Tanque de gás chave na mão: como instalar um tanque de gás e instalar equipamentos

Projetos chave na mão envolvem construção, produção ou instalação totalmente concluídas de objetos que podem ser usados ​​imediatamente.Os proprietários de propriedades privadas geralmente escolhem esse método de instalação de novos equipamentos a gás.

Encomendar um tanque de gasolina pronto para uso de uma organização é muito mais fácil do que fechar contratos com várias empresas. Em qualquer caso, a instalação é realizada estritamente de acordo com os requisitos e normas.

Neste material entenderemos as etapas de instalação de um tanque de gás chave na mão.

Vantagens de concluir um projeto chave na mão

Os proprietários de moradias particulares, querendo economizar dinheiro, às vezes tentam fazer eles próprios parte do trabalho. E isso é aconselhável se você tiver experiência em instalação ou conexão e não houver barreiras legais.

No entanto, apenas no caso de organizar um fornecimento independente de gás, praticamente não restam “brechas” para uma intervenção independente:

  • todos os trabalhos de instalação, equipamento adicional, ligação, comissionamento devem ser realizados por entidade que possua licença especial;
  • O desenvolvimento das especificações e a elaboração do projeto também são realizados por empresas mediante autorização;
  • Antes de fechar um acordo com os instaladores, o proprietário recolhe um pacote de documentos (especificações para gaseificação da casa, títulos de propriedade do terreno, planta do local, aprovações de várias autoridades, etc.), o que leva muito tempo.

Se o proprietário de uma casa se depara pela primeira vez com o projeto e instalação de um sistema de gás autônomo e é uma pessoa ocupada, é melhor entrar em contato imediatamente com uma empresa privada que há muito tempo se dedica com sucesso à instalação e manutenção de tanques de gás prontos para uso. de sistemas de gás.

Instalação de reservatório de gás por especialistas
A empresa, que tem 10-15 anos de experiência em gaseificação autônoma, conta com um quadro de trabalhadores qualificados e que conhecem a fundo todas as normas e regulamentos para instalação de equipamentos

Os representantes de uma empresa privada, via de regra, possuem os vínculos necessários nas diversas autoridades afins, portanto o processo de aprovação da documentação será muito mais rápido.

As vantagens do “pacote completo” também incluem a pronta instalação de um tanque de gás, incluindo escavação, transporte e instalação, conexão e teste de pressão.

Instalação de entrada básica
Os especialistas da empresa são totalmente responsáveis ​​​​por todos os trabalhos de instalação, que são realizados de acordo com as normas dos regulamentos de segurança industrial, SNiP, GOST e SP, e após a conclusão dos trabalhos fornecem uma garantia

Se ocorrerem erros durante o processo de instalação, eles serão corrigidos gratuitamente. A celebração de um contrato de prestação de serviços (prevenção, injeção de gás) com a empresa instaladora do tanque de gás facilita a reparação ou substituição do equipamento. Você pode ler mais sobre o custo de instalação de um tanque de gasolina em uma casa particular em este material.

Requisitos para instalação de tanque de gás

Uma instalação autónoma de armazenamento de gás, tal como um gasoduto, é uma estrutura com elevado grau de perigo, pelo que existem vários requisitos para a instalação e ligação de equipamentos de gás.

Eles estão definidos em documentos regulamentares: por exemplo, em PB 03-576-03 você pode aprender sobre as condições de instalação de vasos de pressão, e em SP 62.13330.201 – sobre as disposições gerais para a construção de sistemas de distribuição de gás.

Requisitos semelhantes se aplicam ao gasoduto através do qual o combustível é fornecido do tanque para o edifício:

  • a profundidade das valas para tubos de polietileno (o aço é muito raramente usado) é de pelo menos 1,7 m;
  • instalação obrigatória de coletor de condensado;
  • a inclinação do tubo até o coletor de condensado é de 1 cm por 1 m;
  • os tubos são conectados de forma permanente;
  • a distância até tubulações paralelas é de pelo menos 1 m.

No preenchimento de valas, a área de colocação do gasoduto é marcada com uma larga fita sinalizadora, que é esticada em toda a extensão da tubulação e coberta com terra.

Opções para um contrato com um empreiteiro

Se o proprietário de uma casa estiver interessado em instalar um tanque de gasolina pronto para uso, ele terá que escolher entre várias opções que diferem em nuances. Para ampliar o círculo de clientes, as empresas oferecem de 3 a 4 soluções. Geralmente são chamados de “Economia”, “Standard”, “Optima”, “Premium”, “Lux” e nomes semelhantes.

Opção de instalação chave na mão
Uma das opções de instalação de gasômetro chave na mão para uma casa com área de até 150 m². O pacote principal inclui projeto, o próprio tanque com acessórios, transporte, instalação, conexão, comissionamento e comissionamento. Os trabalhos de escavação e reabastecimento de gás são pagos adicionalmente.

O bom da escolha é que você pode escolher o pacote ideal, economizando na mesma escavação ou fechando contrato de fornecimento de gás com outra organização.

As principais etapas da instalação de um tanque de gás pronto para uso

A instalação chave na mão implica a execução de todas as etapas de gaseificação autónoma pela empresa com a qual é celebrado o contrato. No entanto, algum controle por parte dos proprietários sobre as atividades dos instaladores não fará mal.

Projeto e seleção de um tanque

A documentação do projeto é elaborada somente após a visita de um especialista ao local. A escolha do reservatório de gás e as nuances da instalação dependem do tamanho do terreno, da localização da casa e das rodovias, da composição das rochas subjacentes e do nível do lençol freático.

É decidido no local qual o volume ideal do tanque. Este parâmetro está vinculado à área da casa, por isso mesmo os profissionais costumam utilizar mesas de correspondência.

Tanque de gás horizontal Kadatec
Tanque de gás horizontal da marca checa Kadatec. Cálculo do volume com base na área construída: até 150 m² - tanque de 2.400 l, até 250 m² - 4.300 l, até 400 m² - 6.200 l, etc.

Com experiência em trabalhos de instalação, os representantes da empresa executora podem aconselhar na escolha do fabricante do equipamento a gás. No entanto, na prática, são geralmente distribuidores de uma ou mais empresas de tanques de gás e, portanto, recomendam os seus produtos.

É lógico supor que não é lucrativo para eles oferecer tanques de baixa qualidade, pois são eles que têm total responsabilidade pela segurança da instalação.

Leia mais sobre os tipos de tanques de gás Avançar.

Opções de tanques de gás para chalés de verão:

Após vistoria do território e seleção dos equipamentos, é traçado um plano de ação detalhado e elaborado um orçamento, tendo em conta o que exatamente está incluído no conceito “chave na mão”.

Se algum trabalho precisar ser pago adicionalmente, isso será discutido antes do início do trabalho. A documentação do projeto é fornecida juntamente com os documentos do cliente para obter permissão para instalar um sistema de gás autônomo.

Preparando o poço e a vala

Algumas empresas que oferecem serviços de gaseificação autónoma de casas de aldeia e chalés não incluem as terraplanagens num serviço completo chave na mão ou incluem-nas apenas em pacotes “Lux”, ou seja, os mais caros.

Conseqüentemente, na fase de cavar um poço e uma vala, você pode economizar de 15 a 20 mil rublos. e faça você mesmo o trabalho do terreno.

O que você precisa fazer para isso:

O preenchimento é realizado após instalação do tanque de gás e conexões, conexão e teste. A areia do rio é utilizada para aterro, sendo que apenas a camada superior (20% de todo o aterro) pode utilizar solo nativo.

Instalação de tanque de gasolina em fossa

O transporte do tanque de gás é realizado com equipamentos especiais. Os minitanques podem ser entregues em transporte próprio, mas para chalés, via de regra, são utilizados grandes tanques de 2.000 litros. Se houver acesso à cava, a melhor opção é um caminhão com manipulador.

A instalação é realizada por entidade licenciada para trabalhar com equipamentos a gás. É estritamente proibida a instalação independente de um recipiente de gás, a conexão de um gasoduto e outros equipamentos.

Organização da entrada do porão na casa

O gás de baixa pressão é introduzido no edifício usando uma tecnologia especial chamada “entrada no porão”.Basicamente, trata-se da transição de um tubo de polietileno que vai de um tanque de gasolina para um tubo de aço que entra na casa.

Para instalação da entrada geralmente é escolhido o caminho mais curto. Durante o processo de instalação, certifique-se de que os tubos de gás não se cruzem com outras comunicações.

Tipos de entrada no porão da casa
Três opções de disposição da entrada do subsolo: a – aço; b – polietileno com curvatura livre do tubo; c – polietileno com saída ZN. Designações: 1 – seção em tubo de aço; 2 – transição de tubo de aço para polietileno; 3 – tubo de polietileno; 4 – capa protetora; 5 – caixa flexível de polietileno; 6 – curva de ZN

As curvas do rodapé são produzidas na fábrica de acordo com SNiP 42-103-2003. As dimensões das peças podem variar dependendo das condições de instalação.

Não confunda os dois tipos de entrada de base - para gás liquefeito e gás úmido ou seco. Se não forem utilizados para o fim a que se destinam, o fornecimento de combustível pode ser interrompido durante as geadas.

Recomendamos também a leitura do artigo sobre a que distância instalar um tanque de gasolina. Mais detalhes - acesse link.

Conectando equipamentos de gás

Depois de instalar o tanque no fogão, instale os dispositivos sem os quais o gás não pode ser fornecido:

  • proteção eletroquímica contra corrosão (anódico-catódica);
  • compensador de fole para garantir expansão e compressão linear durante movimentos de solo;
  • coletor de condensado para evitar congestionamentos de gelo em épocas de geada (montado no ponto mais baixo do gasoduto);
  • circuito de aterramento e sistema de proteção contra raios.

No painel do pescoço que se projeta acima do solo, todas as válvulas e válvulas devem estar em boas condições. Isto se aplica à válvula de segurança e enchimento, manômetro com torneira, engrenagem de ajuste, torneiras percentuais, etc.

Um gasoduto feito de HDPE é instalado do reservatório até a água do subsolo. O polietileno de baixa densidade não foi escolhido em vão como material para tubos: é durável, elástico, não reage quimicamente com o combustível, suporta facilmente a pressão do solo e tem uma longa vida útil.

Fita de sinalização sobre o gasoduto
Após a colocação do gasoduto, ele é coberto com uma camada de areia de pelo menos 20 cm, sobre a qual é esticada uma fita de advertência amarela brilhante com uma inscrição proibitiva. Isso é necessário para não danificar a rodovia nas escavações subsequentes.

Ao contrário do gasoduto externo, o interno é montado com tubos de aço.Eles são conectados entre si por conexões removíveis e deixados abertos para poder reparar ou conectar equipamentos adicionais.

Ao instalar um reservatório de gás pronto para uso, a conexão interna de fogões ou caldeiras geralmente não é levada em consideração, exceto no pacote de serviços mais caro. Esta questão é discutida separadamente.

Comissionamento e preenchimento

O comissionamento é realizado antes do aterro para corrigir possíveis erros, apertar as conexões e fornecer proteção adicional ao gasoduto nas juntas.

Primeiro, o tanque e as tubulações são testados sob pressão e purgados usando equipamento pneumático sob pressão de 50 kg/h, após o que o vazamento é monitorado. Se tudo estiver normal, o recipiente é abastecido com gás e todas as conexões são verificadas novamente para detectar vazamentos.

Configurando o sistema de gás
Os instaladores verificam o estado das válvulas de entrada e saída, verificam e ajustam a pressão do sistema nos pontos de controle - na saída do regulador e na entrada dos consumidores

Todos os dados são inseridos no registro de comissionamento, sensores de gás são instalados (opcional) e uma válvula de corte térmico é instalada. E somente após a conclusão do trabalho de comissionamento, o tanque é preenchido com areia.

Se o pacote de ligação incluir a instalação de equipamentos internos, pode verificar imediatamente o funcionamento da caldeira a gás, fogão, lareira, etc. O trabalho de instalação, como todos os dispositivos, é garantido.

Contrato de manutenção do sistema de abastecimento de gás

A manutenção e o reabastecimento de um posto de gasolina autônomo são itens obrigatórios, portanto, é celebrado um contrato de manutenção adicional com a entidade que instalou o gasômetro, ou com outra empresa (por exemplo, que esteja mais próxima ou ofereça preços mais baixos para reabastecimento).

Enchendo o tanque de gasolina com gás
Os reabastecedores são chamados à medida que o tanque é esvaziado, aproximadamente 1 a 2 vezes por ano, mas com o consumo ativo de gás, os intervalos entre as recargas podem ser reduzidos

O pagamento do gás é feito à vista no ato do atendimento (conforme medidor instalado no transportador de gás) ou por transferência bancária.

A manutenção do sistema é dividida em planejada, não programada (reparo) e emergencial (emergência). O planejado inclui inspeção do equipamento, verificação do funcionamento de todos os dispositivos, determinação da pressão do gás e, se necessário, configuração.

A válvula de segurança está sendo substituída de acordo com o cronograma. A integridade do reservatório é verificada a cada 4-5 anos.

Se você tiver alguma dúvida se vale a pena instalar um tanque de gás em seu local, sugerimos a leitura do artigo onde comparamos a instalação de um tanque de gás e de gás principal. Consulte Mais informação Aqui.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode aprender a aparência e o funcionamento dos tanques de gasolina, como são instalados e reabastecidos, nos vídeos a seguir filmados por instaladores profissionais.

Sobre as nuances do uso de gás liquefeito e gaseificação autônoma:

Inteligível sobre instalação e acessórios:

Um exemplo de instalação incorreta de um tanque de gasolina:

O uso do gás em condições domésticas torna a vida fora da cidade confortável, mas sujeita a absoluta segurança.A instalação profissional de equipamentos por empresa licenciada e com vasta experiência é a única opção para a conexão correta e legal de um tanque de gás. A instalação chave na mão, neste caso, parece prática e conveniente.

Se você tem experiência na instalação de um tanque de gasolina pronto para uso, compartilhe-o com nossos leitores. Deixe comentários no bloco abaixo do artigo. Lá você pode tirar dúvidas sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Marina

    Queremos instalar um tanque de gasolina em nossa dacha, mas ainda não consigo me decidir. Mas estou interessado na seguinte questão: quão seguro é o tanque de gasolina e, na maioria das vezes, que problemas você pode encontrar? É claro que apenas especialistas devem instalá-lo. Há preocupações: afinal, o gás está sob alta pressão; poderia explodir por queda ou por pressão interna? Existe a possibilidade de vazamento de gás?

    • Nikolai

      Se o reservatório de gás for instalado por especialistas e operado corretamente, você não precisa se preocupar muito com a segurança. Utilize os serviços de empresas de confiança (inclusive para manutenção e reabastecimento), durante a instalação não deixe de solicitar o certificado do tanque de gasolina.

      O tanque de gasolina deve ser novo, não se contente com um usado, por melhor que pareça. Em geral, se você seguir regras simples, não precisará se preocupar com segurança. Um reservatório de gás é muito mais seguro do que o mesmo cilindro de gás doméstico.

    • Savin

      Você está começando com o pé esquerdo; segurança está bem para eles. Mas você já olhou os preços de instalação e manutenção desses tanques de gás? E você precisa obter muitas licenças. Um reservatório de gás definitivamente não é uma opção para uma residência de verão.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica