Cheiro desagradável na máquina de lavar: causas do cheiro e formas de eliminá-lo

Existem locais no design da máquina de lavar onde a água fica estagnada.É lá que as colônias de bactérias e fungos preferem se desenvolver. O acúmulo de microorganismos contribui para que a roupa recém-lavada deixe de ter cheiro fresco e o cheiro do tambor não seja nada limpo.

O que fazer se houver um cheiro desagradável na máquina de lavar - como se livrar dele? Primeiro, vamos descobrir quais ações provocam o problema.

Razões para o acúmulo e desenvolvimento de microrganismos

O erro operacional mais comum e comum é fechar a escotilha (carregamento horizontal) ou a tampa (carregamento vertical) imediatamente após a lavagem. A máquina precisa de tempo para evaporar a umidade, portanto deixe-a aberta após o uso por pelo menos 2 a 3 horas.

O segundo erro é guardar roupas usadas em um tambor. A alta umidade e a roupa suja são um terreno fértil para a vida de microorganismos.

Recomenda-se guardar roupas velhas em uma cesta especial. Não ocupa muito espaço e fungos e bactérias têm menos chances.

Cuidados com a máquina de lavar
Limpe o tambor e a borracha de vedação por dentro e por fora com um pano seco após cada utilização da máquina para não criar condições favoráveis ​​ao desenvolvimento de bactérias e fungos

Eles criam uma plataforma conveniente para o desenvolvimento de microrganismos e alguns detergentes.Se forem de má qualidade ou usados ​​em excesso, isso levará à formação mofo na máquina de lavar.

Lavar a baixas temperaturas também contribui para o aparecimento de mau cheiro.

Maneiras simples de resolver o problema

Se o cheiro acabou de aparecer, pode ser removido da máquina de lavar lavando bem todas as superfícies internas. Uma solução de sabão quente é adequada para isso. Após o tratamento, é necessário secar todas as superfícies e deixar a máquina aberta por um dia.

Lavar à temperatura máxima também ajuda. Use coisas que não desbotem. Ao mesmo tempo, verifique se a máquina aquece a água nos níveis especificados nas especificações técnicas. Você pode adicionar vinagre, é inofensivo à saúde e mata bactérias.

Sulfato de cobre para máquina de lavar
O sulfato de cobre também ajudará a eliminar o mofo: dissolva literalmente 1 g de pó (ou 50 ml de solução, se disponível) em 100 ml de água morna, despeje no tambor, faça uma lavagem rápida na temperatura máxima, defina o modo de enxágue e deixe a máquina aberta por um dia

Opere a máquina vazia na configuração mais longa e na temperatura máxima. Carregue o recipiente de pó com alvejantes ou pastilhas para lava-louças. Quando o ciclo completo terminar, faça outro enxágue curto.

Normalmente essas manipulações são suficientes para eliminar a causa do odor desagradável da máquina de lavar. Se persistir, você terá que encontrar a fonte e resolver o problema usando métodos mais radicais.

Etapas das atividades de limpeza

Vamos tentar desmontar a máquina e verificar todas as partes acessíveis do mecanismo quanto à presença de vários microorganismos desagradáveis.

Etapa #1 - desmontar a máquina de lavar

Para isso, é necessário desconectá-lo da rede elétrica, abastecimento de água e esgoto, além de permitir acesso ao equipamento por todos os lados.

Depois de desconectar a máquina de lavar da energia, aguarde 15 a 20 minutos para que todos os aparelhos desliguem. É aconselhável deslocar a máquina e verificar o espaço sob ela: sujeira no chão ou no suporte também pode ser fonte de odor desagradável.

Vamos preparar as ferramentas necessárias:

  • alicates, alicates ou alicates de bico redondo;
  • Chave de fenda Phillips e fenda;
  • martelo;
  • chaves - abertas, cabeças;
  • marcador;
  • uma escova de dentes velha;
  • escova (de preferência Kevlar);
  • lanterna.

Primeiro, remova as tampas superior, inferior e lateral da lavadora. Veja o desenho: desparafuse os painéis fixados com parafusos auto-roscantes e puxe o resto em sua direção.

A unidade de controle, fios, tambor e motor não precisam ser tocados. Se houver sujeira neles, remova-os com cuidado. Olhe dentro da máquina, ilumine cada detalhe com uma lanterna, remova detritos e poeira sempre que possível.

Mais detalhes sobre como desmontar uma máquina de lavar estão escritos em este material.

Principais componentes da máquina de lavar
Estude os principais componentes da máquina de lavar antes de desmontar, veja as instruções: elas descrevem as características de design do seu modelo específico

Tire fotos ou filme suas ações, isso facilitará a colocação das peças posteriormente. Agora vamos examinar os elementos individuais onde as colônias de microrganismos preferem viver.

Etapa 2 – limpar ou trocar o manguito

A vedação de borracha está constantemente em contato com a umidade e não é capaz de se autolimpar devido ao seu formato. A estagnação do líquido leva à formação de podridão.

As manchas pretas podem ser removidas com qualquer solução contendo cloro diluída em água - “Belizna” normal ou “Domestos”, “Pato de banheiro”.

O algoritmo de ações é o seguinte:

  1. Use luvas de borracha.
  2. Lave o manguito da escotilha de carregamento com uma solução contendo cloro.
  3. Feche a máquina.
  4. Após 30-40 minutos. você precisa ativar o modo de enxágue. Mas nossa máquina está desmontada e desligada, faremos isso mais tarde.

Se for impossível lavar o manguito ou se ele ficar inutilizável, ele poderá ser removido e substituído por um novo. A vedação de borracha é fixada ao corpo do tanque com duas braçadeiras.

Primeiro você precisa dobrar a borda frontal e remover o primeiro grampo de plástico da trava. Se a braçadeira for de metal, ela será removida com uma chave de fenda.

Como remover uma braçadeira de metal
Há uma mola na braçadeira de metal, você precisa puxá-la em sua direção e afrouxá-la, desparafusar o parafuso (se houver), então o anel pode ser facilmente removido

A seguir, puxe com cuidado a primeira parte do punho e faça uma marca com um marcador para que posteriormente possa inserir facilmente um novo elástico. Em seguida, precisará ser combinado com a marca no próprio tanque.

Da mesma forma, liberamos a outra parte do manguito da segunda pinça e colocamos o elástico dentro do tambor.

Como remover o manguito da escotilha de carregamento
Para remover completamente o manguito, é necessário desapertar os parafusos da parte traseira, remover a tampa da caixa, retirar o recipiente de pó, desapertar os parafusos por baixo, soltar as travas do painel de controle, removê-lo, remover o painel inferior, desparafusar o fachada e fornecer acesso à borracha de vedação

Experimente lavar o selo de borracha removido, talvez ainda sirva. Se nada puder salvá-la, pegue a braçadeira velha e compre uma nova do mesmo tamanho.

Antes instalando um novo manguito Você precisa lavar a borda do tanque com água morna e sabão. Não lave a película de sabão, ela servirá como lubrificante. Para colocar o elástico no lugar, coloque a parte superior do elástico contra a borda da regata ao longo das marcas e use os polegares para apertar o elástico.

Marcas no punho da escotilha de carregamento
As marcas triangulares no tambor e no manguito da escotilha de carregamento devem coincidir: se a borracha de vedação se mover alguns milímetros, haverá vazamentos

Deslize do centro ao redor do círculo. Quando o manguito estiver no lugar, verifique o ajuste e prenda-o com grampos.

Etapa #3 - limpar o compartimento de carregamento de detergente

A remoção da peça é bastante simples com uma máquina de carregamento superior - desparafuse os parafusos de plástico e remova a bandeja. Em algumas máquinas de lavar com carregamento horizontal, é mais difícil retirá-lo. Não se apresse em puxar e arrancar o recipiente.

Consulte as instruções da máquina - existem modelos onde ela pode ser removida com um clique na aba próxima ao compartimento do abrilhantador. Se o recipiente sair como um leque, é necessário abri-lo totalmente, levantá-lo, puxá-lo em sua direção e retirá-lo.

Como obter a bandeja de pó
Considere a bandeja de detergente, provavelmente há uma válvula especial lá - os fabricantes modernos tornam esse design simples e facilmente removível

Como remover a bandeja de detergente horizontal reta:

  1. Puxe até o fim.
  2. Examine o fundo do recipiente.
  3. Se os cravos estiverem visíveis em ambos os lados, unte-os com qualquer óleo vegetal.
  4. Levante o recipiente e puxe-o em sua direção, ele se moverá de 1 a 2 milímetros.
  5. Pressione a parte superior da bandeja até ouvir um clique e puxe, ela deve sair livremente.

Após a remoção, a bandeja deve ser limpa de placas e mofo. Use produtos químicos domésticos adequados para isso. Você pode encher a bandeja com refrigerante, vinagre ou solução quente de vinagre e refrigerante.

Tempo de exposição - 6-8 horas. Depois disso, a sujeira cairá e será facilmente removida. O ácido cítrico também funciona. Seque a bandeja limpa e coloque-a de volta no compartimento da máquina de lavar.

Etapa #4 - limpeza do sistema de drenagem

O sistema pode ser limpo sem desmontagem com produtos especiais que removem depósitos. Pós, soluções, comprimidos são utilizados de acordo com as instruções da embalagem.

Refrigerante comum também funciona. 150 g de pó devem ser despejados no tambor e girados sem roupa na configuração mais longa. Mas nossa máquina foi desmontada, então vamos limpar tudo completamente.

Para chegar ao sistema de drenagem:

  1. Cubra o chão com um pano macio e vire a lavadora de lado.
  2. Coloque muitos panos sob o sistema de drenagem para evitar que a água restante danifique o piso.
  3. Usando uma chave de fenda, remova o painel inferior.
  4. Desaparafuse os parafusos que prendem o filtro.
  5. Remova o filtro.
  6. Use um alicate para afrouxar a braçadeira e separar a mangueira da bomba e do alojamento.

Mangueira nas máquinas de carregamento superior, ele está localizado na lateral. Para retirá-lo, soltamos os fechos, retiramos o painel, desparafusamos a braçadeira e retiramos a mangueira.

Quando já está em suas mãos, começamos a limpá-lo, inserindo uma escova de um lado ou de outro. Lavamos a mangueira em água quente corrente e a colocamos de volta no lugar.

Substituindo a mangueira de drenagem de uma máquina de lavar
Se a mangueira de esgoto ficar inutilizável, é fácil substituí-la: meça o comprimento necessário, compre uma peça (é melhor levar uma normal e não telescópica) e coloque-a no lugar da antiga

Agora vamos começar filtro. Limpamos todos os contaminantes e enxaguamos com água. Se houver placa, mergulhe o filtro em solução de ácido cítrico por várias horas, após o que removemos os depósitos.

Destacamos o local onde o filtro está instalado com uma lanterna e também limpamos os detritos. Devolvemos a peça ao seu lugar.

Não se esqueça do filtro por muito tempo. É facilmente acessível pelo lado de fora da máquina, simplesmente girando o próprio plugue no sentido anti-horário.

Se o filtro estiver preso com um parafuso, é fácil desparafusá-lo sem desmontar a máquina. A peça precisa ser limpa a cada 2-3 meses ou seis meses, dependendo da frequência de lavagem.

Você pode ler uma análise das melhores maneiras de limpar o filtro em máquinas de lavar Aqui.

Outro participante do sistema de drenagem é bombear. Desconecte os fios que levam a ele e desparafuse o dispositivo. A parte mais problemática é o impulsor. É fácil sair desaparafusando os parafusos que conectam o corpo.

À medida que a lavadora funciona, o impulsor gira e envolve os detritos. Tiramos a sujeira, limpamos o interior da bomba, limpamos as mangueiras e montamos tudo de volta.

Etapa #5 - limpar o canal de abastecimento de água

A remoção do tubo de enchimento revelará o filtro de entrada. Removemos cuidadosamente esta malha fina com um alicate. Retire com extremo cuidado, é muito frágil. Ocorrido? Agora limpe o filtro com uma escova de dentes e enxágue com água.

Filtro de entrada da máquina de lavar
Os fabricantes recomendam limpar os filtros a cada seis meses e não se esquecer do ninho - uma lanterna ajudará a inspecionar cuidadosamente todas as áreas

Limpe e enxágue o tubo de enchimento. Freqüentemente, detritos se acumulam em suas paredes e aparece uma camada de sedimento. Limpe com uma escova e enxágue com água quente corrente. Conectamos todas as peças e as instalamos de volta.

Etapa #6 - limpe ou troque o elemento de aquecimento

A incrustação na bobina (TENE) é outra fonte de mau odor. Este não é um revestimento exatamente tradicional, como nas paredes de um bule de chá. É formado não tanto pela qualidade da água, mas por detritos e resíduos de detergente.

Se você raramente usa a máquina e a liga na temperatura mínima, a placa começa a apodrecer, emitindo um “aroma” característico no processo. Mas as altas temperaturas de lavagem não ajudam - aparece um cheiro de queimado.

Existem duas maneiras de remover incrustações: física e química. O exame físico envolve a remoção manual da placa bacteriana com objetos duros.

Não é recomendado fazer isso sozinho, pois existe o risco de danificar a espiral. Vamos nos contentar com um químico, use uma solução de ácido cítrico. Mas falaremos mais sobre isso mais tarde.

Vamos ver em que condições está o elemento de aquecimento. Lembra que no início, ao lavar na temperatura máxima, era preciso verificar se a água estava quente o suficiente? Será que a máquina lava sem aquecimento e esse é o motivo do cheiro desagradável?

Então você precisa substituir o elemento de aquecimento. Na maioria dos modelos ele está localizado na parte traseira, por isso não é difícil de encontrar.

Elemento de aquecimento da máquina de lavar
Como entender que o elemento de aquecimento precisa ser substituído: visualmente há muita incrustação nele, que o ácido cítrico não aguenta mais, além de você poder medir a resistência com um multímetro - o dispositivo de trabalho mostrará 24 Ohms

Vamos olhar mais de perto processo de substituição do elemento de aquecimento:

  1. Remova os fios do elemento de aquecimento.
  2. Giramos a porca de fixação no meio da resistência (deixe-a ficar na borda da rosca, não a retire).
  3. Pressionamos a porca para dentro, você pode bater nela com um martelo.
  4. Retiramos o elemento de aquecimento. Se não funcionar, retire-o com uma chave de fenda ou uma faca.
  5. Colocamos a parte antiga de lado e instalamos a nova, repetindo o algoritmo na ordem inversa.

Se ainda não precisar substituir o elemento de aquecimento, a quantidade de incrustações não é crítica, coloque todas as peças em seus lugares, feche a máquina, aperte todos os parafusos, conecte-a à água e à eletricidade.

Despeje 150-200 g de ácido cítrico no recipiente de pó, ajuste o modo mais longo para a temperatura máxima e ligue a máquina de lavar sem roupa.

Se você limpou todos os locais onde os microrganismos poderiam desenvolver sua atividade vital, substituiu peças que ficaram inutilizáveis, mas o odor desagradável permanece, o problema está oculto nas comunicações gerais do edifício.

Isto é evidenciado pelo cheiro de podridão das conchas. Entre em contato com sua empresa de serviços. É bom que o cheiro desagradável desapareça, mas como evitar tal situação no futuro?

Métodos de controle de odor

Verifique os bolsos antes de lavar. Guardanapos de papel, migalhas e doces tornam-se um excelente substrato para o desenvolvimento de mofo. Coloque coisas com fiapos ou peças pequenas em sacos ou redes especiais.

Detergentes líquidos para máquinas de lavar
Não utilize detergentes líquidos para lavar roupas com manchas de óleo e gordura (suor, comida, partículas de pele): não as removem e toda a sujidade fica na máquina

E mais algumas recomendações:

  1. Deixe a máquina aberta entre os usos.
  2. Retire a roupa lavada do tambor imediatamente após o término do programa selecionado.
  3. Defina a temperatura de lavagem para pelo menos 40 graus.
  4. Use o modo de enxágue extra.
  5. Seque as superfícies internas da máquina.
  6. Retire, lave e seque o compartimento de carregamento de detergente.
  7. Não se esqueça de limpar o filtro - um dos locais mais sujos da máquina de lavar, muitas vezes é fonte de odores desagradáveis.
  8. Não use pós, bálsamos, alvejantes e condicionadores baratos e de baixa qualidade.

Carregue detergentes nas quantidades especificadas pelo fabricante. Os resíduos não se depositam nas paredes do tanque, criando um meio nutriente para a vida dos microrganismos.

A operação adequada é a chave para uma vida útil longa e confiável da máquina de lavar.Limpe, ventile, limpe periodicamente os locais onde bactérias e fungos gostam de se instalar, e a roupa sempre terá cheiro fresco e não de lama de pântano.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma demonstração visual de remoção e substituição de peças ajudará você a entender melhor os processos.

As nuances da substituição do elemento de aquecimento são discutidas no vídeo a seguir:

Limpando o filtro de drenagem:

O odor desagradável da máquina de lavar é transmitido às roupas e penetra nos ambientes residenciais. É mais fácil livrar-se dele do que aguentar as “fragrâncias” o tempo todo.

Para eliminar os odores provenientes da máquina de lavar, utilize detergentes de alta qualidade, enxágue e limpar peças de trabalho - e lavar trará apenas emoções positivas.

Você tem alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Você pode perguntar a eles no bloco de comentários abaixo. Lá você também pode compartilhar sua própria experiência ao lidar com odores desagradáveis ​​​​de sua máquina de lavar.

Comentários dos visitantes
  1. Sofia

    Há algum problema com minha máquina de lavar. Além do cheiro desagradável, a goma vaza. Posso limpar e ligar a lavadora com água sanitária na temperatura máxima. Diga-me o que fazer com o elástico. Onde posso comprar um novo? Meu marido pode cuidar da substituição ou é melhor chamar um profissional? A garantia foi removida há muito tempo. Poderia haver outro motivo para o vazamento?

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      Se por elástico você quer dizer o manguito, então é bem possível substituí-lo você mesmo. Deixe seu marido assistir ao vídeo, há muitos deles na Internet. Não há nada complicado aí.

  2. Pense antes de usar ácido cítrico, tive problemas.Como medida preventiva, decidi ligar a máquina a 90 graus com um produto especial para máquinas de lavar Tiret, que contém ácido cítrico. Agora há algum tipo de cheiro podre vindo da máquina. Agora não sei como me livrar disso. Antes desta “prevenção” estava tudo bem. Escrevem na internet que a fonte pode ser um elástico onde se acumulou sujeira, vou tentar tirar e limpar.

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      Não creio que tenha alguma coisa a ver com o ácido cítrico. Presumo que havia sujeira, mofo ou bolor significativos, e um ciclo de limpeza os dissolveu, mas não os removeu completamente. Nesses casos, costumam rodar de novo, mas ultimamente tem havido muitas reclamações sobre o Tiret, e para o ácido cítrico é um pouco caro. Experimente a opção descrita no artigo com sulfato de cobre ou tente novamente com suco de limão normal.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica