Como verificar vazamentos de gás em casa: formas eficazes de verificar e o que fazer em caso de vazamento
Os aparelhos a gás são convenientes, altamente eficientes, económicos e tornam a nossa vida mais confortável e simples. Mas você precisa ser extremamente cuidadoso ao manuseá-los, pois o combustível azul é uma fonte de perigo potencial aumentado.
Devido à violação das regras operacionais e à falha na identificação oportuna de problemas com o equipamento, ocorrem explosões, incêndios e graves envenenamentos e sufocamentos. Para evitar consequências desagradáveis, é importante saber reconhecer situações de emergência e tomar as medidas adequadas. Esse conhecimento ajudará a proteger você e sua família.
O principal fator que indica um mau funcionamento é o vazamento. Diremos como verificar se há vazamento de gás em casa e o que fazer se for detectado. Também consideraremos as prováveis causas dos problemas e lembraremos quais medidas preventivas devem ser tomadas ao utilizar aparelhos a gás.
O conteúdo do artigo:
Principais causas e locais de vazamentos de gás
Às vezes, um vazamento doméstico normal é suficiente para causar uma explosão poderosa. Uma mistura explosiva é formada quando a concentração de combustível azul no ar atinge 5-15%. Nessas circunstâncias, até mesmo acender a luz do ambiente servirá de “gatilho”.
Existem dois tipos de gás usados na vida cotidiana: natural, que é fornecido centralmente através do gasoduto principal, e liquefeito, armazenado em cilindros especiais. Freqüentemente, os problemas estão associados aos cilindros de gás. Eles explodem quando caem ou são armazenados ou usados incorretamente.
Além da negligência e ignorância básicas regras para operação de dispositivos, as causas comuns de vazamento incluem o seguinte:
- reequipamento, instalação não autorizada de caldeiras e fogões a gás em local errado, sem acordo prévio com especialistas;
- conexão ilegal de dispositivos por particulares que não possuem permissão para tal trabalho;
- desgaste das tubulações de gás;
- soldagem mal executada, ruptura de juntas soldadas;
- danos por corrosão nas paredes do gasoduto;
- rupturas e danos mangueirasconectar equipamentos à linha principal;
- abrasão de materiais de vedação em torneiras e mangueiras, má qualidade das conexões roscadas;
- fechamento solto da válvula de gás;
- chama apagada com queimador aceso (devido a corrente de ar, derramamento de água, contaminação da estrutura);
- Funcionamento incorreto do queimador.
Um dos motivos domésticos mais comuns é o fechamento incompleto do queimador de gás.
Normalmente, o vazamento ocorre em locais de deformação pontual de tubos e válvulas fora e dentro da casa, na área da rajada mangueiras de fogão a gás, vazamento nas conexões roscadas e flangeadas. Isso é causado pelo desgaste dos materiais.
Como verificar vazamentos em um apartamento ou casa?
A identificação e eliminação atempada de fugas é a principal condição para o funcionamento seguro dos aparelhos a gás.Ao notar algum sinal de problema, é aconselhável ligar imediatamente para o serviço de gás.
Existem vários métodos de verificação que ajudarão você a entender se há vazamento de gás e se deve soar o alarme.
Método #1 – pelo olfato e audição
O principal sinal que indica um provável vazamento é um cheiro específico característico no ambiente.
O próprio gás, destinado ao uso doméstico, é neutro, tanto na cor quanto no odor. Mas, para evitar situações de emergência, são adicionadas substâncias especiais - odorantes. São esses componentes que conferem à mistura um aroma desagradável, o que permite determinar com precisão o excesso de concentração de gases no ar.
Se houver um cheiro forte de repolho podre, ovos podres ou feno podre no quarto, então há um vazamento em algum lugar. Muitas vezes é confundido com o cheiro de comida estragada, com os aromas de combustíveis, lubrificantes e tintas. No entanto, se você suspeitar que algo está errado, certifique-se de que não há problema.
Outro sinal de vazamento é um assobio que aparece em locais de despressurização. Nas áreas danificadas, o gás escapa em um fluxo forte com assobios e assobios. Este som indica avarias graves e óbvias.
Método #2 – verificação de vazamentos por toque
Embora o gás seja invisível, seu vazamento pode ser sentido ao toque. Para fazer isso, você deve passar a mão pelas junções, juntas e conexões de flange do gasoduto. A mistura que sai parece uma corrente de ar frio.
O método tátil só é adequado para locais de fácil acesso onde tubos de gás não coberto por um móvel de cozinha. Em áreas restritas, outros métodos de inspeção são utilizados.
Método #3 – teste com solução de sabão
Para confirmar a presença de mau funcionamento e identificar a área do problema, faça uma inspeção visual das tubulações com água e sabão para verificar se há vazamentos de gás.
Uma solução de espuma especialmente preparada é aplicada com um pincel grosso ou pincel de barbear em mangueiras, tubos e juntas. Recomenda-se lubrificar válvulas e elementos de conexão com especial cuidado.
Após a aplicação, é importante inspecionar cuidadosamente cada área revestida com a solução. Se aparecerem bolhas de sabão em algum lugar, isso indica a liberação de gás nesta área.
Ao verificar o gasoduto externo fora de casa, é preciso estar atento às manchas marrons na neve, amarelecimento da vegetação, perturbações na cobertura do solo e formação de geadas de neve. Todos esses são sinais de um possível vazamento.
Método #4 – teste de pressão para pressão residual
A seguir, veremos como são determinados os vazamentos de gás em locais de difícil acesso em um apartamento. O método de teste de pressão para pressão residual é ideal se for inconveniente fazer o caminho com solução de sabão e instrumentos. Permite verificar todas as ligações: dos queimadores à torneira. A manipulação levará vários minutos para ser concluída.
Primeiro você precisa abrir os queimadores e passar o gás por eles. Então você deve desligá-los, bloquear válvula de gás no tubo. Assim, aparecerá no sistema um resíduo que não queimou completamente.
A seguir, após esperar de 1 a 3 minutos, execute as seguintes etapas:
- retire a tampa de qualquer queimador;
- um fósforo aceso é colocado no meio;
- O interruptor do queimador está aberto bruscamente para a posição máxima.
Se não houver vazamentos, o gás restante no sistema queimará. Caso contrário, o resíduo terá tempo de escapar pela área danificada e nada acontecerá quando o fogo for levado ao queimador.
Método #5 – usando sensores e um analisador de gás
A maneira mais segura, confiável e prática de detectar um vazamento é instalar um detector de gás no ambiente. Trata-se de um dispositivo especial equipado com sensores que detectam a presença de metano e monóxido de carbono.
Caso a concentração dessas substâncias seja ultrapassada, sinais luminosos e sonoros são acionados, avisando o proprietário do problema. O dispositivo é instalado a uma distância de pelo menos 30 centímetros do teto.
Os sensores com fio operam com energia elétrica, enquanto os sensores sem fio operam com baterias. Os primeiros são mais fáceis de manter e não requerem monitoramento do nível de carga da bateria. Estes últimos são móveis e não dependem de energia elétrica.
A principal diferença entre os modelos é o método de determinação da concentração de combustível, segundo o qual existem três tipos de analisadores de gases:
- catalítico;
- semicondutor;
- infravermelho.
Catalítico Os analisadores de gás são mais utilizados em instalações industriais e podem operar tanto com rede elétrica quanto com baterias. São dotados de uma câmara na qual queima uma pequena quantidade de gás, acionado mesmo quando sua concentração é ligeiramente ultrapassada. Ao mesmo tempo, muda a temperatura da bobina, à qual o microcircuito eletrônico responde acionando notificações.
Semicondutor Os sensores são acessíveis e projetados para uso doméstico. Eles operam apenas na rede, enquanto seu consumo de energia é mínimo.
Infravermelho os modelos são os mais confiáveis e confortáveis. Eles operam com baterias e energia elétrica. Suas vantagens incluem resposta instantânea, mínimo de alarmes falsos e consumo econômico de energia.
Além dos equipamentos estacionários que realizam análises contínuas do ambiente gasoso, existem equipamentos portáteis analisadores de gás, que são usados para localizar vazamentos em tubulações ou medições de concentração de gás em curto prazo. Eles geralmente são usados por especialistas em serviços de gás.
Procedimento para detectar um vazamento
Se você suspeitar de um vazamento, não deverá consertar o possível dano sozinho. Em vez disso, você precisa ligar imediatamente para o serviço de emergência de gás ligando para “104” ou ligando para o número único de emergência “112”. Além disso, é melhor fazer isso depois de sair do apartamento.
Você não pode usar telefones celulares e fixos em uma sala cheia de gás..
Antes da chegada de especialistas, é importante seguir certas regras de comportamento.
Primeiro de tudo você precisa:
- Interrompa o fornecimento de gás o mais rápido possível fechando a válvula do tubo de gás localizada atrás do fogão e a torneira do dispensador.
- Abra todas as janelas, aberturas de ventilação e porta de entrada da sala, garantindo ventilação.
- Afaste as pessoas e deixe o local para a rua ou para local seguro.
- Desligue o fornecimento de eletricidade ao painel.
Sob nenhuma circunstância você deve ligar e desligar luzes ou aparelhos elétricos. Qualquer pequena faísca pode se tornar o detonador de uma explosão.
Se o gás acender em uma área danificada, não apague a chama sozinho. Enquanto a mistura queimar, ela não explodirá. Neste caso, deverá abandonar imediatamente o local e chamar o serviço de socorro.
Conjunto de medidas preventivas
Uma série de medidas preventivas ajudarão a prevenir vazamentos de gás, situações extremas associadas e outros problemas indesejados.
Regras obrigatórias para todos os consumidores domésticos:
- ao sair de casa desligue todos os aparelhos a gás, feche as válvulas responsáveis pelo fornecimento de gás;
- não conecte ou repare o equipamento sozinho ou com o envolvimento de especialistas duvidosos, e você não pode fazer nenhuma alteração no projeto;
- monitorar o bom funcionamento da ventilação de alimentação e exaustão, solicitar uma verificação de tiragem de especialistas em empresas de gás, ventile regularmente as instalações;
- não utilize o fogão para aquecer, secar coisas e outros itens feitos de materiais inflamáveis;
- lembre-se da sequência correta de ligar os aparelhos: primeiro acenda um fósforo e só depois abra o gás;
- não deixe o equipamento ligado sem vigilância, não permita o acesso de crianças e pessoas que não conheçam as regras de funcionamento;
- Ao verificar se há vazamentos, não use fósforos acesos ou isqueiros.
Em relação aos cilindros de gás, reabastecer são necessários exclusivamente em pontos especializados. Os recipientes devem ser armazenados em áreas bem ventiladas, mas não em varandas, apartamentos ou garagens. Devem ficar em posição vertical, à sombra, pois o aquecimento dos raios solares é contra-indicado para eles.
A regra mais importante é não descurar as normas prescritas nas instruções de operação segura de dispositivos.
Os equipamentos de gás instalados na casa devem estar em bom estado, atender aos requisitos técnicos, passar por manutenção regular e Verificações. O uso de dispositivos defeituosos é estritamente proibido.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Informações úteis sobre vazamentos de gás do Ministério de Situações de Emergência:
Uma visão geral dos métodos mais eficazes para detectar vazamentos usados em casa:
Qualquer que seja o equipamento de gás utilizado na vida cotidiana, é importante seguir as regras de operação e responder em tempo hábil aos sinais que indicam um possível vazamento de gás. Para reconhecer esses sinais e verificar se realmente há vazamento de gás em algum lugar, utilize os métodos sugeridos acima e, caso haja problemas, entre em contato imediatamente com um especialista.
Lembre-se que o manuseio extremamente cuidadoso do gás em casas e apartamentos e o cumprimento das normas de funcionamento permitem proteger e preservar a saúde, a vida e o patrimônio.
Você encontrou pessoalmente um problema de vazamento de gás e o resolveu com sucesso? Compartilhe sua experiência com outros usuários - descreva seu método para detectar um vazamento, conte-nos com que rapidez você conseguiu eliminar o problema. Deixe recomendações úteis e participe da discussão deste tema quente - o formulário de feedback está localizado abaixo.