Como isolar por dentro a parede de um apartamento: as melhores tecnologias + procedimento de trabalho

Uma das condições mais importantes para viver num apartamento é um bom fornecimento de calor, pelo qual é responsável um sistema de aquecimento centralizado ou um equipamento autónomo instalado pelos residentes. No entanto, a eficiência do aquecimento depende diretamente do correto isolamento térmico das instalações.

Vejamos como isolar a parede de um apartamento para aumentar a temperatura do ar e ao mesmo tempo reduzir os custos de energia para aquecimento. Para o efeito, disponibilizamos duas instruções detalhadas sobre isolamento térmico com tipos de isolamento populares, nas quais cada etapa é ilustrada com fotografias.

Também neste material consideraremos métodos menos populares que podem ser usados ​​​​para isolar paredes por dentro.

Quando é necessário isolar um apartamento?

O método preferido para isolar paredes de apartamentos e casas ainda é isolamento térmico externo, que não afeta a mudança do ponto de orvalho e aquece toda a parede.

Se uma camada de isolamento for instalada por dentro, a parede congela em toda a sua espessura e ponto de condensação da água aproxima-se do espaço vital.

Deslocamento do ponto de orvalho
Uma consequência negativa do isolamento interno é a condensação, que com o tempo destrói os materiais isolantes e decorativos, reduz drasticamente a eficácia do isolamento térmico e provoca o aparecimento de mofo.

No entanto, o método externo nem sempre é adequado.Surgem dificuldades na instalação de isolamento em edifícios altos de painéis, bem como em paredes adjacentes a espaços técnicos, por exemplo, um poço de elevador. Se o edifício for um objeto histórico, a aparência da fachada não pode ser alterada.

No entanto, em alguns casos, você simplesmente não pode prescindir do isolamento térmico:

Sem isolamento de parede, a eficiência dos dispositivos de aquecimento diminui. Paredes congeladas, pontes frias e umidade criam condições insalubres e se tornam a causa raiz de doenças.

No entanto, você pode se proteger do frio e das doenças isolando uma ou mais paredes do apartamento por dentro usando um dos métodos abaixo.

Melhores métodos e instruções detalhadas

As tecnologias que os construtores utilizam para isolar paredes dependem de vários fatores: condições de instalação, grau de proteção exigido e escolha do material. As melhores opções são consideradas combinações de modernos materiais de isolamento térmico e acabamentos decorativos com função de isolamento adicional.

Opção nº 1 - EPS em revestimento + drywall

A espuma de poliestireno extrudado (EPS) é considerada um dos materiais isolantes mais eficazes se for necessário isolar termicamente um ambiente ou um apartamento inteiro por dentro.

É comercializado na forma de placas rígidas compostas por diversos componentes: grânulos de poliestireno, uma mistura de gases e um agente espumante.

As principais vantagens da espuma de poliestireno extrudado:

  • pequena espessura das lajes, permitindo economizar área útil das instalações;
  • absorção mínima de água;
  • resistência às mudanças de temperatura;
  • peso leve;
  • processamento simples.

Este é um material que você pode comprar e cortar em fragmentos convenientes para instalação. Mas também há um ponto negativo - baixa permeabilidade ao vapor. Num apartamento com isolamento EPS é necessária uma boa ventilação.

Leia mais sobre os prós e contras da espuma de poliestireno extrudado. escrevi aqui.

Placas de espuma de poliestireno extrudado
A densidade do EPS é 1,5-2 vezes maior que a da espuma de poliestireno, e a condutividade térmica é menor, e após 10 anos de uso as qualidades de isolamento térmico do material são preservadas

Utilizamos EPPS de 50 mm de espessura como material de isolamento térmico, e para a construção da moldura (revestimento) utilizamos vigas de madeira 50*50 mm e 50*30 mm com marcações para furos. Usamos buchas de plástico e parafusos auto-roscantes como fixadores. Você também precisará de uma membrana de barreira de vapor e fita adesiva para barreira de vapor.

Conjunto mínimo de ferramentas:

  • marcador e régua para marcação;
  • uma serra especial para cortar placas EPS em pedaços dos tamanhos necessários;
  • furar com brocas para buchas;
  • grampeador de construção.

Uma serra para isolamento é afiada de forma que ao cortar o material não gere poeira.Também é adequado para lã mineral, lã de vidro e espuma de poliestireno comum.

Instruções para isolamento térmico:

Se você negligenciar a instalação da camada de barreira de vapor, os materiais de isolamento térmico ficarão úmidos com a condensação, que aparecerá em qualquer caso.

Como resultado, aparecerá mofo e o efeito de isolamento térmico diminuirá visivelmente. Se encontrar mofo nas paredes de sua casa, recomendamos que você se familiarize com os melhores anti-sépticos contra ela.

A parede forrada a gesso cartonado está pronta para acabamento: massa, pintura ou papel de parede.

Em vez das placas convencionais de espuma de poliestireno extrudado com superfície brilhante, cada vez mais se utiliza um material alternativo - EPS com camada superior rugosa e ranhuras que aumentam o grau de adesão.

Placas EPS sob janelas
Para a instalação dessas lajes não é necessário torneamento, elas são coladas, conectadas entre si e o resultado é fixado com buchas de disco

As lajes fixas são tratadas com um composto de reforço básico e, em seguida, a tinta é aplicada em 2 a 3 camadas ou o papel de parede é colado.Um “casaco de pele” feito de EPS pode elevar a temperatura ambiente em 4-5°, o que certamente afetará a economia de recursos gastos em aquecimento.

Opção #2 - Lã mineral ISOVER + placas OSB

A segunda solução tecnológica é semelhante à primeira, embora sejam utilizados materiais completamente diferentes para a instalação. A camada de isolamento térmico será constituída por lã mineral, e a base para o acabamento serão placas OSB.

Lajes ISOVER na parede
As lajes ISOVER são utilizadas para isolamento térmico e acústico de ambientes com paredes de tijolo ou concreto. Eles são feitos de lã mineral à base de quartzo

Os produtos ISOVER são certificados e aprovados para uso mesmo em instituições infantis e médicas. Possui condutividade térmica de 0,038 W/(m K) e grupo de inflamabilidade NG - ambos indicadores de acordo com GOST R 31924 E 30244-94.

Vantagens da lã mineral:

  • retém bem o calor, tem baixo coeficiente de condutividade térmica;
  • ecologicamente correto e à prova de fogo;
  • Disponível em lajes de fácil instalação;
  • elimina o acúmulo de umidade;
  • tem peso leve.

Mas também há desvantagens: alguns tipos de lã mineral contêm componentes que emitem fenol, e as manipulações com o material exigem necessariamente o cumprimento das normas de segurança - presença de roupas especiais e máscara (óculos).

As placas de fios orientados (OSB) são colocadas sobre lã mineral em um torneamento feito de blocos de madeira ou guias de metal. É um material feito de aparas de madeira, resinas e uma composição adesiva polimérica.

Placas de fios orientados
A densidade das lajes é de 640-700 g/m², o coeficiente de dilatação é de 10 a 22%. Podem ser colados com outros materiais, revestidos com tinta ou verniz

Devido à sua composição de madeira, as lajes apresentam risco de incêndio (classe G4), portanto, antes ou depois da instalação, são revestidas com compostos protetores resistentes ao fogo - retardadores de fogo.

Instruções de instalação:

Se as paredes forem lisas e o material preparado com antecedência, você pode isolar uma sala de 20 m² em 5 a 6 horas, trabalhando sozinho.

Mas isso é facilitado pelos produtos ISOVER: a lã mineral é fácil de cortar e instalar, e as placas de barreira de vapor nem precisam de fita adesiva para colagem, pois são inicialmente equipadas com fita de montagem embutida.

Um pré-requisito para o isolamento com lã basáltica é a instalação de ventilação forçada. O dispositivo é montado no duto de ar e o fornecimento de ar fresco é garantido por ventilação manual regular ou especial válvulas nas janelas.

Se você planeja construir uma divisória em uma sala isolada, ela também pode ser feita com lã mineral, mas é melhor substituir as placas OSB por placas de gesso cartonado.

Isover é colocado entre duas paredes de LGK, sendo cada parede composta por 2 camadas de gesso cartonado. Essa divisória não protegerá do frio e do ruído pior do que uma parede completa de concreto armado.

Ambos os métodos apresentados também apresentam desvantagens que devem ser levadas em consideração no planejamento do trabalho.

Em primeiro lugar, retiram parte da área útil e reduzem o espaço perimetral da área habitacional, em segundo lugar, exigem investimentos significativos do orçamento familiar e, em terceiro lugar, ao utilizá-los, todas as nuances da tecnologia devem ser observadas.

Breve visão geral de outros métodos

Também utilizam outras tecnologias, entre as quais estão desatualizadas, porém mais baratas, e modernas, exigindo investimentos consideráveis.

Isolamento térmico líquido

Revestimentos isolantes de calor líquidos podem ser usados ​​​​para isolar ambientes externos e internos. Um desses produtos é o AKTERM Concrete. Este é um isolamento ultrafino baseado na dispersão de água. Contém um aglutinante acrílico e microesferas evacuadas. Isso determina o escopo do produto - a composição pode ser aplicada em concreto, tijolo, metal, madeira, plástico, blocos de espuma e calcário.Além disso, em ambientes internos é possível aplicar AKTERM Concrete sobre gesso e massa.

Concreto AKTERM – Isolamento por dentro
AKTERM Concreto – isolamento por dentro

Area de aplicação:

  • isolamento de encostas de janelas;
  • isolamento de caves, varandas ou galerias;
  • a necessidade de proteger paredes, tetos e pisos do congelamento;
  • O concreto AQUATERM é utilizado no sistema “piso quente”. Pode substituir com sucesso a folha tradicional;
  • como proteção para telhados e sótãos contra superaquecimento durante a estação quente.

Uma das vantagens do AKTERM Concrete é o seu consumo econômico. Para que o produto desempenhe plenamente suas funções, basta aplicar uma camada de 1 mm (máximo 2,5 mm). Isso significa que 1 litro de isolamento térmico será suficiente para tratar adequadamente 1 metro quadrado de superfície.

Vantagens:

  • o revestimento de isolamento térmico aplicado corretamente durará mais de 12 anos;
  • não há solventes ou substâncias voláteis na composição, portanto o concreto AKTERM também pode ser utilizado em instalações residenciais - apartamentos, casas particulares;
  • aplicável em quartos infantis;
  • não tem cheiro;
  • protege eficazmente contra o congelamento e retém o calor;
  • produto à prova de fogo;
  • o revestimento não desmorona sob a influência da luz solar direta;
  • fácil de aplicar com qualquer ferramenta - espátula ou pincel. A aplicação Airless também é possível.

Um ponto importante para quem decide usar AKTERM Concrete para isolar paredes de sua casa ou apartamento - o produto é compatível com primers à base de acrílico e tintas à base de água.

Como aplicar compostos de isolamento térmico:

  1. A primeira etapa é a preparação da superfície. É necessário limpar as paredes, teto ou piso de restos de papel de parede e gesso. Remova a poeira. Para isso, você pode usar um aspirador comum.Após a conclusão, aplique AKTERM Primer (primer de penetração profunda) na superfície.
  2. A segunda etapa é o processamento. O isolamento térmico acabado é aplicado com espátula ou pincel sobre superfície preparada, seca e isenta de gordura. É importante observar a aplicação camada por camada. A primeira camada tem 1 mm. Seca em 24 horas. Se necessário, aplique mais 1 camada. É importante que o material esteja completamente seco.
  3. A quarta etapa é a final. A cor final do revestimento isolante térmico acabado é o branco. Mas se desejar, pode ser pintado com tinta à base de água. Isso só pode ser feito depois que o concreto AKTERM estiver completamente seco.

Trabalhar com materiais de isolamento térmico líquidos não é difícil. Mas é importante escolher produtos de alta qualidade que não só retenham o calor por muito tempo, mas também não contenham substâncias nocivas ao organismo. Isto é especialmente verdadeiro em situações em que se pretende isolar instalações residenciais (quarto, quarto de criança, etc.) com isolamento térmico.

Para segurança pessoal durante a preparação e aplicação do Concreto AKTERM, é necessário utilizar equipamentos de proteção individual:

  • os olhos são cobertos com óculos transparentes ou é usado um escudo especial;
  • luvas nas mãos;
  • É aconselhável vestir roupas que você não se importe de jogar fora depois do trabalho.

Se a composição entrar em contato com os olhos ou a pele exposta, lave-os com água.

Características principais:

  • longa vida útil, mais de 12 anos;
  • reduz a perda de calor;
  • proteção confiável contra congelamento;
  • aplicável em áreas residenciais;
  • massa homogênea sem separação;
  • o revestimento não contém solventes orgânicos e compostos voláteis, é à prova de fogo, não tóxico, o que o torna adequado para uso externo e interno de instalações residenciais e industriais;
  • seca rapidamente;
  • fácil de aplicar com pincel, espátula ou aparelho de aplicação airless;
  • sem cheiro;
  • possui acabamento durável;
  • é possível tingir em cores claras de acordo com o sistema ral clássico;
  • Resistência às intempéries e aos raios UV.

Compatibilidade de materiais:

  • superfícies - concreto, metal processado, plástico, tijolo, blocos de gás, blocos de espuma, madeira;
  • primers - à base de acrílico;
  • as tintas são à base de água.

Instalação de espuma de poliestireno ou espuma de poliestireno

Com o advento do EPS, tornou-se inviável o uso de espuma convencional de poliestireno não prensado (PSB), por apresentar características deterioradas.

Nomeadamente:

  • queima e derrete, liberando substâncias perigosas;
  • possui fragilidade, devido à qual as peças quebram sob pressão mecânica;
  • não protegido de roedores.

Em termos de parâmetros, é inferior à espuma de poliestireno extrudado, e isso pode ser verificado na tabela de propriedades físicas e técnicas das placas de poliestireno expandido:

Características das placas de poliestireno expandido
Por exemplo, a resistência à compressão do EPPS é de 0,25-0,50 MPa, e a do PSB é apenas de 0,05 a 0,1 MPa (a 10% de deformação linear), a absorção de água para EPPS é de 0,2% do volume, e o PSB tem tanto quanto 2,0

No entanto, lajes leves e grossas ainda são utilizadas quando é necessário isolar um ambiente de forma rápida e econômica. Recomendamos a utilização deste material para revestimento de garagens e despensas, ou seja, instalações não residenciais.

Pulverização de isolamento cerâmico líquido

Para dotar uma parede “fria” de isolamento térmico adicional, são utilizadas substâncias que são aplicadas de acordo com o princípio da pintura, ou seja, com pulverizador especial, pistola ou pincel. Conversamos mais sobre maneiras de isolar paredes frias de apartamentos em Este artigo.

Isolamento cerâmico líquido
Representação esquemática da composição da mistura líquido-cerâmica: microesferas de vácuo de vários diâmetros e uma mistura de ligante de látex enriquecida com aditivos antifúngicos e anticorrosivos

Vantagens da pulverização cerâmica líquida:

  • Resistência à umidade;
  • estabilidade mecânica;
  • elasticidade;
  • facilidade de aplicação;
  • Amizade ambiental;
  • carga mínima nas estruturas.

A principal vantagem é a finura da camada aplicada, mantendo importantes características de isolamento térmico.

Em termos de eficiência, uma camada de LCD de 1 mm é igual a uma placa de lã basáltica com 50 mm de espessura e pode aumentar a temperatura ambiente em 3-4 graus. Os construtores adoram o pulverizador por sua facilidade e alta velocidade de aplicação.

Após a aplicação da mistura líquido-cerâmica, não é necessária barreira adicional de hidro e vapor. Uma camada fina pode suportar temperaturas de -60 °C a +250 °C e, dependendo da tecnologia de aplicação, dura até 30 anos.

Papel de parede de cortiça e espuma de poliestireno

É claro que a colagem com uma camada não pode ser comparada a uma “torta” completa de retenção de calor; no entanto, o papel de parede é usado ativamente em apartamentos de canto e em quartos nos primeiros andares.

O papel de parede de poliestireno expandido lembra o papel de parede não tecido comum, tem espessura de 0,3-1,0 mm, é vendido em rolos de 10 metros e é colado de acordo com o mesmo princípio - ponta a ponta. No entanto, uma cola especial foi projetada para eles.

Papel de parede de cortiça no interior
A cortiça é amiga do ambiente, leve, fácil de processar e serve também como revestimento decorativo de acabamento.No entanto, as suas propriedades de isolamento térmico são mínimas.
Papel de parede feito de espuma de poliestireno
Em termos de eficiência, o papel de parede PPS de 6 mm substitui uma parede de tijolo por alvenaria de meio tijolo, resiste à formação de fungos e mofo e desempenha uma função adicional de isolamento acústico

Desvantagens do material: assim como as placas PPS, o papel de parede aproxima o ponto de orvalho da área de estar e é um acabamento inflamável, como o papel de parede de papel.

Além dos materiais listados, são utilizados lã ecológica e de vidro, painéis de aglomerado, concreto de madeira, espuma de cloreto de polivinila e isolamento de polietileno, painéis de fibra, placas plásticas em favo de mel, isolamento térmico reflexivo com camada de folha metálica - materiais como Penofol ou Armofol.

Cada um dos materiais isolantes listados tem direito à vida e, em condições adequadas, desempenha perfeitamente suas funções. Discutimos com mais detalhes todos os tipos populares de isolamento que podem ser usados ​​​​para as paredes internas de uma casa, seus prós e contras e características em nosso outro artigo.

Ao escolher um material, você precisa se concentrar nas propriedades técnicas, no custo e na complexidade da instalação - às vezes a técnica de instalação causa dificuldades para amadores não treinados.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Recomendações para a escolha do isolamento:

Conselhos de especialistas sobre como escolher o tipo certo de isolamento:

Método para uma casa ou apartamento não isolado:

Ao escolher a tecnologia de isolamento térmico, é importante levar em consideração as condições de instalação. Por exemplo, para salas pequenas, a instalação no torneamento não é adequada, pois rouba parte do espaço valioso, mas para salas grandes esta é a opção ideal, a mais eficaz de todas disponíveis.

A grande vantagem de todos os métodos de isolamento acima é que podem ser feitos de forma independente, alguns até sem treinamento especial..

Você está escolhendo o melhor método de isolamento para as paredes do seu apartamento e tem alguma dúvida? Pergunte abaixo neste artigo - nossos especialistas e outros visitantes do site tentarão ajudá-lo.

Se você já conseguiu isolar as paredes do seu apartamento, compartilhe sua experiência com os iniciantes. Conte-nos qual material você preferiu e se o resultado atendeu às suas expectativas.

Comentários dos visitantes
  1. Um dos quartos do nosso apartamento estava gelado, uma situação muito desagradável. Quarto de canto, que foi planejado como quarto infantil. Tive que isolá-lo por dentro. Sim, a área interna diminuiu, mas o que fazer? Eles não se atreveram a isolá-lo sozinhos, chamaram um profissional. Ele fez com espuma de poliestireno extrudado e ficou muito bom. Um material maravilhoso para isolamento interno. Mas não é adequado para fachada molhada, vimos pessoalmente quando não durou nem um ano na dacha.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Não sei que tipo de artesão você teve que isolou a fachada da casa com espuma de poliestireno extrudado e com isso ela começou a cair. Ou você mesmo fez o isolamento? Então você é o único culpado aqui!

      O fato é que é habitual a utilização de espuma de poliestireno extrudado para isolamento externo de paredes. Sim, você pode usá-lo em ambientes internos, mas a perda de espaço útil não é a principal desvantagem. O material torna-se tóxico quando aquecido acima de 80°C, por isso poucas pessoas correm o risco de usá-lo como isolamento interno.

      E agora o sal, como dizem - a espuma de poliestireno extrudido não tem medo de água! Mesmo que você mergulhe completamente a placa em água por um dia, a umidade do poliestireno aumenta apenas 0,2%, sem mais nem menos.Isso significa que este isolamento não corre risco de deformação e fungos em alta umidade.

      Na sua dacha esse material não durou por um motivo completamente diferente. É possível que tenham sido cometidos erros durante a instalação ou tenham sido utilizados adesivos ou fixadores errados.

      • Andrei

        Você pode fornecer um link para um fabricante de sistemas de isolamento (de preferência amplamente representado em lojas russas) que usa EPS em seu sistema.

        Fotos anexadas:
  2. Irina

    Na hora de terminar a sala, usamos placas de espuma e aglomerado. Em princípio seria possível usar OSB, mas são caros e não muito diferentes do aglomerado. Mas se você usar painéis de aglomerado, terá que fazer alguns ajustes. O papel de parede neles não adere bem sem impregnação. Foi possível comprar, mas resolvemos o problema assim: compramos cola PVA, misturamos com água limpa na proporção de 1/4 e aplicamos em três camadas com secagem intermediária. Tudo secou bem rápido, mas o consumo foi considerável: foram necessários dois baldes no total. Aplicamos essa impregnação com rolo, com pincel ela voa muito. O resultado foi bom: quentinho e muito aconchegante!

  3. Larissa

    Nós, como muitos, enfrentamos o problema das mudanças de temperatura no apartamento durante o inverno. Embora os adultos ainda pudessem se adaptar a tais condições, as crianças eram suscetíveis a resfriados. Era simplesmente impossível prescindir de isolamento adicional. Após consulta com especialistas, decidimos escolher a espuma de poliuretano. A principal vantagem desse material é que ele não deixa cavidades para o acúmulo de condensação. Todas as obras do apartamento foram realizadas com elevada qualidade, pelo que um resultado positivo não tardou a chegar.

  4. Andrei

    Você pode fornecer um link para um fabricante de sistemas de isolamento (de preferência amplamente representado em lojas russas) que usa EPS em seu sistema.

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica