Características e frequência de verificação da eficiência dos sistemas de ventilação

Quaisquer edifícios, tanto residenciais como industriais, devem passar por verificações periódicas de ventilação. Isso é necessário para manter um microclima interno ideal.Vamos ver por que é importante seguir as regras e a frequência de verificação regular e oportuna da eficiência dos sistemas de ventilação.

Afinal, é preciso concordar que seguir certos requisitos documentais significa não apenas obter licenças e passar em comissão, mas também preservar a saúde das pessoas que estão no local. Como isso funciona, quais períodos de verificação existem – falaremos sobre isso e muito mais mais tarde.

Finalidade do sistema de ventilação

Para começar, vale a pena descobrir o que é sistema de ventilação, e como sua eficácia é verificada.

Um sistema de ventilação é um conjunto de equipamentos que circula e renova o ar de uma sala, mantendo um determinado microclima. Às vezes, esse processo é acompanhado de filtragem, umidificação e aquecimento do ar.

Padrão de movimento do ar
O processo de movimentação do ar através de um sistema de ventilação é mostrado no exemplo de um edifício residencial. A sala possui ar limpo com ventilação adequada

Este processo de troca de ar constante proporciona à pessoa as condições necessárias para uma atividade vital favorável e boa saúde. Uma certa temperatura, umidade necessária e pureza do ar são mantidas.

Se as instalações não cumprirem os requisitos necessários, isso pode afetar gravemente a saúde humana e levar às seguintes consequências:

  • Devido à má troca de ar, o dióxido de carbono começará a se acumular na sala.Este fenômeno pode fazer com que uma pessoa fique rapidamente cansada, facilmente sufocada, com fraqueza, dores de cabeça e outras consequências desagradáveis. Portanto, o ar deve circular constantemente e ser substituído por ar novo;
  • o mau funcionamento da ventilação pode levar à formação de alta umidade. Esse fenômeno provoca a formação de mofo e a proliferação de insetos. Por exemplo, esporos de mofo são ruins para o corpo humano;
  • A poluição pode acumular-se no espaço aéreo. Estes incluem poeira, pêlos de animais, quaisquer substâncias nocivas de origem química, etc. Tudo isso entra nos pulmões e pode prejudicar a saúde humana. Portanto, é muito importante realizar regularmente limpeza do sistema;
  • Ruído excessivo pode ocorrer devido ao funcionamento inadequado do sistema de ventilação, o que pode interferir no trabalho no escritório ou em instituições médicas. Isso ocorre quando o ventilador ou motor não funciona corretamente, bem como na ausência de isolamento acústico do sistema de ventilação;
  • problemas no funcionamento do sistema de ventilação podem afetar significativamente a perda de calor no ambiente utilizado. O ar aquecido pode escapar pelo sistema de ventilação e aumentar significativamente os custos de aquecimento;
  • Devido à contaminação da ventilação interna, pode surgir um odor desagradável. Esse fenômeno também é possível com alta umidade no ambiente, devido à propagação de fungos e mofo nas superfícies internas do sistema.

Verificar a eficiência de um sistema de ventilação é uma análise de conformidade de troca de ar padrões aceitos no projeto ou padrões sanitários e higiênicos.

Verificando o sistema de ventilação
Confie a verificação da eficiência do sistema de ventilação apenas a profissionais que abordarão cuidadosamente este processo por todos os lados

Este é um processo importante que deve ser realizado regularmente.Não só para obter determinadas licenças, mas também para preservar a saúde das pessoas.

A necessidade de tais testes é fornecer às pessoas ar limpo e de alta qualidade. Isso se aplica a todas as empresas. Se um sistema de ventilação de baixa qualidade for encontrado em uma organização industrial, existe a possibilidade de acúmulo de substâncias tóxicas ou explosivas no ar.

Isso pode levar a sérios processos destrutivos. Portanto, você deve levar a sério o sistema de ventilação e envolver apenas profissionais para este trabalho.

Objetivo de verificar os sistemas de ventilação

O objetivo fundamental da verificação do sistema de ventilação é identificar irregularidades no seu funcionamento, possíveis avarias e defeitos. Uma análise do desempenho da ventilação mostra quão bem ela lida com uma determinada carga e se proporciona ao edifício a retirada do ar interno e o fornecimento de ar externo. Além de falhas, identifica possíveis erros de cálculo na fase de projeto.

É quase impossível fazer esse trabalho sozinho. Testes de alta qualidade requerem equipamento, conhecimento e experiência especiais. Por exemplo, os sistemas de ventilação industrial são estruturas complexas entrelaçadas com eletrônica e mecânica de alta tecnologia, compostas por muitas peças.

Sistema de ventilação em uma fábrica
É mais ou menos assim que se parece um sistema de ventilação na produção industrial - consiste em muitos dutos de ar e outros elementos estruturais. Não arrisque verificar você mesmo essas estruturas complexas

Sem um especialista altamente qualificado, será difícil analisar tal sistema. Será necessária a intervenção de uma organização licenciada.

O processo de verificação do equipamento de ventilação é bastante trabalhoso, mas necessário para qualquer edifício equipado com ventilação - edifícios industriais, organizações médicas, apartamentos residenciais, lojas, escritórios.

Tipos de cheques e sua finalidade

A análise de desempenho pode ser feita de diversas maneiras. Os métodos instrumentais de verificação da eficiência dos sistemas de ventilação são considerados os principais, por serem os mais precisos.

Tais medições podem ser realizadas de qualquer uma das seguintes formas ou, se necessário, em combinação:

  1. Um método instrumental para medir parâmetros de níveis de dióxido de carbono e outras condições do ar. Realizado em ambientes internos e externos. Consiste em verificar a quantidade e qualidade dos elementos gasosos no ar
  2. Um método instrumental para medir componentes contidos no ar. Por exemplo, um estudo de aerossol do espaço aéreo em uma sala usada, que determina o nível de poluição do espaço com pequenas partículas.
  3. O teste aerodinâmico é um método que também se refere a testes instrumentais.

Os testes aerodinâmicos incluem a verificação das seguintes características básicas: pressão do ar e ar ambiente da sala; temperatura do fluxo de ar na sala; duração do movimento do anemômetro na área medida.

Verificando o equipamento de ventilação
Um especialista realiza testes instrumentais de eficiência de ventilação usando equipamentos de alta tecnologia. Este método é muito mais eficaz do que realizar uma verificação independente sem instrumentos especiais.

As medições da qualidade do ar devem ser feitas estritamente em aberturas específicas. Se a localização foi determinada incorretamente, aparece um erro nas medições e cálculos.Confie este trabalho a especialistas de confiança.

Existe também um método para verificar a eficácia da ventilação sem o uso de dispositivos especiais. A qualidade do sistema de ventilação pode ser verificada em uma folha de papel. O papel deve ser atraído pelo ar e manter a sua posição na grelha de ventilação.

Verificando a ventilação com um anemômetro
Lembre-se de que os métodos de verificação dos sistemas de ventilação sem o uso de instrumentos de alta precisão não são eficazes e muitas vezes apresentam resultados errôneos.

Se não cair por muito tempo, o funcionamento da ventilação pode ser considerado satisfatório. Mas este método não é eficaz em comparação com qualquer método instrumental.

Além disso, em grandes indústrias, ele e outros métodos alternativos de verificação da ventilação não são utilizados.

Frequência de verificação de ventilação

Por fim, chegamos ao ponto mais interessante e importante - a frequência de verificação do sistema de ventilação. Esses períodos variam dependendo da finalidade para a qual as instalações são utilizadas.

Trabalhador verificando a ventilação
Solicitações regulares e oportunas para verificar o funcionamento dos sistemas de ventilação são a chave para o bom funcionamento de qualquer empresa e para a saúde de seus funcionários

Existem atos fundamentais que determinam a frequência, natureza e essência da avaliação da eficácia dos sistemas de ventilação:

  • Lei Federal nº 52 – um documento que regulamenta as questões do bem-estar sanitário e epidemiológico dos cidadãos;
  • Padrões GOST12.4.021-75, 12.3.018-79, 12.1.005-88. Eles definem a metodologia de inspeção, parâmetros dos sistemas de ventilação e outras questões.
  • Recorte e joint ventures, que especificam as principais propriedades e qualidade do ar para diversos empreendimentos - 3.05.01-85, SP 1.1.1058-01;
  • recomendações R NOTROY 2.15.3-2011 sobre testar e ajustar a ventilação;
  • normas europeias fundamentais PT - 15251 e 13779, que indicam padrões e categorias de troca de ar aeromassa;
  • PB intersetorial, MU para controle de sistemas de ventilação industrial.

Atos jurídicos, normas e Padrões GOST, apresentados acima indicam que o controle de qualidade dos sistemas de ventilação deve ser realizado com certa frequência.

Agora vamos passar aos prazos específicos, para quem e quais estão definidos:

  • estruturas industriais que liberam diversos componentes tóxicos, explosivos e radioativos devem ser inspecionadas uma vez por mês. Isto se aplica a edifícios que trabalham com substâncias perigosas das classes 1 e 2. Em alguns casos, são estabelecidos prazos separados para tais empreendimentos perigosos;
  • Anualmente devem ser fiscalizadas as seguintes estruturas: se o empreendimento utiliza equipamentos que consomem gás natural; empreendimentos das classes A, B, C que utilizam equipamentos de ventilação; se as paredes dos dutos dos equipamentos de ventilação forem finas e entrarem em contato com ambientes aéreos perigosos; usado sistema de abastecimento e ventilação de exaustão.
  • A cada 3 anos é necessária a realização de uma vistoria se o edifício utiliza sistema de ventilação natural e artificial.

A importância de seguir as regras de fiscalização regular é citada diversas vezes no texto. Esta é uma necessidade para o funcionamento a longo prazo do edifício e para o trabalho de alta qualidade dos funcionários.

Mas tais prazos são estabelecidos para estruturas, desde que os trabalhos de comissionamento e instalação sejam realizados atendendo a todos os requisitos e tecnologias.

Gráfico de frequência de solicitação de verificação de ventilação
A frequência de solicitações de diversas organizações pode ser observada nesta figura. O principal é que as solicitações de verificação da eficiência da ventilação ocorram regularmente

Se o conjunto destas medidas de construção não tiver sido executado de forma adequada, durante o primeiro ano de operação deverá ser realizada uma inspeção mais cedo do que no devido tempo.

Durante o trabalho, a estanqueidade pode ser quebrada e, como resultado de uma instalação inadequada, podem ocorrer danos e defeitos. Para evitar uma emergência, no primeiro ano deve-se realizar previamente uma análise do funcionamento da ventilação e monitorar a eficácia da ventilação para garantir a qualidade do seu trabalho.

Quem realiza a verificação da eficiência da ventilação?

Quem contactar para obter ajuda na verificação da eficiência do sistema de ventilação está indicado nos documentos regulamentares. Vamos dar uma olhada mais de perto no que essas ou outras entradas significam.

Se os documentos regulamentares indicarem que a inspeção é realizada por uma organização licenciada, será necessária a permissão desta organização - esta é a confirmação da permissão para realizar os trabalhos necessários em conformidade com as normas.

Laboratório credenciado
Caso os documentos se refiram à necessidade de credenciamento, será necessário um laboratório credenciado para verificação dos equipamentos de ventilação

Se não houver instruções específicas, muitas vezes é adequado que muitos objetos realizem trabalhos por um empresário individual.

Como prolongar a vida útil da ventilação?

Existem várias dicas sobre como aumentar a vida útil do sistema de ventilação e aumentar a eficiência do uso deste projeto.

Aqui estão algumas regras para ajudá-lo com isso:

  • se você usar o controle eletrônico de velocidade do ventilador, isso economizará de 20 a 30% de eletricidade;
  • O sistema de ventilação não precisa ser operado em plena capacidade em todos os casos. Para evitar falhas rápidas, consulte um especialista no assunto;
  • A utilização de motor EC no sistema de ventilação reduz o consumo de energia em 50%. Esses motores são especialmente projetados para sistemas de ventilação;
  • uso recuperador. Trata-se de um dispositivo que aquece o ar, o chamado trocador de calor. Graças a ele, você pode aquecer o ambiente durante o período de frio, economizando dinheiro em aquecimento;
  • Certifique-se de que seu sistema de ventilação filtre o ar que entra. Isto reduzirá significativamente o seu nível de poluição. Se você negligenciar a limpeza adicional, as superfícies entupidas dos aquecedores reduzirão o nível de transferência de calor em 10-20%.

Imagine só, ao aplicar estas recomendações poderá obter enormes poupanças, o que terá um impacto positivo na sua empresa.

Equipamento de teste de ventilação
Se esses truques forem aplicados logo no início, não só prolongará a vida útil do equipamento de ventilação, mas também economizará seu dinheiro.

Algumas dessas dicas proporcionarão aos seus funcionários um ambiente aéreo propício para um bom desempenho.

E o que poderia ser mais importante para a produção industrial e os edifícios de escritórios do que a elevada produtividade do trabalho?

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este vídeo irá ajudá-lo a se familiarizar com o princípio de funcionamento do sistema de ventilação:

A necessidade de inspeção regular dos sistemas de ventilação será discutida no vídeo a seguir:

Ar purificado e fresco no edifício é possível! Siga todas as regras e recomendações listadas para o bom funcionamento do sistema de ventilação.

Isto terá um impacto positivo na sua empresa na forma de colaboradores satisfeitos, saudáveis ​​​​e eficientes, no cumprimento de todas as normas de segurança e na ordem da documentação.

Se você tiver dúvidas sobre o tema do artigo ou puder agregar informações valiosas ao material, deixe seus comentários, compartilhe sua experiência e tire dúvidas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Vladislav

    Não entendo muito bem quem tem o direito de inspecionar os sistemas de ventilação (escritórios, instalações de produção) e emitir um relatório sobre a eficiência do sistema de ventilação

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica