Espuma de poliestireno extrudado como isolante: prós e contras do material + dicas de uso

O material mais popular para isolar qualquer edifício, tanto paredes, pisos e tetos, é hoje em dia o isolamento de espuma de poliestireno extrudado. Mas, como a maioria dos outros materiais de construção, juntamente com as suas vantagens, também tem as suas desvantagens.

Neste material tentaremos analisar seus pontos fortes e fracos com o máximo de detalhes possível. Também lhe diremos como trabalhar com este material observando as medidas de segurança contra incêndio.

O que é EPPS?

Na vida cotidiana, esse material pode ser encontrado sob o nome de “espuma de plástico”, mas isso é fundamentalmente incorreto. Esses dois materiais são significativamente diferentes um do outro. Por exemplo, a espuma de poliestireno extrudado (EPS) é uma das variedades mais resistentes à deformação e duráveis, e suas propriedades de proteção térmica quase não são afetadas por isso.

O EPS de alta resistência é produzido em linhas de produção especiais através da extrusão química da matéria-prima original, que são grânulos de poliestireno puro.

Por meio de equipamentos especiais, a matéria-prima é convertida em espuma, a partir da qual, por sua vez, são produzidos pequenos grânulos. Durante o processo de endurecimento, esses grânulos são prensados ​​​​em camadas com os formatos e tamanhos desejados, após o que podem ser utilizados não apenas para isolamento de casas, mas também para outros fins.

Espuma de poliestireno regular e extrudada
É precisamente devido à sua porosidade fina que o EPS é uma ordem de grandeza mais forte que a espuma de poliestireno comum.Esses grânulos, prensados ​​sob alta pressão e em altas temperaturas, conferem ao material maior resistência, dureza e confiabilidade.

A principal diferença entre a espuma de poliestireno extrudado e o poliestireno prensado está nas características de seus grânulos. São menores, o que torna este material de construção mais resistente aos esforços físicos. O tamanho dos grânulos de material isolante térmico produzidos por extrusão não ultrapassa 0,1 mm, enquanto os grânulos de material não prensado podem atingir até 10 mm.

Na interpretação estrangeira, EPPS pode ser denominado XPS. É produzido em diversas variedades. Após a abreviatura “XPS”, as marcações deste material contêm números de 25 a 45, que indicam sua densidade.

Quanto maior o valor, maior será a densidade do material. Material extrudado particularmente denso pode até ser usado para isolar superfícies de estradas asfálticas, por exemplo, os produtos da empresa Penoplex.

Agora que descobrimos o que é EPS, discutiremos detalhadamente todos os seus prós e contras.

As principais vantagens do material

Na verdade, o poliestireno é o mesmo plástico, só que dotado de qualidades diferentes. Mas só por ser um pouco mais leve e menos denso, não deixa de ser plástico e, portanto, tem todas as vantagens deste material.

Painéis sanduíche com camada EPS
Para garantir que o proprietário não se preocupe em revestir a parte frontal após isolar o edifício, os fabricantes encontraram uma excelente solução. Começaram a produzir painéis sanduíche, nos quais uma folha de espuma de poliestireno extrudado é inicialmente equipada com um painel decorativo feito de qualquer material de sua escolha

Uma das principais vantagens do poliestireno expandido é leveza do material, mas suas outras vantagens também não são menos significativas:

  1. Resistência a infecções fúngicas. Como você sabe, um fungo precisa comer alguma coisa para sobreviver. Mas os sintéticos, assim como os alimentos, não são adequados para ele.
  2. O material não apodrece nem se decompõe. Somente materiais naturais e biológicos estão sujeitos ao apodrecimento e à decomposição. O Eps é, inicialmente, um produto sintetizado a partir de polímeros artificiais e, portanto, não pode haver decomposição.
  3. Resistência à compressão. EPS, especialmente de alta densidade, pode suportar cargas enormes.
  4. Sem absorção de umidade. Qualquer um sabe que um saco plástico não deixa passar água. Esta qualidade não é estranha à espuma de poliestireno.
  5. Resistência ao gelo. O material não congela porque simplesmente não há umidade nele. É arejado, mas ao mesmo tempo absolutamente “desidratado”.
  6. Baixa condutividade térmica. Como já mencionado, este material está literalmente cheio de ar, e o ar é o isolante térmico mais intenso.

Por ser essencialmente plástico, o EPS apresenta baixa permeabilidade ao vapor, o que em muitos casos pode ser considerado uma qualidade positiva. Assim, a espuma de poliestireno é usada com sucesso para isolamento de sótão.

Além disso, o poliestireno é resistente à maioria dos produtos químicos.

Isolamento de paredes de edifícios com poliestireno expandido
Um edifício isolado com EPS é, por assim dizer, envolto por uma camada de ar, uma vez que a espuma de poliestireno, apesar de todas as suas características de resistência, é excepcionalmente arejada

Outra vantagem significativa é que:

  • O EPS, com sua extrema resistência, tem um peso muito baixo, o que reduz a carga sobre a fundação se o material for utilizado para isolar a parte superior da edificação.
  • É muito resistente às mudanças de temperatura. As oscilações de temperatura dificilmente expandem ou contraem sua estrutura, como acontece com substâncias e materiais mais densos.
  • É muito fácil de instalar e, como pode ser facilmente cortado mesmo com uma faca afiada, pode ser usado para formar com extrema facilidade um bloco ou segmento de geometria não padronizada do tamanho desejado.
  • Os trabalhos de instalação em edifícios isolantes com EPS podem ser realizados em temperaturas de -50 a +70 graus Celsius, ou seja, praticamente durante todo o ano e em qualquer zona climática.
  • Adere bem a outros materiais de construção. Até o gesso adere perfeitamente.

E se somarmos a durabilidade do material, podemos ter a impressão de que o XPS é uma panacéia para todos os males. Mas, infelizmente, o isolamento feito de espuma de poliestireno também apresenta uma série de desvantagens.

Desvantagens significativas do isolamento

Apesar de o material apresentar muito menos desvantagens do que vantagens, em alguns casos elas se tornam o principal motivo para a recusa de seu uso.

Acontece que o plástico não só tem vantagens, mas todas as desvantagens do EPS também estão relacionadas ao fato de ser de “natureza polietileno”.

Espuma de poliestireno extrudado com impregnação inflamável
Ao isolar casas de estrutura e madeira, é melhor escolher espuma de poliestireno extrudado especial impregnada com agentes resistentes ao fogo. A foto mostra claramente que será muito difícil, senão impossível, atear fogo a esse material.

As principais desvantagens da espuma de poliestireno extrudado são:

  • Mau isolamento acústico. O material é capaz de abafar levemente as ondas sonoras, mas não é capaz de absorvê-las completamente, nem de refleti-las.
  • Sensibilidade à radiação ultravioleta. Sob luz solar direta, sem esconder materiais especiais, por exemplo, gesso e outros acabamentos que, entre outras coisas, servem de proteção, o EPS é destruído.
  • Baixa permeabilidade ao vapor. Em alguns casos, isso pode ser uma vantagem. Mas não em todos eles. Portanto, casas isoladas com espuma de poliestireno extrudado requerem instalação e ventilação eficaz. Caso contrário, a condensação acumular-se-á nas paredes, o que contribuirá para a sua destruição.
  • Baixa compatibilidade ambiental do material. Não importa como os fabricantes de espuma de poliestireno protejam seus produtos, o plástico sempre permanece plástico. Mesmo que seja poroso, ainda se decomporá por muito mais tempo do que qualquer substância não sintética.
  • Alto custo de isolamento Esse tipo de coisa também faz algumas pessoas pensarem. Além disso, quanto mais dura e densa for a sua variedade, mais cara ela será.

Separadamente, gostaria de salientar que, por razões óbvias, este material é muito suscetível ao ataque de roedores.

Ratos mastigam EPS
Se os roedores tiverem acesso à espuma de poliestireno, eles podem viajar pelas paredes, fazendo buracos nela. Os animais usam pequenas partículas granulares para decorar seus ninhos.

Se houver acesso aberto à camada de isolamento EPS, camundongos e ratos fazem labirintos inteiros de passagens e até fazem ninhos neles.

Portanto, é aconselhável selar cuidadosamente as camadas de isolamento com materiais de acabamento que os roedores não consigam passar pela cobiçada camada de espuma de poliestireno.

Mas a principal desvantagem deste tipo de material é o baixo grau de resistência ao fogo.Assim que a borda do fogão pega fogo, a chama o consome completamente. Além disso, a combustão é acompanhada pela liberação na atmosfera de substâncias altamente tóxicas - os fenóis, que podem causar danos não menos perigosos aos pulmões do que a própria alta temperatura.

A espuma de poliestireno extrudado comum pode pegar fogo, dependendo de fatores de terceiros prevalecentes, em temperaturas de 250 a 450 graus Celsius, por isso deve ser utilizada para isolamento de edifícios e estruturas de madeira com o máximo cuidado.

Nesses casos, os especialistas aconselham a compra de EPS, aromatizado com aditivos especiais resistentes ao fogo durante o processo de produção.

Regras para trabalhar com material

Na maioria das vezes, a espuma de poliestireno extrudado é usada para isolar fundações, pisos, paredes e tetos de edifícios residenciais e comerciais. Por exemplo, para isolamento de paredes de loggia/varanda ou paredes de um apartamento residencial de dentro.

Mas quem decidir usar esse material para isolar sua própria edificação deve se lembrar de algumas regras.

Fixação de EPS na parede com buchas
Se a parede for suficientemente lisa e rugosa, o EPS aderirá perfeitamente à massa adesiva. Mas na maioria das vezes, devido à geometria das paredes, é mais aconselhável instalar placas de espuma de poliestireno com buchas especiais. Este método também é escolhido porque é mais econômico.

Em que são colocadas as placas EPS?

As placas de espuma de poliestireno extrudado são facilmente fixadas a uma superfície vertical plana e densa usando tipos especiais de cola. Pode ser Penoplex FASTFIX, TechnoNIKOL ou misturas adesivas diluíveis como Ceresit CT 83.

Se não quiser se preocupar com cola, ou se a estrutura da superfície não permitir, pode recorrer a fixadores como buchas especiais. Em geral, antes do isolamento, é aconselhável nivelar a superfície das paredes com pelo menos reboco áspero e colocar as lajes em ambos os fixadores mencionados ao mesmo tempo - tanto sobre cola/argamassa de cimento como sobre buchas.

Adesivo para espuma de poliestireno
A mistura adesiva Ceresit CT 83, segundo os desenvolvedores, pode ser utilizada em temperaturas a partir de 0 graus Celsius. Afirma-se também que é muito econômico e ecologicamente correto

Isolamento de fundações e pisos

No caso das fundações, todas as faces externas são revestidas com lajes de EPS, após o que a camada de isolamento térmico recém-feita é recoberta por uma camada de impermeabilização. Muitas vezes os proprietários decidem isolar mesmo área cega.

Nesse caso, forma-se uma camada de concreto sobre uma camada de poliestireno expandido, que, por sua vez, repousa sobre um leito de mistura de areia e brita.

A betonilha de concreto também é erguida sobre lajes EPS colocadas uniformemente.

O EPS também é utilizado como um dos métodos de isolamento de pisos de madeira. Falamos sobre isso com mais detalhes em próximo artigo.

Isolamento da área cega com espuma de poliestireno
Uma área cega isolada com espuma de poliestireno ajudará a proteger a parte superior da fundação do congelamento. Além disso, uma camada desse material também funcionará como uma camada adicional repelente à água.

Corte de placas de poliestireno expandido

Como a densidade da espuma de poliestireno extrudado é uma ordem de grandeza maior do que a do poliestireno normal, surgem vários pequenos problemas com isso. Por exemplo, esse tipo de material ainda pode ser cortado com faca, mas primeiro a lâmina deve ser extremamente fina e forte, pois uma lâmina grossa pode causar descoloração e rachaduras na placa.

E em segundo lugar, o ruído de rangido e rangido que acompanhará tal “evento” será uma ordem de grandeza maior do que no caso da espuma de poliestireno comum. Portanto, antes de iniciar o procedimento, é recomendável lubrificar a lâmina da faca com óleo de máquina.

Algumas pessoas usam uma esmerilhadeira equipada com a roda de metal mais fina para cortar blocos de EPS. Cortar, neste caso, é eficiente, mas o apito é tão alto que é melhor colocar tampões nos ouvidos. Entre outras coisas, este método é o mais “impuro”. Isso deixará uma enorme quantidade de lixo para trás.

Se você decidir usar uma esmerilhadeira para cortar espuma de poliestireno, recomendamos que você se familiarize com regras de uso este equipamento.

Dispositivo de corte de poliestireno expandido
Você mesmo pode fazer facilmente uma máquina ou máquina para cortar espuma de poliestireno. Para fazer isso, você só precisa de um pouco de nicromo e um transformador poderoso. Ao conectar as extremidades opostas do fio de nicromo aos fios provenientes da fonte de energia, obtemos uma espécie de faca de espuma de poliestireno. Para deixar o corte o mais uniforme possível, o fio de nicromo do aparelho deve ser mantido esticado

O método mais eficaz e simples é o corte com fio quente. Pegue dois pregos, entre os quais é esticado um fio de nicromo. A tensão é aplicada aos pregos através de um transformador, o fio esquenta e o processo começa. Usando este método, você pode cortar os blocos e formas mais precisos e com alto grau de complexidade.

Mas este método também é o mais prejudicial.Conforme já mencionado, os vapores de fenol liberados durante o processo de corte podem causar danos significativos ao corpo humano e, portanto, este procedimento deve ser realizado ao ar livre, preferencialmente à corrente de ar ou com respirador especial, ou mesmo máscara de gás.

Fôrma fixa de espuma de poliestireno
Poucas pessoas sabem, mas a espuma de poliestireno é uma excelente fôrma para fundações. O material se presta perfeitamente a corte, furação, etc. e, portanto, qualquer pessoa, demonstrando certa engenhosidade e desenvoltura, é capaz de fazer uma maravilhosa base isolada para sua estrutura.

Medidas de segurança contra incêndio

Ao trabalhar com espuma de poliestireno extrudado, você deve seguir rigorosas medidas de segurança contra incêndio, caso contrário, extinguir o fogo será muito mais difícil do que parece.

É por isso que, caso se realizem trabalhos nas proximidades com fogo aberto, por exemplo, exista um forno para derreter betume, etc., deve-se ter sempre uma mangueira de abastecimento de água, um extintor de incêndio ou, na pior das hipóteses, um barril de água e um balde prontos.

Recomenda-se fazer o mesmo ao realizar trabalhos de soldagem nas proximidades do EPS. Além disso, é aconselhável proteger o material de faíscas e incrustações da soldagem ou pré-umedecer as placas de poliestireno próximas com água; é melhor fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Somente neste caso você protegerá você e seu prédio do fogo.

Incêndio em um canteiro de obras
A maioria dos riscos de incêndio em canteiros de obras ocorre precisamente devido à negligência das precauções de segurança. Se o trabalho de soldagem for realizado perto de trabalhos realizados com materiais inflamáveis, sempre espere um desastre.Para evitar que esse desastre aconteça, você deve sempre manter pelo menos um extintor de incêndio à mão.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode aprender sobre os critérios pelos quais a espuma de poliestireno extrudado deve ser selecionada no vídeo a seguir:

Considerando que quase ninguém presta atenção ao fraco isolamento acústico do isolamento, a sensibilidade à radiação ultravioleta é tratada pelo fato do material estar sempre protegido por uma camada de acabamento, e a baixa permeabilidade ao vapor como sinal negativo é eliminada pela presença de boa ventilação, do número total de deficiências, apenas “não ecologicamente correto” e o “caro” do material, mas essas deficiências também são fáceis de refutar.

O próprio conceito de “não amigo do ambiente” sugere que que o material é extremamente durável, pois com o tempo, principalmente com o uso adequado, não se decompõe em seus componentes. Não é este um critério para considerar a “não compatibilidade ambiental” de um material de construção como uma vantagem? Pois bem, em relação ao alto custo do EPS, existe um excelente provérbio: “O avarento paga duas vezes”. Com toda a moral e consequências que se seguiram.

Já pensou em usar EPS como isolante e quer esclarecer algumas nuances de seu uso após ler nosso material? Tire todas as dúvidas restantes aos nossos especialistas abaixo desta postagem - tentaremos ajudá-lo.

Se você é um instalador XPS profissional e deseja dar conselhos úteis para iniciantes ou complementar o material apresentado acima com comentários valiosos, escreva seus comentários no bloco abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica