Enchendo uma geladeira com freon em casa: algoritmo de trabalho
Vazamentos de refrigerante são um problema comum em equipamentos de refrigeração.A eliminação deste mau funcionamento é geralmente confiada a especialistas especializados em restaurar a funcionalidade de equipamentos de refrigeração.
Mas reabastecer uma geladeira com freon é bastante acessível para artesãos domésticos que estão prontos para estudar cuidadosamente esse processo e aplicar o conhecimento na prática.
O conteúdo do artigo:
O papel do freon na operação de uma geladeira
Se compressor Embora alguns o considerem o coração da geladeira, o refrigerante pode ser considerado seu sangue. Sem uma quantidade suficiente desta substância, nenhum equipamento de refrigeração poderá funcionar. O gás incolor e inodoro é necessário para transportar energia térmica.
Freon passa facilmente do estado líquido para o gasoso em temperaturas relativamente baixas. O circuito pelo qual circula consiste em duas partes: interna e externa.
O refrigerante líquido entra no circuito interno do refrigerador e absorve partículas de energia térmica dissipadas no ar, transformando-se em gás. Em seguida, passa para o circuito externo, passa pelo compressor e evaporador, transfere calor para o ar circundante e retorna à forma líquida.
O ciclo se repete continuamente, como resultado, o ar na câmara do refrigerador fica mais frio e a grade na parede traseira libera calor constantemente.
Essas propriedades do freon também são utilizadas em outros dispositivos, como condicionadores de ar, bombas de calor, etc. O gás circula através de um circuito hermeticamente fechado. Não representa um grande perigo para a saúde humana, mesmo que a substância vaze completamente de um refrigerador doméstico comum.
No total, 16 tipos desses hidrocarbonetos fluorados saturados são utilizados na indústria. Uma marca específica de freon é adequada para reabastecer um modelo específico de refrigerador, geralmente indicada diretamente na carcaça do compressor.
Causas de vazamento de refrigerante
Resumindo, a causa de um vazamento de freon é um vazamento no circuito de refrigeração. Mas as razões para esta situação podem ser muito diferentes. Impactos mecânicos acidentais nos elementos do circuito de refrigeração ou no compressor podem causar tal mau funcionamento.
Uma falha no compressor quase inevitavelmente requer reabastecimento com freon. Mesmo que o refrigerante permaneça no circuito, ele ainda terá que ser reabastecido ao substituir um elemento defeituoso. A má qualidade dos capilares através dos quais o freon se move, ou seu desgaste, também costuma causar despressurização do sistema.
Se as conexões entre os elementos individuais do circuito de refrigeração forem instaladas incorretamente, com o tempo elas poderão se soltar e o refrigerante vazará pelas rachaduras que aparecem.
Se os tubos capilares estiverem contaminados devido ao congelamento da umidade retida dentro do circuito, não será difícil limpá-los. Mas às vezes esse bloqueio ocorre como resultado do acúmulo de contaminantes de partículas de óleo de motor queimado.O filtro secador não retém estas substâncias, elas acumulam-se gradualmente no interior dos tubos estreitos e constituem um obstáculo à livre circulação do refrigerante.
Embora não seja observado vazamento de freon em tal situação, para normalizar o funcionamento do sistema será necessário abrir o circuito de refrigeração.
Após a limpeza dos capilares, será necessário restaurar sua estanqueidade e, em seguida, introduzir um novo refrigerante no sistema para substituir o perdido.
Antes de iniciar o trabalho de reabastecimento, a causa do vazamento deve ser identificada e eliminada. Para fazer isso, você precisa inspecionar o circuito para entender exatamente onde isso está acontecendo.
Se a inspeção não der resultado, você pode usar uma solução com sabão. Neste caso, o ar é fornecido ao sistema sob baixa pressão.
Uma solução de sabão é aplicada na superfície dos tubos, juntas, etc. Ele irá borbulhar onde houver vazamentos. É impraticável e inseguro processar todo o contorno desta forma.
Será mais fácil verificar primeiro as zonas mais frágeis e suspeitas: juntas, bem como zonas onde existem vestígios de contaminação com óleos técnicos.
Se a solução de sabão não produzir resultados, você deverá usar um detector de vazamento ou convidar um técnico experiente para determinar a localização do vazamento de refrigerante.Esta não é uma ferramenta universal; um dispositivo específico geralmente é configurado para responder apenas a uma determinada marca de refrigerante.
Pode ser utilizado para identificar fugas não só antes de as eliminar, mas também após a conclusão do enchimento do circuito, de forma a garantir que a qualidade das operações realizadas é suficientemente elevada.
Se você não fizer isso, poderá perder algum defeito. Reparos de baixa qualidade aparecerão em cerca de duas semanas e todo o trabalho terá que ser feito novamente.
Além de eliminar vazamentos, não custa nada verificar também o funcionamento de outros elementos do sistema. Uma quantidade insuficiente de freon geralmente leva ao aumento do desgaste de peças individuais. Se os motivos que causam o vazamento não forem eliminados, muito em breve você terá que reiniciar os reparos, bombear refrigerante, etc.
O procedimento para realizar o trabalho para substituir o freon
Antes de começar a substituir o refrigerante, você precisa ter em mãos todas as ferramentas e materiais necessários para realizar o trabalho.
Passo #1 – diagnostique você mesmo o problema
Os refrigerantes não queimam, mas a sua ausência ou quantidade insuficiente no sistema pode causar desgaste prematuro e danos a outras peças.
Além disso, uma violação da troca de calor especificada fará com que o refrigerador fique muito quente, a comida estrague e Fedor e assim por diante. Portanto, é importante aprender como identificar rapidamente sinais de vazamento e eliminá-los.
Aqui estão os pontos aos quais você deve prestar muita atenção:
- a temperatura dentro da câmara está muito alta;
- as interrupções na operação do motor foram visivelmente reduzidas;
- o compressor funciona continuamente;
- A condensação aparece dentro do dispositivo;
- a geladeira emite um odor desagradável que não está associado à presença de alimentos estragados;
- o evaporador fica coberto de neve ou gelo, etc.
Às vezes, um vazamento pode ser detectado imediatamente. Se você não remover cuidadosamente o gelo do evaporador, o tubo do circuito poderá ser perfurado acidentalmente.
Como resultado, o gás sairá do orifício estreito com um som sibilante característico. Se você prestar atenção a este ponto, poderá resolver o problema rapidamente.
Passo #2 – trabalho preparatório antes da substituição
Antes de iniciar os trabalhos de reparo, é claro, o refrigerador deve ser desconectado da fonte de alimentação. Todos os dispositivos de aquecimento e fontes de chama aberta devem ser desligados ou afastados do local onde o freon está sendo carregado.
Os equipamentos elétricos que serão utilizados durante os reparos devem ser aterrados de acordo com as instruções de operação.
Ao realizar a soldagem, você também deve cuidar da segurança contra incêndio. Embora o freon não seja perigoso para as pessoas, ainda é melhor ventilar o ambiente durante o trabalho, bem como após a conclusão do trabalho.
Antes de iniciar os reparos, não custa nada encontrar e reler o manual de instruções do refrigerador para levar em consideração as características de um determinado modelo.Ao encher a geladeira com freon, você deve se orientar pelas informações indicadas na etiqueta, bem como pelas marcas no cilindro de enchimento.
Passo #3 - remova o refrigerante restante
Antes de bombear gás para o sistema, é necessário remover qualquer refrigerante remanescente dentro do sistema. Para fazer isso, você precisa encontrar um filtro secador, que é preso com um cabo de agulha.
Depois disso, é feito um furo no filtro em uma seção de cobre. Um elemento danificado desta forma deverá ser substituído por um novo no futuro.
É melhor preparar antecipadamente o local para soldar a válvula. Ele precisa ser removido da conexão e o excesso de comprimento cortado. Em seguida, é recomendável soldar imediatamente a válvula ao compressor.
Depois que o refrigerante restante tiver saído do sistema, será necessário purgar todos os tubos com nitrogênio. Isso permitirá que qualquer umidade que possa ter entrado seja removida do circuito.
Para bombear o gás para o circuito de trabalho do refrigerador, é instalada uma válvula Schrader, que impede a saída do freon na direção oposta.
Cilindros em que a pressão do gás exceda 6 atmosferas não devem ser utilizados para tais trabalhos, pois podem danificar o sistema. As informações sobre pressão interna geralmente são indicadas no recipiente.
Caso não esteja disponível um cilindro com características adequadas, é necessário fornecer gás ao sistema por meio de um redutor.
O sistema precisa ser purgado por aproximadamente 10 a 15 minutos.Depois disso, a válvula da pinça da agulha é fechada e o filtro é cortado próximo ao tubo capilar.
Então você precisa purgar o circuito novamente. Ao final da purga, é necessário instalar um novo filtro secador no lugar do usado.
Isto deve ser feito dentro de 15 minutos após o término da última purga, pois o circuito de refrigeração não pode ficar aberto por mais tempo.
Os artesãos profissionais utilizam todo um conjunto de ferramentas especiais para realizar este tipo de trabalho: detector de vazamentos, testador, bomba de vácuo, chaves, termômetro, alicates, alicates, etc.
Para realizar a soldagem, você deve estocar telas de proteção, com certeza também precisará de uma válvula Schrader e de um novo filtro secador.
Para realizar um reabastecimento único da geladeira, não faz sentido comprar um conjunto separado de equipamentos. Será mais barato e fácil alugar tudo o que você precisa.
Etapa # 4 - bombear freon
Para realizar esta operação, serão necessários instrumentos que permitirão controlar a pressão no sistema. Os técnicos de conserto de eletrodomésticos utilizam um posto de abastecimento composto por dois manômetros com válvulas de corte e três mangueiras.
Os manômetros variam em cores: vermelho e azul. O primeiro mede a pressão de descarga, enquanto o azul mede a pressão de sucção.
Ao trabalhar com um refrigerador doméstico comum, geralmente apenas as leituras do manômetro azul são levadas em consideração.
As mangueiras às quais são fixados os manômetros também possuem códigos de cores diferentes: vermelho e azul, que são conectados aos manômetros da mesma cor, e amarelo, localizados no centro.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário certificar-se de que as válvulas das mangueiras com manômetros estão completamente fechadas. Depois disso, a mangueira amarela é conectada ao cilindro de gás.
A mangueira azul está conectada ao tubo através do qual o refrigerante será fornecido ao circuito. Um acessório especial é usado para isso.
A mangueira vermelha está montada na outra extremidade do sistema. Requer a instalação de uma válvula Schrader.
Quando todos os elementos necessários estiverem conectados, é necessário abrir as válvulas de corte nas mangueiras azul e vermelha. Em seguida, abra a válvula do cilindro refrigerante e comece a encher o sistema, observando as leituras dos manômetros.
Quando a pressão atingir aproximadamente 0,5 atmosferas, as válvulas do manômetro devem ser fechadas.
Agora aplique energia ao compressor por cerca de 30 segundos. Em vez de um cilindro, uma bomba de vácuo é conectada à mangueira amarela. Ele fica ligado por cerca de 10 minutos.
A evacuação permite remover o ar preso no sistema e melhorar a qualidade do enchimento. Agora você precisa reconectar a mangueira amarela ao cilindro de freon.
Ao mesmo tempo, faça um pequeno espaço entre o coletor e a mangueira para que o refrigerante que entra desloque o ar da mangueira e aplique uma pequena quantidade de gás na mangueira.
Em seguida, a mangueira amarela, da qual o ar foi sangrado, é fixada com segurança ao coletor. Você precisa abrir a válvula azul novamente e continuar enchendo o circuito com freon.
Nesta fase, ligue novamente o compressor e observe os manômetros para garantir que o sistema está funcionando normalmente. Se a pressão permanecer estável, os tubos são dobrados e cuidadosamente selados.
Não aperte o tubo de serviço nem o sele até que o sistema seja testado. Nesta fase, o ponteiro do manômetro azul deve estar constantemente na região de zero.
Alguns artesãos preenchem o circuito com freon usando apenas um manômetro. Neste caso, a quantidade de refrigerante que foi transferida para o circuito é determinada pesando o cilindro de freon em uma balança doméstica.
Caso contrário, o processo de download praticamente não difere do método descrito acima.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Isso mostra o processo de consertar o vazamento e bombear freon para a geladeira usando uma balança:
O procedimento geral para a realização deste tipo de trabalho pode ser visto no vídeo:
Encher uma geladeira com freon é relativamente fácil se você tiver o equipamento necessário e as habilidades adequadas. Porém, é necessário levar em consideração uma série de nuances: cumprir os requisitos de segurança, identificar e eliminar todas as falhas que causaram o vazamento de refrigerante, realizar a soldagem final com eficiência, etc.
É melhor que os artesãos inexperientes observem primeiro o trabalho dos especialistas para aprenderem a realizar esta operação por conta própria.
Se você tem experiência em reabastecer geladeiras com freon, compartilhe-a com nossos leitores. Conte-nos como você conseguiu diagnosticar o problema e o que fez para resolvê-lo. Escreva seus comentários, compartilhe sua experiência, tire dúvidas - o bloco de contato está localizado abaixo do artigo.
Nossa geladeira é antiga, fabricada em 2004. Todo ano temos que enchê-la com freon, principalmente se ficar descongelada por um dia, fica muito difícil ligá-la. Parece que tudo é descrito de forma simples e minhas mãos crescem onde precisam, mas eu mesmo não me atreveria a encher a geladeira com freon. E, no entanto, nem todo mundo tem posto de gasolina e botijões de gás. É mais fácil ligar para uma pessoa que não fez isso pela primeira vez.
Se suas mãos crescerem no lugar certo enquanto você escreve, não haverá problemas em encher a geladeira com freon. Se tal recarga for necessária, significa que há um microvazamento na geladeira e o refrigerante terá que ser reabastecido quase a cada seis meses. Você sempre ligará para um especialista e pagará?
Aparentemente, os técnicos explicaram “corretamente” a Sergei que a geladeira era velha, então agora teria que ser reabastecida com freon todos os anos. Quando na realidade o problema é que há um vazamento em algum lugar! Existem refrigeradores soviéticos que contêm freon de fábrica há 30-50 anos e não precisam ser recarregados.
Aliás, o autor do texto tem sorte de agora não haver impurezas nocivas no gás das geladeiras, como antes. Caso contrário, os vazamentos de gás todos os anos afetariam muito a saúde de toda a família!
Aqui estão os principais motivos pelos quais pode haver vazamentos de freon na geladeira:
— Juntas de travamento, podem ocorrer deformações naturais ou defeitos de fabricação;
— O evaporador tipo “choro”, elemento fabricado em alumínio, pode sofrer corrosão;
— Circuito de aço “quente”, o material é suscetível à corrosão e a probabilidade de vazamento aumenta com o passar dos anos.
A velha geladeira dos meus pais realmente não congelava. Chamaram um técnico que diagnosticou um microvazamento. Ele soldou a válvula do triturador, reabasteceu-a e aconselhou no futuro simplesmente reabastecer a geladeira com freon de vez em quando. Isso não é muito difícil de fazer - cerca de uma vez a cada seis meses, com a geladeira ligada, você conecta a mangueira ao cilindro e à válvula e libera o gás por 10 segundos. Depois esperamos meia hora e vemos se a grelha da geladeira esquenta. Se depois de meia hora ou uma hora não aquecer, repita o procedimento.
Tudo isso é bom, é claro, quando o vazamento de freon ocorre em um local visível. Mas quando isso acontece na área espumosa da geladeira, é aí que começam as hemorróidas. Pelo que eu sei, nem todo mestre se compromete a reabastecer com freon, muito menos uma pessoa comum. IMHO, é melhor ligar para uma pessoa experiente no posto de gasolina. Afinal não é tão caro - nas regiões de 3 a 7 mil, pelo que eu sei. Em Moscou é pior, mas também não é crítico.
Gás Freon. Liguei para um reparador, ele não sabia que tipo de geladeira ou que tipo de freon era necessário. Troquei o filtro e simplesmente completei, mas não me lembro exatamente do freon, algo como 404. E a geladeira foi feita na URSS, já se passaram 10 anos, tudo funciona.
Se houver um vazamento, ele deverá ser determinado testando a pressão do evaporador (bombeie 15 kg de ar no evaporador e monitore-o por 5 a 6 horas).Então encontramos o vazamento e consertamos com solda.
Algumas pessoas cobram geladeiras antigas pelo peso, acho isso errado, pois a capacidade de refrigeração do compressor antigo é bem menor que a do novo. Portanto, você precisa preencher um pouco mais.
Se houver suspeita de vazamento, sob nenhuma circunstância você deve tentar reabastecer ou evacuar o sistema. Caso contrário, há casos em que a espuma dissolvida é sugada para dentro dos tubos, tudo fica entupido, as válvulas e o compressor morrem, e aí demora muito e é difícil lavar. Eles pressurizam primeiro e depois eliminam a causa da despressurização.