Isolamento de varanda faça você mesmo: opções e tecnologias populares para isolar uma varanda por dentro
Para proteger ao máximo o apartamento do frio e do vento do inverno, bem como para criar uma área de estar adicional, são tomadas medidas para isolar a varanda. Eles fazem isso com as próprias mãos ou contratam finalizadores. A primeira solução permite-lhe poupar dinheiro, a segunda permite-lhe obter rapidamente uma varanda pronta a usar equipada profissionalmente.
Diremos como isolar uma varanda com as próprias mãos para gastar o mínimo de dinheiro e obter um resultado de qualidade. O artigo apresenta tecnologias de isolamento térmico e acabamento. Informações fornecidas por construtores experientes e por quem gosta de reformar suas casas com as próprias mãos.
Qualquer obra de isolamento térmico de uma divisão é precedida de um planeamento, que inclui a escolha do conceito básico de reconstrução, do grau de isolamento, dos materiais mais adequados e do procedimento.
Organizações que oferecem serviços de isolamento e acabamento interno de varanda costumam ter diversas opções em estoque: desde “Standard”, que protege totalmente mas não torna a área habitável, até “Lux” ou “Premier”, após o qual você pode configurar uma oficina na varanda, sala de jogos ou canto de relaxamento.
Se as estruturas portantes e as filmagens permitirem, no território adicional poderá concretizar quaisquer planos e sonhos para os quais não havia espaço suficiente no apartamento.Exemplo - canto para criatividade infantil
Graças ao planejamento, é possível calcular custos e fazer um orçamento adequado ao próprio proprietário. Além dos materiais de isolamento e acabamento, é necessário levar em consideração a presença ou ausência de janelas com vidros duplos. Se ainda não estiverem instalados, o isolamento térmico deve começar com a instalação dos caixilhos das janelas.
Visão geral dos materiais de isolamento térmico
O mercado de isolamento é reabastecido anualmente com novos tipos de produtos de alta qualidade e baixa condutividade térmica, mas as novas opções são, em sua maioria, modificações aprimoradas de materiais tradicionais para isolamento térmico.
Technoplex é o melhor desenvolvimento da empresa TechnoNIKOL. Esta é uma espuma de poliestireno extrudado de uso geral já popular, aprimorada pela inclusão de aditivos de processamento e um gerador de vapor.
Existem materiais isolantes universais que são igualmente adequados para revestimento de pisos, tetos e paredes (placas de espuma de poliestireno extrudado, por exemplo, Penoplex), e existem materiais adequados apenas para o acabamento de uma área da varanda. Suponhamos que o piso seja revestido com argila expandida, mas não é utilizado nas paredes e no teto devido à sua fluidez.
Revisão de materiais de isolamento modernos, acessíveis e seguros:
Poliestireno expandido (espuma de poliestireno extrudado, espuma de poliestireno)
Penofol - economizando espaço livre
O polietileno espumado é uma barreira ao vapor
Aglomerados – aglomerados
Espuma de poliuretano – isolamento térmico pulverizado
Para decidir a melhor e mais rápida forma de isolar uma varanda, é necessário analisar as condições de instalação. Suponhamos que em varandas com espaço limitado seja melhor usar materiais finos - penofol, polietileno.
Se o espaço permitir ou você precisar elevar o piso até a altura do piso da sala, qualquer isolamento espesso no revestimento servirá - lã mineral, lã de vidro, espuma de poliestireno.
Instruções passo a passo para isolar uma varanda
As opções de isolamento térmico são muitas, pois o nível de isolamento inicial é diferente. As casas de luxo são frequentemente alugadas com varandas equipadas com vidros triplos e piso aquecido. A habitação econômica tem um mínimo de mobília.
Para transformar uma varanda padrão em “painel” ou “Stalinka”, construída no século passado, em um ambiente aconchegante, é necessário cobrir completamente todas as superfícies, exceto a envidraçada, com térmica e impermeabilizante. Vejamos as soluções disponíveis para os proprietários.
Etapa 1 – disposição do parapeito e piso
Se a base de concreto estiver parcialmente destruída, é necessário fazer uma betonilha de cimento - sem uma base forte e sólida, as medidas de isolamento são inúteis.
O preenchimento é feito da forma tradicional:
Determinação do “ponto zero” do preenchimento.
Colocação de impermeabilizações sobrepostas – películas, membranas, feltros para telhados.
Para varandas antigas - reforço com malha metálica ou plástica.
Exibição de faróis.
Preenchimento e nivelamento do canto mais distante.
Atenção! A maturação da betonilha demora pelo menos 28 dias - isto deve ser levado em consideração no planeamento de novos trabalhos de isolamento.
O nivelamento da camada de cimento ainda não endurecida é feito simultaneamente ao vazamento e não no final. Se você não tiver uma ferramenta especial em mãos - regras, você pode usar um quadro
Um piso liso e nivelado é uma das condições para a instalação de isolamento térmico e, se necessário, de um sistema de “piso quente”.
Passo 8 – preenchendo o contorno com espuma de poliuretano
Os aglomerados não foram escolhidos em vão. Ao contrário das tábuas de madeira e do compensado, depois de algum tempo elas não começam a ranger ou deformar. Em alta umidade eles se expandem apenas ligeiramente, mas depois retornam aos seus limites originais.
Para evitar que as telhas se esfreguem umas nas outras e emitam sons estranhos ao se expandirem, são deixados espaços de 1 a 2 mm entre elas, o que não afeta em nada a qualidade de instalação do revestimento do piso. Para um isolamento adequado do piso da varanda, todas as pequenas coisas são importantes - desde a espessura dos materiais até a escolha dos fixadores.
A instalação ajudará a alcançar o melhor resultado possível ao transformar uma varanda em uma área de estar sistema de aquecimento de piso, cuja estrutura será apresentada em nosso artigo recomendado.
Etapa 2 - processo de isolamento de paredes
Se o tamanho da varanda permitir, então uma das melhores opções para isolamento térmico de paredes é a lã de rocha Rocklight produzida pela TechnoNIKOL. Mas você pode usar produtos de outros fabricantes que correspondam às características.
Uma camada dupla criará a “almofada” mais quente possível para todas as paredes - instalada junto com janelas de vidros duplos, paredes laterais e adjacentes à sala.
Uma espessa camada de isolamento também proporciona um excelente isolamento acústico, necessário para criar um ambiente acolhedor e residencial na varanda. Os materiais finos não são capazes de criar uma barreira protetora contra o ruído da rua, assim como a lã mineral
Passo 1 - instalação do revestimento sob a parte envidraçada
Passo 2 - instalação de vigas nas paredes restantes
Passo 3 - marcação de acordo com a largura das lajes
Passo 4 – cortar o isolamento em fragmentos
Passo 5 - fixação das placas entre as travessas
Passo 6 - reinstalação do isolamento térmico
Passo 7 – consertando a barreira de vapor
Etapa 8 - fixando a contra-viga
A largura da camada de isolamento térmico é de 100 mm (2 camadas de lã mineral de 50 mm cada). Isso deve ser levado em consideração no planejamento do acabamento das paredes, principalmente se também “tirar” vários cm de espaço livre. Você tem que escolher uma coisa - isolamento e silêncio de alta qualidade ou um quarto mais espaçoso, mas fresco e barulhento.
Não há necessidade de economizar na barreira de vapor - ela protege o isolamento da umidade, preservando assim suas propriedades. A alta umidade não desaparece imediatamente, mas com o tempo pode deteriorar as características até mesmo de isolamento térmico caro e de alta qualidade.
Etapa 3 – isolamento do teto
Não se deve ignorar o isolamento térmico do teto, pois não há garantia de que os vizinhos de cima também cuidaram do isolamento da varanda. A eficiência só pode ser alcançada de uma maneira - maximizando a proteção da varanda em todos os lados.
Ao contrário do piso, o teto não requer a criação de bolos multicamadas. Normalmente, para a instalação, opta-se por um material leve e com baixa condutividade térmica, que pode ser instalado tanto no torneamento quanto com cola ou buchas especiais.
Na maioria das vezes, painéis de plástico lisos ou forros de madeira fáceis de instalar são usados como acabamento. O método de instalação de ambos os tipos de revestimento permite fixar qualquer material ao teto: e espuma de poliestireno extrudadoe lã mineral espessa e penofol de folha fina.
Instalação de lã mineral sobre estrutura de gesso cartonado
Acabamento do teto com penofol sob o ripado
O isolamento térmico do teto é normalmente realizado em conjunto com o isolamento das paredes. Cada método possui nuances diferentes. Por exemplo, ao usar lã mineral, lã de vidro e ecowool, é altamente recomendável colocar uma barreira de vapor sobre a camada de isolamento. Para a fixação de placas de poliestireno expandido, mesmo que montadas sobre cola, utilizam-se buchas “fungos” - 4 peças para cada placa.
Acabamento da decoração de interiores
Nem sempre a decoração ou acabamento serve apenas como acabamento ou decoração de interiores. Alguns materiais também atuam como isolantes.
A diferença é fácil de perceber se compararmos dois materiais para decoração de paredes: tinta acrílica e painéis de cortiça. O primeiro simplesmente altera a cor do revestimento da parede e, possivelmente, protege-o contra umidade, corrosão e mofo. A cortiça é um bom isolamento térmico e acústico.
Consideremos as opções mais populares de varanda, que escondem idealmente o isolamento e isolam, pelo menos parcialmente, o ambiente do frio.
Além dos materiais de revestimento listados, são utilizados painéis de cortiça, que são montados de forma fácil e simples com cola acrílica.
Um laminado é adequado para o piso, o que também cria uma camada fina, mas com isolamento térmico. Os ladrilhos cerâmicos, pelo contrário, arrefecem a superfície se não forem aquecidos por baixo por um cabo eléctrico de “piso quente”.
Ele apresentará as peculiaridades da realização de trabalhos de isolamento térmico de uma loggia. próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Procedimento para colocação de lã de rocha.
Vídeo nº 2. Penoplex + Penofol - isolamento térmico de toda a varanda.
Vídeo nº 3. Dicas para isolamento de teto.
Conselhos competentes sobre como isolar uma varanda corretamente e sem erros podem ser obtidos junto aos fabricantes de materiais de isolamento térmico. Além de divulgar informações sobre os produtos, publicam instruções detalhadas para a instalação de isolamentos, cuja implementação garante alta eficiência de trabalho.
Graças à descrição das características técnicas, que também podem ser encontradas nos sites oficiais das empresas, é possível escolher os materiais mais adequados.
Gostaria de nos contar como equipou e isolou a sua varanda com as próprias mãos? Você possui em seu arsenal tecnológico métodos que possam otimizar o processo de isolamento térmico e o resultado da obra? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo.
Compramos lã mineral em embalagens grandes. As lajes ainda precisam ser ajustadas ao tamanho da varanda. Custam metade do preço da espuma de poliestireno e ainda faz calor na varanda. Cobrimos as paredes com penofol com o lado brilhante voltado para fora. É desagradável para os olhos, claro, mas para a planta, e tenho flores crescendo lá, e também mudas na primavera, é confortável.Eu uso iluminação para eles apenas no inverno intenso e, quando o sol está forte, as próprias paredes direcionam a luz para as panelas e gavetas.
Esses investimentos no isolamento de uma varanda só fazem sentido quando ela é grande e tão espaçosa que você pode morar lá no inverno. E duvido seriamente, porque o aquecimento da varanda só será feito com piso aquecido, e isso não é rentável em termos de eletricidade. Além disso, a enorme área das janelas multiplica todos os esforços por zero, todo o calor irá evaporar através delas. Simplesmente isolei de acordo com todas as regras, e quando está 10ºC lá fora, na varanda está +2-5ºC. Batatas estão bem.
Compramos lã mineral em embalagens grandes. As lajes ainda precisam ser ajustadas ao tamanho da varanda. Custam metade do preço da espuma de poliestireno e ainda faz calor na varanda. Cobrimos as paredes com penofol com o lado brilhante voltado para fora. É desagradável para os olhos, claro, mas para a planta, e tenho flores crescendo lá, e também mudas na primavera, é confortável.Eu uso iluminação para eles apenas no inverno intenso e, quando o sol está forte, as próprias paredes direcionam a luz para as panelas e gavetas.
Esses investimentos no isolamento de uma varanda só fazem sentido quando ela é grande e tão espaçosa que você pode morar lá no inverno. E duvido seriamente, porque o aquecimento da varanda só será feito com piso aquecido, e isso não é rentável em termos de eletricidade. Além disso, a enorme área das janelas multiplica todos os esforços por zero, todo o calor irá evaporar através delas.
Simplesmente isolei de acordo com todas as regras, e quando está 10ºC lá fora, na varanda está +2-5ºC. Batatas estão bem.