Geladeira e fogão a gás na cozinha: distância mínima entre eletrodomésticos e dicas de posicionamento
Quer reformar sua cozinha, mas não sabe como posicionar corretamente os eletrodomésticos para que funcionem por muito tempo, sejam seguros para os moradores da casa e não consumam mais energia elétrica do que deveriam? Concordo, você não quer lavar a gordura dos eletrodomésticos todos os dias ou pagar muito pela luz só porque a geladeira e o fogão a gás estão muito próximos um do outro.
Diremos como posicionar corretamente os móveis e eletrodomésticos para mitigar possíveis consequências negativas. Mostraremos como proteger a geladeira caso o layout não permita que ela fique adjacente ao fogão.
O conteúdo do artigo:
Regras para localização da geladeira e fogão
Recomenda-se colocar os eletrodomésticos na cozinha de acordo com “regra do triângulo" Ou seja, a geladeira, a pia e o fogão devem estar localizados como se estivessem nos cantos de um triângulo isósceles. A distância ideal entre as zonas é de 1,2 a 2,7 m, assim os aparelhos não interferirão entre si e será conveniente para a dona de casa pegar comida e cozinhar.
Infelizmente, as cozinhas são muitas vezes pequenas e os eletrodomésticos têm de ser colocados quase de ponta a ponta. A seguir, veremos com mais detalhes se é possível colocar uma geladeira perto de um fogão a gás e se existem requisitos geralmente aceitos para colocação.
Padrões de distância entre eletrodomésticos
Todos os refrigeradores diferem em potência, tipo de congelamento e grau de isolamento térmico. Os fabricantes devem indicar nas instruções a distância recomendada para instalação do equipamento do fogão a gás. Por exemplo, um refrigerador da marca Zanussi é montado em um fogão a gás a uma distância de 50 cm.
Se as instruções forem perdidas, então, de acordo com os regulamentos, distância mínima de qualquer geladeira a um fogão a gás doméstico deve ter 25 cm ou mais. O ideal é colocar uma mesa entre os equipamentos.
Devido ao fato de muitas empresas moveleiras produzirem móveis de gabinete sob encomenda, você pode facilmente “disfarçar” a folga recomendada de 25 cm, fazendo assim seções de armazenamento ou os mesmos armários de acordo com os tamanhos individuais.
Recomendamos também que você se familiarize com as regras de colocação de geladeira perto do cano de gás.
Consequências da proximidade
O fogão a gás não possui isolamento, portanto durante o seu funcionamento as superfícies próximas aquecem.
Se a parede da geladeira esquentar, ela não descongelará, não funcionará pior e a comida nela contida não estragará. No entanto, o compressor da unidade ligará com mais frequência e trabalhar duro. Tal carga afetará negativamente a vida útil do dispositivo.
Desvantagens da proximidade do fogão e da geladeira:
- rápida formação de gelo dentro da geladeira - devido ao aquecimento compressor começa a esfriar mais intensamente, como resultado o gelo congela mais rápido;
- limpeza frequente das paredes do aparelho de refrigeração – durante a cozedura podem voar salpicos de gordura, que posteriormente são difíceis de remover da superfície metálica;
- o aquecimento estraga a aparência da geladeira — a tinta incha e fica amarela, os puxadores de plástico racham ou derretem, bem como os caixilhos das portas;
- fim da garantia – muitos fabricantes escrevem nas instruções que o refrigerador não deve ser instalado próximo ao fogão, forno e aparelhos de aquecimento; até mesmo é indicada a distância mínima permitida entre eletrodomésticos;
- aumento do consumo de eletricidade – o compressor liga frequentemente e o dispositivo funciona com potência máxima.
Além disso, se o refrigerador estiver localizado um ao lado do outro, não é muito confortável usar um fogão a gás, pois só é possível aproximar-se do fogão por um lado.
Se você ainda precisar colocar eletrodomésticos de cozinha próximos, será necessário cuidar do isolamento térmico adicional da parede da geladeira.
Maneiras de proteger sua geladeira
Quando não for possível deixar o vão recomendado entre os dispositivos, é necessário fazer sua própria divisória com um material com propriedades isolantes.Materiais orgânicos e inorgânicos podem ser usados como isolamento térmico que separa a geladeira do fogão a gás.
Opções orgânicas: juncos, folha de cortiça, textolite, Aglomerado. Esses materiais são resistentes à umidade e podem ser usados como isolamento. Mas vale lembrar que com aquecimento prolongado podem ficar deformados.
Isoladores térmicos inorgânicos:
- fibra de vidro;
- papelão de amianto;
- isolon;
- lã mineral;
- parede de gesso.
Os materiais possuem altas propriedades de isolamento térmico. A única coisa é que podem perder a qualidade quando expostos à umidade, por isso não são instalados próximos à pia.
Por um lado, o isolamento térmico laminado possui uma superfície autoadesiva e, por outro, é coberto por uma película lavsan. O material deve ser colado de cima para baixo em toda a superfície da parede do refrigerador.
Não há camada autoadesiva no isolamento da folha. Recomenda-se usar fita dupla face para fixá-lo. Segura bem as chapas e pode ser facilmente removido quando for necessário substituir o material.
Instruções para fazer um escudo protetor
Escudos são usados para separar a geladeira do fogão a gás. O isolamento térmico pode ser feito de vários materiais, por exemplo, aglomerado. As placas possuem alta rigidez, portanto não precisam ser coladas na superfície dos dispositivos.
Opção nº 1 - isolamento térmico com aglomerado
Um aglomerado ajudará a proteger a geladeira dos efeitos do fogão a gás. Instale-o entre os eletrodomésticos e o fogão.
Os cortes laterais da blindagem devem ser cobertos com fita adesiva. Caso contrário, chips de tamanhos diferentes ficarão visíveis na estrutura. Além disso, em locais onde os cortes não são fechados, o material fica difícil de lavar. Portanto, as pontas são recobertas com filme decorativo ou laminadas. Você pode solicitar este serviço nos locais onde as folhas são cortadas.
Em média, o isolamento térmico em aglomerado dura três anos. Depois, a aparência se perde, pois a umidade e o calor destroem a estrutura do material. Mas como esse isolamento térmico é barato, ele pode ser trocado pelo menos uma vez por ano.
Opção nº 2 - construir um escudo com ladrilhos
Tem um aspecto bonito e é fácil de limpar – estas são as principais vantagens de uma placa de isolamento térmico em ladrilho. Adapta-se perfeitamente ao design da cozinha, especialmente se combinar com o estilo e a cor do “avental”.
Se a umidade entrar em contato com o drywall, ele começará a se deteriorar. Portanto, ao colocar ladrilhos, cubra cuidadosamente as fissuras.
Opção nº 3 - fazer uma tela espelhada
As superfícies espelhadas refletem bem o calor. Espelho, vidro ou folha podem ser usados como principal material de isolamento térmico. Fixe o isolamento à divisória com cola.
Uma divisória com folha é mais fina do que outras opções de isolamento térmico. Para melhorar as propriedades de proteção, você pode colar o material em uma blindagem grossa. Então a tela do espelho será durável e durará mais.
A única desvantagem desse isolamento é o reflexo do espelho, mas isso pode ser removido se for colocado vidro corrugado em cima.
Ideias para a colocação ideal do refrigerador
Se a cozinha for pequena, o refrigerador pode ser instalado fora dela, por exemplo, colocado em uma varanda ou em uma despensa. Alguns proprietários de apartamentos colocam equipamentos tão grandes no corredor.
Nos apartamentos da era Khrushchev, não apenas as cozinhas, mas também os outros quartos são pequenos. A opção de instalação de geladeira no corredor foi eliminada. Mas nesses apartamentos as paredes internas não suportam carga. Se você deseja, você pode escolha uma geladeira adequada e construir um nicho para ele na divisória entre a sala e a cozinha.
A saliência da sala é decorada ou usada como estante. Também é conveniente colocar uma máquina de lavar no espaço livre.
Se for impossível mover eletrodomésticos para outro cômodo, você precisa cuidar bem capuz na cozinha. Deve ser poderoso o suficiente para capturar o máximo possível de correntes convectivas do fogão a gás.
Uma boa opção para uma pequena cozinha - geladeira embutida. As superfícies de tal dispositivo são cobertas com placas de aglomerado ou MDF.A estrutura da caixa não apenas protegerá a unidade do calor, mas também isolará as paredes metálicas de respingos de sujeira e graxa. Para melhorar as propriedades de isolamento térmico, uma folha metálica ou outro isolamento pode ser colado na superfície lateral do fogão a gás.
Substituir equipamentos de tamanho normal por versões menores ajudará você a ganhar espaço livre. Por exemplo, você pode instalar um fogão com duas bocas. Isso aumentará a distância entre o fogão e a geladeira para 15 a 20 centímetros.
Também disponível para venda refrigeradores estreitos, sua largura é de cerca de 55 centímetros. Claro, esta é uma solução cara para o problema.
Às vezes é melhor fazer uma pequena remodelação na cozinha, instalar uma pia menor ou mova a laje ela para outro lugar. Mesmo alguns centímetros de espaço livre irão melhorar a situação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode ver ideias para colocar geladeira e fogão em uma cozinha pequena no vídeo abaixo:
Os fabricantes de eletrodomésticos não recomendam a instalação de geladeira e fogão doméstico a gás próximos um do outro, a opção ideal é em cantos diferentes da sala.
A distância entre os aparelhos depende do modelo do refrigerador. O mínimo é 25 centímetros. Mas nem todas as cozinhas podem pagar tal colocação.
Portanto, no artigo examinamos as opções existentes de isolamento térmico de refrigeradores, que podem proteger contra as consequências negativas do superaquecimento.
Como você decidiu colocar esses dois tipos de eletrodomésticos extremamente importantes na sua cozinha? Compartilhe ideias interessantes com outros usuários, adicione fotos da sua cozinha, participe de discussões, tire dúvidas - o formulário de contato está localizado abaixo do artigo.