Segurança contra incêndio em equipamentos a gás: normas e regras para operação de aparelhos a gás
As normas e regras necessárias para o funcionamento dos aparelhos a gás muitas vezes não são seguidas, uma vez que a maioria dos utilizadores não possui totalmente os conhecimentos e competências necessários. Isto é evidenciado pelo fato de que os proprietários usam centenas de milhares de aparelhos a gás defeituosos. E eles não pensam no perigo iminente.
Concordo, é uma pena sofrer as consequências de um vazamento de gás ou de um aparelho a gás com defeito. Mas não é difícil corrigir a situação - você deve começar estudando as regras que reduzirão significativamente a probabilidade de situações perigosas à vida e à saúde. Neste artigo falaremos sobre o que é segurança contra incêndio em equipamentos a gás e quais padrões devem ser observados ao operar diversos aparelhos que utilizam gás.
O conteúdo do artigo:
Regras de segurança para todos os dias
Antes de qualquer utilização de um aparelho a gás, devem ser executados vários passos obrigatórios.
Ou seja, é necessário:
- Certifique-se de que não há cheiro de gás.
- Verifique a tração. Deve ser lembrado que sua ausência representa uma ameaça direta à vida.
- Abre a janela. Os produtos modernos de metal-plástico podem ser configurados para o modo de ventilação. O que deve ocorrer durante todo o processo de combustão do portador de energia.
- Monitore o funcionamento do aparelho a gás.Ou seja, você não deve deixar o equipamento operacional sem supervisão.
- Fechar as torneiras do aparelho a gás quando já não houver necessidade de o utilizar.
Você também deve lembrar que o exaustor colocado acima do fogão a gás deve ser ligado antes de iniciar o processo de combustão do gás. Se a sequência não for seguida, evite usar o equipamento especificado.
O que fazer se houver vazamento de gás?
A formação de uma mistura gás-ar em uma sala representa risco de incêndio e explosão. E muitas vezes leva a consequências tristes. Portanto, uma vez detectado um vazamento, medidas apropriadas devem ser tomadas.
A presença de perigo é determinada pelo odor característico do combustível “azul” (substâncias especiais - odorantes - com forte odor desagradável são adicionadas ao gás para facilitar a percepção do vazamento pelo usuário). Além disso, por razões de segurança, você pode instalar um dispositivo especial que detecta vazamentos de gás - sensor.
Os vazamentos ocorrem com mais frequência na área das conexões de distribuição de gás, bem como nas torneiras.
Identificado o cheiro a combustível, é necessário realizar uma série de ações, nomeadamente:
- Fechar as torneiras dos aparelhos a gás (se estiverem abertas).
- Organize a ventilação da sala. Isso significa abrir janelas e portas para garantir a troca de ar. Ao mesmo tempo, é proibido ligar exaustores elétricos e utilizar outros aparelhos elétricos, isqueiros e luminárias.
- Saia da sala onde um vazamento foi detectado. Mas, se houver outras pessoas na zona de perigo, é necessário notificá-las e alertá-las sobre a necessidade de tomar precauções.
- Se necessário, organize a evacuação. Não há necessidade de utilizar dispositivos elétricos (por exemplo, campainhas, telefones). Ou seja, para acordar os moradores de um apartamento vizinho, basta bater, e não apertar o botão da campainha.
- Avise o serviço municipal de gás de plantão pelo telefone 104 (04). Mas é preciso lembrar que a ligação só pode ser feita em local seguro, que não seja uma sala saturada de gás.
Funcionários de serviços especiais podem chegar para consertar um vazamento a qualquer hora do dia. E eles devem ter permissão para entrar no prédio ou nas instalações exigidas.
Tendo identificado um vazamento e/ou descoberto um mau funcionamento que pode causar um vazamento ou já o levou, você deve ligar para o serviço de gás. Como tomar outras medidas necessárias. Caso contrário, você poderá pagar uma multa de 1 a 2 mil rublos (de acordo com o Artigo 9.23 Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa). E assim seria se tudo corresse sem consequências e não houvesse ameaça à vida dos cidadãos, e o erro fosse cometido pela primeira vez.
As medidas necessárias devem ser tomadas independentemente de onde for detectado o cheiro característico de combustível - em ambientes internos, externos ou em outros locais. Ou seja, o procedimento é o mesmo para todas as situações.
Ao detectar o cheiro de gás, você não precisa se tranquilizar pensando que não é forte. Já as explosões com possível incêndio subsequente ocorrem justamente em baixa concentração de combustível “azul”, quando não ultrapassa 5-15% do volume da sala. E com um valor mais alto, o combustível simplesmente queima.
Em caso de funcionamento incorreto de aparelhos a gás ou problemas de fiação que ameacem a formação de mistura gás-ar, o proprietário deve providenciar seu reparo e, se necessário, substituição.
Caso o proprietário do imóvel ou edifício fique ausente por um longo período, é necessário entrar em contato com a Gorgaz (raygaz) para desligar o fornecimento de gás. Essa é uma das medidas para evitar vazamentos de energia.
Regras para uso de aparelhos a gás
Como estes equipamentos vêm em diferentes tipos, você deve conhecer as características de operação segura de cada um deles.
Tipo #1 – fogões a gás
Somente pessoas que tenham recebido instruções especiais sobre uso seguro têm direito ao uso de fogão a gás.
As próprias regras afirmam que:
- o proprietário deve manter seu fogão limpo e, principalmente, em bom estado;
- antes de ligar o fogão, certifique-se de que todas as suas torneiras, bem como a torneira da frente do próprio aparelho, estão fechadas e as janelas da sala devem estar abertas;
- Primeiramente deve-se levar a fonte da chama até o queimador desejado e depois abrir a torneira do fogão;
- a cor da chama deve ter tonalidade violeta-azulada (verde), a altura da chama deve ser em média de 2 a 2,5 cm (deve responder às mudanças na posição do manípulo da torneira).
Se forem detectados sinais de mau funcionamento ou a chama começar a mudar de cor de azul para qualquer outra, enquanto fumega, a estufa deve ser desligada imediatamente.
Visto que existem fatos de combustão incompleta do gás, o que leva à formação de incêndio e mistura explosiva gás-ar no ambiente. Uma chama esfumaçada indica que o monóxido de carbono está se acumulando. Que, sob certas condições, também pode queimar.
Faça você mesmo os reparos manutenção, inspeção de fogões a gás, não há necessidade de fazer alterações em seu design. O mesmo se aplica à substituição e transferência.
Qualquer mau funcionamento ou indício de mau funcionamento do equipamento deverá ser imediatamente comunicado ao serviço de gás.
É necessário verificar regularmente a operacionalidade do dispositivo (os períodos recomendados são indicados pelo fabricante nas instruções do modelo específico do equipamento a gás). O que devem fazer os especialistas do serviço de gás, com quem é preciso concluir contrato de serviço.
Tipo #2 - caldeira a gás
Para evitar fugas de energia e incêndio, qualquer dispositivo de aquecimento só pode ser utilizado se houver correntes de ar. Que deve ser verificado antes de ligar e também alguns minutos após iniciar o uso.
Apenas uma caldeira a gás em funcionamento pode ser usada para operação. A mesma regra se aplica ao seu automação. Além disso, para evitar riscos de incêndio, uma série de outras recomendações devem ser seguidas.
Nomeadamente:
- a janela deve estar aberta durante o funcionamento da caldeira e a sua presença no local utilizado como câmara de combustão é um pré-requisito; recomendamos que se familiarize com os requisitos para ventilação da caldeira a gás;
- antes da ignição, a comporta (válvula limitadora) deve ser aberta;
- monitore regularmente o estado atual da chaminé, pois o congelamento normal pode causar o acúmulo de dióxido de carbono no ambiente.
Antes do início de cada temporada, o proprietário de uma caldeira a gás é obrigado a realizar trabalhos de preparação para o funcionamento. O que deve incluir o monitoramento das condições dos sistemas de ventilação e remoção de fumaça. E se houver objetos estranhos ali, a sujeira deve ser limpa, pois a mesma fuligem muitas vezes causa incêndios.
Além disso, é necessário verificar e eliminar prontamente as violações da integridade da chaminé.
As medidas de segurança contra incêndio durante o funcionamento dos aparelhos a gás existentes serão incompletas se os pontos de entrada de todos os tipos de comunicações através das fundações dos edifícios não forem vedados. A razão é que o gás pode penetrar no edifício através das lacunas, fissuras e fissuras resultantes (em casos de vazamento de tubulações subterrâneas).
Se o impulso não for estável, então você precisa lembrar que fenômenos como neblina, vento forte.
Tipo #3 – forno a gás
Os fornos a gás são semelhantes em princípio de operação e design às caldeiras.Como resultado, as regras de utilização segura, riscos e causas de incêndio para ambos os tipos de equipamentos são idênticas. Você pode se familiarizar com eles na seção anterior do artigo.
Tipo #4 – aquecedor de água instantâneo
A divisão onde se encontra o esquentador instantâneo a gás (coluna) especificado deve estar equipada com janela e exaustor situado junto ao tecto.
Uma importante medida de combate a incêndios neste caso é o monitoramento regular da presença de correntes de ar. O que deve ser feito antes de ligar o aquecedor de água e 3-5 minutos depois.
O teste é realizado com um fósforo aceso, que deve ser levado a um orifício especial. Se tudo estiver em ordem com a tiragem, a chama será atraída para o invólucro protetor.
Ao aquecer água, é imprescindível controlar sua temperatura. Ou seja, você não deve sair da sala com o aparelho. Como manter o acendedor em posição de trabalho por muito tempo.
Além disso, a coluna é um dos aparelhos a gás mais problemáticos. Portanto, não deve ser ligado em modo inativo. Você só pode usar um aquecedor de água funcionando com automação funcionando corretamente. Além disso, não deve haver vestígios de danos externos.
Tipo #5 – cilindros de gás
O tipo de equipamento especificado - cilindros de gás - não pode ser utilizado se houver algum mau funcionamento.
É importante lembrar sempre que é expressamente proibido o uso de fogo ou aparelhos elétricos na substituição de um recipiente vazio por um cheio.
Os cilindros não devem ser instalados mais próximos de:
- meio metro do fogão a gás;
- metros de qualquer dispositivo de aquecimento;
- se o dispositivo de aquecimento estiver aberto, a distância até o cilindro aumenta para 2 metros.
É permitido armazenar cilindros no exterior, mas para isso é necessário utilizar um armário metálico com orifícios de ventilação.
Também não devemos esquecer que mesmo que todas as regras e recomendações sejam seguidas, as garrafas de gás serão sempre uma fonte de perigo. Portanto, se possível, você deve recusá-los.
Recomendamos a visualização detalhada recomendações para o uso de cilindros em casa.
Precauções de segurança ao usar a chaminé
Este dispositivo deve fornecer tração estável em qualquer modo de operação de aparelhos a gás. Mas em condições climáticas difíceis, mesmo um sistema de remoção de fumaça em funcionamento pode perder eficiência.
E em alguns casos isso até ocorre impulso reverso. O que às vezes causa incêndios.
Portanto, em caso de fortes nevascas, neblina, congelamento e chuva, é necessário um controle particularmente cuidadoso da presença de correntes de ar, e também é necessário monitorar o processo de combustão.
Além disso, o seguinte pode levar a uma diminuição na eficiência da remoção de fumaça e a um aumento no risco de incêndio:
- ventilação de fornecimento ineficaz;
- fechar janelas e portas hermeticamente, o que atrapalha a troca de ar;
- ligação não autorizada de aparelhos a gás adicionais, o que aumenta a carga na chaminé, que pode não ser capaz de suportar.
Caso sejam detectados indícios de remoção ineficaz de produtos de combustão, é necessário comunicar o fato aos representantes da Agência Municipal de Gás ou outra organização especializada.
E também, os proprietários de equipamentos a gás devem fornecer prontamente acesso a especialistas para verificar o funcionamento chaminé.
Regras gerais de segurança contra incêndio
Os consumidores são obrigados a parar de usar qualquer aparelho assim que forem detectados sinais de mau funcionamento. Isto é especialmente verdadeiro em situações em que um vazamento de gás é detectado.
É proibido desativar a segurança e regulação automática ao utilizar equipamentos a gás.
E também você não pode:
- bloquear o acesso às torneiras do riser de gás ou complicá-lo de qualquer outra forma;
- usar sistemas de remoção de fumaça, ventilação após expirar o período de validade do certificado de limpeza;
- alterar arbitrariamente o layout dos equipamentos de gás;
- proibir os funcionários das empresas municipais de gás de realizar qualquer trabalho (alguns deles podem ser realizados a qualquer hora do dia);
- permitir que crianças em idade pré-escolar operem qualquer aparelho a gás e as crianças não devem ser deixadas sozinhas no ambiente onde este equipamento está localizado;
- armazene cilindros de gás liquefeito vazios ou cheios em ambientes fechados ou em porões.
Não dobre nem torça as mangas de tecido de borracha. Se a camada externa estiver danificada, o produto deverá ser substituído. Caso contrário, o vazamento de combustível começará após algum tempo.
É proibido aquecer quaisquer instalações com fogões a gás e outros aparelhos não destinados a estes fins. Coloque substâncias e líquidos inflamáveis perto deles.
As normas e recomendações listadas no artigo são prescritas nas Normas de Segurança contra Incêndios NPB 01-93, colocado em vigor por despacho do Ministério de Assuntos Internos da Federação Russa de 6 de dezembro de 1993 N 521.
Conclusões vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo ajudará você a entender melhor como detectar vazamentos de gás usando os materiais disponíveis.
O vídeo a seguir ajudará você a aprender como identificar problemas pela cor da chama do gás.
Ações corretas ao detectar o cheiro característico de gás em uma sala ajudarão a prevenir incêndios. O que exatamente precisa ser feito é descrito no vídeo a seguir.
Hoje, a segurança contra incêndio durante a operação de qualquer equipamento a gás é responsabilidade de cada consumidor. Já que os usuários são pessoalmente responsáveis pelo bom estado de seus fogões, caldeiras, cilindros. E isso deve ser encarado com responsabilidade.Caso contrário, problemas menores e maiores serão inevitáveis e, em casos graves, destruição total ou parcial de edifícios, instalações e até vítimas humanas.
Gostaria de complementar o material acima com recomendações para o funcionamento seguro de qualquer aparelho a gás? Ou ainda tem dúvidas que não abordamos neste material? Escreva seus comentários, faça perguntas, participe da discussão - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Parece-me que a recomendação para verificar a tiragem com chama é que não é necessária chama, é mais seguro usar um aparelho ou um pedaço de jornal