Ventilação no balneário: uma revisão dos esquemas tradicionais e nuances de arranjo

A temperatura ambiente e o alto nível de umidade no balneário são condições favoráveis ​​​​para a colonização de todos os tipos de microrganismos nocivos.Isso inclui bactérias, vírus, fungos que destroem a madeira e o sistema pulmonar dos amantes do banho. A ventilação adequada no balneário eliminará a negatividade listada. Como fazer isso?

Contaremos tudo sobre as regras de organização dos sistemas de ventilação destinados à secagem de ambientes úmidos. Utilizar informações confiáveis ​​irá ajudá-lo a desenvolver e implementar um projeto de ventilação impecável. Os dados apresentados para consideração baseiam-se em códigos de construção e na experiência prática dos construtores.

O artigo descreve detalhadamente os métodos de construção de sistemas de ventilação projetados para remover água suspensa no ar, secar acabamentos e estruturas de suporte. Os materiais e componentes necessários para sua disposição são descritos. Aplicativos de fotos e tutoriais em vídeo fornecerão assistência eficaz no domínio de um tópico difícil.

Especificações dos sistemas de ventilação para banhos

O balneário precisa de renovação regular de ar. Este é um requisito de segurança para pessoas que realizam procedimentos de banho. Além disso, a ventilação adequada pode prolongar a vida útil em até 50 anos ou mais.

O tipo de sistema de ventilação é selecionado individualmente e depende da localização, tamanho da estrutura e materiais utilizados na construção.

Esquemas de ventilação do banho

Todos os sistemas de ventilação existentes de acordo com o seu princípio de funcionamento são divididos em natural, forçado e combinado.No primeiro caso, a ventilação ocorre devido à entrada aleatória do ar externo, sua mistura no ambiente e deslocamento do ar de exaustão pelos orifícios de forma natural.

Em segundo lugar, um dispositivo adicional – um ventilador – é ligado. Na maioria das vezes é instalado no exaustor, mas também pode ser instalado na entrada. Um ventilador é usado em cada cômodo do balneário. Na terceira há uma simbiose da primeira e da segunda opções.

Ventilador de banho
Ao escolher um exaustor, deve-se prestar atenção ao seu grau de proteção (IP44 acima) e à carcaça, que deve ser resistente ao calor

Dentre os esquemas de ventilação utilizados em banhos, o bastu é o mais popular. Trata-se da instalação de um orifício de entrada com válvula regulável, que se encontra atrás/debaixo da estufa. Além disso, podem existir aberturas de ventilação sob a estufa controladas por válvula ou corrediça. O ar do subsolo entra por eles, penetrando da rua pelas aberturas de ventilação da fundação.

Ventilador de banho de baixo ruído
Entre os ventiladores de banho você encontra modelos quase silenciosos. Eles são poderosos, criando ruído quando operando entre 22 e 35 dB

A abertura superior desta caixa fica fechada até o tempo necessário. Assim que houver necessidade de secar o ambiente, abra 2 válvulas de exaustão ao mesmo tempo.

Este esquema aparentemente ideal nem sempre é adequado. Em seguida, é usada uma opção de ventilação forçada. Se você adicionar um exaustor a este circuito na parte inferior na entrada do duto de ventilação, obterá um sistema de exaustão. Ao instalar um ventilador na abertura de alimentação atrás/acima do recuperador, obtém-se um circuito de ventilação de alimentação para a sala de vapor.

Diagrama de ventilação no balneário
O ar frio que entra na sala de vapor aquece imediatamente.E os resíduos são expelidos para o orifício inferior do duto de ventilação, localizado na parede oposta

Outro diagrama de ventilação, utilizado em banhos, quando o influxo ocorre por meio de respiros localizados na parte inferior do ambiente, próximo ao piso, e a retirada ocorre por meio de uma abertura na parte superior com válvulas de ventilação neles instaladas.

Do lado de fora, essas aberturas são conectadas por um duto de ventilação comum que atinge uma determinada altura. A altura da válvula de escape inferior é de cerca de 50 a 60 cm do chão e a superior é de 30 a 40 cm do teto.

Aberturas com válvulas
É conveniente usar o esquema bastu equipando os orifícios com válvulas ajustáveis ​​​​especiais. Afinal, você pode abri-los e fechá-los conforme necessário, definindo o tamanho apropriado da lacuna/furo

Um esquema de ventilação, que envolve um canal para entrada e outro para retirada de massas de ar, também é utilizado em banhos. Além disso, estes 2 furos estão localizados à mesma altura do chão. O primeiro fica atrás do fogão e o segundo fica na parede oposta. É imprescindível instalar aqui um exaustor para que o sistema de ventilação funcione.

Acessórios para dispositivos de ventilação
Todos os componentes utilizados para dispositivos de ventilação devem ser selecionados com o nível adequado de resistência à umidade e ao calor, projetados especificamente para banhos e saunas

A pior opção é quando a alimentação e a exaustão estão localizadas na mesma parede, em frente ao recuperador. Infelizmente, tal quadro também não é incomum quando outros esquemas não podem ser aplicados em condições específicas.

Com este esquema, o ar fresco, ao entrar na divisão, procura um caminho até ao recuperador, esbarrando simultaneamente nos pés de quem fumega. Depois, uma vez no lugar certo e aquecido, sobe, mistura-se com o vapor e voa para um buraco localizado a 20-30 cm do teto.Não tem tempo para funcionar plenamente, estando suficientemente saturado com dióxido de carbono.

Orifícios de ventilação na banheira
A má colocação dos orifícios de ventilação no balneário está repleta de correntes de ar e saturação insuficiente de oxigênio do ambiente

Componentes estruturais do sistema

No balneário, a ventilação é necessária para a segurança das pessoas e para garantir condições de funcionamento aceitáveis ​​​​para os materiais do próprio ambiente. O desenvolvimento e instalação de um sistema de ventilação não significa que seja necessário gastar muito dinheiro na implementação de projetos que ninguém precisa.

Ventilação de banho de alta qualidade
A ventilação de banho de alta qualidade não equivale de forma alguma a uma ventilação cara. Tudo dependerá das condições específicas de um determinado edifício

A ventilação de alta qualidade implementada no banho inclui arejamento e secagem:

  • todas as instalações;
  • estruturas de parede;
  • secar pisos;
  • ventilação do sótão e espaço sob o telhado.

Janelas especiais, intradorsos ou arejadores são instalados como aberturas de ventilação no sótão - tudo depende do tipo de telhado e dos materiais. A secagem da torta é garantida pela instalação ventilação do espaço sob o telhado.

Se houver isolamento, deve-se instalar uma contra-rede para garantir a ventilação entre o isolamento e as demais camadas da cobertura. Também é utilizado para ventilar estruturas de paredes para que não se forme condensação na espessura das camadas.

Para secar pisos, use ventilação intermitente ou instale um piso ventilado. Esta opção deve ser considerada durante a fase de construção. Para isso, é feito um piso áspero, despejando-se cuidadosamente o concreto em um declive, e o piso de acabamento é feito de tábuas de madeira nobre, deixando pequenos espaços entre elas. Este piso garante a rápida remoção do excesso de umidade.

Ventilação em todas as áreas do balneário
É importante organizar adequadamente a ventilação em todos os cômodos do balneário. Atenção especial deve ser dada à área de lavagem/chuveiro, onde a alta umidade ameaça a formação de fungos e mofo.
Todos os cômodos do balneário precisam de ventilação, incluindo:

  • sauna a vapor;
  • sala de lavagem;
  • vestiário/banheiro;
  • outras instalações.

Para providenciar uma ventilação adequada, você deve escolher o esquema ideal que atenda aos requisitos e condições de um determinado banho. É importante lembrar que o ar fresco deve entrar e ser retirado de todos os ambientes.

Instalação de duto de ventilação em balneário
Eles constroem dutos de ventilação, fazem aberturas de alimentação e exaustão nas paredes ou instalam todo um sistema de dutos de ar - tudo é muito individual

Artesãos experientes não recomendam a instalação de sistemas complexos de dutos de ventilação, preferindo focar na solução mais simples e adequada para um caso específico. A regra aqui é que quanto mais simples melhor. E em termos de preço, a opção simples custará várias vezes menos.

Os proprietários de saunas e complexos de banho finlandeses com dois ou mais tipos de saunas a vapor, incluindo hammam oriental, são aconselhados a se familiarizarem com as especificidades dispositivos de ventilação para sauna, descrito em detalhes no artigo proposto.

Dependência da ventilação do material das paredes do banho

O sistema de ventilação de um balneário depende diretamente do tipo de ambiente e do material com que foi construído. Pode ser um prédio separado ou vários cômodos em uma casa construída há muito tempo. A primeira opção é preferível - aqui é conveniente planejar e organizar um sistema de ventilação, escolhendo o método mais barato.

Se o balneário for adjacente a instalações residenciais, atenção especial deve ser dada à sua secagem para proteger as paredes da casa do apodrecimento. Além disso, não se esqueça que a temperatura na sala de vapor será elevada, por isso as paredes adjacentes devem ser adicionalmente resistentes ao calor.

Sauna em parte de um edifício residencial
Na maioria das vezes, em parte de um edifício residencial, eles não organizam o habitual balneário russo, mas uma sauna, na qual há menos vapor e mais calor

Neste caso, o sistema de ventilação será apenas forçado. Deve levar em consideração a segurança das paredes e estruturas de suporte de um edifício residencial. O sistema de ventilação desse balneário fará parte do sistema de toda a casa. Os dutos de ventilação podem ser conectados a dutos comuns do edifício ou ir separadamente para o telhado ou através de uma parede para a rua.

Dependendo do tipo de material, os banhos são:

  • feito de tijolo;
  • Histórico;
  • de blocos de gás;
  • madeira;
  • moldura de madeira com isolamento.

Nas banheiras de tijolo e moldura, podem ser instalados dutos de ventilação nas paredes, conduzindo-os ao telhado ou superior.Para a entrada, é colocado um duto de ar, uma válvula de ventilação ou respiradouros são usados ​​​​na fundação. Certifique-se de instalar um exaustor para melhor remover o ar de exaustão.

Defletor de base
Se o balneário estiver localizado no porão, instale um defletor no porão para garantir a tiragem ideal

Devido às peculiaridades do material das paredes, os balneários em blocos aerados são equipados com dutos de ar galvanizados, adquirindo-se tubos prontos. Às vezes, um duto de ventilação é feito de chapas galvanizadas, dando-lhes o formato adequado e vedando com segurança todas as juntas. Os dutos devem passar pela parede.

Se forem utilizadas toras como material, a ventilação natural é possível devido às características da madeira e da tecnologia de construção. Quando a madeira respira, existem os vãos necessários entre as toras, são fornecidas janelas em todos os cômodos do balneário, os vãos do chão até a borda inferior da porta são de 2 a 3 cm, a construção de canais de ventilação adicionais pode não ser necessário.

Sauna antiga com ventilação natural
Ainda existem exemplos vívidos de balneários construídos há 50 anos ou mais. Eles se tornaram ainda mais fortes com o tempo, e cozinhá-los no vapor é um prazer

Mas conseguir a relação ideal entre o ar que entra e o vapor que sai pode ser muito difícil. Para evitar correntes de ar e não aquecer toda a rua, muitas vezes preferem isolar adicionalmente uma casa de banho de madeira, fazendo furos no interior com válvulas para remoção/entrada de ar.

Características do projeto do sistema de ventilação

Um grande papel na escolha do esquema de ventilação ideal é desempenhado pelo material do balneário, pela sua localização, seja ele independente ou não. Tudo isso ajuda a tomar a decisão certa na hora de instalar um sistema venoso.

Um dos métodos eficazes de ventilação é a ventilação intermitente - quando você precisa ventilar tudo rapidamente, todas as portas e janelas são abertas. Claro, isso pode ser implementado se houver janelas.

Explosão de ventilação através de janelas e portas
Com a ventilação estourada, a maior parte da umidade sai em questão de minutos, evitando que o acabamento de madeira do balneário se molhe

Participam da ventilação do banho:

  • janela;
  • aberturas na fundação;
  • furos especiais na parede/teto;
  • portas e a lacuna abaixo delas.

A solução para instalar uma janela na sala de vapor é muito boa, mas outra coisa é que nem sempre é possível implementá-la. É nestes casos que é necessário escolher outra opção para organizar a ventilação da sala.

Também nem sempre é possível usar aberturas de ventilação na fundação. Principalmente se o proprietário decidir destinar um dos cômodos da casa para uma sauna a vapor, cuja fundação não possui furos especiais. É aqui que vem ao resgate ventilação forçada com um arranjo cuidadosamente selecionado de aberturas de alimentação e exaustão.

Não importa o quanto você queira proteger a sala contra vazamentos de vapor, cobrindo-a cuidadosamente com materiais à prova de vapor e encaixando bem as portas, você não deve fazer isso. Sob a porta da sala de vapor você deve deixar um espaço de 2 a 3 cm e nada mais.

Espaço sob a porta da sauna a vapor
O vão sob a porta da sala de vapor garantirá um fluxo de ar mais uniforme, o que terá um efeito benéfico nas pessoas que cozinham no vapor.

Para a circulação do ar, é aconselhável fazer furos na parte inferior da sala, com ligação à rua. Afinal, o ambiente precisa de ar limpo e fresco, principalmente se o balneário estiver localizado fora da cidade, próximo a uma floresta de coníferas ou caducifólias.

Os orifícios destinados à retirada do ar de exaustão estão localizados na parte superior das paredes opostas às paredes com válvulas de alimentação. Além disso, sua altura depende do esquema de ventilação escolhido e começa a partir de 80 cm do nível do chão ou mais. Também é possível instalar uma válvula de escape no teto com a conduta de ventilação que conduz ao telhado.

Entrada no banho
As aberturas de entrada são fechadas com válvulas e válvulas de gaveta para que possam ser convenientemente controladas durante os procedimentos de banho.

Acessórios para construção de ventilação

Para criar condições favoráveis ​​​​na sala de vapor do balneário e em todas as salas adicionais, é necessário organizar adequadamente o sistema de ventilação. Caso contrário, não se pode falar em conforto.

Os componentes utilizados para o dispositivo de ventilação são os seguintes:

  • válvula de ventilação;
  • válvula;
  • treliça;
  • rede anti-mosquito/protetora;
  • duto de ventilação;
  • duto de ar galvanizado ou corrugado;
  • fã;
  • higrômetro, termômetro;
  • fita metálica, braçadeira, espuma de poliuretano, selante, fixadores e outros consumíveis para instalação e projeto de aberturas de entrada e saída.

Válvulas de ventilação para ventilação do balneário são colocadas nas aberturas de alimentação e exaustão. Eles vêm em diferentes tamanhos, formas e materiais. Portanto, não será difícil escolher uma válvula que combine perfeitamente com a cor.

Válvulas de enrolamento para ventilação
As válvulas para ventilação, desaparafusadas/roscadas, são as mais cómodas de utilizar, permitindo deixar espaços muito pequenos para a passagem de microporções de ar

As válvulas gaveta também estão disponíveis em vários designs. Eles são necessários para abrir/fechar buracos, se necessário. Muitas vezes, os artesãos domésticos fazem um design caseiro que também funciona bem com a função de remover/influir massas de ar das instalações.

A grade e a malha são necessárias para proteger o orifício de ventilação contra a entrada de roedores, mariposas, mosquitos e outras criaturas vivas.As grades são escolhidas em madeira, plástico resistente ao calor e a malha geralmente é feita de metal.

Grades metálicas para banheiras
Não é aconselhável colocar uma grade de material macio sobre as aberturas de entrada - os roedores podem danificá-la. É melhor escolher opções de metal

A conduta de ventilação é instalada num nicho de parede ou, se as condições não o permitirem, colocada por cima, por exemplo, se for utilizado betão celular como material de parede. A caixa pode ser feita de sucata ou um tubo corrugado ou galvanizado pode ser usado como duto de ar. Os análogos de plástico não são adequados para uma sala de vapor - é necessário levar em consideração a temperatura a que a sala irá aquecer.

O ventilador do balneário é utilizado tanto para alimentação quanto para exaustão. É considerado ideal usá-lo em apenas uma direção - para entrada ou remoção de massas de ar.

Você precisa comprar um dispositivo resistente ao calor, projetado especificamente para banhos e saunas com IP 44 e superior. Não se esqueça das especificidades da sala - há muito vapor e alta temperatura.

Ventilação em balneário com piscina
Se houver piscina no balneário, não poderá prescindir da ventilação forçada. A piscina é uma sala adicional onde a água evapora 24 horas por dia. Mas a árvore não gosta

Os consumíveis são utilizados durante a instalação para fixação de dutos de ar, disposição de dutos de ventilação e instalação de válvulas e ventiladores. Um higrômetro e um termômetro são necessários para usar efetivamente o sistema de ventilação.

Se a ventilação mecânica for instalada usando tecnologia climática, há um sensor de temperatura integrado e um regulador de nível de umidade. Com base nos indicadores reais dos dispositivos, o sistema aciona o exaustor ou abre a válvula de alimentação.

Instalação de pisos de banheiro ventilados
A instalação de pisos ventilados está prevista na fase de construção.Implementam este tipo de ventilação em conjunto com a construção de um piso bruto e posteriormente acabado, escolhendo para si a opção mais aceitável pelo preço

A ventilação devidamente equipada garantirá uma estadia confortável em todos os cômodos do balneário, livre de odores estranhos e gotas de água escorrendo pelas paredes e caindo pelo colarinho do teto.

Outra condição importante para uma longa vida útil é a secagem completa e oportuna após o uso. É da implementação deste ponto que depende quanto tempo durará o balneário e se as tábuas podres precisarão ser substituídas por novas nos próximos 3-5 anos.

O teto do balneário está apodrecendo
Quando não há ventilação e o proprietário do balneário fecha bem as portas e janelas após o uso, fungos, mofo e podridão podem ser detectados dentro de um ano

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Esquemas eficazes para organizar a ventilação em uma sauna a vapor:

Opções de ventilação para um novo balneário:

O balneário independente proporciona ventilação para todos os espaços interiores e sótão. Também há aberturas de ventilação na fundação, e um ventilador é utilizado para melhorar a troca de ar entre a sauna a vapor e a sala de relaxamento - tudo isso pode ser conferido no vídeo:

A falta de dutos de ventilação em um balneário pode resultar em problemas caros:

Para uma utilização racional e duradoura do balneário, é importante dispor adequadamente o seu sistema de ventilação. É necessário selecionar a opção mais aceitável, adequada às condições específicas, capaz de fornecer entrada de ar fresco e remoção de ar de exaustão no volume necessário. Se estiver seco em um balneário que não funciona, mas confortável em um aquecido e nada pingar na sua cabeça, então você conseguiu lidar perfeitamente com o problema de ventilação.

Você tem alguma dúvida ao ler as informações fornecidas? Gostaria de falar sobre as nuances da organização da ventilação em um balneário que só você conhece? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos temáticas e compartilhe suas impressões.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    A correta instalação do sistema de ventilação no balneário é a chave para que as estruturas durem mais e criem um microclima adequado para os procedimentos. Obviamente, um sistema natural é a opção mais barata, mas não proporcionará circulação de ar suficiente no ambiente. Acho que é necessário instalar um ventilador. Além disso, agora existe uma seleção enorme deles, você pode encontrar alguns completamente silenciosos, você nem vai prestar atenção neles. E claro, não se esqueça de ventilar todos os cômodos do balneário, independente da presença ou ausência de ventilador.

  2. Andrei

    Temos nosso próprio terreno fora da cidade. Há dois anos, nós mesmos construímos uma casa de banhos. Consultamos especialistas. O projeto do balneário foi pensado com muito cuidado, principalmente o sistema de ventilação. Até agora podemos dizer que cumprimos a nossa tarefa “perfeitamente”. Cozinhar na sauna é bastante confortável. Nem mofo nem bolor crescem. Mantemos a condição no nível adequado.

  3. Michael

    O artigo não trata de nada, apenas água. Não existe um único exemplo de como fazer ventilação. Tudo gira em torno do que precisa ser feito, mas isso fica claro mesmo sem o artigo. A maioria dos balneários são de toras ou madeira 5x5 ou 6x6 ou até menores, então descreveríamos a ventilação usando este exemplo. E então tudo gira em torno do mato. Não gostei do artigo, não era disso que se tratava.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica