Anticalcário para máquinas de lavar: como usar + análise de fabricantes populares
Os sedimentos sólidos nos elementos internos dos equipamentos muitas vezes causam quebras nos equipamentos domésticos.Uma solução anti-calcário para máquinas de lavar ajudará a resolver o problema - o produto remove rapidamente depósitos do elemento de aquecimento e de outras peças.
Alguns ingredientes alimentares têm um efeito semelhante. Para obter o efeito máximo sem danificar o aparelho, você deve escolher um produto de alta qualidade e seguir rigorosamente as instruções.
Diremos a qual limpador você deve dar preferência - o artigo fornece uma classificação dos produtos químicos mais eficazes que comprovaram sua eficácia na prática. E os adeptos dos métodos tradicionais poderão escolher para si uma receita comprovada a partir de meios improvisados.
Além disso, falaremos sobre a viabilidade e procedimento de limpeza mecânica do elemento de aquecimento, e também traçaremos medidas preventivas que devem ser seguidas durante o funcionamento da máquina de lavar, a fim de evitar a formação de incrustações nas unidades de trabalho da unidade.
O conteúdo do artigo:
- Causas e primeiros sinais de aparecimento de escamas
- Composição típica e efeito da droga
- Revisão de produtos de marcas populares
- Como substituir o Antiscale? Métodos tradicionais
- Limpeza mecânica de elementos de aquecimento
- Medidas para prevenir a formação de incrustações
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Causas e primeiros sinais de aparecimento de escamas
A formação de sedimentos é um verdadeiro flagelo não só das máquinas de lavar, mas também de todos os eletrodomésticos cujo funcionamento se baseia no aquecimento de água corrente.Depósitos duros aparecem nas partes responsáveis pelo aquecimento e evaporação do líquido. Via de regra, um elemento de aquecimento - um aquecedor elétrico tubular - dá conta dessa tarefa.
A probabilidade e a velocidade de entupimento do elemento de aquecimento dependem da qualidade da água que entra, da temperatura de lavagem e da frequência de utilização da unidade. Se a máquina funcionar regularmente a 60° e acima, os depósitos de sal acumulam-se mais intensamente.
Os primeiros sinais de formação excessiva de incrustações:
- aumento do ruído da máquina de lavar durante a fase de aquecimento da água;
- as roupas ficam mais difíceis de lavar, o linho de cor clara adquire uma tonalidade acinzentada;
- a máquina não aquece bem - o vidro da porta permanece frio durante todo o ciclo de lavagem;
- o aparecimento de um odor desagradável nas peças lavadas e no interior do tambor;
- para conseguir um bom resultado é preciso aumentar a quantidade de pó.
Para finalmente verificar as suposições, é aconselhável inspecionar o próprio elemento de aquecimento. O elemento de aquecimento está localizado sob o tanque da máquina de lavar ou ligeiramente deslocado do centro para o lado.
Se for diagnosticada a presença de depósitos, é hora de iniciar as medidas de descalcificação. A limpeza oportuna ajudará a restaurar a eficiência normal do elemento de aquecimento e evitar um problema mais sério - caro reparação de equipamentos.
Composição típica e efeito da droga
Para prestar atendimento emergencial a uma máquina de lavar, foi desenvolvido um agente químico - agente anti-calcário. Este é o nome geral para a maioria dos produtos anti-incrustantes; seus análogos são: agente anti-incrustante, precipitador de incrustações, etc. Os medicamentos estão disponíveis na forma de suspensões, pastas, pós e comprimidos.
O ingrediente ativo do limpador é ácido. Muitos fabricantes usam ácido cítrico, sulfâmico ou oxálico. A sua gravidade específica na composição anti-calcário para máquinas de lavar é de cerca de 30%.
Os componentes adicionais necessários são tioureia e cloreto de amônio. Além dos ingredientes acima, a composição inclui: corantes, sabores e outras substâncias que têm efeito preventivo.
O princípio de funcionamento do “destruidor” é extremamente simples - os ácidos atuam sobre os depósitos duros e os amolecem. O depósito se desprende das peças do mecanismo e é removido com um jato de água através da mangueira de drenagem.
O uso de anti-incrustantes para combater a crosta incrustada tem as seguintes vantagens:
- eficácia do medicamento – o resultado é alcançado em um uso;
- segurança para elementos estruturais — se a dosagem for observada, os componentes do limpador não danificam a vedação de borracha e os componentes plásticos da máquina de lavar;
- eficiência — o produto é suficiente para diversos usos.
Se falamos das desvantagens, é importante notar a probabilidade de entupir o canal de drenagem com grandes pedaços de incrustações.As restantes desvantagens estão associadas ao não cumprimento das regras de utilização do agente anti-incrustação - uma quantidade excessiva do produto tem um efeito negativo na vedação de borracha.
Sua primeira e principal tarefa é ler as instruções. Dependendo da concentração de substâncias ativas, são determinadas a frequência de uso permitida e a quantidade de agente anti-incrustação.
Independentemente do produto químico escolhido, você deve seguir as regras gerais de uso do anticalcário:
- use em marcha lenta - sem carregar roupa;
- modo de lavagem recomendado – 30-60°C;
- o medicamento é colocado em um tambor ou cubeta de pó.
Recomendações mais precisas são mostradas na embalagem. Ao trabalhar com precipitador de incrustações, certifique-se de usar luvas de látex para evitar queimaduras químicas. Durante o processamento do elemento de aquecimento, o ambiente deve ser bem ventilado - a exaustão forçada deve ser ligada no banheiro ou na cozinha.
Revisão de produtos de marcas populares
Listamos os meios mais populares e eficazes, segundo os usuários, para combater a escala.
Furman (Ucrânia)
Limpador em pó, embalado em sacos descartáveis de 40 g. Um pacote é suficiente para remover depósitos de elementos de aquecimento. Furman contém ácido inorgânico e um inibidor de corrosão eletroquímico em vez de ácido cítrico.
O fabricante recomenda a limpeza regulando o ciclo de lavagem para 60°C.Após o procedimento, a máquina deve ser “funcionada” em marcha lenta na temperatura mínima para remover completamente as partículas de calcário.
Os usuários observam a alta eficiência, facilidade de uso e baixo custo do medicamento.
Topper (Itália)
O precipitador de incrustações é um desenvolvimento conjunto de dois fabricantes europeus de equipamentos: Miele E Bosch. O produto foi testado e recomendado para limpeza de máquinas de lavar e lava-louças.
O ingrediente ativo do limpador expresso é o ácido cítrico anidro. Antiscale contém sulfito ácido, é este aditivo o responsável pela segurança das partes internas de borracha da máquina automática.
A temperatura máxima para utilização do Topper é de 60°C, o intervalo de tempo é de 1 a 3 vezes ao ano. A frequência da limpeza depende da dureza da água. O preço aproximado da anti-escala é de 3-4 USD.
Poder Mágico (Alemanha)
Um produto eficaz para remover depósitos duros antigos. Antiscale está disponível na forma líquida e em pó.
Luxus Professional (Rússia)
O limpador líquido universal é adequado não apenas para a manutenção de máquinas de lavar, mas também de chaleiras elétricas, lava-louças, ferros e cafeteiras.
O Antiscale é desenvolvido com base em substâncias inofensivas ao homem: ácido cítrico e aminossulfônico, corante alimentar. O medicamento está disponível com sabor de maçã e limão. A capacidade do recipiente é de 500 ml, o que dá para duas limpezas. Comprar uma garrafa Luxus Professional custará de 5 a 6 dólares.
Top-House (Alemanha/Rússia)
Uma popular marca alemã de produtos químicos domésticos estabeleceu a produção em diferentes países europeus. O pó para combate rápido às incrustações é produzido na Rússia, um gel com efeito semelhante é produzido na Alemanha.
Top-House recebeu muitos comentários positivos dos usuários. Os consumidores notam sua alta eficiência - o produto remove rapidamente as incrustações acumuladas e limpa o tambor.
Doutor TEN (Bielorrússia)
Uma característica distintiva do medicamento é que além de realizar a tarefa principal de limpeza do elemento de aquecimento, o Doctor TEN tem efeito antibacteriano.
Selena Antiescala (Rússia)
Existem duas formas disponíveis: pó e emulsão. O fabricante recomenda usar um modo de lavagem de 30-40°C durante a limpeza, a frequência de uso é trimestral.
Nem todos os consumidores respondem positivamente ao produto. Entre as desvantagens estão: eficiência insuficiente, risco de danos à vedação.
Cinderela (Rússia)
Os produtos químicos domésticos populares produzidos por fabricantes russos são muito procurados devido à sua ampla rede de distribuição e preços acessíveis. No entanto, as avaliações sobre o medicamento nem sempre são otimistas.
As desvantagens adicionais da Cinderela incluem: alto consumo da droga e eficácia insuficiente.Segundo os usuários, o produto não amolece bem os depósitos, principalmente os antigos.
Scrubman (Rússia)
Outro conhecido medicamento nacional à base de ácidos com adição de um agente complexante. Segundo o fabricante, o produto combate incrustações em nível iônico e tem efeito desinfetante nas partes internas do aparelho.
Além de limpar o elemento de aquecimento de depósitos sólidos, o aninakipin Scrubman No. 1 remove odores desagradáveis do tambor, destrói fungos e mofo.
O consumo do produto depende do grau de dureza da água. Se o indicador não estiver definido com precisão, será necessário usar a dosagem como para o nível médio. Uma alternativa é focar na “capacidade de carga” da máquina. Um saco de pó seco (250 g) é projetado para uma máquina de lavar de até 6 kg.
Un Momento (Rússia)
Concentrado de limpeza líquido composto por ácidos alimentares orgânicos e uma mistura de sais de metais alcalinos. Lida eficazmente com depósitos de calcário e limpa cuidadosamente os elementos de plástico, borracha e aço da máquina de lavar.
Além dos medicamentos listados, produtos similares de fabricantes merecem atenção: Bork, Nast, W5, Tygon e Greenfield Rus.
O procedimento de utilização do produto Antiscale adquirido é apresentado no vídeo:
Como substituir o Antiscale? Métodos tradicionais
A ação da maioria dos produtos adquiridos baseia-se na quebra da estrutura dos depósitos de sal com diversos ácidos, o que significa que substâncias improvisadas contendo ácidos também são adequadas para a limpeza de elementos de aquecimento. O papel anti-calcário em casa é bem desempenhado pelo ácido cítrico e pelo vinagre.
Opção nº 1 – ácido cítrico
Se a máquina de lavar for utilizada de forma intensiva, o elemento de aquecimento deve ser limpo uma vez a cada 4 meses. Se a unidade raramente for ligada, a frequência de remoção da placa será uma vez a cada seis meses.
Subsequência limpeza com ácido cítrico:
- Descarregue toda a roupa da máquina.
- Meça a quantidade necessária de produto de limpeza.
- Despeje 1/5 do ácido cítrico no tambor e o restante na cubeta de pó.
- Selecione o ciclo de lavagem mais longo e com temperatura mais alta e ligue a máquina.
- Ao final do trabalho, ligue a máquina de lavar no modo enxágue. Se possível, selecione a opção de nível de água alto.
Por fim, limpe o tambor com um pano macio e limpe o filtro de drenagem. Você precisa ter certeza de que nenhuma partícula de incrustação permanece na vedação de borracha.
As instruções em vídeo ajudarão você a limpar adequadamente a lavadora com ácido cítrico:
Opção #2 – vinagre
O remédio é muito eficaz, mas não ganhou a devida popularidade por dois motivos. Em primeiro lugar, o ácido acético tem um odor pungente - o aroma permanece na máquina durante algum tempo após o processamento. Em segundo lugar, o vinagre é mais agressivo que o ácido cítrico, por isso deve ser usado com cautela para não danificar o lacre.
Progresso de trabalho:
- Esvazie o tambor e coloque 200 g de vinagre nele.Adicione 1/3 xícara de solução ácida ao compartimento de pó.
- Defina o programa para 90°C com um ciclo de lavagem longo. Clique em "Iniciar".
- Após 5 a 10 minutos de trabalho, faça uma pausa no modo por 1 hora.
- Após o tempo expirar, retome o programa.
Após a limpeza, você precisa executar um ciclo de enxágue para remover qualquer resíduo de vinagre e sujeira.
Alguns artesãos afirmam que uma máquina pode ser limpa com Coca-Cola. Para remover depósitos serão necessários 5 litros de bebida. A tecnologia é semelhante ao uso de vinagre.
Limpeza mecânica de elementos de aquecimento
Compreendendo a estrutura de uma máquina automática e possuindo habilidades técnicas primitivas para manutenção de equipamentos, você pode limpar o elemento de aquecimento manualmente. Porém, é melhor confiar a montagem da máquina de lavar a um especialista - devido a erros cometidos, o aparelho pode passar corrente.
O método mecânico é eficaz - você pode ver claramente a condição do elemento de aquecimento antes e depois do tratamento.
Procedimento geral:
- Remova a parede traseira da unidade.
- Remova cuidadosamente o elemento de aquecimento.
- Usando um agente anti-calcário, limpe o elemento de aquecimento; um método alternativo é mergulhar a peça em suco de limão ou vinagre.
- Remova a incrustação, limpe, seque e instale o elemento de aquecimento. Remonte a máquina na ordem inversa.
Durante a desmontagem, você também deve inspecionar a condição das partes móveis do tambor. Comê-los é uma tarefa mais difícil, que não é recomendável fazer sozinho.
Se as ações tomadas não produziram o efeito esperado, provavelmente o elemento de aquecimento precisará ser substituído. Você pode aprender mais sobre como escolher e instalar um elemento de aquecimento em Este artigo.
Medidas para prevenir a formação de incrustações
Seguir as recomendações para operação do equipamento permite retardar o aparecimento de depósitos. Regras básicas: lave preferencialmente em modo que aqueça a água a 60°C, utilize pós especializados para máquinas de lavar automáticas.
Algumas medidas visam reduzir a dureza carbonatada da água da torneira. Vamos descobrir quais deles são mais eficazes.
Calgon e análogos: benefício ou dano
Ao pensar em como evitar o aparecimento de crostas na resistência, muitas pessoas se lembram do tão divulgado produto Calgon. No entanto, os técnicos dos centros de serviços estão céticos em relação à droga “milagrosa”.
Em princípio, Calgon dá conta da tarefa, mas seu uso é realmente necessário?
Argumentos dos especialistas:
- A composição dos pós destinados às máquinas automáticas já inclui amaciantes de água. Isso significa que adicionar Calgona é um desperdício de dinheiro.
- Análogos mais baratos têm composição semelhante e efeito semelhante: Yplon, Tyron, Alfagon.
- O excesso de amaciante é tão prejudicial quanto os próprios sais de cálcio e magnésio.O medicamento não é recomendado para uso contínuo, é melhor evitá-lo se a máquina operar em temperaturas de até 60°C.
Existe a opinião de que o uso constante de Calgona e seus análogos torna a superfície do elemento de aquecimento dura, como se estivesse cimentada. Devido à formação de uma crosta dura, o aquecedor corre o risco de queimar rapidamente.
Conversor magnético – neutralização de sais
Um método eficaz e seguro para prevenir a formação de crosta de sal é um dispositivo de inserção de pequeno porte com alta indução magnética. Um dispositivo suspenso ou embutido é introduzido no sistema de abastecimento de água e altera a qualidade da água corrente.
O conversor funciona da seguinte maneira. Sob a influência de um campo magnético, os sais cristalizam e perdem a capacidade de formar grupos - de se depositarem nas peças do equipamento.
Ao escolher um método magnético de prevenção, você deve levar em consideração uma série de nuances do uso do conversor:
- O dispositivo funciona de forma eficaz em uma faixa relativamente pequena, por isso deve ser fixado mais próximo da máquina de lavar.
- Ao adquirir um conversor, você deve solicitar ao vendedor um certificado de qualidade indicando a temperatura máxima de operação. Análogos baratos perdem rapidamente suas propriedades em um ambiente quente.
- O limpador magnético é instalado no tubo de abastecimento de água fria.
A água tratada com conversor só pode ser utilizada para fins técnicos, não sendo adequada para cozinhar. Especialistas falam sobre o efeito inibitório do líquido.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Avaliação do estado do elemento de aquecimento e descalcificação com ácido cítrico, resultado antes e depois do tratamento:
O uso regular de anti-calcário é uma condição necessária para o funcionamento eficaz do elemento de aquecimento e para prolongar a vida útil da máquina de lavar como um todo.
O principal requisito para o uso de produtos químicos domésticos é seguir as recomendações do fabricante quanto à dosagem do produto de limpeza e aos cuidados de segurança para seu uso. Os produtos químicos domésticos podem ser substituídos por remédios populares igualmente eficazes: suco de limão e vinagre.
Você já teve que lidar com incrustações em sua máquina de lavar? Por favor, diga-nos qual produto você usou e se ficou satisfeito com o resultado. Aguardamos seus comentários, dúvidas e dicas sobre como limpar a máquina de lavar e evitar a formação de incrustações - o formulário de contato está abaixo.
Retiro o calcário da chaleira da maneira mais básica: coloco ácido cítrico na água e fervo. Li recentemente que o refrigerante Sprite ajuda da mesma maneira. Eu tentei e funcionou. O bule está brilhando. Gostaria de saber se também é possível descalcificar uma máquina de lavar com Sprite? Afinal, ainda contém açúcar, nunca se sabe... Talvez alguém tenha experimentado? Compartilhe sua experiência.
Não sei sobre Sprite, mas ouvi dizer que eles limpam com Coca Cola. Despeje 4-5 litros de bebida e ligue. Mas eu não correria esse risco. Existe um método de trabalho comprovado com ácido cítrico.
Olá. Além do ácido fosfórico, essas bebidas carbonatadas também contêm outros elementos que podem deixar resíduos na máquina de lavar ou destruir seus elementos importantes.Não recomendamos o uso desses produtos, até porque, em média, para limpar uma máquina de lavar com água gaseificada, recomenda-se usar 5 litros da bebida, o que é excessivamente desproporcional em preço para descalcificadores decentes.
E provavelmente não foi o Sprite que foi recomendado a você, mas a Coca-Cola.
Comparar uma chaleira e uma máquina de lavar é fundamentalmente errado! Sim, a chaleira pode ser facilmente descalcificada com ácido cítrico. Mas veja o design da chaleira elétrica: a placa de aquecimento na parte inferior e o próprio corpo são tudo com que o ácido cítrico entra em contato na água fervida. Uma máquina de lavar é uma técnica completamente diferente e o ácido cítrico faz mais mal do que bem. Tentarei explicar brevemente o porquê.
Em primeiro lugar, o ácido cítrico pode reagir com o cloro. Em segundo lugar, não só o elemento de aquecimento ficará exposto, mas também outros elementos, incluindo aqueles aos quais o tambor está fixado, bem como vários tipos de vedações e mangueiras. Portanto, para descalcificar com segurança, é necessário desmontar a máquina de lavar e limpar todos os elementos manualmente. Demora mais, mas essa medida preventiva prolongará significativamente a vida útil da lavadora.
A solução ideal e radical seria não utilizar produtos especiais anti-calcário, mas sim instalar filtros para purificar a água fornecida à máquina de lavar.
Parece-me que estes novos produtos anti-escala de marca, como Calgon e outros, nada mais são do que uma simples jogada de marketing para injetar dinheiro. Agora você pode até comprar um pó que contém componentes que combatem ativamente as incrustações. Pessoalmente, não uso nada parecido. A máquina funciona há mais de 8 anos e não há reclamações.Apenas uma vez a cada três meses, talvez uma vez a cada seis meses, ligo o modo de fervura a 90 graus e adiciono alguns pacotes de ácido cítrico em vez de pó. Essa é toda a sabedoria.
É isso que quero escrever sobre o efeito do vinagre como descalcificador: depois de usar na máquina de lavar, fiz tudo igual e a proporção é a mesma que está escrita aqui, primeiro a máquina quebrou, e depois quando Eu usei, descalcifiquei a chaleira, a chaleira quebrou imediatamente. Então pense nisso, é uma coincidência ou algo assim. Bem, o mestre disse que era de vinagre, então em quem acreditar? Agora que meu marido instalou um conversor magnético, vamos aguardar o resultado.
Você pode ser um pouco mais específico: o que exatamente quebrou? Por que você não testou o método primeiro em um bule? E então a máquina quebrou e você acabou com a chaleira. É possível que as recomendações de dosagem do vinagre tenham sido violadas, sendo também preciso atentar para o percentual de ácido acético na composição.
É melhor descalcificar uma chaleira com ácido cítrico, verifiquei na minha chaleira mais de uma vez. Agora tenho um filtro de osmose reversa na torneira, então não se forma nenhuma incrustação na chaleira.
Numa máquina de lavar, formam-se incrustações na resistência, por isso é mais lógico e seguro desmontar a máquina de lavar, retirar a resistência e descalcificá-la manualmente. Quanto a mim, esta é a opção mais ideal e segura. Mas os remédios populares, como suco de limão ou vinagre, são sempre um risco. Já que essas substâncias entram em contato com muitos elementos que não foram projetados para isso.
Por muito tempo usei ácido cítrico para limpar minha máquina até descobrir que minha máquina estava vazando e parou de aquecer.Eles ligaram para o reparador e descobriram que ela comeu com sucesso a junta da máquina e o aquecedor voou :)
O mestre disse isso, e disse que não é à toa que eles vendem tantos produtos agora - se você pudesse limpá-los com limão, sim! Estes não são bebês soviéticos. Mantenho a nova máquina de lavar à mão e limpo-a com um agente anti-calcário da empresa BAGI Shumanit-Avnit. Não flui livremente e, portanto, não gera poeira quando despejo no compartimento de sabão em pó. Então eu lavo uma vez e pronto. Como resultado, remove incrustações e evita a formação de ferrugem. Tudo tem a sua utilidade, estou convencido disso e aconselho.
É improvável que o limão limpe sua máquina de café adequadamente. Muito provavelmente, todas as juntas de silicone e borracha acabarão por corroer gradualmente e a máquina de café morrerá lentamente. Acho que não adianta economizar aqui, é mais fácil não experimentar e adquirir um produto especializado para esses fins que nunca prejudique a máquina de café.
Desculpe, mas estamos falando de máquinas de lavar, não de máquinas de café.
Sim, pessoal, essa é difícil. Tenho uma oficina de produção química. Há também tratamento de água. Em relação a algo magnético como um filtro, não compre em hipótese alguma. O melhor descalcificador em preço e qualidade é o ácido sulfômico + um inibidor de corrosão de limão é adicionado para exibição. Embora remova um pouco a escala.
Qual é a diferença na capacidade do tambor - é 6 kg ou mais? É importante saber se a sua máquina consome 30 litros ou 80 litros por ciclo, com base nisso as suas soluções serão completamente diferentes. Calgon também é uma farsa completa: todos os seus componentes estão contidos no sabão em pó.
Outra opção é instalar osmose reversa em seu apartamento e não haverá incrustação alguma. E você pode beber água, custa a partir de 8 mil.
Citação do artigo: “Existe a opinião de que o uso constante de Calgona e seus análogos torna a superfície do elemento de aquecimento dura, como se estivesse cimentada. Devido à formação de uma crosta dura, o aquecedor corre o risco de queimar rapidamente.”
Você nunca sabe que opinião existe. E, desculpe-me, não é apropriado que um especialista manipule a opinião existente sobre factos não verificados.
Quem usa ácido cítrico para descalcificação, a máquina não está quebrada? Eu não tinha feito nada antes, o elemento de aquecimento queimou, eles apenas trocaram e comecei a me perguntar o que fazer...
Eu estava desmontando a máquina de lavar. É feito de forma que o elemento de aquecimento fique localizado no local do fluxo circulante. O carro tinha 10 anos naquela época. Praticamente não houve crescimento, um revestimento leve (não como às vezes aparecem as histórias de terror na publicidade), não foram utilizados produtos de limpeza ou aditivos. Mais sujeira se acumula do que incrustações. Tudo depende da água. Aliás, escreveram corretamente aqui, é melhor instalar um bom filtro. Além disso, as máquinas não consomem uma quantidade terrível de água por ciclo, tal como as máquinas de lavar loiça. Mas todos esses ácidos e assim por diante matarão a máquina de qualquer maneira. Aqui estou despejando água de osmose reversa na máquina de café. Trabalha há mais de 10 anos. Sem escala. Estava derramando da torneira do escritório - eles tentaram limpar. Por isso é preciso tratar a causa e não o efeito.