Como instalar uma pia de pedestal: instruções de instalação passo a passo
Entre todos os tipos de pias possíveis, os modelos de pedestal parecem ser os mais adequados para uma casa de campo. São adequados para casas de banho com saída de esgoto para o chão.Se esta for sua opção, confira as características de design do aparelho e o manual de instalação oferecidos em nosso site.
Diremos como instalar uma pia de pedestal com suas próprias mãos. Oferecemos instruções detalhadas passo a passo para todos que desejam instalar encanamentos tipo tulipa por conta própria. O artigo que propomos descreve minuciosamente todas as nuances sutis do processo.
Para garantir que a instalação e conexão da pia de pedestal sejam perfeitas, familiarize-se com os possíveis erros que podem ocorrer durante o processo de trabalho - isso o ajudará a evitá-los.
O conteúdo do artigo:
O que há de especial na instalação de uma pia?
O lavatório de pedestal é uma solução funcional e prática para a casa de banho. Antes de iniciar o processo de instalação propriamente dito, dê uma olhada em sua pia. Dependendo do projeto, tipo de fixação e tipo de pedestal, o método de instalação será diferente.
Em que você deve prestar atenção?
O pedestal - um suporte embaixo da pia - tem duas funções principais:
- apoiando;
- decorativo
A cuba do lavatório é montada sobre uma perna para que parte do peso seja distribuída diretamente sobre o pedestal. Isto é especialmente importante para pias volumosas e pesadas, uma vez que um suporte de parede convencional pode não suportar a carga. Este é o caso quando a instalação de uma tulipa é uma necessidade.
A função decorativa do pedestal é permitir disfarçar com sucesso os canos de sifão, água e esgoto, que podem prejudicar o aspecto da casa de banho. Como a perna é oca por dentro, todas as comunicações se encaixam perfeitamente ali.
Para instalar uma pia, é importante decidir o tipo de seu projeto:
- monolítico;
- separado.
E também, com a localização:
- canto;
- direto.
A pia monolítica da tulipa é uma estrutura indivisível. Este tipo de encanamento é estável, bastante pesado e bastante caro. Via de regra, são modelos premium. Não estamos falando apenas de variedades de faiança. São utilizadas pedras naturais e artificiais, acrílico e vidro.
Os fabricantes geralmente oferecem uma opção separada: uma pia e um pedestal da mesma série. Eles estão unidos pelo mesmo design e total conformidade em termos de parâmetros técnicos. Mas não é necessário comprar um lavatório em conjunto. A escolha de louças sanitárias é tão grande que não é difícil escolher o par certo.
A localização da pia no seu banheiro depende apenas da disponibilidade de espaço livre e de suas preferências.Não há grandes diferenças na tecnologia de instalação.
O que é um semipedestal e quais são suas características?
Um semipedestal é um tipo popular de suporte para tigela. No design de interiores de banheiros, está na moda usar louças sanitárias suspensas: sanita, bidê e lavatório, que não ficam no chão, como de costume, mas ficam em balanço na parede.
O próprio semipedestal é uma perna encurtada. Há espaço livre entre ele e o chão. Pode ser usado racionalmente para armazenamento, o que não pode ser feito na instalação de uma tulipa normal. Além disso, esse design facilita muito a limpeza sob os encanamentos - o piso permanece livre e não são formados locais de difícil acesso.
Quanto às funções principais, o semi-pedestal responde bem tanto à componente estética (máscaras de comunicação) como à parte de suporte. Este tipo de produtos hidráulicos também pode ser adquirido separadamente, mas é importante seguir a ideia geral do design e evitar misturar estilos.
Cálculos e dimensões para o diagrama de fiação
Antes de prosseguir com a instalação, você precisa decidir sobre o projeto. Primeiro, leia as recomendações sobre a instalação de lavatório de pedestal no banheiro e as regras posição da altura da tigelae então comece a construir um plano e contar os materiais.
Em primeiro lugar, o tamanho do próprio lavatório. É melhor não comprar tigelas com menos de 50 cm de largura para a sua casa, pois serão inconvenientes de usar. O tamanho tradicional é de 55 a 65 cm e a altura da pia deve ser selecionada em função da altura dos potenciais usuários.
Existem normas que exigem a instalação de uma pia a uma altura de 80-82 cm do chão. Este tamanho é ideal para a maioria dos adultos com altura de 160-180 cm. Se você está planejando comprar uma torneira giratória com bica para pia e banheira, pode desviar um pouco dos padrões e instalá-la a uma altura de 85 cm.
Não há nada que o impeça de instalar uma penteadeira em forma de tulipa mais alta, se isso for mais conveniente para você. A altura do pedestal é geralmente de cerca de 65 cm, portanto você não conseguirá montar a tigela mais abaixo.Mas não será difícil fazer um pódio elevado sob uma tulipa.
Outro parâmetro importante que muitas vezes é negligenciado devido ao espaço limitado no banheiro é o espaço em frente ao lavatório. Deve haver pelo menos 70 cm de espaço livre na frente da pia, caso contrário será inconveniente de usar. Não é uma boa ideia instalar uma loiça sanitária num nicho estreito da parede ou entre outros móveis.
Cada encanamento possui seu próprio diagrama de instalação fornecido pelo fabricante.
Contém informações básicas para instalação:
- de que lado é fornecida a água?
- altura das fixações e principais elementos estruturais;
- localização em relação à parede;
- a presença de transbordamento e furo para misturador;
- dimensões do próprio dispositivo.
Recomenda-se que você se familiarize com o diagrama de instalação do seu encanamento com pedestal antes de iniciar a instalação, e se se trata de instalar abastecimento de água e esgoto do zero, isso deve ser feito levando em consideração as características do encanamento selecionado modelo.
Instruções de instalação - descrição passo a passo
Para deixar o processo de instalação claro, considere a tecnologia passo a passo. Comece selecionando suas ferramentas. A desmontagem de uma pia velha também precisa ser feita com sabedoria. Então você precisa instalar a pia, a torneira, o sifão e o pedestal um a um.
Preparando as ferramentas e materiais necessários
Se você tiver um diagrama de fiação em mãos e todas as comunicações estiverem conectadas de acordo com ele, instalar uma pia com pedestal é muito mais fácil e rápido.
Prepare as ferramentas e materiais necessários:
- perfurador;
- chave de fenda ou chave de fenda;
- chave de boca ajustável;
- selante;
- conjunto de fixações;
- sifão para lavatório;
- misturador;
- roleta;
- nível de construção.
Como a pia é inicialmente montada em console, ou seja, fixada rigidamente na parede, é necessária uma furadeira para fazer furos no concreto da parede. É necessária uma chave de fenda ou chave de fenda para apertar os pinos de expansão. Para trabalhar com conexões aparafusadas, você precisará de uma chave ajustável.
Um conjunto de fixadores, via de regra, vem como padrão com acessórios de encanamento. Muitas vezes isso inclui um sifão. O mixer precisa ser adquirido separadamente. Considere a profundidade e a largura da pia ao comprar uma torneira.
Uma fita métrica e um nível de edifício são essenciais em todos os trabalhos de construção, e a instalação de uma pia de pedestal não será exceção. Você nem precisa pensar em lápis ou marcador para marcar.
Mas o selante, seja estopa ou fita FUM, deve estar presente no conjunto básico de ferramentas e materiais. Sem uma vedação cuidadosa de todas as conexões, nenhum equipamento de encanamento poderá ser operado.
Desmontagem de equipamentos antigos
Se o seu banheiro já tiver uma pia comum instalada, o encanamento antigo precisará ser removido antes de instalar um modelo de pedestal.
É fácil de fazer:
- Desligue a água. Comece removendo a torneira. Desaparafuse a porca e desconecte cuidadosamente os canos de água da torneira.
- Em seguida, remova o sifão. Apesar de a água já ter sido cortada, parte dela ainda permanece nas tubulações que correm atrás das válvulas de corte. Para evitar que toda essa água escorra direto para o chão após a retirada do sifão, coloque previamente um balde ou bacia.
- Quando a pia não estiver mais conectada às comunicações, pode-se começar a desmontar a louça sanitária. Desaparafuse os fechos e retire o lavatório do suporte.
A superfície deve ser plana. Se o chão da casa de banho, como muitas vezes acontece, estiver torto, é necessário nivelá-lo com uma betonilha de cimento.
Se você fizer uma elevação adicional para a tulipa, poderá compensar a inclinação devido a ela. Agora só falta libertar o quarto do encanamento antigo para começar instalação de novos equipamentos.
Marcando as paredes antes da instalação
O próximo passo é a instalação de encanamentos tipo tulipa. Em primeiro lugar, as marcações são aplicadas. Você precisará de um diagrama de fiação que leve em consideração dimensões da pia.
Encontre a distância entre os pontos de fixação nele. Ou apenas meça-os com uma fita métrica. Meça a altura em que a tigela será montada.
Desenhe uma linha vertical indicando o eixo de simetria. A instalação será realizada em relação a ele. Marque o segundo eixo – perpendicular – com uma linha horizontal e nivelada. Os fixadores estarão localizados nele.
Existe outro método de marcação simples. Meça a altura desejada do topo da pia e desenhe uma linha horizontal neste nível. Conecte o lavatório ao pedestal. Coloque a estrutura no local de instalação.
Certifique-se de que a tigela e a linha na parede correspondam perfeitamente. Pegue um lápis simples e insira-o nos orifícios de montagem. Desenhe marcas na parede nesses locais - você obterá a localização exata dos tarugos.
Instalando uma torneira de pia com pedestal
Para não sofrer com instalação de misturador em uma pia instalada, é melhor fazer tudo com antecedência. Assim, não haverá necessidade de alcançar locais de difícil acesso com uma chave inglesa e uma chave de fenda, resta apenas conectar o abastecimento de água.
Conecte a torneira adquirida com tubos flexíveis que você conecta ao abastecimento de água. Na maioria das vezes, é uma mangueira de metal ou de borracha protegida por uma trança de metal. Todas as conexões roscadas devem ser feitas com junta de borracha.
Incluído com o mixer você encontrará um pino de conexão (ou dois). Deve ser aparafusado no orifício roscado na parte inferior da batedeira. Coloque o anel de vedação. Isso protegerá o material da pia do pedestal e evitará que ela se solte.
Insira a torneira no buraco da pia.
Coloque outro anel de vedação na parte inferior para proteção inferior. A vedação é necessária para que durante a operação o guindaste não comece a oscilar e “andar”. Pegue uma arruela de metal especial em forma de ferradura e coloque-a no grampo. É necessário para uma pressão mais forte em toda a área.
Aparafuse a porca no pino usando uma chave inglesa.
O misturador está pronto. Mangueiras flexíveis são conectadas aos canos de água depois que a pia do pedestal está totalmente instalada. Observe que a válvula direita deve ser responsável pela água fria e a válvula esquerda deve ser responsável pela água quente.
Por razões de segurança, não é aconselhável ter uma torneira de água quente debaixo da mão direita. Se a temperatura estiver muito alta, você pode se queimar. Isto é especialmente verdadeiro para crianças que nem sempre sabem regular adequadamente a água com uma batedeira.
Conexão de esgoto - instale um sifão de garrafa
Antes de abrir a água para verificar a qualidade da instalação, é necessário instale um sifão e conecte-o. Via de regra, o sifão é vendido desmontado, portanto ainda precisa ser montado corretamente.
Encontre a peça para o orifício de drenagem. Usando silicone, conecte-o à junta. Insira um parafuso no orifício no centro. Recoloque o ralo em seu lugar na tigela da pia com pedestal.
Se a pia estiver equipada com orifício de transbordamento, ela também deve ser conectada ao sifão por meio de um tubo corrugado.
Monte a garrafa sifão, conecte-a ao tee para conectar o transbordamento. Todas as juntas cônicas devem ser instaladas de forma que sua parte estreita fique voltada para a porca de capa. Usando um parafuso, aparafuse o sifão ao ralo da pia do pedestal.
O design do sifão é tal que se ocorrer vazamento em alguma conexão, a maioria das peças terá que ser desparafusada e remontada. É por isso que a instalação deve ser feita com cuidado - na primeira vez. O sifão é conectado ao tubo de saída depois de pendurar a pia e o pedestal no lugar.
Instalação de pia - como pendurá-la na parede
Agora que as marcações estão prontas, o misturador e o sifão estão instalados, você pode iniciar a instalação. Se você tem pouca experiência neste assunto, as instruções a seguir serão muito úteis para você. Usando um martelo perfurador ou furadeira, faça furos no concreto nos pontos desejados.
O diâmetro da broca é selecionado de acordo com o tamanho das buchas. O furo deve ser um pouco menor para que o fixador se encaixe perfeitamente no material da parede.
Para maior resistência, você pode usar selante adesivo ou silicone. Ele é derramado diretamente nos orifícios antes de cravar o pino ali. O kit de montagem inclui parafusos especiais - parafusos para encanamento.
Em uma extremidade eles são aparafusados na parede, na outra extremidade há uma rosca. Cavilhas auto-roscantes simples com cabeça para chave de fenda ou chumbadores também podem ser usadas.
Para não danificar o esmalte do produto cerâmico, utilize arruelas plásticas, que também acompanham o kit.
Coloque a tigela no lugar e aperte as porcas. Verifique a instalação correta usando um nível. A instalação da parte principal do lavatório com pedestal está concluída. Agora você pode começar a conectar o abastecimento de água e esgoto. Como você seguiu o diagrama de fiação e instalou todas as comunicações nos pontos certos com antecedência, conectar o misturador e o sifão será tão fácil quanto descascar peras.
Instalação do pedestal - etapa final
A instalação do pedestal deve ser feita após a conexão do sifão e do misturador. Ele irá ocultar todas as comunicações, portanto, no processo de instalação de abastecimento de água e esgoto, é necessário “experimentar” o pedestal para que os canos não fiquem visíveis.
A “perna” do lavatório em si é estável. Depois de colocar o sifão dentro do suporte da pia, empurre-o contra a parede. A tigela ficará apoiada no pedestal e ao mesmo tempo a fixará com seu peso.
O pedestal encurtado não fica apoiado no chão. Ele ficará pendurado nos pinos de montagem, assim como a pia. Ainda na fase de instalação da tigela, é preciso cuidar dos furos para fixação do semipedestal. Em seguida, seguindo o mesmo esquema, o produto é pendurado nos pinos, são colocadas arruelas e apertadas as porcas.
Erros de instalação, suas causas e soluções
Às vezes, após a conclusão da instalação ou algum tempo após a instalação, verifica-se que a pia e o pedestal foram mal instalados.
Vários sintomas que indicam isso:
- a pia está instável;
- o pedestal está tremendo;
- há uma lacuna entre a tigela e o pedestal;
- há uma lacuna entre a tigela e a parede.
A maioria desses problemas pode ser resolvida sem desmontar o produto. Se o seu lavatório de pedestal começar a se mover e tremer com apenas um toque, o problema está no nível. Durante a edição, é claro, você usou um nível de bolha, mas talvez não com a diligência suficiente.
Se acontecer que as fixações não estão no mesmo nível, isso precisa ser corrigido. Uma grande diferença de altura só pode ser corrigida com novos fixadores, enquanto uma pequena diferença pode ser corrigida girando levemente o pino de montagem.
Se o próprio lavatório permanecer nivelado, mas apenas o pedestal oscilar, o problema está na base. Um piso perfeitamente plano é uma raridade. Talvez o seu pedestal tenha entrado na junta das lajes ou o problema esteja na própria betonilha, mas se não quiser nivelar o piso, use silicone.
Ao secar, cria uma camada bastante densa que compensa a distorção. Aplique silicone na junta entre a “perna” e o chão. A mesma solução é adequada para eliminar uma lacuna perto de uma parede ou entre uma tigela e um pedestal. O selante de silicone é um item indispensável no arsenal do encanador.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Claro, é melhor ver uma vez do que ler 100 vezes na Internet. Fizemos uma seleção de boas análises de vídeo que o ajudarão a acertar os pontos em uma tarefa tão difícil como instalar uma pia de pedestal.
Vídeo nº 1.Instalação de pia de pedestal usando um exemplo prático:
Vídeo nº 2. Atenção especial à vedação de juntas:
Se você decidir instalar uma pia de pedestal sem ajuda profissional, leia todas as recomendações duas vezes, principalmente se for a primeira vez. É claro que podem surgir situações imprevistas, ninguém está imune a isso.
Sendo teoricamente experiente, você terá uma visão completa do processo. Se você seguir rigorosamente as instruções, tudo deverá funcionar como um relógio.
Gostaria de nos contar como você mesmo instalou uma pia em forma de tulipa? Você tem alguma dúvida que surgiu durante a leitura do artigo ou informações úteis que gostaria de compartilhar conosco e com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
Decidi tentar mudar o sistema sozinho. Eu não estava seriamente envolvido com encanamento, então surgiram várias perguntas. 1. Todas as torneiras possuem uma distância padrão entre as torneiras ou você precisa medir a sua antes de desmontar? 2. Quais mangueiras são preferíveis: mangueiras metálicas ou mangueiras de borracha, do ponto de vista ambiental? 3. Como vedar a conexão se as juntas de fábrica não seguram bem (escorre água)? Na terceira pergunta, preciso muito de ajuda, já cansei de montar potes, não tenho forças... Desde já agradeço.
Respondendo às suas perguntas, posso dizer que 1) Por que é necessário medir a distância entre as torneiras? Não está muito claro. Se tiver alguma dúvida, leve uma batedeira semelhante, pois existem muitas no mercado. 2) Não sei como é do ponto de vista ambiental, mas do ponto de vista da confiabilidade, a primeira opção é muito preferível.3) Pegue e troque a junta. Talvez esteja rígido, talvez esteja com defeito, talvez esteja instalado incorretamente. Basta passar pela batedeira e conferir tudo. Depois disso, tire conclusões. As juntas são baratas.
Eu realmente não gosto quando as pias são fixadas na parede sem suporte; esse design me parece instável e pouco confiável. Talvez isso seja mais uma questão minha, mas em momentos diferentes instalei exatamente essas tulipas para mim e para meu irmão. Os canos estão escondidos, nada mais precisa ser removido. O mais importante é escolher uma altura que seja conveniente para o crescimento e medir tudo com um nível para que a pia não balance.