Qual é o nome do odor do gás: o que dá ao gás natural seu odor característico + classe de perigo odorífero
O olfato humano é o “dispositivo” mais eficaz para detectar vazamentos de gás.E aditivos especiais com odor desagradável, que se misturam ao combustível “azul”, são chamados para ajudar. Concordo, eles raramente são lembrados e ainda menos conhecidos. Você está se perguntando como é chamado o cheiro do gás e por que ele precisa ser adicionado ao gás?
Ajudaremos você a entender essas questões - o artigo discute as razões para adicionar aroma ao gás e as características dessas substâncias odoríferas. São fornecidas as normas segundo as quais o odor é adicionado e as medidas de segurança ao usar odorantes.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para aditivos de odor para gás
As duas características mais desagradáveis do gás natural para os consumidores são a ausência de cor e odor. A razão é que seu vazamento é um caminho direto para explosão ou fogo. É quase impossível detectar um vazamento de uma substância incolor e inodora.
Portanto, a única saída é usar odorantes. O que são essas substâncias está indicado na TU 51-31323949-94-2002, desenvolvida pela VNIIGAZ LLC, que é uma divisão da Gazprom. Com base nas disposições destas condições, são fabricados odorantes.
E a especificação técnica especificada afirma que os odorantes são substâncias ou combinações de cheiro intenso que são adicionadas ao gás natural.Além disso, apenas em pequenas concentrações, a fim de transmitir um odor de advertência específico (desagradável).
Isto é feito para facilitar a detecção de vazamentos de gás quando o nível de concentração de gás não atinge o limite inferior de explosividade. Isto permite que qualquer pessoa detecte um vazamento de combustível quando sua concentração é de cerca de 1% do volume total da sala. Isso fornece tempo para evitar consequências negativas. Já uma explosão pode ocorrer quando a concentração do gás atinge 5% do volume total da sala.
Recomendamos conferir o melhor maneiras de verificar se há vazamentos de gás em casa.
GOST 5542-2014 regula o que deveria ser gás domésticoque é fornecido aos consumidores. Na verdade, pode ser considerado o principal documento de perfil. Já na Federação Russa a questão do que precisa ser adicionado ao gás natural para lhe dar um odor desagradável específico não está totalmente regulamentada.
A única exceção pode ser considerada o documento VRD 39-1.10-069-2002. Este é um documento interno da Gazprom. Descreve com mais detalhes o procedimento de odorização, quais substâncias são utilizadas para isso, bem como os requisitos de segurança ao trabalhar com odorantes.
Além do cheiro específico, os odorantes devem ter uma série de características:
- apresentam estabilidade química e física no estado de vapor quando misturado com gás e quando transportado por gasoduto;
- não têm um impacto negativo nos materiais de que os tubos são feitos e quaisquer outros elementos estruturais dos gasodutos - isto é necessário para evitar a diminuição das características operacionais e da vida útil dos gasodutos como um todo e dos seus elementos estruturais individuais;
- estar concentrado - isto permitirá reduzir a quantidade de substância utilizada;
- tem pouca toxicidade — este requisito aplica-se exclusivamente às concentrações de trabalho de odorantes.
Deve-se notar que hoje nem uma única substância química amplamente utilizada atende plenamente a todos os requisitos listados.
Mas os mais adequados são os chamados mercaptanos naturais, e, para ser mais preciso, misturas deles. O cheiro que os consumidores sentem cada vez que ligam os equipamentos a gás.
Características de uma mistura de mercaptanos naturais
Uma mistura de mercaptanos naturais é um composto orgânico. Os mercaptanos têm propriedades aromáticas pronunciadas, por isso emitem um odor desagradável e pungente mesmo em baixas concentrações.
O método de produção de odorantes baseia-se na extração alcalina, ou seja, na separação dos mercaptanos do condensado de gás estável, bem como de suas misturas com óleo. O resultado é um produto primário, denominado SMP - uma mistura de mercaptanos naturais.
O produto secundário é SMP-1, que é drenado SMP. Além disso, ambos os tipos de odor são adequados para mistura com gás. Isto é o que é dito nas especificações técnicas acima.
As misturas de mercaptanos são fornecidas na forma líquida. É transparente e possui um odor extremamente desagradável e pungente. Além disso, o SMP, bem como o seu derivado SMP-1, é substâncias perigosas da classe de perigo 2. São classificados como produtos inflamáveis. Portanto, as instalações para odorização e armazenamento da mistura devem ser equipadas de acordo com os requisitos para instalações da categoria B-1a.
Os mercaptanos tornaram-se o principal odorizante em 1984. Atualmente, são produzidos na Planta de Processamento de Orenburg (parte da Gazprom).
Normas e restrições ao adicionar odor
Como mencionado acima, as misturas de mercaptanos naturais são introduzidas em pequenas quantidades. Na prática, isso é verdade, pois apenas 16 g desses produtos químicos para cada 1.000 m³ de gás natural fornecido aos consumidores podem fornecer o nível de odor necessário.
Hoje, o GOST 5542-2014 limita a densidade do enxofre mercaptano no odorante a 0,0036 gramas por metro cúbico. Embora este documento afirme que em gasodutos individuais a quantidade desta substância na composição dos odorantes pode ser um pouco maior. No entanto, o número exato não é fornecido.
A razão para a limitação é que o enxofre reage com o óxido de ferro formado como resultado da corrosão das tubulações de aço das redes de gás e de uma parte significativa das tubulações de distribuição. E esse recurso muitas vezes leva a uma redução significativa na quantidade de odor utilizado, o que torna seu uso praticamente inútil.
Para não ter medo dos vazamentos de gás e das consequências desastrosas que podem acarretar, os especialistas recomendam a instalação sensor de vazamento com válvula de corte - tal dispositivo não apenas detectará um vazamento em tempo hábil, mas também interromperá imediatamente o fornecimento de gás para um apartamento ou casa.
Como funciona o processo de adição de perfume?
A substância especificada, que serve para conferir um odor específico ao gás fornecido aos consumidores, é misturada a ele por meio de instalações especiais. Estão equipados com postos de distribuição de gás.
Existem 2 métodos de odorização:
- saturação de vapor de gás mercaptanos naturais;
- entrada de gotejamento a quantidade necessária de odor no fluxo de gás.
Ambos os tipos de instalações são utilizados com sucesso em postos domésticos de distribuição de gás. Mas o equipamento mais popular é aquele usado para injeção gota a gota de mercaptanos. A razão é sua simplicidade e baixo custo.
O procedimento de fornecimento de odor é realizado por meio de conta-gotas. E o método é baseado no valor constante de uma gota de líquido. Assim, no caso dos mercaptanos, o volume indicado é sempre de 0,002 g.
Para evitar avarias no funcionamento das instalações odorizadoras, é constantemente monitorizado o consumo de uma substância que confere um odor específico ao gás.
A única forma automatizada de misturar mercaptanos e transportadores de energia é o uso de unidades borbulhantes.
Apesar do uso ativo de odorantes, os métodos para introduzi-los no fluxo de gás são considerados obsoletos. Como resultado, os especialistas prevêem o surgimento nos próximos anos de métodos de mistura fundamentalmente novos, baseados em métodos de análise precisa e expressa da situação.
Precauções de segurança ao trabalhar com mercaptanos
Todos os tipos de odorantes pertencem a Classe de perigo 2. O principal componente do odorante é etil mercaptano - contém grande quantidade de enxofre. Normalmente não é inferior a 37%, conforme indicado pela TU 51-31323949-94-2002. E essa característica pode levar a consequências negativas para o corpo humano, até a morte (se a substância entrar no corpo).
Portanto, ao interagir, armazenar, transportar esta substância, é necessário observar medidas de segurança, que se dedicam a cláusula 5.5 VRD 39-1.10-069-2002.
De acordo com esses requisitos, ao entrar em contato com um odor concentrado, deve-se utilizar roupas especiais, equipamentos de proteção individual - máscara de gás, botas e luvas de borracha, aventais emborrachados.
Neste caso, a ventilação exaustora deve ser ligada na sala com o odor.Se algum líquido tóxico ou seu vapor entrar em contato com a pele, o resíduo deve ser lavado com uma quantidade significativa de água morna, se possível com sabão.
Se os mercaptanos causarem irritação das membranas mucosas, as áreas afetadas devem ser lavadas:
- água morna;
- Refrigerante 2% se tiver por perto.
Se o sistema respiratório for afetado, a vítima deve ser evacuada da sala. E seu bem-estar melhorará com ar puro e paz. E se o sistema respiratório for afetado, é imprescindível chamar um médico.
Embora muitos especialistas critiquem certos pontos e disposições contidas nas instruções departamentais da Gazprom sobre medidas de segurança durante o armazenamento, transporte e utilização de odorantes, os consumidores devem estar preparados para diversas situações.
O fato é que vários incidentes e incidentes com odorantes ocorrem com bastante frequência. Por exemplo, em 2012, o seu cheiro causou grande comoção em Penza. Há alguns anos, ocorreram incidentes na região de Leningrado e, apenas alguns anos atrás, os especialistas do Ministério de Situações de Emergência tiveram que evacuar urgentemente um tanque com mercaptanos da própria capital do Norte.
Em 2017, o pânico surgiu na pequena cidade ucraniana de Lisichansk, quando os trabalhadores do gás excederam ligeiramente a norma estabelecida para a mistura de odor e gás. E no final de 2018, Rospotrebnadzor detectou a presença de uma mistura de mercaptanos na atmosfera de Nizhnevartovsk. Além disso, bem no centro da cidade.Como se descobriu mais tarde, alguém enterrou um barril com essa substância e durante os trabalhos de escavação ele foi danificado.
Mas o consumidor médio de gás não deve ter medo - na prática é difícil sofrer os efeitos do odorante, pois sua concentração no combustível fornecido é insignificante para causar uma reação visível durante o uso doméstico.
Ainda assim, é preciso lembrar que se o cheiro do SPM ficar mais agudo, é necessário desligar todos os aparelhos a gás, abrir as janelas, sair da sala e comunicar o incidente ao serviço de gás da cidade de plantão.
Se um aroma pungente penetrar de fora, é necessário fechar bem as janelas e tentar não sair. Além disso, você precisa ligar para o Ministério de Situações de Emergência ou Gorgaz.
Recomendamos que você se familiarize com o algoritmo de ações quando um vazamento é detectado em apartamento ou Entrada.
Conclusões e vídeos úteis sobre o tema
O vídeo anexo abaixo fala sobre o incidente com mercaptanos em Penza.
Os odorantes conferem odor ao gás, o que reduz significativamente a probabilidade de acidentes. Mas as substâncias orgânicas utilizadas como indicadores de perigo são potencialmente perigosas para a saúde e são utilizadas devido ao facto de não haver actualmente alternativa.
Como resultado, os consumidores devem ter conhecimento não só sobre se o gás fornecido tem odor, mas também as competências para mitigar as consequências do envenenamento por estas substâncias.
Ainda tem dúvidas sobre o material apresentado acima? Ou gostaria de complementar nosso artigo com informações úteis que serão do interesse de nossos leitores? Escreva seus comentários, deixe recomendações, faça perguntas aos nossos especialistas e outros usuários - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Moro em uma região não gaseificada onde tudo é elétrico. Ainda não está claro qual é exatamente o cheiro do gás.
Na maioria das vezes cheira a ovos podres e maçãs podres.
A adição de odorantes deve ser regulamentada por GOSTs e não por especificações técnicas, há regiões em que a norma para a adição de odorantes não é observada e as pessoas estão literalmente sufocando com monóxido de carbono em seus apartamentos; nenhuma ventilação ajuda e os serviços de gás recusam-se a admitir que há demasiado com estes aditivos e, portanto, os trabalhadores do gás já não têm instrumentos que detectem isto.