Como fazer corretamente um sistema de ventilação em uma sauna com aquecedor elétrico: nuances técnicas

O ar saturado de oxigênio é vital para as pessoas.Principalmente se a pessoa estiver em um espaço fechado. Portanto, a ventilação em saunas, balneários, banheiros e demais ambientes com altas temperaturas e níveis de umidade deve ser organizada corretamente.

Caso contrário, você poderá encontrar muitas surpresas desagradáveis ​​e suas consequências negativas. As consequências incluem não apenas danos à saúde, mas também danos às estruturas dos edifícios, o desenvolvimento de fungos e a destruição gradual do edifício.

Você aprenderá tudo sobre os métodos e recursos de organização da ventilação para salas de vapor finlandesas e russas equipadas com fogões elétricos e a lenha em nosso site. Falaremos sobre as especificidades do projeto dos sistemas de fornecimento e exaustão de ar. Vamos listar os erros típicos que ocorrem quando a construção não é feita corretamente.

A sauna precisa de ventilação?

O fato de que um sistema de ventilação não é necessário para uma sauna pode ser ouvido frequentemente em fóruns e em conversas com amigos mais experientes que estão fumegando em uma casa de banho/sauna que eles próprios construíram há dois anos.

Seu principal argumento é o exemplo do funcionamento das instalações. Afinal, instalar ventilação exigirá tempo e dinheiro.

A ventilação é mais fácil de fornecer imediatamente
É mais fácil fornecer ventilação imediatamente, mesmo antes da construção, do que lidar posteriormente com problemas decorrentes da sua ausência

A opinião de que tudo funciona perfeitamente está fundamentalmente errada. Funcionará durante o primeiro ou dois anos, mas posteriormente o proprietário dessa sauna a vapor enfrentará muitos problemas.E pode-se argumentar sobre a qualidade dos procedimentos de banho em uma sala sem ventilação.

Sala de vapor com ar fresco
É na sala de vapor com ar puro que você pode realizar procedimentos de alta qualidade que têm um efeito benéfico no corpo como um todo.

Os principais problemas que você encontrará com um sistema de ventilação mal equipado ou completamente ausente em uma sauna doméstica com aquecedor elétrico são os seguintes:

  • falta de oxigênio;
  • odor desagradável;
  • apodrecimento de estruturas;
  • vida útil reduzida das instalações;
  • rascunhos;
  • aumento do consumo de combustível para aquecimento.

Todos esses sinais ou apenas alguns deles começarão a aparecer um após o outro em uma sauna/balneário com ventilação não funcional. Se não houver entrada de ar fresco da rua e houver várias pessoas na sala de vapor ao mesmo tempo, existe o perigo de queimaduras. Principalmente se os veranistas estiverem embriagados, o que, infelizmente, pode ser encontrado com frequência.

Quanto ao odor desagradável, ele surge devido ao acúmulo de suor e à insuficiente remoção de umidade no ambiente. Na verdade, na ausência de ventilação, é problemático secar a sala de vapor após o uso - é necessário abrir as portas e certificar-se de que tudo está bem ventilado e seco.

Além disso, isto aplica-se a todos os quartos - para relaxamento, banho, balneários e outros, construídos por um proprietário prudente.

Grades de ventilação especiais
É conveniente usar grades e válvulas especiais - desta forma, nenhuma criatura viva entrará voando e a entrada/saída pode ser controlada

Um odor desagradável também surge como resultado da madeira podre que não tem tempo de secar. Isso acontece dentro de dois a três anos a partir do início do uso da sauna.Assim, alguns artesãos recomendam até uma tecnologia especial para o acabamento interior da sala de vapor - para que seja conveniente retirar as tábuas podres de baixo e substituí-las por novas.

Sauna com ventilação adequada
Muitos artesãos nem pensam que numa sauna com ventilação devidamente equipada nada apodrecerá.

Portanto, é importante fornecer um sistema de ventilação antes de iniciar a construção, a fim de evitar odores putrefativos e problemas com a substituição de placas podres no futuro.

Além deste problema, pode-se observar atividade crescimento de mofo ao longo das paredes e teto, formação de condensação e inchaço das estruturas de madeira. Todos esses problemas começam a cair como uma bola de neve na cabeça do dono da sauna.

O resultado é uma redução significativa na vida útil. Em vez de 20 a 30 anos, a sauna a vapor pode durar apenas 5 a 6 anos. Além disso, o cheiro desagradável acompanhará os hóspedes que desfrutam dos procedimentos de banho durante todos esses anos.

Se houver um sistema de ventilação, mas ele não for projetado corretamente, surgirá o problema de correntes de ar percorrendo as pernas dos vaporizadores. E isso não aumentará a alegria de realizar procedimentos de higiene.

Outro incômodo é o aumento do consumo de combustível para aquecimento da sala de vapor. Isso geralmente ocorre quando o exaustor está funcionando muito ativamente, removendo o excesso de calor do ambiente.

Sistema de ventilação de sauna
Um sistema de ventilação bem planejado em uma sauna pode proteger o proprietário de despesas desnecessárias e economizar não só dinheiro, mas também saúde

Para evitar que tais problemas surjam, você precisa planejar com antecedência e calcular o sistema de ventilação, escolhendo o esquema ideal para seu arranjo. Além disso, não existe uma solução única e correta para este problema - tudo dependerá da sala específica e da sua localização.

Regras de ventilação

A questão é como fazer adequadamente uma ventilação no balneário e sauna, preocupa muitos proprietários de chalés, residências permanentes e apenas pequenas casas. Afinal, você pode montar uma sauna a vapor em quase qualquer lugar, o principal é o desejo e a disponibilidade de certos recursos para implementar esse plano.

Que tipo de aquecedor elétrico existe?

Sauna ou balneário, cujo coração é fogão elétrico, Não é incomum. Freqüentemente, a opção elétrica é preferida por sua segurança e pelo mínimo esforço necessário para aquecer adequadamente o balneário.

Aquecedor elétrico na varanda
As dimensões do aquecedor elétrico podem ser selecionadas de acordo com seus desejos - pode ser uma opção bem em miniatura para uma pequena sauna a vapor na varanda

Os fogões aquecedores oferecidos no mercado de equipamentos para saunas e banhos são representados pelas seguintes opções:

  • Aquecedor elétrico finlandês;
  • para pequenas saunas;
  • com gerador de vapor;
  • para um banho russo.

Você pode escolher qualquer modelo, o principal é não esquecer de verificar a disponibilidade da documentação técnica, certificado de qualidade e garantia do fabricante do vendedor antes de comprar.

Além disso, dependendo do recuperador selecionado, podem existir diferentes requisitos para a disposição do sistema de ventilação. As recomendações do fabricante geralmente estão especificadas no manual de operação do equipamento. O diagrama mais adequado do dispositivo de ventilação também é fornecido.

O aquecedor elétrico é conveniente não apenas para instalação, mas também para uso posterior.Não é necessário instalar uma chaminé ou pensar em opções adicionais para preparar e armazenar lenha ou outro combustível. O único aspecto negativo é a dependência da eletricidade. Se houver problemas com este recurso na sua dacha, então é melhor escolher um tipo diferente de fogão.

Forno elétrico com pedras é compacto
O forno elétrico com pedras é muito compacto, existem modelos leves - até 70 kg. Portanto, montar uma sauna a vapor na varanda não é problema.

Um aquecedor elétrico vem com várias funções e capacidades adicionais - um sensor de temperatura e regulador de umidade e um painel de controle. Além disso, para segurança dos usuários e proteção contra superaquecimento, os fornos elétricos são equipados com termostatos e fusíveis.

Se adquiriu um modelo de equipamento altamente funcional, no qual pode definir o nível de humidade e temperatura à vontade, a sauna pode facilmente transformar-se em balneário e vice-versa.

Nuances técnicas de ventilação em balneário/sauna

A sauna é uma sala não residencial, mas precisa de troca de ar intensa, não menos do que uma sala residencial. Sem um suprimento suficiente de ar fresco, a sauna a vapor não será capaz de melhorar totalmente a sua saúde.

E o visitante se sentirá desconfortável - o ar está viciado, mofado e é difícil respirar. Portanto, ao planejar um sistema de ventilação em uma sauna, é importante levar em consideração os detalhes técnicos de sua disposição.

Requisitos para organizar um sistema de ventilação em uma sauna
Os requisitos para organizar um sistema de ventilação em uma sauna diferem significativamente da ventilação em outras salas.

EM sauna a vapor com aquecedor É importante fornecer 3 tipos de ventilação ao mesmo tempo:

  • o próprio fogão;
  • salas de vapor;
  • salas contíguas (banheiro, vestiário, chuveiro e outros, se disponíveis).

Se conseguir garantir a circulação adequada de ar fresco em toda a sauna, não haverá problemas com o seu funcionamento.

É importante que o ar fresco da rua chegue imediatamente ao fogão quente, aquecendo-o e resfriando-o ao mesmo tempo. Então ele, já quente, mas ainda fresco, subirá e se misturará com as massas de ar internas, deslocando parte dele para fora pela saída de exaustão.

Diagrama de ventilação
Portanto, é indesejável usar esquemas onde a válvula de alimentação esteja localizada longe do forno. É melhor considerar uma opção de ventilação mais aceitável

Requisitos técnicos para o sistema de ventilação da sauna:

  • espaço sob a porta de 2 a 5 cm;
  • sem rascunhos;
  • entrada/saída ajustável;
  • renovação cíclica do ar;
  • influxo de ar limpo da rua;
  • direção correta das massas de ar através do duto de ar;
  • seção transversal ideal de aberturas de ventilação;
  • a altura correta do duto de ventilação acima do nível do telhado.

Para garantir a entrada e saída controladas de massas de ar, é necessário usar válvulas. Esta é uma invenção muito conveniente que chegou até nós há muito tempo e recebeu um design moderno.

Quanto à ciclicidade, de acordo com as normas, o ar da sauna a vapor deve ser renovado de 5 a 6 vezes por hora, e se for sauna seca, pelo menos 10 vezes por hora. Seu influxo não deve vir do interior, mas sim da rua. É importante que o ar que entra esteja o mais saturado possível de oxigênio.

Ventilação na sauna a vapor e salas adjacentes
As massas de ar que se deslocam pelo duto de ar devem passar no sentido “da sala de vapor” - primeiro o ar entrava na sala de vapor vindo da rua, depois continuava seu caminho pelas salas adjacentes, terminando o caminho com sala técnica, armário, arrecadação

O ar de exaustão com alta porcentagem de dióxido de carbono pode escapar através de um duto de ventilação localizado acima do telhado. Sua altura, neste caso, deve ser ideal para garantir uma boa tração, mas não superior a 3 m.A altura depende da localização do canal.

Seção transversal ideal do duto
A seção transversal ideal do duto de ar é calculada com base no volume da sala de vapor. Sim, a 1 m3 sala precisa de 24 cm2 Seções

Em uma sauna com aquecedor elétrico, você não precisa se preocupar em instalar uma chaminé separada ou duto de ventilação para retirar os produtos da combustão. Esta é uma vantagem absoluta ao organizar a ventilação.

Características do design do sistema

A qualidade dos procedimentos na sala de vapor, o humor e a saúde dos usuários e a vida útil da sala dependem do correto projeto do sistema de ventilação. E os custos de manutenção também dependem da eficiência da troca de ar.

Selecionando um esquema para dispositivos do sistema de ventilação depende de muitos indicadores - o tamanho da sauna/banho, o número de quartos acompanhantes, localização, tipo de aquecedor elétrico. Então, poderia ser:

  • edifício individual;
  • sauna no quarto contíguo ao banheiro;
  • sauna no porão da casa;
  • sauna a vapor na varanda de um apartamento na cidade.

É importante que pelo menos uma parede fique voltada para a rua. É aqui que faz sentido planejar a instalação válvulas de abastecimento e janelas. Caso isso não seja possível, são consideradas opções com injeção forçada de ar fresco por meio de ventiladores.

A parede é adjacente à rua
É conveniente quando uma parede é adjacente à rua - uma válvula de alimentação com válvula pode ser montada nela, garantindo um fluxo de ar limpo

Dependendo do tipo de controle, a ventilação nas salas de vapor pode ser:

  • natural;
  • forçado;
  • misturado.

A última opção é usada com mais frequência, quando a entrada ocorre naturalmente e a saída ocorre por meio de exaustores. Para tal, é instalada uma válvula de alimentação por baixo do recuperador, a uma altura de cerca de 30 cm do chão.É bom que esta parede específica seja adjacente à rua.

Caso contrário, é possível instalar um duto de ventilação usando duto flexível, levando-o ao lugar certo. Você deve evitar curvas fechadas, escolhendo o caminho mais suave e curto. É aconselhável instalar um amortecedor no interior ou instalar uma válvula com comporta.

Quando o ar da rua entra na sala de vapor, atinge imediatamente o aquecedor elétrico. Ela, aquecida, aquece-o, permitindo que suba, onde se mistura com as massas de ar, deslocando parte dele. Quando o ar resfriado desce, ele é puxado para dentro do orifício pelo exaustor e começa a subir pelo duto de ventilação.

Os furos de exaustão geralmente são feitos na parede oposta. Além disso, um está localizado abaixo e o segundo acima. Eles estão conectados entre si por um duto de ventilação. Além disso, o sistema de remoção de ar de exaustão está equipado com um exaustor.

Troca de ar no circuito de alimentação e exaustão
A troca de ar com um circuito de alimentação e exaustão ocorre com a mais alta qualidade - o ar fresco é aquecido uniformemente, misturado com vapor quente, deslocando o ar de exaustão para o orifício de exaustão

A circulação adicional dos fluxos de ar ocorre pelas fendas da janela e pelo vão entre a porta e o chão. Se a sauna for independente e a sua casa de toras tiver sido construída de acordo com todas as regras, com certeza haverá um pequeno vão entre as toras inferiores, proporcionando ventilação adicional ao ambiente. Isso é necessário para evitar o apodrecimento da madeira e a formação de mofo nas paredes internas da sala de vapor.

Erros na construção de ventilação

Se você levar em conta todas as sutilezas do projeto do sistema de ventilação, o resultado irá encantá-lo por décadas.Mas muitas vezes profissionais inexperientes cometem erros irritantes que afetam diretamente a qualidade dos procedimentos e o humor de quem relaxa na sauna/banho.

O erro mais comum é planejar diagramas de colocação de dutos de ar após a conclusão da construção. Isso é o mais desagradável, porque esse trabalho deve ser feito logo no início. Assim, não só tudo será conveniente de instalar, mas também será fácil ocultar as comunicações decorando-as.

Não é necessária vedação excessiva da sauna
A estanqueidade excessiva de paredes e pisos pode fazer com que em breve precisem ser substituídos

Em segundo lugar, o aperto excessivo da sala pode não desempenhar o melhor papel. Portanto, se não houver uma lacuna sob a porta de pelo menos 2-3 cm, uma janela e uma abertura para entrada, você poderá sufocar nessa sauna a vapor. Esta é uma opção extremamente ruim.

O terceiro erro cometido na instalação de um sistema de ventilação é fazer apenas um orifício de exaustão sob o teto. Proporcionará um efeito estufa quando a troca de ar não ocorrer. Para respirar ar fresco, é necessário abrir uma janela ou porta.

Abertura de exaustão e alimentação com válvula
As aberturas de exaustão e alimentação devem ser equipadas com uma válvula - é fácil de usar e pode caber em qualquer interior sem violar o conceito geral

Em quarto lugar, as aberturas de entrada/saída da massa de ar não devem ficar sem válvula. A sua presença ajudará a regular de forma ideal o microclima interior em qualquer clima e temperatura exterior.

É a válvula que ajuda a selecionar claramente uma temperatura e umidade confortáveis, liberando o excesso de ar quente. Com a válvula fechada, ao contrário, você pode aquecer rapidamente um ambiente bem ventilado.

Grade de ventilação protetora
A presença de uma grade protetora na entrada ou saída protegerá contra a entrada acidental de insetos, pássaros e outras criaturas vivas na sala de vapor.

O quinto erro é colocar as válvulas de entrada e saída no mesmo nível, uma em frente à outra. Com este esquema, é possível observar correntes de ar percorrendo as pernas e uma total falta de mistura das massas de ar. O ar que vem da rua não terá tempo de esquentar e se misturar à mistura de vapor sob o teto da sala.

O sexto erro é instalar sistemas de ventilação complexos e caros. O equipamento não suporta mudanças bruscas de temperatura por muito tempo e requer reparo e substituição periódica de dispositivos individuais.

Sistemas complexos não são baratos
Sistemas complexos não são um prazer barato, especialmente se a sauna a vapor for usada ocasionalmente - algumas vezes por ano

Portanto, ao selecionar o esquema de ventilação ideal, você deve levar em consideração as características do seu ambiente, seu tamanho e altura do teto. É importante não se esquecer disso na fase de planejamento das obras, para não pagar a mais posteriormente.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Na sauna, a ventilação pode ser organizada pelos meios disponíveis. Vídeo sobre como instalar uma entrada de ar em uma sauna:

A segunda parte do arranjo econômico de ventilação na sala de vapor é a instalação de um duto de ventilação exaustora:

O vídeo discute vários esquemas de ventilação em banhos e saunas:

A criação de um sistema de ventilação eficaz na sala de vapor é descrita em detalhes no videoclipe:

O vídeo descreve o projeto correto do sistema de ventilação de uma sauna e os principais erros cometidos pelos artesãos domésticos:

Depois de se familiarizar com as características do sistema de ventilação da sauna, você poderá projetar e instalar adequadamente a ventilação com aquecedor elétrico.Além disso, se você tem uma pequena sauna e deseja fazer tudo sozinho, poderá fazer a instalação sozinho.

O principal é calcular corretamente a localização das aberturas de entrada e saída e realizar a instalação dos dutos de ar com eficiência.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos sobre sua própria experiência na instalação de ventilação em uma sauna ou balneário. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis, poste fotos sobre o tema.

Comentários dos visitantes
  1. Elena

    Boa tarde. Ajude-me a encontrar especialistas em ventilação e acabamento de banhos de silicato de gás...

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá. Nós ou nossos leitores ficaríamos felizes em ajudá-lo, mas, infelizmente, não sabemos de que cidade você é :)

  2. Denis

    Boa tarde Comprei recentemente uma casa e ela tem sauna.
    Depois de cozinhar com ela várias vezes, senti falta de ar fresco.
    Não há exaustor na sauna e também não há fornecimento de ar.
    Fiz vários furos na parte inferior da porta de madeira para o fluxo de ar.
    A questão permanece: a que altura devo fazer o exaustor da sauna (quero fazê-lo com possibilidade de sobreposição - como uma pequena escotilha)? Por favor, recomende onde é melhor colocar o capô.

    Fotos anexadas:
  3. Andrei

    Boa tarde. O artigo indica o tamanho da seção transversal de ventilação por metro cúbico de ambiente. Por favor me diga de onde você tirou isso? De acordo com esta norma, uma sala de vapor padrão de 10 m3 requer um tubo com diâmetro de 80 cm e mais largo que a porta planejada para a sala de vapor.

    • Cirilo

      Andrey, pense bem e o tsitsry será menos assustador.
      1 metro cúbico - 24 cm quadrados (retângulo 24*1)
      10 metros cúbicos - 240 cm quadrados (retângulo 24*10) é um tubo com diâmetro inferior a 18 cm!

  4. Natália

    Olá, tenho uma pergunta sobre uma sauna em uma casa geminada.
    O tamanho da sauna é de 2 m por 2 m. A sala é feita de blocos de gás (revestidos, claro, com madeira) no meio de uma casa de alvenaria no primeiro andar. Até o muro da rua fica a sala de estar (comprimento aproximado de 11 m). E a ventilação forçada? Obrigado .

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica