Elemento de aquecimento para máquina de lavar: como escolher um novo e substituí-lo você mesmo

Um elemento de aquecimento para uma máquina de lavar é de fundamental importância.Aquece água fria durante o funcionamento, proporcionando condições para uma lavagem de alta qualidade e eliminando vestígios de sujeira, manchas e riscos de qualquer complexidade.

Com o uso prolongado, as propriedades físicas deste produto deteriorar-se-ão e poderão ocorrer avarias. Neste caso, não há necessidade de se desfazer da máquina. Basta simplesmente substituir o elemento antigo por um novo e continuar a utilizá-lo normalmente. Mas como fazer isso sem nenhuma experiência em conserto de equipamentos?

Nós o ajudaremos a lidar com esse problema - o artigo discute os recursos de diagnóstico de falha do elemento de aquecimento e fornece recomendações sobre como escolher o modelo certo de um novo aquecedor. Também são fornecidas instruções passo a passo sobre como substituir o TEN por conta própria.

Descrição e princípio de funcionamento do elemento de aquecimento

O elemento de aquecimento é um aquecedor elétrico responsável pelo aquecimento da água fria fornecida pela rede central de abastecimento à máquina de lavar.

Estruturalmente consiste em uma parte tubular C-em forma ou V-forma semelhante, dentro da qual existe um elemento condutor com alto nível de resistência, capaz de suportar aquecimento para registrar altas temperaturas de operação.

Multímetro para testar elementos de aquecimento
Um multímetro irá ajudá-lo a realizar uma verificação correta do elemento de aquecimento. Usando este dispositivo de medição, você pode “tocar” (testar) o elemento de aquecimento em casa e determinar se está funcionando ou não.

A bobina de aquecimento é cercada por um isolador dielétrico especial com alta condutividade térmica. Absorve corretamente o calor que emana do elemento de aquecimento e o transfere para o revestimento externo de aço.

A própria espiral de trabalho é soldada com suas extremidades de saída aos contatos que recebem energia durante a operação. Nas proximidades existe uma unidade térmica que mede o nível de aquecimento da água do tanque de lavagem.

Quando ativado através da unidade de controle de qualquer um dos modos de processamento, um sinal de comando é enviado ao elemento de aquecimento.

O elemento começa a aquecer intensamente e, liberando o calor gerado, leva a temperatura da água do tambor de lavagem à temperatura desejada especificada pelo usuário.

Elemento de aquecimento com furo para sensor de temperatura
Os modelos progressivos possuem um orifício especial em seu design para um sensor de temperatura (na figura a seta aponta para ele). Monitora vigilantemente o nível de aquecimento da água no tambor e desliga prontamente o elemento de trabalho, permitindo consumir energia elétrica de forma racional e econômica

Assim que a água atinge a temperatura desejada, o sensor registra e transfere os dados para a unidade de controle. O sistema reage às informações recebidas e desliga automaticamente o aparelho, interrompendo o aquecimento da água.

O que procurar ao comprar um novo TEN?

Antes de ir à loja mais próxima para comprar um novo elemento de aquecimento, você deverá se familiarizar com seus recursos de design.

Características de design do aquecedor

Todos os elementos de aquecimento das máquinas de lavar têm a mesma estrutura interna, mas diferem ligeiramente uns dos outros no design externo. Hoje é geralmente aceito direto E curvado forma.

Os diretos são os mais difundidos e são utilizados na maior parte dos modelos de diversas marcas populares.

Elemento de aquecimento curvo para máquina de lavar
Se a máquina de lavar estiver equipada com elemento de aquecimento curvo na configuração básica de fábrica, em caso de substituição é necessário escolher um novo produto com o mesmo formato. Um elemento reto simplesmente não cabe no compartimento

Os elementos de aquecimento curvos têm exatamente a mesma aparência que os retos, mas a uma distância de aproximadamente 50 milímetros do suporte externo eles têm uma curvatura de 30 graus.

O princípio de operação dos elementos curvos não difere dos análogos de formato reto e a resistência de base está na faixa de 20 a 70 Ohms.

As peças curvas são produzidas para atender aos requisitos de projeto de certos tipos de máquinas de lavar de empresas como Ardo, alguns modelos Ariston, Indesit e outros.

