Tipos de isolamento das paredes de uma casa pelo interior: materiais para isolamento e suas características
De ano para ano, os preços da energia aumentam inexoravelmente, enquanto o nível de rendimento da população permanece quase inalterado. Olhando para as contas exorbitantes de aquecimento de uma casa ou apartamento, você chega à conclusão de que o problema precisa ser resolvido por conta própria - isolando as instalações residenciais.
Para o efeito, podem ser utilizados vários tipos de isolamento para as paredes da casa, tanto por dentro como por fora.
Vejamos mais de perto as possíveis opções de materiais isolantes, suas vantagens e desvantagens.
O conteúdo do artigo:
Escolhendo um método de isolamento
O isolamento das paredes pode ser externo e interno: a opção com isolamento externo é mais preferível e mais eficaz, mas há situações em que não é possível isolar as paredes do exterior.
Por exemplo, proibição da comissão de arquitectura: o edifício é um monumento arquitectónico cuja aparência não se recomenda alterar. Ou quando é descoberta uma sala de trabalho sem aquecimento atrás da parede, na qual é impossível isolar as paredes.
Nesses casos, o isolamento das paredes internas com vários tipos de isolamento será a saída ideal.
É necessário abordar a questão da escolha do isolamento com grande responsabilidade, estudar as características de cada tipo e selecioná-los tendo em conta os materiais de construção com que são feitas as paredes da sua casa.
O material selecionado incorretamente não ajudará a atingir o objetivo desejado e só poderá piorar a situação. Por exemplo, após a instalação inadequada do isolamento, a parede não só não retém calor, mas no inverno congela ainda mais do que antes.
Na maioria dos casos, se a parede não estiver devidamente vedada, após um certo período de tempo a condensação torna-se perigosa para o material de isolamento e para a própria parede.
O material e a parede ficam saturados de umidade, como resultado o efeito de isolamento é reduzido a zero e as paredes do edifício começam a desmoronar gradativamente devido à infecção por fungos.
Para não encontrar estes problemas durante muitos anos após a reparação e isolamento da superfície, deve seguir rigorosamente as recomendações técnicas de instalação.
Igualmente importante é a correta vedação das costuras das paredes internas da casa, das juntas entre as placas isolantes e da superfície da parede durante a sua fixação.
Tipos de materiais para isolamento térmico interno
Entre os vários tipos de isolamento que podem ser utilizados para isolar as paredes interiores de uma casa, iremos apresentar-lhe as opções mais populares e procuradas. Estes incluem painéis de fibra, lã de vidro, espuma de poliestireno, papel de parede de cortiça, etc.
Vejamos cada um deles com mais detalhes.
Opção nº 1 - lajes de fibra
Painel de fibra A laje é um excelente material para isolar paredes por dentro, bastante barato, pode-se dizer de classe econômica.
Pratos Painel de fibra produzido a partir de resíduos processamento de madeira indústria, são colados com cola feita de resinas naturais quando expostos a altas temperaturas e pressões.
O material é tratado com elementos anti-sépticos, não suscetível exposição a altas temperaturas e alta umidade.
Opção nº 2 - comlã de vidro
A lã de vidro é o material econômico mais comum para isolamento de paredes. Como mostra a prática, há uma grande desvantagem pela qual os especialistas não recomendam usá-lo no interior das paredes.
Absorve muito bem a umidade, o que reduz suas propriedades de isolamento térmico - o material diminui em volume e tamanho, o que leva a significativos perda de calor.
Para isolamento externo, a lã de vidro é colocada de ponta a ponta entre as vigas de madeira para cobrir firmemente o espaço necessário.
Opção nº 3 - lã mineral
Um material feito de certos tipos de rochas ígneas é popularmente chamado de lã mineral, embora na verdade estejamos falando de lã de rocha. O termo “mineral” inclui não apenas pedra, mas também lã de vidro e lã de escória.
Hoje esse material é o mais procurado, tem muitas características positivas:
- alto nível de isolamento térmico;
- não reage a altas temperaturas e combustão;
- isolamento acústico ao mais alto nível;
- resistência, praticidade e durabilidade.
