Transferência de fogão a gás dentro da cozinha e para outro cômodo: regras para transferência e procedimento para sua aprovação
Ao fazer uma abordagem individualizada no planejamento do seu apartamento, uma medida necessária é deslocar o fogão a gás dentro da cozinha ou mesmo para outro cômodo. Atualmente, a disposição dos apartamentos feita de acordo com esquemas arquitetônicos padrão nem sempre agrada aos proprietários. As normas utilizadas na construção de moradias não permitem distribuir ao máximo a área útil da cozinha. É por isso que a transferência do fogão a gás e as questões de coordenação deste processo são atualmente bastante relevantes.
Porém, resolver o problema de movimentação de uma laje não é tão difícil, basta abordá-lo com competência e realizar um simples algoritmo de ações. Este artigo aborda todas as etapas necessárias, cuja implementação ajudará a remodelar e movimentar o fogão a gás sem violar as regras de segurança contra incêndio, o que o protegerá de problemas indesejados associados a esta operação no futuro.
O conteúdo do artigo:
Movendo um fogão a gás na cozinha
Você sabe se um fogão a gás pode ser movido dentro da cozinha? Então você deve ler atentamente as regras para operação de instalações residenciais. Então, de acordo com Resolução do Comitê Estatal de Construção da Federação Russa nº 170 datado de 27 de setembro de 2003 “Com a aprovação das Normas e Normas de Funcionamento Técnico do Parque Habitacional”, a movimentação de fogão a gás dentro da cozinha, se o comprimento da mangueira de gás permitir, não constitui instalação de sistema de gás, e portanto, não é proibido.
Portanto, o fogão a gás pode ser movido de forma independente, tanto quanto o comprimento permitir mangueiraconectando a laje com comunicações estacionárias. Neste caso, a mangueira em si não pode ser puxada - ela deve ficar pendurada livremente. Tal operação não será uma remodelação e, portanto, não requer aprovações.
Caso esteja prevista a movimentação da laje, o que resultará em interferência no sistema de abastecimento de gás, então esta operação já será considerada uma requalificação e exigirá criação de um diagrama detalhado E coordenação com agências governamentais.
Antes de planejar a movimentação da laje, é preciso saber o que é proibido durante a reforma.
O que é proibido mudar durante a reforma?
De acordo com os requisitos Código de Habitação Na Federação Russa, ao fazer alterações dentro de instalações residenciais, é proibido:
- piorar as condições de vida;
- alterar ou eliminar o sistema de ventilação;
- combine uma cozinha com fogão a gás com uma área de estar;
- combine a cozinha com a varanda;
- causar danos à estrutura interna do apartamento.
Assim, será possível coordenar a movimentação de um fogão a gás caso os funcionários não vejam nenhum dos pontos acima no projeto previsto.
Requisitos para mover um fogão a gás
A principal condição para a remodelação é o cumprimento de todas as normas estabelecidas.
Estão formulados (detalhados) nos seguintes atos jurídicos:
- EM requisitos de segurança contra incêndio edifícios (Lei Federal “Regulamento Técnico sobre Requisitos de Segurança contra Incêndios” de 22 de julho de 2008 N 123-FZ).
- Nas regras para trabalhos em sistemas de distribuição de gás (“SP 62.13330.2011*. Conjunto de regras. Sistemas de distribuição de gás. Versão atualizada do SNiP 42-01-2002″ (aprovado por Despacho do Ministério de Desenvolvimento Regional da Rússia de 27 de dezembro de 2010 N 780).
- EM regulamentos técnicos sobre a segurança de edifícios e estruturas (Lei Federal “Regulamento Técnico de Segurança de Edifícios e Estruturas” de 30 de dezembro de 2009 N 384-FZ).
- Em requisitos sanitários e higiênicos SanPiN 2.2.1 2.1.1.1278-03.
Esses documentos são aprovados em nível estadual e são de uso obrigatório.
Entre os requisitos estão os seguintes:
- a ligação do fogão a gás à rede de abastecimento de gás deve ser feita com uma mangueira sólida, sendo expressamente proibidas extensões ou ligações com várias mangueiras;
- a mangueira não deve cruzar a tubulação de gás;
- É proibida a colocação de fogão a gás fora da cozinha, incluindo a deslocação e instalação de fogão a gás noutra divisão, no corredor e na cave;
- deve haver livre acesso às tubulações de gás, todos os trechos da tubulação devem ser acessíveis para inspeção visual;
- é necessária disponibilidade portas para a cozinha;
- É necessário ter janela com janela;
- a torneira do gás deve estar situada junto ao fogão a gás, mas fora da zona de aquecimento, sendo proibida a sua colocação por cima do fogão ou fora da cozinha;
- a disponibilidade deve ser fornecida torneira de gás;
- o gasoduto não deve cruzar o cabo elétrico, devendo haver uma distância de pelo menos 10 cm entre eles;
- o recuperador não pode ficar perto de uma janela; é proibida a instalação em cozinhas ou divisões sem luz natural;
- a distância mínima da janela ou porta deve ultrapassar 50 cm;
- é proibida a instalação de fogão a gás próximo a geladeira ou qualquer outro equipamento de refrigeração (recomendamos também que você leia as informações sobre colocação geladeira perto do cano de gás);
- cada aparelho a gás necessita de uma torneira de gás separada, à qual o tubo de gás deve ser conectado sem conexões roscadas;
- as seções horizontais da tubulação de gás devem estar a uma altura superior a 50 cm do chão.
O cumprimento pontual destes requisitos garante principalmente segurança operacional equipamento de gás. Portanto, é importante cumpri-los.
Vale lembrar que o fogão a gás será a principal superfície de trabalho da cozinha.Portanto, ao remodelar, você deve certificar-se de que a abordagem seja conveniente e que o uso posterior seja confortável e seguro.
O procedimento para redesenvolvimento
Qualquer remodelação significativa deve começar com aprovação. Todos. Quanto aos equipamentos a gás, trata-se de um trabalho de maior periculosidade, portanto interferências e desvios da norma podem ser considerados uma violação grave, podendo também acarretar diversas consequências, inclusive punições administrativas. Portanto, para deslocar corretamente um fogão a gás para outro local, é necessário cumprir todas as normas previstas em lei.
Não devemos esquecer que o equipamento a gás é tecnicamente complexo e todos os trabalhos de instalação são extremamente perigosos. Esse trabalho só deve ser realizado especialistas em empresas de gás.
Para iniciar a remodelação, é necessário familiarizar-se com as normas aplicáveis aos sistemas de abastecimento de gás, que são prescritas SNiP 41-01-2003. Este documento, desenvolvido na União Soviética, sofreu uma série de alterações na atualidade e regulamenta a ordem das tubulações de gás e a localização do fogão a gás na cozinha.
Assim, mesmo para deslocar o fornecimento de gás ao fogão de um apartamento, é necessário cumprir todos os requisitos e obrigatoriamente chamar especialistas para a realização dos trabalhos.
A obtenção de autorização para remodelação consiste em várias etapas. Vamos dar uma olhada neles.
Etapa 1 - escrever um pedido para mover a laje
primeiro você deve redigir um pedido de realocação e realizar um levantamento das instalações para a possibilidade de reforma.
Após inspeção por um especialista e elaboração do plano de transferência da laje, será necessário entrar em contato com o IPV. Aí é emitida uma conclusão sobre o estado actual do edifício, com base na qual é efectuada uma análise da possibilidade de requalificação.
Também será necessária a aquisição de uma planta baixa, que será utilizada na formação do projeto.
Etapa 2 - obtenção da conclusão e sua aprovação
A seguir, você deve obter uma conclusão do departamento de reparos de capital da Administração da localidade. Esta conclusão baseia-se num documento do IPV.
Em seguida, a conclusão deve ser acordada com a autoridade de fiscalização de incêndio. Esta é uma etapa necessária que não deve ser ignorada, pois é esta autoridade que pode não só multar, mas também proibir totalmente a remodelação. Para aprovação, além da conclusão, será necessário um plano de requalificação.
Os seguintes documentos serão necessários para aprovação:
- Passaporte;
- documento comprovativo da propriedade do apartamento;
- planta baixa da casa;
- plano de redesenvolvimento planejado;
- contrato para obras de requalificação;
- extrato do registro da casa;
- consentimento por escrito para remodelação de todos os residentes do apartamento
- Relatório técnico IPV;
- extrato da conta pessoal comprovando a ausência de dívidas de serviços públicos.
A preparação dos documentos e sua assinatura pode levar de um a três meses. Mas obter permissão para redesenvolvimento ajuda a não enfrentar problemas indesejados no futuro.
Etapa 3 - contato com a fiscalização de habitação
A última etapa é o contato com a fiscalização de habitação e o departamento de arquitetura da Administração da localidade. Estas autoridades tomam a decisão final sobre a possibilidade de redesenvolvimento.
Obter permissão é uma operação bastante complicada. No entanto, passar claramente por essas etapas burocráticas irá salvá-lo de problemas desnecessários no futuro.
Condições obrigatórias para aprovação de transferência
Conforme mencionado acima, a movimentação de um fogão a gás requer aprovação e, em alguns casos, a transferência não é possível.
Assim, é proibida a criação de cozinha em qualquer outra sala. Se você não coordenar a reforma, tudo isso pode ameaçar com multas e litígios, pelo que, se as decisões judiciais não forem seguidas, você poderá perder totalmente o apartamento. Portanto, mesmo que você esteja planejando transferir o fornecimento de gás para o fogão doméstico a gás do apartamento, esta etapa deve ser acordada.
Recomendamos que você se familiarize com o que é fornecido multas por violar as regras garantindo a segurança ao usar equipamentos a gás.
No entanto, existem algumas opções de redesenvolvimento que geralmente são aprovadas e podem ser concluídas.
Para transferir um fogão a gás para outro cômodo não residencial, várias condições devem ser atendidas:
- o cômodo onde ficará o fogão a gás deve ser isolado dos demais ambientes;
- é necessária luz natural;
- o tubo de gás que conduz ao recuperador não deve passar por instalações residenciais;
- fornecendo um duto de ventilação da ventilação de exaustão da casa principal.
Assim, o cumprimento destes requisitos garantirá a aprovação do projeto de requalificação.
É importante destacar que nos apartamentos situados no primeiro e segundo andares, onde não existam outros alojamentos abaixo, é possível deslocar o fogão a gás para qualquer outro cômodo, o principal é que sejam atendidas as condições acima descritas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Esses vídeos mostram as disposições descritas no artigo na prática. Este vídeo mostra uma opção de projeto de cozinha em que os canos de gás ficam escondidos em móveis de cozinha. É proibido colocar a mangueira de gás conforme mostrado no vídeo:
Este vídeo mostra como movimentar um cano de gás na cozinha por especialistas. Aqui tudo é feito de acordo com os requisitos:
Este vídeo, filmado por uma das emissoras de TV, fala sobre os motivos (por que não é possível) e as consequências da movimentação ilegal de um fogão a gás:
Com base em tudo o que foi dito acima, podemos concluir que é possível movimentar as lajes dentro da cozinha se o comprimento da mangueira utilizada para a ligação permitir que ela permaneça solta. Além disso, tal operação nem sequer é considerada uma remodelação. Além disso, o fogão a gás pode ser transferido para outro cômodo, sujeito a uma série de condições e com a aprovação obrigatória da reforma pelos órgãos governamentais competentes.
Gostaria de compartilhar sua experiência ao mover um fogão a gás? Ou ainda tem dúvidas que não abordamos neste material? Pergunte aos nossos especialistas e visitantes do site, escreva seus comentários e outras informações interessantes que podem ser úteis para outros usuários.
Então, qual parágrafo da Resolução Gosstroy afirma que “mover um fogão a gás dentro da cozinha, se o comprimento da mangueira de gás permitir, não é a instalação de um sistema de gás e, portanto, não é proibido”?
Qual parágrafo afirma que mover um fogão a gás dentro da cozinha, se o comprimento da mangueira de gás permitir, não é uma reforma e, portanto, não é proibido?