A propósito, analisamos detalhadamente os códigos de falha das máquinas de lavar Ariston e Indesit nos seguintes artigos:

Tipos de revestimento externo

Basicamente, os RTE possuem uma superfície metálica com uma camada protetora anodizada. Possui alta resistência térmica, demonstra boa resistência à água e protege a parte de aquecimento da corrosão.

Elemento de aquecimento com revestimento cerâmico
O aquecedor, equipado com um prático revestimento feito de cerâmica resistente ao calor e de alta resistência, é mais confiável e durável mesmo com uso diário intensivo

No entanto, algumas marcas, por ex. Samsung, aplique adicionalmente uma camada cerâmica em seus produtos.

Acredita-se que seja mais durável e reduza significativamente a possibilidade de formação de incrustações como resultado do uso de água dura.

Revisamos todos os códigos de erro das máquinas de lavar Samsung e métodos de solução de problemas. Aqui.

Potência operacional e resistência

A principal característica distintiva dos elementos de aquecimento é potência operacional. Em diferentes modelos pode atingir até 2,2 kW. Quanto maior o indicador de base, mais rápido a água no tambor da máquina de lavar aquece até a temperatura desejada.

Substituindo o elemento de aquecimento em uma máquina de lavar
Ao substituir um elemento de aquecimento em uma máquina de lavar, é aconselhável adquirir um produto com a mesma potência do básico instalado de fábrica. Isto é necessário para garantir que todos os elementos estruturais continuem a operar no modo correto sem sofrer tensões adicionais.

Normal resistência o dispositivo varia de 20 a 40 Ohms. Porém, a peça praticamente não sente nenhuma queda de tensão de curto prazo que ocorre na rede. Isso ocorre devido à presença de inércia e à resistência bastante elevada do elemento de aquecimento.

Outros parâmetros importantes

Ao escolher um elemento de aquecimento para um carro, você precisa prestar a máxima atenção. Isso o ajudará a adquirir os parâmetros necessários e a reativar rapidamente a máquina de lavar para um trabalho mais completo e produtivo.

Não adianta comprar um aparelho usado.. Não há garantia de que servirá bem por muito tempo. É melhor optar por um novo produto e comprá-lo não no mercado, mas em uma loja da empresa ou centro de atendimento.

Em primeiro lugar, deve prestar muita atenção ao comprimento do elemento de aquecimento. É medido desde a borda do flange de metal até o ponto final do elemento de aquecimento.

Novo elemento de aquecimento da máquina de lavar
Para que a compra de um novo elemento de aquecimento seja correta, é necessário levar o antigo, que está avariado, até à loja. Isso permitirá que você selecione com precisão o formato do produto e não se engane com o comprimento. Um dispositivo muito curto não alcançará o suporte de fixação no fundo do tanque, e um dispositivo muito longo simplesmente não caberá na unidade.

É aceitável que a peça nova seja um pouco maior ou um pouco menor que a peça original danificada. No entanto, a diferença de tamanho não deve ultrapassar 1,5 milímetros.

O indicador de potência também deve ser levado em consideração. Normalmente está indicado na flange do elemento de aquecimento. A diferença entre uma peça danificada e uma nova não deve ser superior a 150 W.

Se este indicador for significativamente ultrapassado, a carga operacional de toda a máquina aumentará; se for significativamente subestimada, a água demorará muito para aquecer e o consumo de eletricidade aumentará.

A presença de um sensor de temperatura é outro parâmetro importante. Alguns modelos de elementos de aquecimento não estão equipados com esta peça, mas possuem apenas um orifício para ela.

Isto é explicado pelo fato de que muitas vezes quando um elemento de aquecimento antigo queima, o sensor permanece em um estado normal e operacional e pode continuar a ser totalmente utilizado.

Aquecedores que possuem apenas furo para o sensor são mais baratos, então os proprietários podem economizar um pouco usando um novo elemento de aquecimento com um sensor de temperatura existente.

Elemento de aquecimento direto de uma máquina de lavar
As unidades de lavagem antigas possuem elementos de aquecimento com superfície de flange cega. Se esta peça queimar, você precisa tentar comprar exatamente a mesma ou entrar em contato com um centro de serviço e consultar um especialista sobre a substituição correta

O formato do novo aquecedor deve corresponder exatamente ao antigo. Se um elemento de aquecimento torto falhar, ele poderá ser substituído por um semelhante.Estas regras também são relevantes para elementos de aquecimento direto.

É aconselhável tentar encontrar um novo modelo “nativo”. Se surgirem problemas com a pesquisa, é permitido comprar uma opção universal que corresponda aos parâmetros dos eletrodomésticos existentes.

O material com que é feito o tanque de lavagem exige uma correspondência absoluta. As peças instaladas sob o tanque de plástico estão equipadas com uma junta de borracha durável.

De acordo com a largura básica, pode ser longa ou curta, dependendo do formato do próprio aquecedor.

Nas vedações para elementos de aquecimento sob um tanque de metal, é fornecido um colar especial na área do flange. Proporciona uma fixação mais clara da peça no compartimento.

Os terminais e fixadores do novo produto devem ser iguais aos do produto queimado. Se estiverem localizados de forma ligeiramente diferente, haverá dificuldades na conexão aos fios e será necessária vedação adicional do local de instalação.

Só então a máquina voltará a funcionar corretamente e executará corretamente as tarefas programadas pelo usuário.

Elemento de aquecimento da máquina de lavar
Se você instalar um elemento sem colar em uma máquina onde foi instalado um aquecedor com colar, durante a lavagem ele pode simplesmente voar para fora do tanque e danificar o corpo e peças adjacentes

O material do elemento de aquecimento pode ser qualquer coisa, assim como o revestimento externo. Não existem requisitos rigorosos para estes parâmetros e quaisquer desvios dos indicadores básicos são aceitáveis, uma vez que não afetam de forma alguma o funcionamento da máquina de lavar.

O que você precisa saber antes de reparar?

Para garantir que os trabalhos de reparação de substituição da resistência sejam os mais simples possíveis e que não surjam situações imprevistas durante o processo, é aconselhável familiarizar-se com a sua localização e os motivos da sua avaria.

Localização do dispositivo

Em muitas máquinas de lavar de diferentes marcas e fabricantes, o elemento de aquecimento está localizado na parte inferior. Para realizar reparos ou substituir uma peça por uma nova, será necessário retirar a tampa do corpo da máquina.

O design de cada máquina de lavar individual determina onde é mais conveniente chegar à parte de aquecimento - pela frente ou por trás. O mestre da casa decide esse problema de forma independente, com base em conveniências e preferências pessoais.

Removendo o elemento de aquecimento da máquina de lavar
O compartimento de assento do elemento de aquecimento é o mesmo para quase todas as máquinas de lavar modernas. Se a máquina for bastante antiga, com 12 anos ou mais, este local pode diferir em tamanho e formato. Portanto, é necessário determinar antecipadamente suas dimensões e selecionar uma peça que corresponda claramente a esses indicadores.

Em alguns modelos, o elemento de aquecimento está localizado na lateral e para verificar ou solucionar problemas é necessário desmontar a parede lateral.

Razões para falha do elemento de aquecimento

As principais razões pelas quais uma peça falha e se torna inoperante resumem-se a dois pontos.

O primeiro é um defeito de fabricação.. Ocorre com pouca frequência, no entanto, é impossível fazer seguro contra problemas desse tipo.

Mesmo ao adquirir equipamentos de luxo de última geração, você pode se deparar com um modelo com defeito. Se a máquina estiver na garantia, o problema é resolvido de forma muito simples - o fabricante substitui gratuitamente o elemento de aquecimento que não funciona por outro semelhante, mas totalmente funcional.

Um técnico troca o elemento de aquecimento de uma máquina de lavar
Alguns modelos de elementos de aquecimento podem ser reparados, mas a maioria deverá ser substituída imediatamente por novos, uma vez que o fabricante não previu a possibilidade de restaurá-los

A segunda razão principal é a escala.. É isto que se instala no corpo metálico, afecta negativamente o elemento de aquecimento e acaba por o privar da sua funcionalidade.

A baixa condutividade térmica da incrustação impede que o dispositivo transfira o calor gerado para a água, e o próprio dispositivo começa a superaquecer e aumenta a carga. No final, ele simplesmente queima, incapaz de suportar tal volume de energia térmica.

Elementos de aquecimento com e sem escala
Em casa, você pode descalcificar os elementos de aquecimento de diferentes maneiras. Porém, se o período de garantia ainda não expirou, não é aconselhável desmontar a máquina por conta própria. Se ocorrer uma avaria grave repentinamente, ela não será reparada dentro da garantia devido à violação da integridade de fábrica da caixa

Além desses fenômenos negativos, a incrustação cria condições para a formação de corrosão na superfície do módulo. Com o tempo, isso leva a uma violação da integridade de sua carcaça metálica.

Um dispositivo que perdeu a vedação torna-se vulnerável a influências externas e o risco de curto-circuito, incêndio e outros riscos de incêndio aumenta significativamente.

O elemento de aquecimento pode ser danificado pela utilização de detergentes errados, por exemplo, detergentes em pó para as mãos, ou pelo excesso constante do volume de pó por procedimento.

Como resultado de ações irracionais do usuário, uma película densa e impenetrável de concentrado de sabão se forma na superfície da peça. Cria uma barreira à troca normal de calor, provoca superaquecimento do elemento de aquecimento e leva à sua subsequente queima.

Para evitar isso, você precisa cuidar adequadamente da máquina usando agentes anti-escala para máquinas de lavar.

Calgon suaviza a água dura
O uso regular de Calgon durante o processo de lavagem protege o aquecedor da formação de incrustações e melhora o desempenho geral da máquina de lavar.

Se você não quiser usar detergentes caros comprados em lojas para limpar sua máquina de lavar, recomendamos que você se familiarize com melhores métodos de limpeza usando meios improvisados.

Como diagnosticar um mau funcionamento?

Para reconhecer um mau funcionamento, não é necessário desmontar a máquina de lavar e testar o elemento de aquecimento com um multímetro.

As seguintes avarias que aparecem durante a operação indicarão problemas:

  • A água de lavagem não atinge a temperatura programada;
  • a máquina tira água, mas para de lavar rapidamente ou desliga completamente após 5-6 minutos;
  • quase imediatamente após a ativação da unidade na casa ou apartamento, os plugues elétricos são desligados;
  • sente um cheiro desagradável de queimado na sala enquanto trabalha;
  • a qualidade da lavagem deteriora-se visivelmente;
  • Ao ser tocado, o corpo produz um choque elétrico.

Se pelo menos um dos problemas listados for identificado, o elemento de aquecimento deve ser substituído ou reparado o mais rápido possível.

Instruções de auto-substituição

Você pode remover um elemento de aquecimento quebrado e substituí-lo por um novo sem envolver um técnico de uma organização de serviços. Para fazer isso, você precisará de um conjunto mínimo de ferramentas, um novo elemento de aquecimento e algumas horas de tempo livre.

A falta de experiência nesse tipo de trabalho não deve intimidar, neste quesito o rigor e a consistência na execução de todas as etapas são importantes.

Etapa #1 - preparação para reparos

Ao planejar a substituição do elemento de aquecimento de uma máquina de lavar, você precisa estar bem preparado e seguir as regras básicas de segurança relevantes para trabalhar com eletrodomésticos.

Entre eles estão:

  1. Desconecte a unidade da fonte de alimentação removendo o plugue da tomada.
  2. Desconecte a máquina do abastecimento de água e remova o tubo de drenagem. Este ponto é relevante para modelos onde o elemento de aquecimento está localizado na parte traseira.
  3. Use ferramentas de trabalho de alta qualidade com cabos com revestimento protetor de borracha.
  4. Prepare um recipiente de plástico, como um balde ou uma bacia. Será conveniente lá drenar a água, permanecendo no tanque ou nas comunicações internas.

Após todas as etapas acima, você pode prosseguir diretamente para a desmontagem da máquina e, em seguida, para a remoção do elemento de aquecimento danificado.

Etapa 2 – seleção das ferramentas necessárias

Para substituir o elemento de aquecimento, não é necessário nenhum equipamento específico e caro. Tudo o que você precisa pode ser encontrado no arsenal de todo artesão doméstico, mesmo daqueles que não têm muita experiência na realização de reparos desse tipo.

A lista desses itens inclui chaves de fenda de várias configurações. Em vez disso, você pode usar uma chave de fenda com um conjunto básico de pontas, incluindo hexágonos e rodas dentadas, necessárias para desparafusar parafusos “complicados”.

Filmando o processo de desmontagem em seu telefone
Para conectar corretamente os fios à resistência, na fase de desmontagem vale a pena fotografar todo o processo no seu celular. No futuro, isso ajudará a montar a máquina de forma rápida e correta

Além disso, uma chave inglesa de tamanho dez ou um alicate simples serão úteis. Com estas ferramentas você poderá remover corretamente os fixadores do elemento de aquecimento.

Para ligar para o RTE e entender sua condição, você precisará de um multímetro para discar.

Antes de iniciar o trabalho, é melhor colocar esses itens próximos para que fiquem à mão e o mestre não tenha que jogar tudo fora e perder tempo procurando a ferramenta certa.

Etapa #3 – acesso ao elemento de aquecimento

Substituir o elemento de aquecimento através do painel frontal é um processo trabalhoso e trabalhoso. Primeiro você precisa remover a tampa externa superior.

Para fazer isso, você terá que desapertar os parafusos localizados na parte traseira da máquina de lavar, puxar cuidadosamente a tampa, primeiro levemente em sua direção e depois para cima.

É necessário agir com muita delicadeza para não arrancar ou danificar os fechos plásticos, sem os quais será fisicamente impossível devolver a tampa ao seu lugar original.

Em seguida, puxe lentamente o recipiente do pó um pouco para a frente, pressione o botão de travamento interno e puxe cuidadosamente o recipiente completamente para fora.

Para modelos que não possuem botão de travamento, o recipiente deve ser levantado e puxado em sua direção. Quando os parafusos de fixação ficarem claramente visíveis, use uma chave de fenda, desparafuse-os e remova o recipiente.

Recipiente de pó
Depois de retirar o tabuleiro de pó da máquina de lavar, lave-o bem, retirando possíveis sedimentos e vestígios de depósitos, seque-o muito bem e volte a colocá-lo no seu local original após concluir os trabalhos de substituição do aquecedor.

Em seguida, desaparafuse os parafusos que prendem o painel de controle, retire-o e, sem desconectar os fios, coloque-o em cima da máquina de lavar.

Abra a porta da escotilha de carregamento localizada na parte frontal da unidade. Usando uma chave de fenda, levante a mola tipo braçadeira que segura o colar de vedação e remova-a com cuidado, puxando-a lentamente para fora em círculo. Depois disso, basta retirar a borracha do corpo e reservar.

Encontre os parafusos de travamento na escotilha e desparafuse-os com uma chave de fenda de configuração adequada. Empurre a trava liberada para dentro.

Em seguida, desparafuse os parafusos externos que prendem o painel frontal por baixo e por cima. Às vezes, eles estão localizados sob o acabamento decorativo na parte inferior ou nas laterais ou próximo ao filtro de drenagem.

Por fim, remova cuidadosamente o painel e coloque-o lado a lado. Tendo aberto o acesso ao elemento de aquecimento, comece a substituir com calma.

Etapa #4 - instalação de um novo elemento de aquecimento

Independentemente de onde o elemento de aquecimento esteja localizado, dianteiro ou traseiro, ele só pode ser substituído de uma maneira.

Primeiro, a partir dos contatos de um dispositivo antigo e com falha, todos os fios estão desconectados. Normalmente eles são colocados com muita firmeza e para removê-los você precisará usar uma chave de fenda.

Todas as ações devem ser realizadas de forma lenta e cuidadosa para não danificar a área frágil da conexão do terminal.

Atrás da máquina de lavar
Se houver um termistor em um elemento de aquecimento queimado, você deve primeiro desapertar cuidadosamente o chicote pressionando a trava com a mão e, em seguida, removê-lo cuidadosamente do soquete. Somente após essas etapas o próprio aquecedor poderá ser removido

Na próxima etapa você precisará remova o retentor - Desaparafuse o parafuso que prende o aquecedor no lugar e, em seguida, remova lentamente o elemento de aquecimento.

Antes instalação de um novo elemento de aquecimento é necessário limpar os locais dos produtos operacionais que ali se depositaram e inserir um novo elemento totalmente funcional.

Resta verificar o funcionamento do equipamento. Por que é necessário primeiro montar a máquina na ordem inversa? ligação a água e esgoto e teste-o. Se a lavagem ocorrer no modo padrão, tudo foi feito corretamente.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como substituir corretamente os elementos de aquecimento em uma máquina de lavar através da tampa traseira. Instruções de vídeo fáceis de entender:

Como verificar o desempenho do elemento de aquecimento e identificar possíveis problemas. Instruções detalhadas de diagnóstico e algumas dicas interessantes da experiência pessoal de um mestre doméstico:

Processo passo a passo para substituir um elemento de aquecimento quebrado em uma máquina de lavar. Um funcionário de uma organização que conserta eletrodomésticos de diferentes marcas compartilha informações:

Como remover de forma rápida e eficiente incrustações formadas em elementos de aquecimento.Uma análise completa do processo em vídeo com dicas e descrição de todas as nuances:

Com os devidos cuidados e estrito cumprimento de todos os requisitos operacionais, o elemento de aquecimento funcionará por muito tempo e sem problemas, sem causar problemas aos proprietários.

Se o elemento de aquecimento falhar por algum motivo objetivo, ele poderá ser substituído de maneira fácil e rápida. Responsabilidade e escrupulosidade o ajudarão a enfrentar a tarefa com calma. Para quem não tem essa experiência, é mais fácil entrar em contato com uma central de atendimento e pagar pelo serviço de reposição.

Gostaria de complementar as instruções acima sobre como substituir você mesmo o aquecedor da sua máquina de lavar? Ou gostaria de deixar recomendações úteis sobre como escolher um elemento de aquecimento adequado para substituir um queimado? Por favor, escreva seus comentários e acréscimos no bloco abaixo.

Se você ainda tiver dúvidas sobre a substituição do TEN, pergunte aos nossos especialistas nos comentários desta publicação.

Comentários dos visitantes
  1. Vladislav

    Temos uma máquina de lavar Zanussi, já tem mais de 10 anos. Lava muito bem, nunca teve problemas. Mas então o elemento de aquecimento falhou. Percebemos isso por acaso, porque continuou funcionando, os indicadores de erro não acenderam e a água não esquentou. Liguei para as oficinas de atendimento e pediram quase 3 mil para reparos. O elemento de aquecimento tocou em funcionamento para entender que esse era definitivamente o problema. E assim aconteceu.

    Decidi consertá-lo sozinho, embora todos me dissuadissem. Eles garantiram que era impossível fazer isso sem conhecimentos especiais. Fui ao mercado de rádios e comprei exatamente o mesmo, tomando o meu como exemplo. Troquei-o e mexi nele por uma hora e meia, não mais. Tirei fotos de tudo que desconectei e depois reconstruí a sequência de ações a partir das fotos. Isso é tudo.Então, é bem possível fazer esse trabalho sozinho.

    • Nikolai

      Eu apoio absoluta e completamente. Substituir o elemento de aquecimento geralmente é muito fácil. Eu tenho Indesit vertical. O próprio elemento de aquecimento está localizado na lateral. Ele fez isso de maneira astuta. Como eu mesmo não sou master, liguei de um serviço local e também esclareci que a ligação seria gratuita ou com preço mínimo. Resumindo, faziam algum tipo de promoção e, de qualquer forma, forneciam diagnósticos gratuitos.

      Este mestre chegou, desmontou a máquina de lavar, verificou, confirmou que era o elemento de aquecimento que estava quebrado e começou a falar em 4 mil rublos para substituir o original e 3 mil para um não original. Em geral, recusei e, portanto, não paguei um centavo. Fui ao Avito e descobri os preços dos diferentes elementos de aquecimento. Na maioria dos casos, eles precisam de um tamanho ou foto via WhatsApp e entregam imediatamente o que precisam. Em geral trouxeram uma peça de reposição, desparafusei a resistência antiga, coloquei uma nova e tudo funcionou da melhor maneira possível. O elemento de aquecimento custa 700 rublos + entrega 200 rublos. Gente, sejam mais inteligentes, aprendam com o Google. E este é o meu hack de vida para você =)

  2. A nossa máquina de lavar já tem 10 anos e, durante este período, o elemento de aquecimento não se deteriorou devido ao calcário. Só porque usamos sabão em pó de alta qualidade. Evita que a água fique dura e ainda lava bem. Os técnicos de reparação de máquinas de lavar disseram-nos repetidamente que o nosso elemento de aquecimento está bom. Estamos muito felizes, porque não é tão barato.

  3. Renat

    Eu me pergunto o que eles fariam se o sensor voasse ou fosse instalado torto e a máquina queimasse? Cada um deve cuidar da sua vida ou você quer que um mestre conserte tudo para você ao custo da entrega por correio?

    • Vladimir

      O sensor de temperatura é um elemento confiável e praticamente não “voa”.É impossível instalá-lo torto no assento (mesmo com “mãos tortas”). Além disso, o SM possui um modo de autodiagnóstico, incluindo mau funcionamento do sensor de temperatura.

      Quanto a “todo mundo deveria fazer o que é... mestre” (citação do filme “Sobre Chapeuzinho Vermelho”), concordo - não sou “eletricista”, mas sim um engenheiro de rádio com dez anos de experiência e sou amigável com ferro de solda, avômetro, componentes de rádio, etc., incluindo termistores. Boa sorte e saúde para você!

  4. Vladimir

    De alguma forma, minha esposa (eu não lavo roupa) percebeu que cem SM não entra no modo de enxágue e centrifugação, então tenho que encerrar o modo de lavagem “mão a mão”. Meu bom humor diminuiu por morar na região do MKAD e nos Urais, onde há uma tensão terrível com os elementos de aquecimento e a espera pelo correio é longa.

    Como resultado, descobriu-se que o terminal do elemento de aquecimento estava enferrujado e queimado e o fio estava pendurado livremente sem tocar em nada (o SM é usado no banheiro). Negócio: limpe o terminal do elemento de aquecimento com uma lima, recoloque o terminal no fio (na loja esse terminal custa uma rúpia por quilo), sele o fio. O comentário pode estar fora de tópico, mas tem algo a ver com o elemento de aquecimento. E colocar o SM em outro lugar, bom, não tem como, desculpe-me generosamente...

  5. Vladimir

    “O aquecedor, equipado com um prático revestimento feito de cerâmica resistente ao calor e de alta resistência, é mais confiável e durável, mesmo com uso diário intensivo.” Concordo com a afirmação se este revestimento for realmente uma cerâmica de alta resistência. Mas... isso foi numa época “em que o céu era mais azul, as árvores pareciam maiores e a grama mais verde”.

    No entanto, tais elementos de aquecimento muitas vezes falham porque o revestimento não é cerâmico, mas sim tinta verde comum aplicada ao aquecedor do elemento de aquecimento para mascarar o material barato da superfície metálica do elemento de aquecimento. Basta assistir ao último vídeo deste artigo. Não esqueçamos o propósito do principal trabalho dos profissionais de marketing...

  6. Fanil

    Fiquei pensando em substituir o elemento de aquecimento SMA Electrolux, a dúvida era quais parâmetros são aplicados à peça, li o artigo do autor (quanta água......), depois li os comentários e me deparei com um post de Renat, que ia trocar a resistência por 4 mil, que custa no máximo 1300, troca -400 RUB Meu SMA funcionou sem aquecer a água por cerca de meio ano (não nos incomodou) aí a eletrônica falhou, deu custa 19.000 na loja, sem flash. Enquanto procurava eletrônicos usados ​​via Avito (precisa ser lavado, minha esposa não quer mudar para FEYA), tive que procurar uma alternativa, tinha outra máquina Kandi com tambor quebrado, removi completamente o parte eletrônica dele e transferi para um Electrolux, instalei um pressostato da CANDY e deixei o resto 3 semanas se passaram, funciona bem, os contatos do motor tiveram que ser trocados para o estilo CANDY. O painel frontal foi aproximadamente preso - não irá a uma exposição de design. Encontrei eletrônicos usados ​​da Electrolux, tive que trocar 2 triacs, ainda não instalei, conto como foi.

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica