Reparação de refrigeradores Stinol: problemas comuns e como resolvê-los
A marca Stinol é popular entre os conhecedores de alta qualidade e custo razoável.A confiabilidade, montagem de alta qualidade, funcionalidade e durabilidade desses dispositivos são indiscutíveis entre os consumidores. Mas a tecnologia continua a ser tecnologia e, apesar de uma utilização cuidadosa, por vezes falha.
Consertar refrigeradores Stinol não é um problema, pois os centros de serviço estão disponíveis em quase todos os lugares. Você também pode consertar o equipamento sozinho. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as causas das avarias típicas e os métodos para restaurar o desempenho das máquinas de refrigeração.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento de uma unidade Stinol típica
Faixa unidades de refrigeração Stinol é representado por uma ampla gama de modelos com diferentes características de desempenho. Todos eles pertencem a dispositivos do tipo evaporativo ou de compressão. Isso significa que seu projeto inclui necessariamente um compressor e um evaporador. Vejamos como eles funcionam.
Para resfriar as câmaras de trabalho do equipamento, é utilizado o chamado refrigerante. A composição é um líquido que pode evaporar a uma certa pressão à temperatura ambiente.
Na maioria das vezes, o refrigerante R22 é usado como refrigerante, mas pode haver outras composições. Todos os tipos de refrigerantes são chamados de freons.
O ciclo de trabalho ocorre da seguinte forma. Freon líquido é alimentado na matriz. Trata-se de um bico estreito em forma de fragmento de tubo capilar através do qual o refrigerante é injetado no evaporador.
Este último é feito em forma de bobina, o que permite que a troca de calor ocorra com máxima eficiência. Dentro do evaporador, o freon se expande rapidamente e se transforma em gás, absorvendo grande quantidade de calor.
Como resultado, a temperatura dentro do compartimento do refrigerador ou do freezer cai. Se você bombear refrigerante constantemente para o evaporador, a pressão nele aumentará drasticamente e o processo de evaporação será interrompido.
Portanto, o vapor de freon é continuamente bombeado pelo compressor e fornecido ao radiador. Esta é outra bobina localizada na parte traseira da unidade de refrigeração. Aqui, o vapor refrigerante condensa e libera calor.
Em seguida, o freon líquido é alimentado na matriz e o ciclo é repetido. A principal característica de tal sistema é a presença de peças móveis e mecanismos que podem falhar mais cedo ou mais tarde.
As unidades de refrigeração com um ou dois compressores são produzidas sob a marca Stinol. Neste último caso, torna-se possível controlar separadamente os compartimentos de congelamento e refrigeração, cada um deles atendido por seu “próprio” compressor.
Isto é conveniente, mas complica significativamente o sistema, bem como a sua manutenção e reparação. Além disso, a marca produz Nenhum equipamento Frost e modelos com sistema de degelo por gotejamento.
Projeto de sistema elétrico
O funcionamento normal de qualquer refrigerador com compressor é garantido por um circuito elétrico.
Na sua forma mais simples, inclui vários elementos:
- Um termostato responsável por manter uma determinada temperatura.
- Relé de proteção térmica que evita o superaquecimento do compressor.
- Motor elétrico.
- Relé de partida responsável pela partida do motor.
O ciclo de trabalho ocorre da seguinte forma. Quando a tensão é aplicada ao dispositivo, a corrente flui através termostato com contatos fechados, botão de degelo forçado, depois através do relé de proteção térmica para o relé de partida e para o enrolamento de trabalho do motor.
Como o eixo do motor está estacionário, a corrente que flui através do enrolamento de trabalho é muito maior que o valor nominal. Isto é necessário porque o design iniciar relé prevê o fechamento dos contatos do enrolamento de partida somente quando a corrente nominal for ultrapassada. Assim, o relé transfere a corrente para o enrolamento de partida, o motor começa a girar e a tensão no enrolamento de trabalho desaparece.
O motor continua a funcionar normalmente, mas a unidade de refrigeração começa a congelar. Quando a temperatura previamente definida é atingida, o termostato é ativado.
Ele abre seus contatos e a corrente para de fluir para o motor. Compressor de geladeira para.Quando a temperatura muda, os contactos do termóstato fecham novamente e o ciclo repete-se.
Para proteger contra superaquecimento perigoso para o motor, é fornecido um relé de proteção térmica. Seu elemento principal é uma placa bimetálica flexível. Quando atinge uma temperatura perigosa, dobra e abre os contatos; o elemento resfriado “cai” no lugar e os fecha.
Visão geral das avarias típicas
É claro que se o equipamento parar de funcionar, será necessário consertá-lo e, às vezes, substituí-lo. Porém, há indícios que indicam que o proprietário precisa ficar atento ao seu aparelho e, quem sabe, convidar um técnico.
Normalmente, o compressor deve funcionar sem ruído excessivo e ligar/desligar periodicamente. Operação contínua do compressor é um sinal direto de mau funcionamento.
A temperatura no interior dos compartimentos frigorífico e congelador deve corresponder à temperatura definida. Não deve haver excesso de gelo no interior do congelador e não deve acumular-se água no compartimento frigorífico. Uma variedade de fatores causa avarias.
Na maioria das vezes, isso se deve à operação ou instalação inadequada do dispositivo, danos mecânicos ou influências ambientais, por exemplo, temperatura ambiente muito alta. Picos de energia na rede também são muito perigosos.
Se o motor funcionar continuamente e a temperatura cair extremamente, a culpa é provavelmente do termostato. Se quebrar, uma imagem diferente é possível. A unidade recusa-se a arrancar e descongela, o compressor não funciona.
Neste caso, o compressor funcionará sem desligar e poderá aparecer gelo no evaporador. Pode haver um vazamento de refrigerante no circuito de resfriamento. Este problema é mais comum em equipamentos com freezer inferior.
Há um tubo de metal ao longo de seu perímetro, que pode corroer em cerca de 6 a 7 anos. Neste caso, torna-se uma fonte de evaporação de freon.
Se houver vazamento, o freezer continuará funcionando, mas o compartimento da geladeira não. A corrosão pode ocorrer tanto no evaporador quanto no condensador. A reparação nestes casos é impossível, apenas a substituição dos elementos danificados.
Muitas vezes, os proprietários de Stinolov recorrem a reparadores com problemas no compressor. Este pode ser um mecanismo motor emperrado. O motor ligará, mas não girará, apenas zumbirá. Funcionará depois de um curto período de tempo relé de proteção térmica.
Curtos-circuitos no enrolamento de trabalho ou partida do motor também são comuns. Menos frequentemente, o gasoduto capilar falha. Isso pode ser percebido pelo aumento da temperatura no interior dos compartimentos refrigerador e freezer e pelo aparecimento de gelo no evaporador.
O motor funcionará quase sem parar. Todas essas são avarias típicas que provavelmente terão que ser resolvidas por um técnico.
Guia de reparo faça você mesmo
Um usuário, mesmo um pouco familiarizado com a tecnologia, entende que é impossível dar instruções detalhadas para consertar equipamentos de uma determinada marca. Os modelos são muito diferentes em suas características técnicas. Só podemos dar recomendações gerais para a reparação de componentes individuais.
#1. Compressor do dispositivo e sua suspensão
O projeto do compressor de uma unidade de refrigeração é bastante simples. Mas, ao mesmo tempo, seu auto-reparo é praticamente impossível. Os curtos-circuitos entre espiras dos enrolamentos que ocorrem frequentemente requerem a substituição do compressor.
Os artesãos amadores que tentam rebobiná-los geralmente perdem tempo e esforço. A razão para isso é a umidade e a poeira misturadas ao ar que entram no compressor durante a operação.
Como resultado, a unidade ainda precisa ser alterada. Os mestres não aconselham fazer isso. Outra coisa é a suspensão do compressor. Devido à sua deformação, são possíveis mau funcionamento de toda a unidade.
Em primeiro lugar, vale a pena verificar a elasticidade de todas as pernas de montagem. Deve ter cerca de 8 a 10 mm ou mais. Caso contrário, será necessário substituir os amortecedores, o que não é caro nem difícil.
A principal dificuldade será que o compressor é enorme e pode quebrar o tubo do circuito de refrigeração com o seu peso.Portanto, ao substituir os amortecedores, você deve fixar a unidade com segurança na posição de trabalho e manuseá-la com o máximo de cuidado possível.
Neste último caso, deve-se embrulhar em pano ou feltro e prender este curativo com lã ou fio de algodão. Não é estritamente recomendado o uso de materiais sintéticos ou espuma de borracha.
Eles ficarão quebradiços ou grudados conforme a temperatura muda. Em qualquer caso, não haverá nenhum benefício deles. Tal “curativo” não só resolverá o problema do ruído, mas também protegerá o tubo do desgaste prematuro.
Outro problema comum é reduzir a quantidade de freon. Depois de assistir a vários vídeos na Internet, alguns artesãos tentam fazer eles próprios o reabastecimento. Os mestres não recomendam fortemente fazer isso.
Será possível preencher o freon, mas se a unidade conseguirá funcionar depois disso é uma grande dúvida. O vapor de água e a poeira entrarão inevitavelmente no circuito de resfriamento durante o processo de reabastecimento, o que posteriormente levará à falha.
Além do mais, injeção de refrigerante um compressor padrão assume sua operação em funcionamento úmido de forma forçada. E isso é extremamente perigoso. A melhor coisa que você pode fazer pelo seu compressor neste caso é convidar um especialista qualificado e licenciado que realizará o trabalho necessário.
#2. Sistema de proteção e partida
Os relés de partida e de proteção térmica são geralmente combinados pelos projetistas em uma unidade comum.Para chegar lá você terá que furar os rebites que prendem a tampa no lugar.
Após o trabalho de reparo, é melhor colocá-lo sobre cola plástica e “agarrá-lo” com parafusos. Os contatos podem ser considerados os pontos mais fracos do nó. Muitas vezes ficam sujos ou derretidos. A limpeza básica ajudará aqui.
Outra área “perigosa” é o núcleo inicial. Ele pode estar cheio de poeira, o que faz com que os contatos do motor de partida grudem. O problema também pode estar na tira bimetálica. Pode perder alguma elasticidade com o tempo. Se a peça ficar ligeiramente curvada ao frio, basta dar-lhe a forma desejada.
Parafusos de ajuste soltos podem convergir e então o compressor começa a operar como se houvesse curto-circuitos entre espiras em ambos os enrolamentos. Para resolver o problema, basta desaparafusar os parafusos até a folga necessária. Tem cerca de 0,15-0,25 cm e limpe os contatos de proteção de corrente.
#3. Termostato da unidade de refrigeração
O design dos termostatos usados em refrigeradores pode variar. Em geral, existem dois tipos de elementos: eletrônicos e termomecânicos.
Os primeiros são utilizados em dispositivos controlados eletronicamente e são um grupo de detectores e termistores conectados em uma única unidade com uma placa de controle. Somente um engenheiro eletrônico certificado pode tentar reparar qualquer coisa em tal sistema.
O termostato termomecânico é feito como uma unidade única, mas é considerado totalmente irreparável. Isso se explica pelo fato do tubo de calor ser colado ao evaporador, a costura ser preenchida com selante e todo o sistema ser coberto por uma caixa.
É extremamente difícil separar o conjunto do evaporador sem ferramentas e habilidades especiais. Além disso, a posição correta do tubo de calor não deve ser perturbada, o que poderia resultar em danos graves.
A única coisa que você pode tentar fazer com o termostato é trabalhar com ele sem removê-lo da unidade. Por assim dizer, “em peso”. Nesta posição você pode inspecionar a mola de transferência e substituí-la se necessário.
Você pode verificar a funcionalidade do parafuso picador, bem como inspecionar e limpar completamente os contatos. A remontagem deve ser feita com muito cuidado.
#4. Sistema de drenagem de dispositivos “chorosos”
Em unidades com sistema de gotejamento, pode aparecer água e acumular-se no interior do compartimento frigorífico. A principal razão para este fenômeno desagradável é um sistema de drenagem entupido. O projeto foi projetado para drenar a água da câmara e fluir para dentro do corpo do refrigerador.
Outro sinal de bloqueio é o aparecimento de uma camada de neve no freezer. Como a drenagem começa no compartimento de armazenamento de alimentos, para proteger contra a entrada de substâncias orgânicas no tubo, ele deve ser equipado com selo d'água.
Na prática, parece uma pequena curva na qual todos os contaminantes desnecessários podem ser retidos. Para limpar a vedação hidráulica, o fabricante oferece ferramentas especiais que precisam ser usadas para limpar o furo de contaminantes acumulados de tempos em tempos.
Ao mesmo tempo, o escoamento da água é melhorado. Se a drenagem estiver entupida, essa limpeza não ajudará. O bloqueio precisará ser rompido.
Isso deve ser feito com muito cuidado, pois o próprio sistema de drenagem é um tubo de plástico de paredes finas. O melhor é pegar uma linha de pesca com diâmetro de 1 mm e derreter suavemente a ponta.
O cabo improvisado resultante é colocado no orifício de drenagem e o sistema é limpo. Em seguida, despeje um litro e meio a dois litros de solução de lavagem morna e, por fim, enxágue com água limpa.
#5. Fusor, temporizador e ventilador em dispositivos No Frost
Os refrigeradores “sem gelo” são estruturalmente mais complexos do que os “chorosos”. Conseqüentemente, há mais problemas com eles. Seu principal diferencial é a presença de um soprador que drena o excesso de umidade, o que evita o aparecimento de gelo.
Os especialistas consideram o ventilador, o fusor e o temporizador os pontos “mais fracos” de tais dispositivos. Você precisa examinar o ventilador do freezer. Dependendo do modelo do refrigerador, o elemento pode ser aberto ou fechado.
Neste último caso, o conjunto é coberto por uma tampa furada. Para dispositivos controlados eletronicamente, geralmente são usados conjuntos abertos. O temporizador, neste caso, também é eletrônico.
Tal conjunto não pode ser reparado de forma independente; é necessário um mestre. Para modelos mais simples, com tampa removível e temporizador eletromecânico, o reparo é bem possível. Primeiro você precisa remover cuidadosamente a tampa.
Ao chegar ao ventilador, você deve inspecioná-lo cuidadosamente e tentar girar o impulsor com o dedo. Se não ceder ou estiver apertado, é necessário desmontar o conjunto. Para fazer isso, encontre um plugue de fixação.
Deve estar localizado no eixo do dispositivo e pode ser coberto com um adesivo da marca. Sob o plugue há uma arruela, que pode ser de plástico ou metal. O primeiro é diluído e removido com agulhas comuns.
O aço é removido com alicates ou ferramentas especiais. Sob esta arruela existem várias outras de Teflon, que são cuidadosamente removidas e armazenadas. Em seguida, o impulsor junto com o rotor é removido, limpo e lubrificado.
Especialistas alertam que o lubrificante deve ser escolhido corretamente. Somente formulações de baixa temperatura são usadas, caso contrário elas irão engrossar. Depois disso, são realizados remontagem e testes de desempenho. Talvez, conserto de geladeira teve bastante sucesso e o problema foi resolvido.
Caso contrário, resta verificar o funcionamento do ventilador.Para isso, o aparelho é aberto pela parte traseira, então é necessário ter acesso ao dispositivo através do qual o ventilador é ligado. Pode ser um filtro de rede ou um filtro de baixa tensão.
Para verificar, o ventilador é conectado aos terminais padrão estreitos do filtro e a tensão da rede elétrica é aplicada aos terminais largos. Se o impulsor não começar a girar, pode haver um problema no filtro.
Para verificar isso, remova um filtro semelhante da ventoinha de refrigeração do compressor e repita a experiência. Se for confirmada uma avaria, o filtro é substituído por um semelhante. Se tudo estiver em ordem, verifique o fusor e o gatilho térmico do temporizador. Eles estão localizados na área do evaporador.
Primeiro você precisa remover o fusor dos conectores e testá-lo com um testador. A resistência deve ser zero. Caso contrário, trocamos a peça, é descartável. Primeiro verificamos se o elemento de aquecimento do evaporador está quebrado.
Depois disso, é necessário colocar todas as peças desmontadas no lugar e fechar as tomadas de controle térmico com um jumper. Isto só deve ser feito com a unidade desconectada da rede. Então ele está ligado. Deve funcionar em ciclo curto, não normal. Se for esse o caso, o problema está na unidade térmica e precisa ser substituída.
Uma nuance importante. Essa verificação deve durar muito pouco tempo, literalmente 3-4 segundos, caso contrário, o cronômetro disparará. Se o cronômetro não funcionar, provavelmente essa é a causa do problema. Você não deve tentar consertá-lo, artesãos experientes podem fazer isso. Será mais fácil substituir toda a unidade defeituosa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Algoritmo para restaurar os parâmetros operacionais do termostato do refrigerador Stinol:
Vídeo sobre o procedimento de substituição do compressor:
Vídeo de instruções para quem deseja consertar o sistema Antigelo da geladeira Stinol:
Os refrigeradores Stinol são de boa qualidade e confiabilidade. No entanto, eles também falham. Se você tiver desejo e habilidades, é claro, poderá tentar “reviver” a unidade por conta própria. Você precisa entender que esse evento nem sempre termina com sucesso.
Reparos não qualificados só podem agravar a situação e então você terá que desembolsar para reparos mais complexos ou, o que você realmente não gostaria, comprar uma geladeira nova.
Gostaria de nos contar como consertou uma máquina de refrigeração Stinol com suas próprias mãos? Quer compartilhar informações úteis sobre o tema do artigo e segredos tecnológicos? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos.
Parece-me que você não deveria nem tentar consertar uma geladeira sozinho se não for um mestre nessa área. Em qualquer caso, é fatal e podem ocorrer ainda mais danos. Você precisa entrar em contato com centros de serviços especializados desta marca. A propósito, você pode me dizer onde em Moscou, no distrito norte, estão localizados esses centros (endereços), com especialistas competentes em consertar refrigeradores desta marca?
Olá. Sou um nerd topográfico e não sou bom nas áreas da capital, então só posso recomendar fazer esta pergunta Aqui.
Não consigo tirar o termotubo da geladeira Stinol. Parece que está oxidado. Parece que estou puxando com força, mas não cede. Existem maneiras de retirá-lo? Tenho medo de quebrá-lo.
A geladeira começou a congelar muito, giro o regulador até clicar (para a esquerda) e desligar, até clicar para a direita liga e começa a congelar (leite, batata, etc. congelar), o que poderia ser a razão?