Como fazer uma bateria solar com as próprias mãos: métodos de montagem e instalação de um painel solar

Os hidrocarbonetos foram e continuam a ser a principal fonte de energia, mas cada vez mais a humanidade recorre a recursos renováveis ​​e ecológicos. Isso causou um interesse crescente em painéis solares e geradores.

Porém, muitos hesitam em instalar um sistema solar devido ao alto custo de equipar o complexo. Você pode baratear seus produtos se começar a criá-los você mesmo. Você duvida de suas próprias habilidades?

Diremos como fazer uma bateria solar com suas próprias mãos usando os componentes disponíveis. No artigo você encontrará todas as informações necessárias para calcular o sistema solar, selecionar os componentes do complexo, montar e instalar o fotopainel.

Prós e contras do uso de sistemas solares

Segundo as estatísticas, um adulto usa cerca de uma dúzia de dispositivos diferentes que operam na rede todos os dias. Embora a eletricidade seja considerada uma fonte de energia relativamente amiga do ambiente, isto é uma ilusão porque a sua produção utiliza recursos poluentes.

A partir deste ponto de vista, energia solar muito mais lucrativo.

Componentes de montagem painéis solares e geradores estão disponíveis para venda gratuita há muito tempo e, se desejar, qualquer pessoa pode montar um sistema. Isso exigirá algum investimento financeiro e tempo. O processo de montagem é meticuloso e requer atenção e precisão, mas o trabalho em si não exige muita mão-de-obra.

Bateria solar para residência de verão
Devido às condições climáticas de muitas regiões, não se pode esperar que haja energia solar suficiente para abastecer totalmente uma casa privada. Pode cobrir apenas 20-30% de todas as necessidades energéticas. Mas esta é uma boa solução para uma casa de verão

Vantagens de usar energia solar:

  1. Enorme potencial. O sol pode fornecer energia suficiente para satisfazer todas as necessidades humanas. É renovável e inesgotável, o que se compara favoravelmente ao carvão, aos produtos petrolíferos e ao gás natural.
  2. Disponibilidade. O sol está em toda parte - tanto nos países quentes quanto nos mais frios. É o suficiente para todas as necessidades.
  3. Amizade ambiental. Devido à crise energética total, a energia “verde” é a área mais promissora para a investigação científica e o desenvolvimento de alta tecnologia. Os painéis solares fazem o seu trabalho perfeitamente sem prejudicar o meio ambiente.
  4. Sem barulho. Os sistemas solares operam silenciosamente, o que os distingue de muitas outras fontes de energia.
  5. Econômico. A operação e manutenção de painéis solares não requerem custos especiais. Ao investir dinheiro uma vez, o proprietário pode usar o sistema por 20 a 25 anos. O principal é limpar os elementos em tempo hábil.
  6. Ampla gama de aplicações. Os painéis solares podem produzir energia suficiente para fornecer eletricidade e calor à sua casa. No entanto, esta não é a única área de aplicação. Os sistemas solares são usados ​​para dessalinizar água e até mesmo para fornecer energia a estações orbitais.

As baterias solares ainda são caras, embora já existam maneiras de economizar significativamente fabricando-as você mesmo.Todos os anos são introduzidos novos desenvolvimentos que tornam mais fácil e barata a obtenção de energia solar.

Painéis solares no telhado
Os sistemas solares não são adequados como principal fonte de energia, mas como adicional ou alternativa são uma excelente opção. Comparados aos geradores eólicos, eles são mais estáveis ​​e rentáveis

Desenvolvimento interessante - painéis solares flexíveis. Graças à sua elasticidade, a tela fotográfica é muito mais fácil de instalar - o painel “ajusta-se” ao formato do telhado ou outro suporte.

Uma das tecnologias modernas são os módulos de película fina, que são introduzidos nos materiais de construção. Também surgiram elementos de armazenamento transparentes projetados para uso em estruturas de janelas.

Este é o desenvolvimento de uma empresa japonesa Afiado. Os especialistas acreditam que num futuro próximo esses painéis solares se tornarão muitas vezes mais potentes e mais lucrativos.

Diagrama de estação solar para uma casa particular
Muitas vezes surgem problemas com o acúmulo de energia solar, porque... as baterias são caras. A única coisa que compensa até certo ponto esta desvantagem: a maioria dos aparelhos elétricos potentes estão ligados durante o dia (+)

Por razões objectivas, os sistemas solares ainda não podem substituir completamente os hidrocarbonetos, porque A obtenção e armazenamento de energia solar está associada a custos elevados, mas pode ser uma boa fonte fornecimento de energia alternativa para casa ou aparelhos elétricos individuais.

Estação solar caseira completa
Alguns proprietários decidem equipar as suas casas com estações solares, que satisfazem plenamente as suas necessidades de eletricidade. Esses investimentos compensam em 10 a 40 anos, dependendo do tipo de modelo - pronto ou caseiro

As tecnologias estão a desenvolver-se rapidamente e os painéis solares podem ser atualizados e expandidos, por isso vale a pena começar a montar sistemas adequados agora.

Uma visão geral detalhada dos tipos de painéis solares é fornecida em Este artigo.

Quais componentes são necessários e onde comprá-los

A parte principal é um fotopainel solar. Normalmente, os wafers de silício são comprados on-line e entregues na China ou nos EUA. Isto se deve ao alto preço dos componentes produzidos internamente.

O custo das placas nacionais é tão alto que é mais lucrativo fazer o pedido no eBay. Quanto aos defeitos, de 100 placas, apenas 2 a 4 são inutilizáveis. Se você pedir pratos chineses, os riscos são maiores, porque... a qualidade deixa muito a desejar. A única vantagem é o preço.

Painel solar caseiro na dacha
Um painel pronto é muito mais prático de usar, mas também três vezes mais caro, por isso é melhor procurar os componentes e montar você mesmo o aparelho

Os demais componentes podem ser adquiridos em qualquer loja de produtos elétricos. Você também precisará de solda de estanho, moldura, vidro, filme, fita adesiva e lápis de marcação.

Ao adquirir componentes, preste atenção à garantia do fabricante. Normalmente são 10 anos, em alguns casos até 20. Também é importante escolher a bateria certa. Economizar muitas vezes se transforma em problemas: durante o carregamento do dispositivo, o hidrogênio pode ser liberado, o que pode levar a uma explosão.

Recursos de cálculo da potência do sistema

Antes de comprar componentes e fazer um painel solar, calcule a potência necessária do aparelho e a capacidade da bateria.

A maneira mais fácil é usar calculadoras online localizadas em alguns sites da Internet.

Diagrama de cálculo do painel solar
A quantidade de energia declarada na ficha técnica do produto é calculada para condições ideais. É impossível navegar neles, pois os aparelhos funcionam de forma diferente dependendo da época do ano e do dia. As perdas de energia ocorrem constantemente, incl. em baterias, inversor (+)

O indicador mais importante que deverá ser levado em consideração é a quantidade média mensal de energia consumida. Pode ser determinado pelo contador.

Você também deve levar em consideração os recursos operacionais dos próprios painéis solares. Eles são capazes de fornecer potência máxima apenas sob céu limpo, e o ângulo de incidência dos raios solares deve ser direto.

Se o tempo estiver nublado ou o ângulo de incidência dos raios for muito acentuado, a carga da bateria pode cair 20 vezes. Mesmo a menor nuvem é suficiente para reduzir os números pela metade. Portanto, ao fazer os cálculos, eles se orientam pelo fato de que 70% da energia será gerada das 9 às 16 horas, e o restante do tempo - até 30%.

Combinação de painéis solares e geradores eólicos
No inverno, os sistemas solares são de pouca utilidade: devido ao tempo nublado, produzem uma quantidade mínima de energia. Mas os geradores eólicos operam em plena capacidade e são capazes de compensar essas perdas. A combinação de dois desses dispositivos é muito eficaz

Em condições próximas do ideal, durante o “horário de trabalho” os painéis de 1 kW geram 7 kW/h, e no início da manhã e à noite – cerca de 3 kW/h. É melhor não levar em conta o segundo indicador e deixá-lo “de reserva”, levando em consideração possíveis nebulosidades e mudanças no ângulo de incidência dos raios.

Acontece que você deve se concentrar em 210 kW/h durante 1 mês civil. Este é um indicador ideal que requer ajuste.

Células Solares – configuradas para 36 ou 72 módulos
No eBay você encontra um bom kit para fazer uma bateria solar com as próprias mãos. Às vezes, são dispositivos que foram rejeitados na produção (os chamados módulos tipo B). São baratos, mas bastante adequados para montar um sistema doméstico, pois as características de desempenho estão próximas das declaradas

Para determinar a quantidade real de energia, você deve encontrar dados sobre quantos dias ensolarados por ano existem em uma determinada região. Durante estes períodos, a potência da bateria não será nem metade do valor nominal.Se os dispositivos funcionarem no outono e no inverno, será necessário levar em consideração 30-50% para tempo nublado.

Instruções passo a passo para montar um painel solar

O trabalho de montagem começa com um diagrama e projeto. Você precisa ter uma ideia clara de como o painel solar será construído e protegido. Portanto, se a eficiência do sistema depende diretamente do ângulo de inclinação em relação aos raios solares, deve-se tomar cuidado para que esse ângulo possa ser alterado.

Muitos modelos prontos possuem mecanismos que giram automaticamente os painéis, mas nos caseiros você mesmo terá que pensar neles.

Elemento de painel solar
Os módulos do painel solar devem ser iguais, pois a equivalência de corrente é igual ao menor elemento. Além disso, a seleção de peças idênticas simplificará bastante o processo de montagem de todo o sistema como um todo, porque você não precisa ajustar as dimensões das esquadrias e calcular a potência de cada estrutura separadamente

A tecnologia de montagem depende da área total dos painéis, da sua quantidade e das características dos materiais adicionais. A grande área do sistema garante sua maior potência, mas ao mesmo tempo aumenta o peso da estrutura, o que também deve ser levado em consideração, pois a cobertura deve suportá-la.

Etapa 1: fabricação do corpo da estrutura

Quando todos os componentes estiverem preparados, pode-se iniciar a montagem do corpo sobre o qual toda a estrutura será apoiada.

Você precisará dos seguintes materiais:

  • folhas de compensado cortadas sob medida para os painéis;
  • placas de fibra;
  • ripas de madeira com as quais serão feitas as laterais;
  • materiais de fixação: parafusos auto-roscantes, cantos, composição adesiva adequada;
  • acrílico;
  • tinta e impregnação para melhorar a aparência da estrutura acabada e protegê-la do apodrecimento.

Em primeiro lugar, prepare a base - as laterais baixas são coladas no compensado.Não devem cobrir os painéis, pelo que deve escolher ripas com cerca de 2 cm, para evitar que as laterais se soltem são fixadas adicionalmente com parafusos e cantos.

Estrutura da tampa superior
A tampa superior é feita de plexiglass, e as partes de madeira da estrutura são revestidas com impregnações anti-sépticas para proteção contra apodrecimento e pintura. A tonalidade da tinta deve estar em harmonia com a cor do telhado

O fundo da base e as laterais são perfurados em vários locais para garantir a ventilação. A tampa não pode ser furada, pois os elementos estruturais podem ficar molhados. Para a fixação de painéis, é preferível optar por placas de fibra, pois não conduzem corrente. Se desejar, o painel de fibra pode ser substituído por outro material.

Etapa 2: instalação e fixação de elementos

As células solares devem ser dispostas uniformemente no substrato com o lado “errado” e os condutores soldados. Para fazer isso, você precisará marcar os pontos de solda. Para não estragar todos os módulos, é melhor conectar primeiro apenas dois elementos em série.

Se tudo estiver em ordem, solde os demais módulos da mesma forma. Como resultado, uma cadeia organizada de elementos conectados deve aparecer no substrato.

Bateria solar em uma moldura
Após a montagem da estrutura, deve-se verificar sua funcionalidade. Se estiver funcional, já pode ser fixado à moldura com parafusos. Um diodo de bloqueio é instalado no painel acabado. Sua função é evitar o esgotamento da bateria.

Uma vez conectados todos os módulos, eles podem ser virados para fixá-los ao painel. Resina epóxi ou selante de silicone podem ser usados ​​​​como adesivos. É aconselhável não revestir as bordas dos módulos para que as estruturas não quebrem caso a moldura seja deformada. Basta colar firmemente os elementos no centro.

Etapa 3: características de fixação da tampa

Após a montagem da bateria na moldura, ela é coberta com uma tampa de plexiglass, verificada e fixada novamente. É importante que o adesivo esteja completamente seco antes de instalar a tampa, caso contrário continuará a evaporar e deixar marcas turvas no plexiglass.

Um conector de dois pinos está instalado no cabo de saída. É necessário conectar o controlador. Resta verificar novamente o funcionamento do sistema e corrigir quaisquer deficiências, caso sejam encontradas.

Etapa 4: instalação do sistema finalizado

As baterias são instaladas no solo, nas paredes ou no telhado. Depende da vontade do proprietário do edifício. O principal é que o sistema fique localizado na zona sul do prédio e nada interfira no seu funcionamento.

Se a estrutura for planejada para ser montada em uma inclinação do telhado, é necessário garantir que a superfície possa suportar a carga adicional. O sistema é instalado de forma que fique localizado em um ângulo de 30-40° em relação ao telhado e firmemente fixado.

Montagem e instalação de painel solar
Os painéis solares, especialmente os de película fina, são suscetíveis à deformação sob a influência do vento ou da pressão da neve. É necessário cuidar de uma proteção confiável contra o vento e instalar dispositivos que retenham ou cortem a neve que escorrega do telhado

Uma excelente solução é fixar o sistema a uma estrutura metálica de perfil grosso. A seção mínima é de 25*25 mm, e se a estrutura for grande é melhor escolher um perfil mais durável. Um retentor de neve é ​​​​instalado na frente de cada estrutura ou os suportes são equipados com sopradores de neve.

No nosso site existe um bloco de artigos dedicados à montagem, instalação e ligação de painéis solares, recomendamos que leia:

  1. Esquemas e métodos de conexão de painéis solares: como instalar corretamente um painel solar
  2. Diagrama de conexão para painéis solares: ao controlador, à bateria e aos sistemas atendidos

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Às vezes, as descrições não são suficientes para compreender totalmente as características de montagem e instalação de painéis solares. Além disso, existem vários métodos de fixação e os “artesãos tradicionais” melhoram as suas competências e inventam constantemente novas formas de resolver velhos problemas.

Oferecemos instruções em vídeo e conselhos de artesãos experientes para facilitar a compreensão do processo de montagem de sistemas solares. Escolha as recomendações que melhor atendem aos seus planos e desejos.

Onde comprar componentes e como montar o sistema está descrito no vídeo abaixo:

Descrição completa passo a passo do processo de montagem:

Uma abordagem original para montagem de painéis solares, consultoria especializada:

Instruções para montar uma usina solar para sua casa:

A energia alternativa é realmente importante. Se você decidir buscar formas de gerar energia sem hidrocarbonetos, poderá se orgulhar de estar cuidando não só de si mesmo, mas também do planeta como um todo.

Uma simples bateria solar irá ajudá-lo a fornecer eletricidade “verde” e a salvar nossa casa comum. Montar um sistema não é difícil, o principal é querer e fazer.

Você tem experiência na fabricação de painéis solares? Compartilhe informações com nossos leitores e sugira seu método para montar um sistema solar. Você pode deixar comentários e adicionar fotos de produtos caseiros no formulário abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Aliá

    As informações são bem escolhidas, podem realmente servir de guia na hora de fazer uma bateria solar. Aprendi sobre a existência da energia verde há alguns anos. Ainda me surpreende pensar que existem opções inesgotáveis ​​de energias renováveis ​​(energia solar e eólica) e que a humanidade ainda não as utiliza em todo o seu potencial.Mesmo nos meus sonhos, tenho o desejo de mudar completamente a minha casa para energia verde. Mas até o momento não há verba para isso, pois todo esse equipamento é caro, como a princípio está escrito aqui. Mas se você mudar para fontes verdes, ao final do período de retorno do seu equipamento, você receberá energia GRATUITAMENTE. É claro que isto é difícil de acreditar; agora tudo o que resta é esperar que o progresso chegue à Rússia, tornando esta tecnologia geralmente disponível.

    • Alexei

      Aliya, na verdade, a “energia solar” na sua forma atual nunca se pagará a si mesma. Com o uso de painéis e componentes de alta qualidade, manutenção oportuna e condições climáticas adequadas, o período de retorno de tal sistema será de pelo menos cerca de 10 anos. E nessa altura será altura de mudar os controladores solares, inversores, baterias em sistemas autónomos, e os próprios painéis não durarão para sempre. E tudo isso em condições condicionalmente ideais. Em geral, não há viabilidade económica. Sim, e também não existe ambiental.

  2. Andrei

    Infelizmente, concordo com Alexey. Outra coisa a acrescentar (decifrar) sobre a viabilidade ambiental. O silício, do qual são feitas as fotocélulas, deve ser extraído. Como? Não escavadeiras elétricas, etc. equipamento. Quanto desse silício existe na Terra? Talvez muito menos (em termos de energia específica) que os hidrocarbonetos? Produção destes painéis “verdes”. Provavelmente (é necessária investigação) em algum momento será possível produzi-los utilizando energia “verde”; Hoje temos o que temos - não me lembro quanto, mas 60-80 por cento da electricidade necessária para a produção dos mesmos painéis é gerada pela queima de hidrocarbonetos. Etc. e assim por diante.Mas há outro forte argumento a favor dos painéis – a independência. Mas isso pode ser alcançado com investimentos “cósmicos” - algum tipo de “limpeza” de painéis para 100 quilowatts (e um armazém de baterias para que você possa passar o inverno por uma semana, duas ou três sem negar nada a si mesmo) em ordem para obter 3-4-5 kW em qualquer (quase) clima.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica