O que é mais barato: gás ou eletricidade? Argumentos para escolher uma opção prática para uma casa particular
A questão da instalação de um sistema de aquecimento autónomo merece uma consideração aprofundada e abrangente, porque os custos do mesmo constituem uma parte significativa do orçamento. Para fazer uma determinação equilibrada da opção apropriada, você precisa determinar antecipadamente o que é mais barato - gás ou eletricidade. Isso geralmente depende de muitos fatores.
Por um lado, existem custos únicos para instalação de equipamentos e ligação de comunicações e, por outro, pagamentos anuais de gás, eletricidade e manutenção de eletrodomésticos e dispositivos. Tudo isso pode ser calculado de forma independente. O resultado irá ajudá-lo a fazer uma escolha informada a favor de um dos métodos de aquecimento da sua casa.
Você encontrará respostas detalhadas para questões realmente importantes no artigo que apresentamos. Diremos como e por quais critérios é determinado o lado econômico da organização de um sistema de aquecimento. Nossas recomendações ajudarão você a decidir qual opção será mais prática.
O conteúdo do artigo:
Principais tipos de custos de aquecimento
Para estimar corretamente o custo do aquecimento de uma casa de campo, é necessário levar em consideração todos os tipos de despesas que o proprietário terá que arcar.
Ao utilizar gás ou eletricidade, é possível o aquecimento automático. Isto proporciona muitas vantagens às pessoas que vivem numa casa de campo e permite-lhes não perder tempo mantendo o microclima desejado nas instalações. No entanto, a automação aumentará o custo de ambos os sistemas.
Os custos podem ser categorizados da seguinte forma:
- Os investimentos de capital na instalação de um sistema de aquecimento a gás ou eletricidade diferem apenas na ligação das comunicações, no custo da caldeira e no preço da sua ligação. O circuito de água, as válvulas de corte e controle não dependem do tipo de portador de energia.
- Custos anuais com reparos e manutenção de equipamentos. Esse item de despesa geralmente é o menor, mas você também precisa se lembrar dele.
- Custos de energia. Dependem do volume consumido, das tarifas adotadas na região, da localização da instalação (zona urbana ou suburbana) e de alguns outros fatores.
Assim, calcule os custos S (esfregar.) pode ser usado usando a seguinte fórmula:
S = N + (R + E) × T, Onde:
- N - investimentos de capital;
- R – custos anuais para reparos de equipamentos;
- E – custo anual de energia;
- T – número de anos do período de cálculo.
Ao comparar várias opções de aquecimento, surge frequentemente uma situação em que elevados custos únicos de equipamento podem compensar ao longo do tempo devido ao baixo custo relativo do transportador de energia.
Investimento de capital e suporte de equipamentos
Os custos de conexão de uma caldeira elétrica do zero são insignificantes em comparação com equipamentos a gás. Pode ser instalado em qualquer espaço livre, mesmo em área residencial.
A instalação de equipamentos a gás é muito mais difícil e cara, pois você terá que realizar as seguintes etapas:
- Obtenha especificações técnicas da organização local de fornecimento de gás. Você deve indicar o esperado consumo de gás.
- Organize um local separado para a caldeira com ventilação suficiente. A aceitação da caldeira antes do início do seu funcionamento e a verificação anual de segurança serão efectuadas por um especialista da empresa de gás.
- Instale comunicações de gás nas instalações. Para evitar problemas de aceitação, é melhor que isso seja feito por um especialista da empresa de gás.
- Configure um sistema para remoção de produtos de combustão.
Ao escolher um sistema movido a gás liquefeito, você precisa organizar instalação de um tanque de gás, já que aquecer uma casa com cilindros será muito caro. Além disso, muitas vezes você terá que reabastecer os cilindros, de modo que o processo de aquecimento dificilmente pode ser chamado de automático.
Para casas pequenas e regiões quentes onde o consumo de gás para aquecimento é insignificante, você pode combinar vários cilindros usando uma rampa, mas esta solução também é menos econômica do que um reservatório de gás de pequeno volume.
Design e ligação à rede de gás também requer fundos significativos. O preço deste serviço depende da região de residência e da topologia do local onde se encontra a casa.
Em média, a estimativa, a instalação de um gasoduto desde a saída até o consumidor de gás e a colocação em operação do local podem custar de 80 a 300 mil rublos.
Estimativa do volume necessário de portador de energia
Muitos chalés foram construídos de acordo com projetos individuais utilizando materiais de construção, isolamento térmico e acabamentos que variavam em estrutura e engenharia térmica. Além disso, os parâmetros climáticos de inverno para diferentes regiões podem variar muito. Portanto, pode haver diferenças significativas nos cálculos do volume de energia que será necessário para aquecer uma casa.
Cálculo da quantidade necessária de calor
O aquecimento foi concebido para compensar a perda de calor do edifício, que ocorre por dois motivos:
- perda de energia devido ao congelamento do perímetro da casa;
- substituição de ar quente por ar frio durante a ventilação.
Para saber se é mais rentável aquecer uma casa privada - a gás ou a electricidade, não é necessário efectuar cálculos altamente precisos. Uma estimativa aproximada (± 20%) do volume de perda de calor durante o inverno é suficiente para determinar a diferença no custo final do transportador de energia.
Existem duas opções pelas quais é possível determinar a quantidade de perda de calor com precisão aceitável:
- Solicite um cálculo deste parâmetro aos engenheiros de aquecimento. Neste caso, para economizar dinheiro, deve-se mencionar que os cálculos podem ser realizados de forma simplificada.
- Faça você mesmo os cálculos, conhecendo parâmetros como coeficientes de resistência à transferência de calor dos materiais da casa, perímetro e área do telhado, volume de ventilação, diferença de temperatura, etc.
Os resultados de perda de calor obtidos devem ser convertidos para uma unidade de medida padrão - W.
Consumo de eletricidade e gás
Em vez de calcular a perda de calor, você pode usar o método de analogia.Se nas proximidades (a coincidência das condições climáticas é muito importante) houver um edifício semelhante em geometria e material, então você poderá saber o volume de gás ou eletricidade consumido pelas leituras do medidor.
Neste caso temos três opções:
- a perda de calor do edifício é conhecida;
- existem dados sobre o volume de gás consumido em instalação semelhante;
- a quantidade de eletricidade gasta no aquecimento é conhecida.
É necessário saber o volume de consumo de eletricidade e gás durante o inverno.
Em primeiro lugar, é necessário determinar a duração do período de aquecimento E (hora). Isso pode ser feito de acordo com a coluna nº 11, tabela nº 1 do SNiP 23/01/99. Para fazer isso, selecione a cidade mais próxima e multiplique o número de dias por 24 horas.
Como os cálculos permitem pequenas aproximações, definimos as seguintes constantes:
- A eficiência da caldeira elétrica é de 98%;
- A eficiência da caldeira a gás é de 92%;
- O poder calorífico do gás natural é 9,3 kW × h/m3;
- O poder calorífico do gás liquefeito é de 12,6 kW × h/kg.
Neste caso, as fórmulas básicas de conversão terão o seguinte formato:
- O volume de gás natural consumido é conhecido V (m3). Perda de calor do edifício: P = V × (9300 × 0.92) / E.
- A massa de gás liquefeito consumido é conhecida V (kg). Aqui, para uma mistura de propano-butano, você pode usar a proporção 1 kg = 1,66 litros. Perda de calor do edifício: P = V × (12600 × 0.92) / E.
- A quantidade de eletricidade consumida é conhecida V (L × h). Perda de calor do edifício: P = V × 0.98 / E.
- Perdas de calor conhecidas do edifício P. Volume necessário de gás natural: V = P × E / (9300 × 0.92).
- Perdas de calor conhecidas do edifício P. Volume necessário de gás liquefeito: V = P × E / (12600 × 0.92).
- Perdas de calor conhecidas do edifício P. Quantidade necessária de eletricidade: V = P × E / 0.98.
O cálculo da perda de calor de um edifício tem outra finalidade - pode ser usado para calcular o consumo máximo de eletricidade e gás durante o período de cinco dias mais frio da estação. Isso o ajudará a escolher a potência correta da caldeira e a evitar problemas de sobrecarga.
Na comparação do custo do aquecimento a gás e elétrico, o sistema autônomo de alimentação não precisa ser levado em consideração, pois em geadas extremas pode ser utilizado com qualquer tipo de combustível.
Tarifas e cálculo do custo final
Conhecendo a quantidade de energia consumida e seu custo, basta multiplicar para calcular os custos de aquecimento. Isto é verdade para o gás, mas para a eletricidade existem algumas nuances.
Nos assentamentos rurais, assim como nos apartamentos urbanos ou nas casas particulares não ligadas ao gás, há redução no pagamento da energia elétrica. Para confirmar o direito de utilização de uma tarifa preferencial, é necessário fornecer um pacote de documentos à entidade fornecedora de energia elétrica.
Existe também outra forma de reduzir a conta de luz - mudar para um tarifário diferenciado por hora do dia. Para fazer isso, você precisa entrar em contato com a empresa de vendas e adquirir um medidor multitarifário.
Para que a caldeira funcione apenas à noite, será necessário organizar uma bateria especial para refrigerante. É um contêiner bem isolado e de grande capacidade. Isso também requer algum investimento.
Exemplo de cálculo de custos de aquecimento
Tomemos como exemplo um chalé com área de cerca de 200 m2 nas proximidades de Barnaul. A perda média de calor de uma casa de concreto aerado com isolamento de 50 mm será de cerca de 8.000 W, e a máxima será de 18.000 W. A duração do período de aquecimento é de 235 dias ou 5.640 horas.
Vamos calcular os custos de capital para instalação de caldeiras e acesso a recursos energéticos. Ao organizar o aquecimento doméstico com eletricidade, os custos serão os seguintes:
- Conexão de potência adicional de até 30 kW – 15 t.r.
- Caldeira elétrica trifásica Ferroli Zews 28, potência 28 kW - 51 tr.
- Acumulador de calor série S-Tank HFWT para 750 litros – 54 tr.
- Instalação de equipamentos – 4 tr.
Total: Ne1 = 70 t.r., e levando em consideração o acumulador de calor: Ne2 = 124 tr.
Uma caldeira com essa potência é necessária caso o consumidor pretenda aquecer a casa à noite com tarifa diferenciada. Ao compensar perdas médias de calor de 8 kW, é necessária uma potência de caldeira de 28 kW se o equipamento funcionar 7 horas por dia. Em climas frios intensos, uma caldeira com esta potência deverá ser ligada durante o dia.
Vamos calcular os custos de capital para fornecer gás e instalar caldeiras alimentadas por ele:
- Conexão tecnológica do gás principal. A casa está classificada na primeira categoria, ou seja. está localizado a uma distância inferior a 200 m da tubulação e não requer instalação de redutores. Se não for esse o caso, o preço será mais elevado. Eles pagaram 28 mil rublos pela conexão.
- Colocação de gasoduto no local.Elaboração de Topoplan, desenvolvimento de projeto, sua aprovação e registro, obras de construção, instalação e comissionamento. O pagamento sob o contrato foi de 85 mil rublos.
- Para gás liquefeito é necessária a aquisição e instalação de tanque de gás subterrâneo com volume de 2,5 m3 e colocar a tubulação até a caldeira. Preço chave na mão – 270 tr.
- Caldeira a gás Viessmann WH1D272, potência 24 kW - 90 tr.
- Instalação de equipamentos – 8 tr.
- Colocar todo o sistema em operação com uma ligação de um inspetor Altaikraygas - 45 rublos.
No total, os custos de capital para aquecimento com gás principal serão: Nr1 = 256 TR, e liquefeito: Nr2 = 413 tr.
Os custos de manutenção do equipamento (pequenos reparos e manutenção) podem ser considerados iguais a 10% do seu custo. Porém, para o fornecimento de gás é necessário Entrar em um contrato, você também precisará pagar pelos serviços de inspeção anuais. Ligar para um especialista BarnaulGorGaz custará 3 mil rublos.
Portanto, para uma caldeira elétrica o custo de manutenção anual é: Ruh = 5,1 tr., e para equipamentos de gás: Rpág. = Rsg = 12 tr.
Vamos calcular a quantidade de energia necessária para o período de inverno:
- eletricidade: Vuh = 46 mW × h;
- gás natural: Vpág. = 5273 m3;
- gás liquefeito: Vsg = 3892kg.
Os custos de energia para todo o período de inverno serão os seguintes:
- Eletricidade. Com conexão de tarifa única em áreas rurais, 1 kWh custa 3,2 rublos. Ee1 = 46.000 × 3,2 = 147,2 tr.
- Eletricidade. Com conexão de duas tarifas em áreas rurais, 1 kWh = 2,07 rublos. Ee2 = 46.000 × 2,07 = 95,2 tr.
- Gás natural. Seu custo é de 6,45 r/m3. Epág. = 5273 × 6,45 = 34 tr.
- Gás liquefeito. Seu custo será de 36,1 rublos/kg. Esg = 3892 × 36,1 = 140,5 tr.
O preço do gás liquefeito é dado levando em consideração duas recargas de um tanque de gás com volume de 2,5 m3.
Após esses cálculos, a equação do custo de aquecimento terá a forma:
- para eletricidade a uma tarifa geral: Se1 = 70 + 152.3 × T;
- para eletricidade a uma tarifa de duas zonas: Se2 = 124 + 100.3 × T;
- para gás natural: Spág. = 256 + 46 × T;
- para gás liquefeito: Ssg = 413 + 152.5 × T.
A partir desses números você pode ter uma ideia de quão lucrativo é um determinado tipo de combustível.
Para esta instalação específica, podemos concluir que o melhor método de aquecimento é utilizar gás canalizado. Em apenas três anos provará ser o tipo de aquecimento mais económico.
Instalar uma caldeira elétrica é mais barato e rápido, pois requer menos homologações. Mas, posteriormente, o pagamento da eletricidade acarretará despesas mais sérias do que quando se utiliza o gás principal. O sistema de duas tarifas se pagará no primeiro ano.
O aquecimento baseado em gás liquefeito não é absolutamente rentável do ponto de vista económico. Só pode ser utilizado se não houver possibilidade técnica de ligação ao gás principal e à eletricidade com potência igual ou superior a 30 kW.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Trabalhe para trazer gás para uma casa e seu custo usando o exemplo de uma casa na região de Perm:
Sobre as tarifas de uso de energia elétrica para aquecimento de uma casa localizada na cidade. Nuances jurídicas e tecnológicas:
A utilização de gás e eletricidade no aquecimento de uma casa tem características próprias.O equipamento de aquecimento elétrico é mais fácil e rápido de conectar e o gás natural é mais barato como combustível. Para determinar o melhor modelo econômico de aquecimento, é necessário realizar cálculos para um objeto específico e traçar um cronograma de custos financeiros.
Gostaria de partilhar a sua opinião sobre o sistema de aquecimento mais racional e prático? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, deixe comentários no formulário abaixo, tire dúvidas, poste fotos.
Se considerarmos a electricidade versus o gás canalizado, então o gás ganha em quase todos os aspectos. O tanque de gasolina é mais caro, mas tem como vantagem a autonomia.
Olá. E é assim que você vê as coisas. Você olha as contas para obter especificações de alguns objetos e pensa: viverei o suficiente para pagar por esse fornecimento de eletricidade? 🙂 Isso ocorre se o gás for levado “a zero”. Em termos de tarifas do gás consumido, não há necessidade de discutir aqui. Fiz um cálculo para fornecer gás para a dacha, não me lembro, agora vou fazer o cálculo novamente.
Então, nosso fornecimento de gás custou aproximadamente 250 mil. Uma caldeira elétrica com tubulação custava 25 mil rublos. A diferença é de 225 mil rublos. Vamos arredondar a tarifa de eletricidade - 4 rublos. A tarifa do gás, arredondada para cima, é de 6 rublos por metro cúbico. Durante um mês, 2.500 rublos foram gastos em gás (fornecido posteriormente) de acordo com a tarifa. Para eletricidade - 5.760 rublos. Acontece 5760 - 2500 = 3260. Então 225.000 / 3260 = arredondando 69 meses ou mais de 5 anos. Acontece que o gás se pagará em cerca de 5 anos, em comparação com a eletricidade apenas para aquecimento.
E qual é o benefício para quem tem contas milionárias de fornecimento de gás, mesmo que tenha a oportunidade de pagar por isso? Uma pergunta retórica. Outra coisa é quem tem a primeira categoria, descontos regionais e assim por diante. Existe gás e só gás, claro.
Bobagem, ao usar eletricidade para aquecer a sucata, fiquei sem calça, o botijão de gasolina me salvou, era 2 vezes mais barato que a eletricidade e cerca de 2 vezes mais caro que o gás natural. Os cálculos estão errados!
Caso a direcção não tenha o direito de gaseificar a aldeia, só pode dar desconto nas caldeiras ao padrinho.