Pia de banheiro com pedestal: tecnologia de instalação e conexão
A estética de uma pia em formato de tulipa, a estabilidade e praticidade desse tipo de encanamento atraem muitos proprietários de apartamentos na cidade e casas de campo. É verdade que o custo do aparelho mais o preço da montagem com conexão o esfria um pouco. Você concorda? No entanto, existe uma maneira de reduzir custos - instalação do tipo "faça você mesmo".
No artigo que apresentamos, consideramos os tipos de equipamentos de encanamento convenientes e bonitos. Diremos a você como instalar e consertar uma pia de banheiro com pedestal. Para artesãos independentes, a tecnologia para conectar um encanamento popular com uma perna de suporte às comunicações é descrita em detalhes.
O conteúdo do artigo:
Vantagens de uma pia de pedestal
Um tipo de concha com pedestal ou pedestal também é chamada de tulipa devido à semelhança de sua aparência com o formato e a beleza da flor de mesmo nome.
Apesar da simplicidade do design, existem opções de design suficientes para que este equipamento se encaixe harmoniosamente em qualquer interior moderno.
Durante séculos, as cascas de tulipas foram populares entre as pessoas devido às seguintes propriedades positivas:
- Versatilidade. Uma pia de pedestal pode ser colocada em qualquer recanto do banheiro devido à variedade de formatos, cores e tamanhos.
- Compacidade. A natureza da pia montada na parede permite minimizar o espaço ocupado, e o espaço embaixo da pia pode ser usado para prateleiras adicionais.
- Estética. O pedestal esconde canos de esgoto e água feios.
- Inclusão financeira. O material das pias pode variar em custo, mas a maior parte do sortimento consiste em conjuntos orçamentários.
- Fácil de instalar. A maioria dos modelos é fixada na parede com dois parafusos, e o pedestal não é fixado com nenhum prendedor, ficando imprensado entre a pia e o chão.
A maioria das desvantagens das pias de pedestal se deve ao material de fabricação: os produtos de faiança e vidro são bastante frágeis e sensíveis a choques, e os de metal e esmaltados podem mudar de cor se mal cuidados.
Tipos de pias e pedestais de banheiro
Qualquer pia é uma tigela que pode ter vários furos: para ralo de fundo, para instalação de torneira e para escoamento lateral do excesso de água. Cada fabricante implementa suas próprias soluções de engenharia em seus modelos, portanto não há opções claras de como instalar uma pia com pedestal.
Classificação por método de fixação
Com base no mecanismo de fixação e no desenho decorativo das comunicações, podem ser distinguidos cinco tipos principais de pias.
Mortise. Esta pia pode ser montada em uma bancada fixa de duas maneiras:
- principal;
- mais baixo
Na montagem superior, apenas o gargalo da pia cabe na bancada, e sua parte principal fica acima da bancada. Quando posicionada na parte inferior, a aparência da pia é semelhante a uma pia de cozinha, na qual apenas a borda de fixação se projeta acima da bancada.
Pendurado (console). Essas pias são fixadas diretamente na parede com parafusos ou suportes. Suas comunicações permanecem abertas por baixo ou são posteriormente escondidas em armários embaixo da pia.
Bacias com pedestal. Diferenciam-se dos suspensos pela presença de um pedestal especial, que proporciona suporte adicional e oculta esteticamente todas as comunicações.
Lavatórios semi-pedestal. A diferença entre um meio pedestal e um pedestal é que o primeiro é curto e não atinge o chão. O semi-pedestal é fixado de forma independente sob a pia e serve apenas como decoração para esconder os canos e o sifão.
Mobília. As pias deste tipo possuem um formato de fixação individual, que cabe apenas nos móveis que as acompanham.
A maioria das pias para móveis é cara e produzida apenas por marcas conceituadas.
Como escolher uma pia sanitária para instalação em um banheiro por tamanho é descrito detalhadamente. no artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.
Tipos de materiais de casca
O custo dos produtos depende muito da aparência das pias do banheiro e do material utilizado em sua fabricação. Você pode comprar uma pia esmaltada barata, mas certamente não acrescentará beleza ao banheiro.
Os materiais mais comuns para pias modernas são:
- Faiança. O material mais barato e despretensioso com o qual é feita a maioria dos acessórios de encanamento. Sua desvantagem é a mudança na cor do revestimento e o aparecimento de microfissuras após vários anos de operação.
- Porcelana. Ao contrário da faiança, os produtos de porcelana passam por um processo de queima em duas etapas, portanto possuem um revestimento branco como a neve, cuja cor praticamente não muda com o passar dos anos.
- Azulejos ou diamante falso. A vantagem deste material é sua resistência, parâmetros estáveis do revestimento externo e facilidade de remoção do corante ao atingir a superfície.
- Uma pedra natural. Este é um material caro e moderno e faz sentido instalar pias em interiores feitos de materiais naturais. Sua desvantagem é a presença de microfissuras na superfície, o que torna quase impossível a remoção do corante que atingiu a superfície.
- Vidro. As pias de vidro podem ser feitas em qualquer cor. São mais caros que a faiança, mas mais baratos que a pedra artificial. As manchas de água são muito visíveis na superfície do vidro, por isso para manter a sua beleza é necessário limpar regularmente a superfície com um pano.
É possível fabricar pias em aço, cobre, plástico e outros materiais. Seu formato pode ser redondo, quadrado, angular ou oval.
Desmontando encanamentos antigos
Ao instalar uma nova pia para substituir luminárias antigas, é importante conhecer os passos a seguir para remover as luminárias antigas.
Na desmontagem da pia antiga, o trabalho é realizado na seguinte sequência:
- A água é fechada e as válvulas da torneira são desparafusadas.
- Removível se houver pedestal.
- O suporte da torneira na parte inferior da pia é desparafusado e a torneira removida.
- O sifão é desenroscado do gargalo da pia e a água é drenada com cuidado.
- O tubo sifão é retirado do buraco do esgoto, que é fechado com uma rolha especial ou saco plástico para bloquear odores desagradáveis.
- As porcas que prendem a pia são desparafusadas e ela é removida.
Ao instalar novos encanamentos, é aconselhável não usar mangueiras flexíveis de água antigas e sifão, que podem vazar durante a reinstalação devido ao desgaste das juntas de borracha.
Instalação de pia de pedestal
Depois de terminar de desmontar o encanamento antigo e limpar o ambiente, você pode começar a instalar a nova pia com pedestal. A seguir, serão discutidas instruções passo a passo deste processo para uma melhor compreensão das nuances da instalação.
Independentemente do design e das características individuais do modelo, a instalação de uma pia com pedestal e a conexão das comunicações são realizadas de forma padrão:
Passo um: Determinando a altura da pia. De acordo com o SNiP, a altura da borda superior da pia acima do chão deve ser de 80 a 85 cm, mas para pessoas altas pode ser aumentada para 90 a 95 cm, e se uma pia separada para crianças for instalada em um banheiro grande , então a altura pode ser reduzida para 65-70 cm.
O nível específico é decidido no conselho de família, de acordo com a vontade de cada pessoa. Depois da final escolhendo a altura da pia, uma linha estritamente horizontal é desenhada na parede, que é verificada por meio de um nível de edifício.
Passo dois: instalar uma pia. Um pedestal é colocado sob a parede, sobre o qual é colocada uma pia.Sua borda superior é alinhada com o nível desenhado na parede, após o que no fundo da pia, com um marcador, são marcados os locais para fazer os furos de montagem. O equipamento é então retirado para o lado.
Passo três: instalação de hastes para pendurar uma pia. Os furos são perfurados nos locais designados até uma profundidade de pelo menos 700 mm. A parede deve ser de material denso e não desmoronar sob o efeito de uma broca. Divisórias instáveis podem fazer com que a pia caia e machuque os pés.
Etapa quatro: remontar a pia. Semelhante à segunda etapa, o equipamento é experimentado levando em consideração os fixadores aparafusados. Se os fixadores estiverem posicionados corretamente e o nível horizontal for mantido, a pia e o pedestal serão deixados de lado.
Etapa cinco: instalação de sifão e misturadora na pia. Para não sofrer falta de espaço na hora de instalar torneira e sifão em encanamentos já instalados, é mais fácil fazer isso antes de fixar a pia na parede.
Cada produto hidráulico é acompanhado de um diagrama e sequência de sua instalação, portanto parafusando o sifão de esgoto e a torneira não deve causar dificuldades.Não há necessidade de lubrificar as juntas das aberturas da pia com selante, as juntas de borracha devem ser suficientes para vedar esses locais.
A ligação ao esgoto e instalação do sifão é feita na seguinte ordem:
Etapa seis: instalação de pia e conexão de comunicações. A pia com sifão e torneira equipados é fixada em parafusos de montagem. Entre a tigela e a parede, bem como na frente da porca de fixação, são colocadas juntas macias especiais nas hastes. Eles evitam lascas do revestimento cerâmico ao apertar os fixadores.
As porcas são levemente apertadas à mão, após o que se inicia a conexão das mangueiras às tubulações de água e esgoto. Depois de conectar as comunicações, é realizado um teste de abertura da água.
Etapa sete: instalação de um pedestal. Se não houver vazamentos no sistema, você poderá colocar um pedestal sob uma pia suspensa. O aperto final das porcas de fixação deve ser feito após alinhar a borda da pia com a linha horizontal traçada na parede.
O encanamento está pronto para uso. Para decoração, pode-se cobrir a costura entre a pia e a parede com selante branco.
Características de instalação de meio pedestal
Se for escolhido um semi-pedestal como equipamento de cobertura das comunicações do coletor, então você precisa conhecer as diferenças entre sua instalação e a instalação de uma clássica “tulipa”.
As primeiras seis etapas discutidas acima para fixar a pia à parede e conectar as comunicações permanecem inalteradas.
Outras ações devem ser realizadas na seguinte sequência:
- Como o semi-pedestal possui fixações próprias, depois instalação de pia É necessário experimentar o produto na parede e marcar os locais para fazer furos para parafusos.
- Perfure a parede com uma furadeira e insira buchas nos furos.
- Coloque o meio pedestal e aparafuse-o na parede com parafusos, colocando espaçadores de borracha entre o produto e a parede, bem como na frente da porca de fixação.
O peso da pia não é transferido para o semipedestal, portanto não há necessidade de se esforçar mais para parafusá-la na parede.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
As histórias em vídeo permitem que você conecte melhor em sua cabeça as partes do todo apresentadas na forma de texto impresso. Portanto, os vídeos abaixo ajudam a criar uma visão geral do processo de instalação de uma pia em diversas opções de pedestal.
Vídeo nº 1. Instalando uma pia em um pedestal com caixa adicional:
Vídeo nº 2. Instalação da pia:
Vídeo nº 3. Instalação de pia em armário:
Os métodos descritos para a instalação de pia e pedestal, bem como as nuances de sua instalação, permitirão que você mesmo execute este trabalho. O principal é escolher o equipamento e as peças de conexão adequados, e o resto pode ser feito facilmente usando as técnicas sugeridas e ferramentas caseiras simples.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas, poste informações úteis e fotos sobre o tema do artigo. Ou talvez você queira compartilhar sua experiência pessoal na instalação de uma pia com pedestal?
Em nosso pequeno e antigo apartamento, tínhamos uma pia com armário no banheiro. E quando nos mudamos para nossa casa particular, tínhamos um grande banheiro de hotel, nele havia espaço para uma pia com pedestal e um armário separado para todos os acessórios que antes estavam no armário embaixo da pia. Claro que com pedestal a vista fica muito mais bonita, só que esta opção é adequada para uma área grande.
Certifique-se de verificar se há rachaduras e lascas na pia da loja. Certifique-se de que ele seja simétrico e que os furos de montagem sejam feitos de alta qualidade, sem cortes. A instalação em si, embora não seja muito complicada, pode ser inconveniente para um iniciante. Mas essas pias são lindas e originais, especialmente as de design. É sempre bom ver algo diferente do padrão.
Em princípio, não há nada difícil em instalar você mesmo esse tipo de pia. Basta ter as ferramentas necessárias e mãos diretas. Se alguma coisa estiver faltando, é melhor entrar em contato com instaladores profissionais. Eles têm as ferramentas, mas nem sempre têm as mãos retas. É por isso que faço tudo sozinho. Se eu errei, eu mesmo consertei. E não há ninguém a quem reclamar - beleza.