Como determinar corretamente a distância de um tanque de gasolina a um edifício residencial: escolha um local adequado no local

O uso de “combustível azul” para necessidades domésticas tem uma desvantagem significativa - a dificuldade de implementação de entrega e armazenamento. Esta deficiência foi superada graças a um reservatório de gás - um “tanque” para gás liquefeito de hidrocarbonetos.

A instalação de gaseificação autónoma está sujeita a um conjunto de requisitos e normas. Em primeiro lugar, é necessário avaliar os parâmetros do local, determinar a distância do tanque de gasolina ao edifício residencial, edifícios próximos e comunicações.

Avaliação do local: possibilidade de instalação de tanque de gás

A principal gaseificação de aldeias remotas ainda não foi concluída e muitos assentamentos permanecem sem o conveniente “combustível azul”. Uma solução alternativa ao fornecimento centralizado de gás é a instalação de um tanque de gás e a disposição de uma rede autônoma.

Um reservatório de gás é um tanque monolítico para armazenar gás natural. Estruturalmente, o tanque é feito em forma de tanque com gargalo. Na parte superior existem elementos que controlam a pressão e o combustível restante.

Sem dúvida, o funcionamento de qualquer equipamento a gás está associado a um certo risco, portanto, organizar gaseificação autônoma, vários requisitos são impostos à localização e tecnologia de instalação do tanque de gás.

Tanque de gasolina no local
No galgozer, o gás liquefeito é gradativamente convertido em vapor, a composição propano-butano entra no reator e adquire a pressão necessária.O gasoduto fornece “combustível azul” aos consumidores

O local para instalação de instalação de armazenamento de gás é avaliado de acordo com os seguintes critérios:

  • alívio;
  • a composição das camadas subjacentes e envolventes do solo e a proximidade das águas subterrâneas;
  • disponibilidade de pontos de captação de água, residenciais, utilitários e locais públicos.

Alívio. A área selecionada para montagem em superfície deve ser nivelada. Este requisito é especialmente relevante ao instalar modificações no solo - a instalação em declives é proibida.

Preparação. É permitido colocar armazenamento de gás em massas de solo com diferentes teores de umidade. A comodidade dos trabalhos de escavação e a escolha do tipo de reservatório de gás dependerá das propriedades físicas e mecânicas das rochas.

Caso não haja risco de alagamento das ferragens, podem ser utilizados modelos sem gargalo alto. Como opção, é adequado um tanque, onde as curvas são fixadas em tubos soldados de 12 cm de comprimento - esta é a altura de “segurança”, caso haja dúvidas sobre alagamentos.

Gargalo alto do tanque de gasolina
Para locais com lençol freático “alto”, foram desenvolvidas estruturas com pescoço alongado para proteger os acessórios. Devido ao dispositivo de proteção, a operação do tanque de gás é estável e eficiente

A água é um excelente condutor de ondas de calor, e o processo de evaporação da mistura propano-butano é determinado pela temperatura ambiente. Quanto maior o indicador, mais intenso é o processo. O trabalho de instalação em rochas com baixo teor de umidade é mais simples, mas o ambiente para a operação normal do tanque de gás é menos favorável.

Solo grosso pode ser perigoso, especialmente se seus componentes forem ligeiramente arredondados, ou seja, com bordas afiadas. Pedregulhos, seixos e grandes britas complicam a instalação do equipamento, e a massa de cascalho e entulho cria tensão adicional no gasoduto.

Na maioria dos casos, a instalação tanque de gasolina selecionado está sendo desenvolvida uma cava, que se recomenda preencher com areia de rio ou pedreira após a imersão da estrutura.

Proximidade de fontes de captação de água. De acordo com os regulamentos de construção, a distância mínima de um tanque de gás a um reservatório (poço, poço) é de 15 m, e a uma rede de água - 5 m.

Bairro com edifícios. As distâncias de segurança contra incêndio dos tanques de gás liquefeito às estruturas estão indicadas no parágrafo 8.1.6 do documento regulamentar “Sistemas de distribuição de gás” (SNiP 42-01-2002). A próxima seção é dedicada a esta questão.

É mais prático colocar o porta-gás mais próximo da comporta para acesso desimpedido do porta-gás e enchimento do tanque.

Colocação do porta-gás
A área acima da instalação de armazenamento de gás é uma espécie de zona de exclusão. É proibida a instalação de churrasqueira, instalação de churrasqueiras e outros equipamentos inflamáveis.

Além disso, é proibida a concretagem ou pavimentação do local, bem como a organização de vagas de estacionamento e o plantio de árvores.

Distâncias de incêndio para objetos protegidos

Determinar o local ideal para instalações de reservatório de gás no local depende do volume do tanque e do método de instalação: instalação subterrânea ou acima do solo. Para cada opção são definidos padrões rígidos, cujo descaso é inaceitável devido aos requisitos de segurança contra explosivos, ambientais e contra incêndio.

O volume é um parâmetro determinante para a distância dos edifícios

Não só a localização do container no local, mas também a facilidade de uso depende da escolha correta do volume. A capacidade do tanque de gasolina é selecionada de forma que uma recarga seja suficiente para 1 a 1,5 anos. O volume é calculado com base na área da casa.

De acordo com as normas, são consumidos 20 litros de “combustível azul” por ano para aquecer 1 metro quadrado de habitação.Se o gás for utilizado simultaneamente para cozinhar e para fornecer água quente, o valor aumenta para 27 l/ano.

Conhecendo as dimensões da casa e as necessidades dos moradores, fica fácil realizar o cálculo. Por exemplo, para uma casa de 200 m2, é adequado um reservatório de gás com volume de 4.000 litros ou mais. Uma opção alternativa é determinar o tamanho do tanque com base na potência da instalação da caldeira. Por exemplo, uma caldeira de 50 W exigirá um reservatório de gás de 5.000 litros.

Enchendo o tanque de gasolina
Ressalta-se que o enchimento máximo do armazenamento de gás é de 85% do deslocamento total, e o combustível mínimo restante é de 5%. Portanto, ao escolher um tanque de gasolina, é preciso levar em consideração uma certa reserva (mais 10-15%)

Normas para localização de tanques subterrâneos de gás

Para operação durante todo o ano em condições frias de inverno, é necessário escolher um “armazenamento” subterrâneo. O módulo está imerso abaixo da linha de congelamento do solo, o que suporta a evaporação natural do gás em temperaturas externas abaixo de zero.

Normas gerais para distância de tanques subterrâneos de qualquer volume:

  • recintos desportivos, parques infantis, garagens - 10 m;
  • conduta subterrânea para redes de aquecimento e esgotos – 3,5 m;
  • comunicações externas não incluídas no grupo de equipamentos de backup – 5 m;
  • borda da faixa de rodagem de uma estrada de baixa velocidade para 1-2 faixas – 5 m;
  • rodovias e vias expressas com 3 ou mais faixas – 10 m;
  • via de acesso ao eléctrico, vias férreas industriais - 10 m.

A distância até edifícios para diversos fins é determinada pela capacidade do tanque de gás liquefeito. É fornecida uma gradação de valores para volumes de “armazenamento”: até 10 metros cúbicos, 10-20 metros cúbicos, 20-50 metros cúbicos.

Distância até o tanque de gasolina
Distância até edifícios residenciais para tanques monobloco de até 10 metros cúbicos - 10 m, até 20 metros cúbicos - 15 m, até 50 metros cúbicos - 20 m.Distância das instalações públicas – 15, 20 e 30 m respectivamente

Vários padrões são fornecidos para instalação de um “armazenamento de gás” privado em relação às instalações de produção. O intervalo de distâncias é de 8 a 15 M. A distância até ferrovias de uso geral também é regulamentada - 20 a 30 m, dependendo do deslocamento do tanque de gasolina.

O SNiP permite reduzir o intervalo entre um edifício residencial e uma “cuba de gás” em 50%. Contudo, tal decisão deve ser justificada por motivos técnicos e aprovada pelo departamento local de sistemas de distribuição de gás.

Padrões de colocação de porta-gás
A distância deve ser medida do ponto mais próximo da fundação até a parede do tanque de gás. Esta norma não está especificada em documentos regulamentares, mas é praticada na instalação de uma instalação de armazenamento de gás

Além dos requisitos para a distância do tanque de gás de diversos objetos, há uma lista de regras para regulamentação do “armazenamento” subterrâneo:

  • profundidade de instalação - pelo menos 60 cm da parede superior do tanque até a superfície do solo;
  • a distância entre os tanques subterrâneos de gás é de pelo menos 1 m;
  • o gargalo e os acessórios do recipiente devem permanecer livremente acessíveis.

Independentemente do deslocamento, o tanque subterrâneo é montado sobre uma fundação - uma laje de concreto. A base evita que o tanque “flutue” em caso de movimento do solo.

Sutilezas da instalação de um tanque acima do solo

A utilização de tanque de gás terrestre apresenta diversas vantagens significativas: simplicidade, rapidez de instalação e redução da intensidade da corrosão do metal. Danos locais são fáceis de detectar e corrigir em tempo hábil.

No entanto, este tipo de equipamento raramente é utilizado para fornecer gás a uma residência particular. A principal razão é uma diminuição significativa no desempenho do sistema no inverno.Em temperaturas abaixo de zero (abaixo de -0,5°C), o gás liquefeito não evapora naturalmente.

Para apoiar o processo, o tanque de gás deve ser equipado com evaporador. Com um consumo insignificante de “combustível azul”, os investimentos de capital na gaseificação demoram muito tempo a dar frutos. Devido à localização acima do solo, os requisitos para distâncias de segurança contra incêndio entre a instalação de armazenamento de gás e edifícios e outros objetos são mais rigorosos.

Instalação no solo de um tanque de gás
As distâncias mínimas são fornecidas separadamente para três grupos de tamanhos padrão: até 5 metros cúbicos, de 5 a 10 metros cúbicos e tanques com capacidade de 10 a 20 metros cúbicos. O sinal “+” indica a distância do tanque de gás ao imóvel não atendido pela instalação

Restrições adicionais à localização do “cuba de gás” acima do solo:

  • ferrovias de uso geral – 25-30-40 m de acordo com o volume;
  • trilhos locais de bonde e trem – 20 m;
  • estradas categorias IV-V (1-2 faixas) – 10 m, categorias I-III (de 3 faixas) – 20 m.

Por questões de segurança, uma espécie de tampa aberta é instalada acima do tanque de gás, protegendo o módulo da luz solar direta e da precipitação. O superaquecimento do tanque ou um raio pode causar uma explosão, e a chuva e a neve podem causar corrosão acelerada.

Colocação de instalações móveis de armazenamento de gás

Um minitanque de gás é um amplo cilindro de gás com volume de até 500 metros cúbicos, equipado com os acessórios necessários para uma operação segura: redutor, medidor de nível e válvulas de segurança. O equipamento é caracterizado por dimensões compactas, por exemplo, os parâmetros de um tanque de 480 litros são: comprimento - 2 m, diâmetro - 60 cm.

Quando usado corretamente mini-tanque de gasolina sua vida útil é a mesma de um tanque de gasolina de tamanho normal.O minimodelo é colocado de forma permanente ou instalado em carreta, o que garante a mobilidade do armazenamento de gás.

Reabastecimento capacidade móvel é significativamente simplificado, pois torna-se possível tanto no local como no posto de gasolina.

Colocação de um miniporta-gás
Uma vantagem importante de um mini-reservatório de gás é a ausência de requisitos rígidos para sua colocação. As obras de ligação do tanque ao sistema de gás da casa demoram cerca de duas horas

De acordo com a SP 63.13330 de 2011, é aceitável a distância mínima da casa até um pequeno tanque de gás, ou seja, colocação diretamente junto à parede. A distância entre o equipamento e outros objetos protegidos não é especificada.

Os minitanques de gás são necessários para garantir a gaseificação autônoma de instalações com consumo de combustível relativamente baixo ou sazonal: casas de campo, aquecimento de áreas de cafés, hotéis. O reservatório é frequentemente usado como fonte reserva de gás em caso de interrupções no gasoduto centralizado.

Conjunto de requisitos para instalação de gasoduto

Certos padrões padronizados também são necessários para a instalação de um gasoduto que vai do tanque de gás até a casa. O gás é fornecido às instalações através de um gasoduto subterrâneo através da entrada do porão. As regras de segurança proíbem a introdução de um gasoduto em uma casa subterrânea.

Colocando um gasoduto
Esquema de introdução de uma tubulação em uma casa. Designações: 1 – tanque de gás, 2 – laje de base de concreto, 3 – tanque condensador, 4 – tubulação subterrânea, 5 – unidade de entrada básica

Requisitos gerais para a instalação de um gasoduto no trecho tanque-casa de gás:

  • profundidade da pista – pelo menos 1,7 m;
  • largura da vala - não há restrições rígidas, o valor depende da metragem do gasoduto e da qualidade do solo;
  • a inclinação mínima em direção ao coletor de condensado é de 1 cm por 1 m (não mais que 5°), a inclinação máxima é de 100 mm;
  • a distância da rodovia às fundações dos edifícios é de 2 m ou mais;
  • a distância às comunicações localizadas paralelamente é de 1 m, com disposição cruzada – 2 m de altura.

A linha subterrânea do gasoduto é instalada a partir de tubos de polietileno de alta densidade contendo nitrila. Linha de aterramento - tubos de gás de aço. A tubulação de polímero não deve atingir o ponto onde a temperatura do solo caia para -20°C ou menos.

Padrões de colocação de gasodutos
A transição do gasoduto polietileno-aço é feita a uma profundidade de 40 cm, a área deve ser protegida da corrosão eletroquímica - é utilizado revestimento polimérico até uma altura superior ao nível do solo

Segurança da operação do tanque de gás

Apesar de todas as vantagens da gaseificação autônoma, muitos consumidores se assustam com a ideia dos riscos de armazenar uma substância inflamável em um local próximo a um edifício residencial.

Para garantir a segurança, não basta manter as distâncias exigidas durante a instalação, é necessário cumprir todas as condições de abastecimento, operação e manutenção da instalação do reservatório de gás.

Regras operacionais:

  1. Preservação de uma oferta inesgotável - cerca de ¼ do volume. Quando todo o combustível é utilizado, forma-se um vácuo no recipiente; reabastecimentos adicionais em violação da tecnologia podem resultar em explosão.
  2. Enchimento do tanque de gás exclusivamente por empresa especializada. Poupanças insignificantes nos serviços de trabalhadores do gás não qualificados podem provocar um incêndio.
  3. Monitorando o funcionamento da válvula de segurança. A solução de problemas oportuna evitará uma emergência.
  4. Evite vazamento de gás.O vazamento de “combustível azul” é o mais perigoso - a mistura propano-butano “se espalha” para baixo, por ser mais pesada que o ar.

Existe a possibilidade de vazamento de combustível se o tanque estiver danificado, as conexões estiverem com defeito, forem realizados reparos ou reabastecimentos não qualificados, bem como se os elementos do sistema de distribuição de gás não estiverem hermeticamente vedados.

Reabastecendo o tanque de gasolina
A segurança de operação e reabastecimento é garantida pelos seguintes equipamentos: 1 – drenagem de resíduos do tanque condensador, 2 – válvula de segurança, 3 – redutor, 4 – gasoduto, 5 – medidor de nível – medição de enchimento do tanque, 6 – enchimento válvula, 7 – válvula de extração de vapor de gás, 8 – manômetro, 9 – válvula de amostragem de gás líquido

As precauções obrigatórias incluem o uso de proteção contra raios e aterramento. É proibido realizar trabalhos de soldagem ou acender fogo próximo ao reservatório de gás.

Irá familiarizá-lo com os preços padrão para instalação de um tanque de gasolina próximo artigo, em que são analisadas detalhadamente todas as rubricas de despesas futuras e são fornecidas recomendações para possíveis economias.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Reportagem em vídeo sobre o funcionamento de um tanque de gás instalado para atendimento de uma residência particular. A revisão discute os equipamentos que garantem o uso seguro e as distâncias permitidas aos objetos no local:

Um dos principais requisitos para a operação segura de um tanque de gás é o cumprimento das distâncias padronizadas de um edifício residencial e outras instalações até o armazenamento de gás. Se as condições do local em si não forem satisfatórias, é permitida alguma tolerância em relação às distâncias dos limites. É preferível confiar a avaliação do local de instalação e instalação a uma empresa especializada.

Conte-nos como você selecionou um local em sua propriedade pessoal para instalar um tanque de gasolina. É possível que você tenha informações úteis que serão úteis para os visitantes do site. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Estanislau

    Trabalhei vários anos numa empresa de gaseificação autónoma. Na prática, a distância dos tanques subterrâneos de gás aos edifícios residenciais quase nunca atende aos requisitos estabelecidos. Via de regra os terrenos são pequenos e as pessoas querem economizar o espaço ocupado pelo gasômetro. Às vezes simplesmente não há como marcá-lo, exceto perto da própria casa. O fato é que na Rússia apenas pessoas jurídicas são controladas pela Rostechnadzor. Ninguém verifica os cidadãos e as suas casas em busca de violações da lei relativa a violações de joint ventures e outros documentos regulamentares. Todos violam essas normas por sua própria conta e risco. Para ser justo, acrescentaria que na Europa, por exemplo, as distâncias estabelecidas por lei são muito mais curtas e, se os equipamentos forem de elevada qualidade e instalados por especialistas competentes, os riscos são mínimos.

  2. Elena

    Ainda não consigo entender a viabilidade deste evento... Então calculei o consumo de gás da minha casa, tenho a mesma quantia para aquecer com eletricidade (o recurso mais caro) (no inverno) que com gás enterrado. Mas que trabalho enorme precisa ser feito para arrumar o tanque de gasolina, e também um projeto para fazer a fiação da casa.
    Com os recuos também não é tão simples: você sai de casa, mas acaba na casa do vizinho. Nas antigas sociedades de jardinagem, os lotes são pequenos.E novos são cortados em locais de grãos, e ali há gaseificação.

    • Sergei

      Não sei como você calculou que o aquecimento com eletricidade tem o mesmo preço do gás de um gasômetro. Isto está errado. Claro, é mais caro que o gás principal, mas muito mais barato que a eletricidade. O principal problema é que inicialmente você terá que gastar muito dinheiro em um tanque de gasolina e correr atrás de licenças.

      • “Corra para obter licenças.” Quais permissões?

  3. assustou

    Gostaria que as pessoas fossem obrigadas a obter licenças de instalação e a passar pelas autoridades, para que não houvesse vontade de arrastar todo o tipo de disparates para dentro de casa, especialmente quando um gasoduto de gás natural passa ao longo da cerca. Enjoamos dos “brinquedos sem sentido” no quintal, viemos e enfiamos a 2 metros da casa, tomando sol, “beleza”. E os instaladores foram charmosos, venderam e ganharam dinheiro. Precisamos encontrar alguém com quem discutir, quando o homem vai terminar de brincar com esse barril?! Acho que vai durar até o verão...(na verdade, agora é outono;)).

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica