancais dos ventiladores radiais tende a engrossar, o que pode causar travamento de peças e superaquecimento do enrolamento. O elemento de aquecimento neutraliza os efeitos do frio e evita danos a uma unidade tão importante.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O vídeo abaixo fornece recomendações para a escolha da ventilação aquecida e discute as principais diferenças entre um sistema de ventilação empilhado e um monobloco:

O autor do vídeo a seguir examina as vantagens e desvantagens do sistema de ventilação e respiro, popular entre os proprietários de apartamentos:

A troca de ar e a remoção do dióxido de carbono do ambiente são a base para um microclima saudável no apartamento. A máxima circulação de ar possível pode ser alcançada usando um sistema de ventilação fornecida. O aquecimento eficaz do ar proveniente da ventilação fornecida é praticamente insubstituível no nosso clima.

Um aquecedor selecionado de forma racional permitirá economizar recursos energéticos e manter a temperatura ideal no apartamento, proporcionando ao ambiente o volume de ar fresco necessário..

Que método de aquecimento do ar fornecido você usa? Você acha que sua opção é a mais racional - compartilhe sua opinião e informações úteis sobre a instalação do aquecedor com outros usuários no bloco de comentários abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica