O que é uma barra transversal na construção e por que ela é necessária?

Crossbar é uma palavra de origem alemã que se traduz como viga transversal ou barra transversal.Mas na construção, vigas e travessas têm finalidades funcionais diferentes.

Uma barra transversal é um elemento puramente horizontal, cujo objetivo principal é distribuir uniformemente as cargas que atuam sobre ela nos postes de suporte instalados verticalmente.

O que é uma barra transversal em construção?

A barra transversal na construção é utilizada como parte da estrutura de suporte da estrutura. Geralmente conecta dois postes verticais de tipo de suporte. E sua tarefa é aumentar a estabilidade desses apoios e de toda a estrutura em geral. Um exemplo simples são dois pilares de um edifício com estrutura, sobre os quais um elemento horizontal é colocado no topo. Não está sujeito a cargas pesadas, por isso praticamente não dobra.

O que é uma barra transversal em construção?

Se a distância entre os postes de suporte for grande, o que significa que o comprimento da barra transversal também é grande, suportes adicionais poderão ser instalados sob ela. Este último pode ser vertical ou inclinado. Tais estruturas são frequentemente utilizadas na construção de telhados.

A barra transversal tem mais uma finalidade - com a sua ajuda, as cargas que atuam nas estantes dos elementos de construção sobrejacentes são distribuídas uniformemente sobre elas. Toda a estrutura do edifício é carregada uniformemente, o que o torna estável e durável. Isto é importante em diversas situações, por exemplo, as mais comuns - encolhimento da casa ou aparecimento de fissuras.

Diferentes tipos de travessas sempre foram utilizados na construção. Eles diferem entre si no material de fabricação, tamanho e forma.

Barra transversal de concreto armado - GOST e dimensões

As travessas de concreto armado são produzidas de acordo com GOST 18990-2015. O título do documento é “Barras transversais de concreto armado para edifícios de vários andares”.

Produtos deste tipo, fabricados de acordo com GOST, nem sempre são encontrados no mercado. Alguns fabricantes utilizam tecnologia baseada em especificações técnicas (TS). Mas o GOST determina que este elemento para a construção de um edifício deve ser feito de concreto de alta qualidade.

O tamanho da barra transversal para construção também é regulamentado pelo GOST. Isso é conveniente tanto em termos de seleção de acordo com as cargas durante a criação de um projeto de edifício, quanto na construção, porque os construtores compram exatamente a barra transversal especificada pelo projetista de acordo com GOST.

Se por algum motivo o projetista não estiver satisfeito com os produtos GOST, a barra transversal será fabricada de acordo com os cálculos que ele faz. Mas isto deve ser justificado técnica e economicamente. O cálculo é realizado com base nas cargas existentes, que leva em consideração a relação entre dois parâmetros: o comprimento da travessa e sua seção transversal. Todos os parâmetros dimensionais podem ser visualizados no GOST acima mencionado.

Os requisitos para opções de concreto armado são sérios.

Devem atender elevadas características técnicas e operacionais:

Resistência ao gelo.
Resistência ao fogo.
Resistência a ambientes agressivos.
Resistência à umidade.
Proteção anticorrosiva.

Barra transversal de metal na construção

Este ainda é o mesmo elemento de construção, apenas feito de perfis metálicos. Portanto, pode ter uma seção transversal diferente:

  • Barra em T - com uma prateleira. Utilizado sob lajes e lances de escadas;
  • Viga em I - com dois. Instalado sob vãos centrais;
  • quadrado.

As travessas metálicas, todas as variedades mencionadas acima, são fixadas por meio de soldagem elétrica, juntas aparafusadas e dobradiças. Neste caso, é fornecida uma junta de dilatação. Sua finalidade é evitar que o feixe aumente ou diminua de tamanho quando a temperatura muda.

É necessária proteção contra umidade. O metal é simplesmente revestido com verniz, são utilizados esmaltes ou perfis galvanizados.

Barra transversal de metal na construção

Tipos, forma e marcações

A classificação dos tipos de travessas é baseada nos materiais de fabricação, formato da seção transversal (perfil) e dimensões. Análogos de concreto armado e aço são usados ​​​​principalmente na construção. Na construção em madeira - vigas. Isto também se aplica a telhados de madeira.

Perfis

Esta é a base para a classificação dos produtos de concreto armado.

Cada tipo tem sua própria designação de letra:

  • RDP - com duas prateleiras nas quais podem ser colocadas lajes vazadas;
  • RDR - com duas prateleiras sobre as quais podem ser assentadas lajes nervuradas;
  • ROP – com uma prateleira ou prateleira única. Utilizado para assentamento de lajes vazadas;
  • ROP – com uma prateleira para lajes nervuradas;
  • RLP – prateleira única. Utilizado como base para lances de escada;
  • RPB - sem prateleiras com assentamento de lajes nervuradas;
  • R – seção retangular sem flange;
  • RCP - cantilever, sobre o qual repousam lajes vazadas de varandas.

Marcação

O selo contém letras e números. Estão divididos em grupos, onde o primeiro indica o tipo de produto, sua altura transversal e comprimento. As designações numéricas são dimensões em decímetros, arredondadas para o número inteiro mais próximo.

O segundo grupo são características: capacidade de carga e classe de aço da armadura utilizada.

O terceiro grupo contém informações adicionais sobre as condições operacionais. Por exemplo, impacto sísmico, características de projeto (presença de peças adicionais), resistência ao ambiente em que o elemento de construção é utilizado.

Um exemplo de marcação é RDP 6.56 – 110A IV.

Primeiro grupo de notações:

  • O RDP é um elemento de duas prateleiras sobre o qual podem ser colocadas lajes vazadas;
  • 6 – altura de seção de 600 mm;
  • 56 – comprimento igual a 5566 cm.

Segundo grupo:

  • 110 – capacidade de carga com unidade de medida kN/m;
  • A-IV – classe de armadura utilizada internamente como armadura.

Marcação

Vantagens da tecnologia de conformação sem forma

A tecnologia de fabricação sem forma foi desenvolvida na Europa em três países: Finlândia, Alemanha, Espanha. Nos três estados, a produção difere das demais. Mas é baseado no princípio de despejar argamassa de concreto em moldes metálicos de grande comprimento - várias dezenas de metros.

O reforço é colocado no interior da fôrma, o concreto é despejado por cima, que é imediatamente compactado com uma betoneira. Ele se move sobre trilhos ao longo do molde de metal.

Depois de concluídas todas as operações, obtém-se uma longa barra transversal, que posteriormente é cortada em pedaços do comprimento necessário. Rodas diamantadas de grande diâmetro são usadas para corte.

Há uma vantagem nesta tecnologia - a redução do custo dos produtos de concreto. Este é um fator importante para a construção.

Por que uma barra transversal com aditivos em concreto é melhor do que um produto sem aditivos?

A principal tarefa na formação de uma barra transversal de concreto é distribuir uniformemente a solução de concreto sobre a fôrma para que não haja vazios. Estes últimos reduzem bastante a qualidade.Além disso - a mistura deve envolver firmemente a armadura para que não se formem conchas entre ela e o concreto.

O principal requisito da argamassa de concreto é a sua alta plasticidade. Isto não pode ser conseguido sem aditivos, nomeadamente sem plastificantes.

Alguns elementos de concreto armado na construção são utilizados ao ar livre, por exemplo, na construção de pontes. Eles estão expostos ao estresse térmico, especialmente no inverno. Portanto, aditivos são adicionados à mistura de concreto para aumentar a resistência ao gelo.

Ou seja, sob as cargas operacionais exigidas, são introduzidos no concreto aditivos que aumentam uma ou outra característica do elemento de concreto armado.

Como uma barra transversal difere de uma viga?

Ambos os elementos da construção podem ser chamados de viga. Não há erro nisso. Porque uma viga é um elemento de construção cujo comprimento excede a sua largura. Neste caso, repousa sobre dois suportes com extremidades próprias, mas pode possuir postes intermediários adicionais.

As diferenças entre uma viga e uma barra transversal estão na sua finalidade. O segundo em construção é um elemento da estrutura de suporte. Para ele são transferidas cargas, que são distribuídas uniformemente entre os racks verticais. Se o suporte for elementos ou estruturas de construção horizontais, então é uma viga. Também pode ser localizado em um ângulo que é impossível para uma barra transversal.

Neste caso, a viga dobra. E nem sempre faz parte da estrutura de apoio. Pode “existir” como uma unidade de uma estrutura de edifício.

Acontece que a barra transversal e a viga têm muito em comum, mas também existem diferenças. Isto é especialmente verdadeiro para o local de instalação.

A viga tem sempre seção retangular, a travessa tem formato complexo, inclusive retangular.

Você já conhecia essas características distintivas antes?
Sim, claro, já o encontrei muitas vezes.
50%
Não. Primeira vez que descobri.
50%
Votado: 2

Aplicações na construção

As travessas de construção têm uma ampla gama de aplicações:

O elemento desempenha uma função importante em uma casa de madeira. É utilizado na tecnologia escandinava de construção de casas de madeira, onde a travessa serve de cintagem para postes verticais. Ao mesmo tempo, são colocadas sobre ele vigas de suporte ou caibros da estrutura do telhado, cuja carga é distribuída uniformemente pelas estantes.

Instalação

Na construção, esse processo é simples. Um mecanismo de elevação é usado para isso.

As extremidades das travessas de concreto armado são colocadas em:

  • consoles de pilares de concreto armado;
  • mesas de aço soldadas aos pilares embutidos;
  • almofadas de concreto.

A ligação às colunas é feita por soldagem elétrica. A armadura que se projeta da viga é soldada às barras de armadura que se projetam do pilar. Após o que a junta é preenchida com argamassa de concreto. O resultado é uma estrutura monolítica.

A instalação das travessas metálicas é feita de forma idêntica, ou seja, por meio de uma grua. A diferença é que o elemento construtivo é instalado sobre consoles de aço, que são pré-fixados em hipotecas metálicas por meio de soldagem elétrica.

A própria barra transversal é fixada aos consoles por meio de soldagem elétrica ou parafusos. Se a primeira opção for usada, as juntas serão soldadas em ambos os lados. Além disso, todos os trabalhos são realizados apenas por empresas especializadas que contam com soldadores altamente qualificados em seu quadro.

Instalação

Como fazer você mesmo

Se necessita de uma travessa de construção para a construção de pequenos edifícios, pode fazê-la você mesmo no local da sua instalação. O processo é quase idêntico ao de fabricação Fundação tira.

Você precisa se preparar:

  • cofragens - podem ser tábuas, chapas de ferro e outros materiais planos;
  • acessórios;
  • fio de tricô;
  • materiais para argamassa de concreto.

A fôrma é instalada diretamente no local de instalação da travessa. Estas são a parte inferior e os dois lados. A distância entre estes determina a largura da barra transversal. Sua altura é a altura dos produtos de concreto armado. Os suportes são montados sob o elemento inferior.

Uma moldura de reforço é colocada dentro da caixa. Pode ser montado no solo e transferido para cofragem. Ou a montagem é feita diretamente dentro deste. Pedaços de barras de reforço são conectados entre si com fio de tricô.

A armação de reforço não é colocada no fundo da fôrma, mas sim em suportes - a uma altura de pelo menos 5 cm, devendo a armação ser colocada no interior do produto de concreto armado.

A última etapa é a produção e concretagem do concreto. Deve ser compactado para retirar o ar que entrou na mistura durante a mistura dos ingredientes. Bolhas de ar reduzem a resistência do concreto. Nesta condição, o elemento construtivo deve permanecer em repouso por 28 dias para que o concreto ganhe sua resistência original. Depois disso, ele pode ser carregado.

Deve-se acrescentar que um elemento de concreto armado caseiro será inferior em todos os aspectos a um fabricado de acordo com GOST.

Conselho de profissional

A barra transversal desempenha uma função importante na construção. Portanto, no projeto de cada edifício é utilizado um determinado tipo, levando em consideração os cálculos realizados. O principal objetivo deste último é o equilíbrio entre a capacidade de compressão da solução de concreto e a armadura de tração.

Se você fabricar de forma independente um produto para uso na construção, esse equilíbrio poderá não ser alcançado, o que levará a uma diminuição na qualidade da estrutura do edifício. Portanto, o conselho é adquirir produtos de concreto apenas em fábricas que forneçam certificado de qualidade.

Antes de iniciar os trabalhos de soldagem, cada travessa instalada deve ser verificada quanto à localização correta: a horizontalidade é verificada com nível de água, o alinhamento com fita métrica. A complexidade do trabalho de instalação depende do tamanho e peso do produto de concreto armado.

Na instalação de travessas metálicas, não se pode utilizar revestimentos que não estejam previstos no projeto. Quaisquer alterações, mesmo as menores, devem ser acordadas com os designers.

O que é uma barra transversal: vídeo.

Gostaria de ouvir nos comentários sua própria experiência na escolha e instalação de travessas para construção. Se você tiver alguma dúvida, escreva também, nossos especialistas com certeza irão respondê-la. Salve o artigo nos seus favoritos para não perder informações úteis. Compartilhe nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Eduardo

    A barra transversal é cara, então opções caseiras são usadas em construções baixas. O principal aqui é selecionar com precisão o diâmetro do reforço. Portanto, o cálculo deve ser feito melhor pelo projetista.

  2. Qualquer tipo de concreto armado é caro. Portanto, os tetos das casas pequenas são feitos ao longo de vigas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica