Isolamento de piso com vigas: materiais para isolamento térmico + esquemas de isolamento
Independentemente de haver uma betonilha sob o piso ou apenas um enchimento de argila expandida, ou talvez haja até terra úmida sob o piso, para que as tábuas do piso de madeira fiquem quentes, o espaço sob o piso superior será necessário para ser isolado.
Para isso, utiliza-se o método conhecido e mais comum: isolar o piso ao longo das vigas. O que são toras e qual isolamento é mais adequado para o isolamento térmico de pisos de madeira, bem como quais esquemas são melhores para implementar isso serão discutidos em nosso material.
O conteúdo do artigo:
Tipos de isolamento de piso
As toras são barras largas instaladas em uma borda e que vão de parede a parede paralelamente umas às outras. Vigas de plástico ou metal também podem desempenhar seu papel. A seguir, são fixadas as tábuas de piso acabadas, por isso é muito importante colocá-las corretamente para que com o tempo o piso não comece a ranger ou deformar.
A opção de isolamento selecionada é colocada entre e às vezes sob as vigas. Vamos tentar descobrir qual material para isolamento de piso é melhor dar preferência e qual deve ser totalmente abandonado.
Consideraremos os tipos mais populares de materiais de isolamento, que se distinguem por taxas de economia de calor bastante altas.
Estes incluíam:
- serragem ou mistura de serragem;
- argila expandida;
- lã de vidro;
- lã mineral;
- lã ecológica;
- penoplex;
- poliestireno expandido.
Todos os materiais de isolamento listados são bastante arejados, o que significa que deixarão o frio passar com grande relutância. Além disso, uma camada de isolamento de alta qualidade pode evitar o aparecimento de alta umidade na casa, o que também é importante.
Opção número 1 - serragem econômica
Este material possui as características mais instáveis. Freqüentemente, fica saturado de umidade, o que piora significativamente suas propriedades de proteção contra o calor.
Nesse caso, é melhor o proprietário cuidar da camada inferior de impermeabilização, pois a madeira molhada começará a apodrecer, o que pode causar não só danos ao revestimento, mas também uma série de doenças graves.
Freqüentemente, como uma opção relativamente barata, são usados pellets ou grânulos de serragem semelhantes a pellets para isolar o piso. Neles, a serragem é comprimida e fixada por uma base adesiva.
Este isolamento possui indicadores condutividade térmica ficará um pouco melhor, mas os especialistas não recomendam isolar o piso da sua casa com esse material. Sua resistência à umidade deixa muito a desejar.
Claro, se você planeja isolar o piso de uma casa de campo ou de um anexo, pode usar serragem, mas eles são totalmente inadequados para isolar o piso de uma casa. É melhor não economizar dinheiro, mas comprar isolamentos mais caros e de alta qualidade.
Opção nº 2 - argila expandida ecologicamente correta
Este material é bastante procurado, devido ao seu custo acessível, como isolante. Portanto, não é à toa que tem o desempenho mais medíocre.
Com condutividade térmica relativa e comparativamente baixa para materiais de isolamento térmico (dentro de 0,1 W/m*K), também apresenta uma série de vantagens incondicionais:
- este é o material mais ecológico de todos os apresentados em nossa lista de materiais isolantes;
- flui livremente e, portanto, é fácil de instalar;
- totalmente à prova de fogo, pois não queima;
- não apodrece;
- seus grânulos possuem alto grau de resistência.
Mas os moradores das regiões do norte, que usam argila expandida como isolamento sob o piso, costumam reclamar que sente frio por baixo. E isso não é de admirar. Embora a argila expandida seja um material poroso, sua base é sólida e, portanto, é tão propensa a absorver o frio quanto a distribuí-lo.
E, claro, a sua condutividade térmica varia muito dependendo do tamanho dos grânulos. Quanto maiores forem os grânulos, maior será o nível de proteção térmica e vice-versa.
Opção nº 3 - lã de vidro acessível
Apesar de a lã de vidro ser um subtipo da lã mineral, ela é considerada um material inseguro, por isso iremos considerá-la separadamente.Suas fibras nada mais são do que verdadeiras fibras de vidro. Eles não só podem irritar a pele e danificar os olhos, mas também causar sérios problemas pulmonares. É por isso que em todos os lugares preferem substituí-lo por lã mineral e ecológica.
As principais vantagens da lã de vidro são:
- inércia química, o material é perigoso apenas pelas suas características físicas;
- alta permeabilidade ao vapor;
- facilidade de instalação. Este material corta bem com tesoura.
Mas alguns ainda não desistiram de usá-lo. Afinal, seus parâmetros de condutividade térmica são mais de duas vezes inferiores aos da mesma argila expandida (dentro de 0,04 W/m*K).
E se uma camada protetora de barreira de vapor for colocada sobre ele e a ameaça de danos causados pelas fibras de lã de vidro for reduzida a 100% zero, por que não usar este material?
Opção nº 4 - lã mineral popular
Este é um análogo mais caro da lã de vidro. Tem todas as suas vantagens, mas ao mesmo tempo é totalmente seguro para a saúde.
Isso se deve ao fato das fibras de lã mineral serem menores, mais macias e feitas não de fibras de vidro congeladas, mas de minerais naturais - carbonatos, ou seja, rochas, que são misturadas com diversos aditivos.
Esse tipo de algodão é ainda mais prático, pois você pode pegá-lo até com as próprias mãos sem medo. Para maior comodidade, está disponível em rolos e cortado em tamanhos específicos.
Opção nº 5 - ecowool de alta qualidade
Ecowool é um análogo ainda mais caro da lã de vidro e mineral. Suas vantagens residem principalmente no 100% respeito ao meio ambiente, como é o caso da argila expandida e da serragem. Ele, como os materiais anteriores, possui baixo grau de condutividade térmica, mas ao mesmo tempo continua sendo o único material de todos que não é afetado por roedores.
Sua vantagem importante é que se camundongos e ratos fazem não apenas tocas, mas também ninhos inteiros em lã de vidro, lã mineral e espuma de poliestireno, eles não tocam na ecowool, pois causa forte reação alérgica e desidratação.
Opção nº 6 - penoplex de alta resistência
Penoplex é espuma de poliestireno. Em outras palavras, é uma massa de espuma congelada feita de grânulos de polietileno fundidos. De certa forma, lembra vagamente a espuma de borracha, apenas congelada e endurecida.
Em termos de qualidades de condutividade térmica, está à frente de todos os tipos de algodão acima. O coeficiente de condutividade térmica do penoplex varia dentro de 0,03 W/m*K.
Ele tem:
- baixas taxas de absorção de água;
- indicadores de alta resistência;
- densidade baixa.
Sua única desvantagem, e não em todos os casos, é a baixa permeabilidade ao vapor. Mas se a sala estiver equipada com boa ventilação, isso não é crítico.
Você pode ler mais sobre isolamento térmico com penoplex Aqui.
Opção nº 7 - espuma de poliestireno popular
Seu desempenho não é pior que o do penoplex. A única diferença entre ele e o material anterior é que não é uma camada de espuma de plástico congelado, mas uma camada feita de grânulos comprimidos de poliestireno transportado pelo ar.
Se você olhar de perto, verá que o material consiste em pequenas bolas. Em um pedaço de espuma de poliestireno normal eles serão maiores em tamanho - até 5 mm de diâmetro; em espuma de poliestireno extrudado, ao contrário, serão menores - até 0,1 mm.
Mas isso não afeta de forma alguma as vantagens do material, que são semelhantes às descritas para o penoplex. A única diferença é que a espuma será mais difícil de cortar e, após o trabalho de assentamento, sempre haverá montanhas de detritos entre as defasagens que ficam eletrificadas, por isso não é tão fácil removê-las.
É importante notar também que a espuma de poliestireno deverá ser cortada estritamente no tamanho entre as toras com uma pequena sobreposição de 1-2 mm, caso contrário, os espaços restantes entre a placa e o isolamento anularão todo o isolamento térmico. É por isso que o algodão é mais frequentemente usado para isolar pisos.
Esquemas populares de isolamento de piso
Na prática, na maioria das vezes, são utilizados dois esquemas para isolar o piso do subsolo/piso inferior.O primeiro é o mais reforçado, quando o isolamento está presente tanto sob as vigas como entre elas. Esse isolamento térmico, conforme descrito no primeiro caso, é usado apenas nas latitudes norte, onde o solo congela visivelmente no inverno.
Mas na maioria das vezes, no primeiro andar de um edifício, as toras são montadas no topo da mesa e, em alguns casos, no topo do solo bem planejado.
Vejamos os dois exemplos adequados para o subsolo e depois falaremos sobre o isolamento dos pisos dos cômodos superiores.
Opção de isolamento térmico reforçado
Seguindo esse esquema, primeiro, antes mesmo de instalar as toras, é necessário nivelar o solo e isolá-lo com a camada inferior.
Como isolamento para a primeira camada, os construtores podem escolher:
- concreto de argila expandida;
- camada planejada de argila expandida;
- espuma de poliestireno extrudado;
- um tipo de penoplex duro e denso.
Em cima dela já estão instaladas toras, após o que o espaço entre elas também é cuidadosamente preenchido com isolamento. Desta vez pode ser o mesmo penoplex ou uma das variedades de algodão hidrófilo.
Neste caso, muitas vezes as pessoas recorrem à dupla impermeabilização - uma é colocada entre as camadas superior e inferior do isolamento, a outra é colocada em cima da superior, sobre a qual serão colocadas as contra-ripas para ventilação e, diretamente, as tábuas do piso. apegado.
Esquema de isolamento convencional
Tudo está claro aqui. As toras são montadas diretamente sobre a superfície nivelada do solo ou, no caso de betonilha, sobre ela.
Em seguida, uma camada de isolamento é colocada sobre eles. No topo do isolamento há uma camada de barreira de vapor, que, via de regra, é um filme grosso de polietileno comum. Em seguida, contra-ripas finas são pregadas no topo das vigas (alguns podem negligenciá-las), após o que é colocado o piso final.
Se precisar isolar o piso dos andares superiores, terá que agir de forma um pouco diferente. Aqui, uma camada de barreira de vapor é primeiro colocada no material do teto - o mesmo filme, depois apenas as toras são instaladas.
Ao isolar o piso com lã mineral ou lã ecológica, deve haver uma camada inferior de barreira de vapor. Isto é especialmente verdadeiro para o segundo andar e todos os andares subsequentes.
O espaço entre as vigas é vedado com isolamento, após o que tudo é novamente coberto com filme. As contra-ripas são aparafusadas às vigas com uma chave de fenda, sobre a qual é colocado o piso acabado.
Recomendamos também a leitura do artigo onde descrevemos detalhadamente como implementá-lo na prática isolamento de pisos de madeira.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode se familiarizar visualmente com o processo de isolamento de piso usando vigas neste vídeo:
Percebe-se que o processo de isolamento de pisos com vigas não é tão caro e trabalhoso como parece à primeira vista. A escolha do isolamento fica sempre a critério do proprietário. Além de serragem e argila expandida, qualquer um dos materiais listados será ideal. Com exceção, talvez, do poliestireno expandido, cujo corte exigirá muitos ajustes.
Você tem uma opinião diferente sobre o isolamento do piso? Compartilhe-o com pessoas que estão enfrentando esse problema pela primeira vez.Deixe seus comentários no bloco de comunicação localizado abaixo do artigo.
Quantos materiais diferentes precisam ser usados para isolamento. Não é mais fácil instalar um piso quente desde o início e não precisar vaporizar? Um amigo meu tem um piso aquecido no primeiro andar da casa, e o segundo andar é simplesmente isolado com espuma de poliestireno e pronto. Eles se sentem bastante confortáveis.
Se você tem muito dinheiro extra para pagar pela eletricidade, pode instalar pisos aquecidos. Mas algumas pessoas estarão interessadas em opções de isolamento com manutenção mais econômica. Por exemplo, abandonei imediatamente essa ideia quando descobri quantos quilowatts ela “consome” em um mês.
Acho que a opção mais ideal para tetos entre pisos é o isolamento com argila expandida, isso é suficiente, porque basicamente um piso de madeira vem sem nenhum isolamento (quero dizer, tetos entre pisos), acho que não há necessidade de usar barreira de vapor, e a pior opção é o poliestireno expandido devido à sua inflamabilidade, Penoplex também não pode ser utilizado nesta opção!!!