Ventilação em uma casa feita de painéis SIP: as melhores opções e esquemas de disposição
Se você ama mais o calor do que o frescor, ou mora em uma região fria, então uma caixa feita de painéis SIP é bastante adequada para você.Mas junto com o calor, você obtém uma casa onde o ar muitas vezes fica estagnado, o cheiro se deteriora rapidamente, muita umidade se acumula e fica abafado. Para garantir que a ventilação em uma casa feita de painéis SIP não reduza sua utilidade e seja suficientemente potente, é necessário pensar na troca de ar em diferentes condições climáticas.
Concordo, não fará mal nenhum ler sobre isso antes de começar a construir. Se você já possui uma casa assim, existe a oportunidade de melhorá-la graças às etapas sobre as quais escrevemos.
Preparamos um guia simples sobre ventilação em uma casa SIP, mas com todos os detalhes. Você poderá entender qual deles é melhor, mais simples e mais justificado. O artigo quase não contém informações gerais, exceto breves informações sobre as características do material.
O conteúdo do artigo:
Por que precisamos de painéis SIP?
A caixa feita de painéis SIP não precisa de isolamento, mas não será confortável sem uma boa ventilação. Suas paredes não permitem a passagem de quase nada. Prepare-se para o fato de que você precisará de um sistema de distribuição de ar desenvolvido. Existem três opções principais para sua organização.
O painel SIP (painel isolado estrutural ou painel isolado estrutural) é um tipo de painel sanduíche. Consiste em duas grandes placas de fios orientados (OSB) com isolamento bombeado ou colado entre elas.
SIPs são usados em construções baixas. As casas recebem boa proteção contra fatores externos. Graças à tecnologia de assentamento de madeira e aparas de alta qualidade, as paredes terão resistência mecânica suficiente.
Edifícios feitos de painéis SIP recebem muito espaço útil e isolamento térmico integrado. Eles são construídos em climas quentes e frios, em pouco tempo, graças à tecnologia de montagem simples.
Uma casa SIP, como outros edifícios de estrutura, precisa de ventilação eficaz. Devido ao facto das paredes não permitirem a boa passagem do ar, surgem condensação e humidade.
Os tubos nas casas SIP são selecionados com isolamento acústico, uma vez que os materiais e o design das paredes/pisos amplificam significativamente os sons.
Ventilação de casas feitas de painéis SIP
Em climas frios, mais umidade se condensa em um edifício feito de painéis SIP do que em outras casas. No verão, a condensação também aparece ativamente, mas principalmente apenas nas janelas. Mesmo durante o processo de projeto, você terá que traçar caminhos para dutos de ar, encontrar locais para válvulas, um bloco fornecimento e ventilação de exaustão. Quase ao mesmo tempo que para outros utilitários.
Não faria mal nenhum instalar um orifício de ventilação em cada divisão e na cozinha - tanto um exaustor como um abastecimento. O mais difícil será com a troca de ar em salas técnicas: em banheiros, cozinhas, salas sem janelas para fins utilitários.
Existem requisitos gerais para troca de ar:
- movimento constante do ar, sua renovação;
- ventilação uniforme de todos os quartos;
- eliminação de ar sujo;
- temperatura confortável;
- sem rascunhos.
Para a troca normal de ar, é necessária ventilação natural com fornecimento e exaustão de ar.Ao natural somam-se ventiladores e dutos com sopradores (janelas, dutos de ventilação com fluxo por gravidade).
A segunda questão é como fazer uma ventilação equilibrada: aumentar a ventilação convencional ou mudar a ênfase para a troca de calor ou ventiladores mecânicos movidos a eletricidade.
Opção nº 1 – esquema de ventilação aprimorado
Estamos falando de um sistema natural de alimentação e exaustão em combinação com ventilação mecânica como auxiliar.
Neste caso, são feitas condutas de exaustão separadas para cozinha, casa de banho, WC, divisões sem janelas e divisões pequenas. Os tubos são idealmente combinados em um só ao nível do último andar/sótão/sótão e passam acima do telhado através de um orifício.
Sistema de abastecimento montado a partir de um tubo na cobertura e baixado até a altura do sótão, conferindo-lhe uma posição horizontal. O canal neste nível é colocado em seu comprimento máximo. O ideal é que o cano dos dois lados chegue aos locais mais distantes da casa. Já a partir deste ramal horizontal, os canais são conduzidos para cada área residencial e, se desejado, para as técnicas.
As partes de exaustão e alimentação do sistema são combinadas em um bloco no sótão. Às vezes, um trocador de calor é instalado na unidade. Estes últimos são frequentemente utilizados como elementos de ventilação completa.
A unidade de alimentação e exaustão geralmente se parece com uma caixa com quatro furos. Os canais de alimentação e exaustão entram e saem deles. O tubo de entrada acima do bloco deve ser curvo e horizontal do lado da rua - para que o ar possa entrar com mais facilidade.
Para limpar a massa de ar, não custa nada instalar um filtro.Eles tentam manter o canal de exaustão de ar o mais reto possível do bloco até o espaço acima do telhado.
Os ramais dos principais canais de abastecimento e remoção de ar conduzem às partes superiores das instalações. Válvulas controladas são instaladas nas extremidades dos caminhos de alimentação. Os dutos de exaustão são cobertos por escotilhas de treliça e estão localizados o mais longe possível das aberturas de entrada.
As salas com má circulação estão equipadas com ventiladores portáteis. Na cozinha, um exaustor mecânico é colocado acima do fogão, e o duto de ar deste aparelho é direcionado para a rua. Você pode fazer isso em uma casa particular.
Todo este sistema é complementado com ventiladores passivos. Os dispositivos operam em dois modos. A alimentação e a exaustão operam devido à diferença de pressão. Existe também a ventilação através, que é organizada por dois desses dispositivos.
Opção nº 2 – usar dispositivos mecânicos
Os poços de ventilação fornecidos ficam obstruídos com o tempo. Levando isso em conta, podemos seguir um caminho diferente. Vamos adicionar superalimentadores que operam a partir de uma fonte de energia. Vamos calcular sua potência para que possam realizar suas tarefas sem a ajuda da troca de ar natural.
Instalar ventilação mecânica em uma casa feita de painéis SIP não será mais fácil do que instalar ventilação natural.
Uma boa ventilação mecânica consiste em:
- vários dutos de exaustão independentes;
- fornecimento de ventiladores;
- válvulas de diferentes tipos.
Vamos começar com o sistema de escapamento. Os ventiladores mecânicos podem ser instalados em tubos prontos ou separados com capacidade de implementar um padrão mais eficiente.Fazemos pelo menos 2-3 saídas de exaustão no telhado.
No interior da casa baixamos os canais para a casa de banho, WC, cozinha, cave. Deve-se dar preferência a um sistema com ventiladores nas entradas e nas coifas.
Organizamos a entrada através de ventiladores de parede. Vamos colocá-los nas paredes externas, um por cômodo, e no porão - dois em lados opostos. Em divisões sem paredes exteriores disponibilizamos condutas de alimentação com saída pela cobertura.
Alguns simplesmente deixam pequenas aberturas nessas salas para permitir a entrada de ar externo. Essas passagens são fechadas com tampões.
Existem dois tipos de ventiladores de alimentação para paredes:
- para instalação na parede;
- para instalação em paredes grossas.
Eles são instalados por dentro, ou seja, dentro de casa.
Inesquecivelmente válvulas de parede três tipos, incluindo alimentação e exaustão mistas. Nós os colocamos onde se espera que a troca de ar seja mais fraca. Na cozinha acrescentamos uma válvula ao perfil da janela com vidro duplo. Este tipo de ventilador de janela fornece microventilação poderosa. Tornamos o exaustor autónomo e equipamo-lo com filtro de adsorção.
Se necessário, adicione um ventilador de alimentação e exaustão em uma janela ou parede. O dispositivo é mais adequado para cozinhas. Podemos desativá-lo a qualquer momento, mas em tempo frio o aparelho deverá ser desligado. O sistema não é adequado para ventilação sem outros dispositivos.
Opção nº 3 - ventilação com recuperação
Também existe a opção com ventilação de alta potência e, para evitar que o ar fique muito frio, deve-se aquecê-lo de alguma forma.Leia mais sobre o que é recuperação de calor Avançar.
Eles trazem benefícios fornecer aquecedores de ar, graças ao qual é possível fornecer muito ar da rua sem perturbar o regime de temperatura. Os aparelhos funcionam com refrigeração e seus ventiladores são acionados por motor elétrico. O ar passa pelo corpo e entra quente.
O conforto térmico é alcançado de outras maneiras. Os sistemas de circulação transportam o ar de dentro para fora da casa. Lá ele se mistura com a rua. Essa massa é sugada para dentro. Quando o ar resultante chegar aos quartos, ele ficará quente e muito mais fresco. Não restarão substâncias nocivas ou odores desagradáveis.
Outra opção é um recuperador. O aparelho utiliza ar quente de diversas fontes de calor (exaustor de cozinha, etc.) ou simplesmente da sala. No trocador, o ar emite calor e depois sai, e a partir dele o ar frio da rua é aquecido. A transferência de energia térmica ocorre graças a um elemento cerâmico capaz de acumulá-la. A extremidade externa do recuperador é protegida por uma viseira contra rajadas de vento, neve e chuva.
Se a diferença de temperatura entre a sala e a rua for superior a 40 graus, o ar que entra será cerca de 5 graus mais frio que o ar que sai. A eficiência energética da casa permanecerá elevada.
Na lateral da fachada da casa, o buraco é colocado um pouco mais abaixo para que os fluxos quentes e frios circulem melhor. Os recuperadores podem ser instalados em várias salas ao mesmo tempo. Principalmente naquelas onde há acesso a parede externa, bem como em caves.
Os recuperadores possuem motor elétrico e diversas velocidades (geralmente três). No máximo, os dispositivos de média potência consomem cerca de 10 watts. Se você somar a potência de todos esses dispositivos para uma casa grande, o consumo de eletricidade será baixo. Apenas os custos iniciais serão elevados.
Consideremos a preparação de recuperadores para instalação usando o exemplo de uma unidade:
- Remova a caixa do dispositivo.
- Conectamos os fios. Basta conectá-los conforme necessário: o recuperador já deve ter adaptadores especiais. Após a instalação, conecte o dispositivo à fonte de alimentação.
- Retiramos o filtro do tubo, que estava coberto pela casca externa.
- Haverá uma linha com serifas na superfície. O mais próximo da borda da sala do recuperador indica o comprimento mínimo permitido do dispositivo.
- Levamos em consideração a espessura das paredes. Para um externo em uma casa SIP, geralmente é 124 mm, 174 ou 224 mm. Normalmente não basta que o recuperador “se esconda” completamente na parede.
- Cortamos o tubo e seguimos as marcações. Se a espessura das paredes for insuficiente, encurtamos ao longo do entalhe mais próximo da lateral da sala.
- Empurramos o filtro de volta.
- Se as paredes não forem suficientemente espessas, instalaremos simplesmente um exaustor - no local onde está instalado o permutador de calor, no interior ou no exterior da casa. Às vezes vem incluído.
Os recuperadores às vezes são instalados sem casca, mas com uma densa camada de isolamento térmico. É assim que a densidade mais alta é alcançada quando os diâmetros dos furos disponíveis não correspondem aos parâmetros do revestimento.
Se encontrar uma broca mais ou menos adequada para cortar, você mesmo pode instalar a ventilação: numa casa SIP, as paredes são fáceis de perfurar.
Se fixar o capô pelo lado de fora, mas ele não coincide com a topografia da fachada, basta recortá-lo e selá-lo com selante.
Edifícios feitos de painéis SIP retêm bem o calor, não faz sentido gastar muito no aquecimento do ar que entra. Além disso, o clima quente ocupa uma parte considerável do ano. Em termos de propriedades de isolamento térmico, um painel SIP é cinco vezes mais eficaz que a alvenaria.
Em temperaturas abaixo de 10 °C sem pré-aquecimento ainda será ruim, mas em temperaturas negativas o ar frio que entra neutralizará todo o efeito dos painéis SIP.
A tarefa é simplificada pela ventilação forçada seletiva. Partes do edifício estão excluídas do sistema de abastecimento de ar externo. Você não pode prescindir de um layout cuidadoso das salas onde o ar faz menos curvas. O sistema de abastecimento está idealmente distribuído por todas as divisões.
As válvulas são fabricadas com um tampão de ajuste no orifício. Eles são colocados a uma altura de 0,5 metros acima do piso e o local de instalação é vedado com espuma. Com um fornecimento bem organizado de outros eletrodomésticos, será necessário menos e os quartos estarão sempre frescos e quentes.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções em vídeo para instalação de dispositivos de ventilação nas dependências de uma casa feita de SIP:
Instalação da válvula de alimentação com explicações detalhadas:
Nuances para organizar a ventilação em uma casa SIP de acordo com as características de uma determinada estrutura:
Você leu sobre os pontos fortes das casas SIP e o que certamente se fará sentir. Considere aumentar a ventilação existente. Adicione dispositivos mecânicos. Faça deles as principais fontes de ar fresco se as condições do ar forem insatisfatórias.
Monte o novo sistema com alto fluxo de tráfego e grande número de mangueiras. Considere sistemas de aquecimento potentes para o ar que entra. Você pode instalá-los com o mínimo esforço.
Escreva comentários e faça perguntas. Conte-nos sobre as comodidades e desvantagens da sua casa feita com painéis SIP. Escreva o quão bem-sucedida você acha que é a ventilação. O formulário de feedback está localizado abaixo.