A lã mineral é utilizada como isolamento não só para as paredes internas de uma casa, mas também para tetos de sótãos e paredes externas de edifícios.
As placas de lã mineral vêm em diferentes durezas - quanto mais rígida a placa, maior é o seu custo.
As propriedades de isolamento térmico de lajes mais rígidas e menos rígidas são quase as mesmas. Para trabalhos de interiores, são utilizados tipos menos rígidos.
Tipos mais rígidos são relevantes para isolamento externo de fachadas. Este material vem em espessuras de 50 mm e 100 mm. Menos grosso - 50 mm. É usado para isolamento interno. Mais espesso - 100 mm - para isolamento externo de fachadas.
A única desvantagem da lã mineral é que ela precisa ser coberta com uma divisória adicional feita de gesso cartonado, plástico, placas OSB ou outros materiais. Isso reduz significativamente o espaço da sala.
Opção nº 4 - penoplasto
A espuma de poliestireno tem sido usada há muito tempo na indústria da construção como um material barato para isolamento acústico e impermeabilizante de instalações.
Em comparação com a lã mineral, possui melhores propriedades de isolamento térmico, portanto uma laje mais fina pode ser instalada em ambientes internos. Como resultado, o espaço vital praticamente não diminuirá.
Junto com qualidades positivas, a espuma de poliestireno tem uma série de desvantagens:
- A estrutura do material é muito frágil, por isso o trabalho deve ser feito com muito cuidado.
- À menor violação da integridade da folha perda de calor aumentar significativamente.
- Os roedores são uma ameaça para as placas de espuma, eles simplesmente as adoram. Se houver acesso, o menor buraco, depois de um certo tempo, as folhas ficarão parecidas com queijo holandês.
- Material muito inflamável - quando queimado emite fumaça cáustica e venenosa.
Coloque a espuma sobre a superfície, utilizando adesivo de construção para fixação, e aplique generosamente em toda a área da chapa.
Opção nº 5 - ppoliestireno
O poliestireno é um isolamento mais inovador para paredes. Sua densidade é muito superior à densidade da espuma, o que facilita muito sua instalação.
Por outro lado, as placas de poliestireno não se encaixam bem, formando muitas juntas irregulares que precisam ser revestidas com um selante de alta qualidade.
Para denso ajustar folhas e fixando-as na parede, recomenda-se a utilização de uma solução de mistura impermeável para banheiros e banheiros.
Ao isolar ambientes com poliestireno, é recomendável considerar cuidadosamente a vedação das costuras entre as lajes. Isso evitará que o ar quente vaze entre eles e a formação de condensação.
Recomendamos também a leitura sobre isolamento térmico de ambientes com tipos de poliestireno expandido:
Opção nº 6 - ppapel de parede tímido
Um dos mais modernos materiais de isolamento térmico ecológicos utilizados para isolar o interior de uma casa é o papel de parede de cortiça. São elaborados com ingredientes naturais: casca de cortiça processada, triturada e comprimida.
O papel de parede de cortiça não é apenas um tipo de isolamento, mas também um material perfeito para acabamento e decoração de paredes. Um quarto decorado com esse material, de aparência aconchegante até, irradia uma aura de conforto e aconchego.
Características do material de cortiça:
- possui propriedades antibactericidas;
- excelente isolamento acústico;
- a perda de calor é reduzida a zero;
- resistência e durabilidade do revestimento;
- altas propriedades antiestáticas;
- material não inflamável;
- material ecológico que não emite vapores e compostos nocivos.
O papel de parede de cortiça divide-se em dois tipos: o primeiro - com estrutura porosa natural, o segundo - revestido com uma camada de verniz especial. A cortiça como isolante está disponível em rolos e placas de vários tamanhos.
A instalação desse isolamento é muito simples - para isso é necessário ter rolos de papel de parede, uma faca afiada e cola especializada.
Opção nº 7 - penopoliuretano
Espuma de poliuretano -materiais, respingos nas paredes em forma líquida. Possui excelentes propriedades de impermeabilidade e isolamento térmico. Após o endurecimento, apresenta uma estrutura solta, sendo quase impossível rebocar a parede.
Para uma aplicação eficaz, são feitas fôrmas, geralmente de madeira, para serem preenchidas com a substância. espuma de poliuretano. Após o endurecimento, a construção é necessária hidro e vaporproteção por uma camada de filme de polietileno, que é fixada nas paredes, piso e teto adjacentes.
Opção #8 – isolamento cerâmico líquido
Outra forma inovadora de economizar calor em uma sala é o isolamento térmico ultrafino de cerâmica líquida - Trato gastrointestinal. Ela possui altas propriedades de impermeabilização, isolamento térmico e isolamento acústico.
A sua funcionalidade é muito procurada no parque habitacional em preparação para a estação de aquecimento. Tinta quente adequado para isolar tetos, varandas, paredes interiores, para fachadas de casas de campo e edifícios de vários andares.
Está em demanda por isolamento térmico de tubos e tubulações, é utilizado para vedação de pontos de aquecimento: caldeiras, redes de aquecimento e outras estruturas.
Tinta térmica Trato gastrointestinal usado para pintar superfícies de vários tipos, por exemplo, concreto, metal, tijolo, concreto aerado e outros materiais de construção.
Entre as vantagens, os fabricantes destacam:
- segurança absoluta para a saúde humana;
- refletividade do material;
- resistência a baixas temperaturas - pode suportar temperaturas de -60 °C;
- O material é forte, durável e resistente à luz solar.
Entre outras coisas, este tipo de isolamento térmico cerâmico ultrafino tem alta eficiência energética. A espessura da tinta aplicada na parede é de 2 a 5 mm.
Opção nº 9 - ahKovata
Lã ecológica — uma espécie de novo isolamento à base de materiais celulósicos. Este material é feito de resíduos de papel, anti-sépticos e retardadores de fogo.
Este isolamento não apresenta risco de incêndio. Em condições agressivas, a lã de celulose tem um bom desempenho.
Vamos aos profissionais lã ecológica pode ser considerado:
- Amizade ambiental;
- segurança;
- hipoalergênico;
- ausência de formação de condensação, respectivamente, todos os tipos de decomposição, fungos.
Este tipo de isolamento apresenta boas propriedades de isolamento acústico e térmico. Protege o edifício do frio no inverno e do calor no verão.
Com a invenção do isolamento de celulose, tornou-se possível construir estruturas leves - a pressão sobre a fundação devido à leveza do material isolante tornou-se muito menor.
Lã ecológica utilizado para isolar qualquer tipo de estrutura: é despejado em qualquer furo, mesmo nos menores, preenche todo o espaço, o que facilita o processo de sua instalação.
Usando uma unidade de sopro de pressão, o algodão é fornecido às superfícies que isola. Antes disso, ele é desalinhado na tremonha da máquina aplicadora. Graças a esta tecnologia, a lã pode ser alimentada até 30 m.
Existe outra maneira de instalar lã ecológica - Este é o método de aplicação úmida.
Para paredes de tijolo ou concreto, um isolamento eficaz consiste em aumentar a espessura da parede com pedra decorativa, gesso ou tijolo. As paredes de madeira da sala são adicionalmente forradas e isoladas com madeira.Estes tipos de isolamento são bastante caros e requerem um investimento de capital considerável.
Em alguns casos, além do isolamento das paredes, vale a pena cuidar isolamento de piso E teto em casa.
Recomendações para a realização de trabalhos de isolamento
O trabalho de isolamento é melhor realizado no verão, quando a umidade do ar é mínima.
As paredes para isolamento da sala devem estar perfeitamente secas. Você pode secá-los após trabalhos adicionais de reboco e acabamento de nivelamento de superfícies usando secadores de cabelo de construção e pistolas de ar quente.
Estágios de isolamento de superfície:
- Limpeza da superfície de elementos decorativos - papel de parede, tinta.
- Tratar paredes com soluções anti-sépticas, aplicando primário na superfície com penetração profunda nas camadas de gesso.
- Em alguns casos, na instalação de poliestireno expandido e resistências elétricas, as paredes são pré-niveladas com gesso impermeável para banheiros.
- Instalação de isolamento deve ser realizada de acordo com as instruções prescritas pelo fabricante para este tipo de material.
- Montar divisória protetora para aplicação do acabamento final, ou cobrir a superfície com tela de construção, seu reboco.
- Criando uma composição única com o design geral da sala.
O isolamento das paredes no interior de uma casa é uma das formas mais eficazes de proteger a sua casa da penetração do frio e dos efeitos negativos da condensação, o principal é seguir a sequência tecnológica de passos. Você pode ler mais sobre a tecnologia de isolamento de uma casa por dentro em este material.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tipos modernos de isolamento de paredes, propriedades e características:
Dicas para isolar paredes de um apartamento - análise de erros comuns:
Isolar uma casa, mesmo que não seja com os materiais mais caros, não é um prazer barato. Existem hoje muitos tipos de isolamento disponíveis para uso interno, que são apresentados em uma ampla faixa de preços. Portanto, não será difícil escolher um material barato e de alta qualidade.
Uma casa acolhedora no inverno e um frescor confortável na estação quente, assim como a redução nas contas de luz mostrarão que o isolamento térmico do ambiente é bem feito e de alta qualidade.
Que material você usou para isolar as paredes da sua casa? O que norteou sua escolha e você está satisfeito com o resultado? Por favor, conte-nos sobre isso na seção de comentários. Lá você poderá fazer uma pergunta sobre o tema do artigo, e tentaremos respondê-la prontamente.
Eu realmente não recomendo isolar espaços residenciais com lã de vidro. Sim, é barato, mas pode ser prejudicial à saúde das pessoas que moram nesta casa. O fato é que resinas de formaldeído são utilizadas para ligar as fibras da lã de vidro, que liberam uma substância nociva chamada fenol, que é um veneno bastante forte. Se você não tem dinheiro para um isolamento caro, pode usar espuma de poliestireno barata.
Isolar casas com lã de vidro é provavelmente muito prejudicial, como escreveu a pessoa acima. Não entendo por que existem tantas opções de isolamento, se é possível isolar qualquer ambiente com lã ecológica. Excelente material. E a situação ecológica não sofre, e protege do frio no inverno e do calor no verão. Nossa casa foi isolada dessa forma e ficou ótimo. E o isolamento acústico melhorou muito.
Para isolar as paredes de uma casa por dentro, recomendamos fortemente um novo material de isolamento - isolamento térmico de aerogel resistente ao fogo. Possui uma série de características únicas.
Você poderia de alguma forma desenvolver sua ideia e dar mais detalhes. Não está claro para mim pela sua mensagem quem o recomenda e quais são as características únicas deste isolamento térmico de aerogel resistente ao fogo. Até agora, eu mesmo pesquisei no Google e vi imediatamente que o preço desse material milagroso é 30 vezes mais caro do que a espuma de poliestireno agora padrão. Com tal preço, deve ter características verdadeiramente únicas para encontrar o seu comprador.
Quanto ao isolamento das paredes internas, minha opinião é que agora a melhor opção é a espuma de poliestireno extrudado. Ao contrário da lã mineral, possui boa densidade, o que simplifica a instalação, e possui um isolamento térmico eficaz.
O uso de materiais permeáveis ao vapor no interior é geralmente inaceitável, porque... o ponto de orvalho se acumulará neles, seguido por fungos e mofo. Utilizar espuma de poliestireno é uma boa opção, mas nem sempre é possível devido à redução do espaço e à complexidade da estrutura que deve cobri-la. No meu caso, também por causa dos custos de mão de obra para drywall e moldura. O isolamento com isolamento térmico líquido revelou-se o menos simples. Existem muitos tipos e todos os fabricantes se batem no peito porque o seu isolamento térmico líquido é o melhor e vai resolver todos os seus problemas. Optei pelo isolamento térmico Akterm porque... a única empresa onde recebi orientação adequada e pude ver e tocar no material antes de comprar e ver como funciona.Apliquei em uma parede nivelada, o revestimento tinha consistência de massa de vidraceiro, com uma espátula consegui uma superfície que nem precisei nivelar depois. O resultado é que a sala ficou muito quente; você pode até colocar a mão na parede e ela fica quente, ao contrário de outras paredes não isoladas.