É possível colocar uma geladeira perto de uma tubulação de gás: as sutilezas da colocação segura dos equipamentos
Moradores de prédios de apartamentos e proprietários de suas próprias casas muitas vezes se perguntam se é possível colocar uma geladeira perto de um cano de gás e se tal bairro é seguro. Como organizar o espaço da sua cozinha para que não haja problemas no futuro.
A questão da proximidade de uma geladeira e de um cano de gás é frequentemente encontrada em vários fóruns sobre reparos, construção e reformas residenciais. Se ficar claro com um fogão a gás que a geladeira precisa ficar o mais longe possível dele, então e o cano de gás? Que problemas isso pode causar e o que os especialistas pensam sobre isso?
O conteúdo do artigo:
Características da geladeira
Se falamos sobre se é possível colocar um cano de gás atrás do refrigerador, antes de mais nada, é preciso analisar todos os possíveis perigos e riscos ao operar equipamentos de refrigeração.
Além disso, seria útil considerar um breve princípio de funcionamento do refrigerador. Isso ajudará na identificação de possíveis problemas.
Quase todas as modificações do refrigerador são projetadas de forma que seu funcionamento utilize gás freon, que, ao passar pelo sistema trocador de calor, altera seu estado agregado. Com isso, a pressão e a temperatura do gás diminuem, e a temperatura na própria câmara frigorífica também cai.
Ao mesmo tempo, a energia térmica é liberada para fora, então a temperatura do refrigerante aumenta gradativamente e é novamente enviada para o compressor do aparelho.
Riscos da proximidade de uma geladeira e de um cano de gás
Tendo considerado o princípio de funcionamento do refrigerador, podemos citar vários detalhes principais que você precisa observar mais de perto. Considerando que um trocador de calor está envolvido na obra, compressor, evaporador, podem surgir certos riscos.
Portanto, a escolha do local para instalação dos equipamentos deve ser abordada de forma mais criteriosa e cuidadosa, se possível, seguindo algumas recomendações de especialistas.
Durante a troca de calor, o sistema emite calor, razão pela qual as paredes do refrigerador podem ficar bastante quentes. Isso depende da marca e modelo do equipamento. Além disso, o funcionamento do compressor, que carrega o freon e o força a se mover pelo sistema, é impossível sem eletricidade.
Como resultado da operação surgem dois fatores de perigo. Portanto, vamos dar uma olhada mais de perto no que você deve prestar atenção:
- Transferência de calor através das paredes. Para alguns tipos de equipamentos as temperaturas podem atingir valores bastante elevados. Os fabricantes, organizando test drives de equipamentos, registraram um aumento anormal de temperatura, de até 50-60 graus. Os indicadores são elevados, dada a localização especial do equipamento num apartamento ou casa. Um aumento de temperatura para tais níveis está diretamente associado a mau funcionamento de peças do equipamento.
- A eletricidade em si é perigosa.Fios expostos, faíscas e curtos-circuitos de componentes defeituosos podem transferir corrente para o tubo. Um curto-circuito na fiação de um refrigerador localizado próximo à rede de gás pode, teoricamente, causar incêndio ou fornecimento de tensão à tubulação de gás.
Os riscos apresentados são realmente perigosos ao operar equipamentos de refrigeração instalados próximos a uma tubulação de gás? O que exatamente você pode encontrar no uso diário?
Possíveis consequências de tal vizinhança
Vamos supor que a geladeira esteja localizada próxima ou próxima à tubulação de gás. O que poderia acontecer nesta situação?
Em primeiro lugar, não há fluxo de ar suficiente para operar o próprio equipamento de refrigeração. Se você consultar o manual de instruções, verá que para o funcionamento normal é necessário deixar uma abertura de ventilação.
Se isso for excluído durante a instalação, o equipamento poderá falhar rapidamente e, como resultado, reparos dispendiosos. Embora alguns fabricantes de equipamentos não tenham tais recomendações, devido às peculiaridades do próprio design.
Em segundo lugar, se o compressor estiver com defeito, este pode superaquecer, seguido de curto-circuito e aquecimento da tubulação de gás. O gás é conhecido por representar um perigo maior. O superaquecimento do compressor causará aquecimento excessivo das paredes do refrigerador.
Segundo especialistas, se considerarmos um possível aumento da temperatura das paredes, é improvável que os indicadores ultrapassem os 60 graus (pesquisas de fabricantes de equipamentos também sugerem isso). Isso nem é uma média, mas um máximo.E mesmo se levarmos em conta que a parede ficará localizada a uma distância de 20-40 mm da tubulação, esse fator não poderá afetar de alguma forma o sistema de gasoduto.
Não há perigo mesmo com total ajustar. Aquecer o tubo é possível e real, mas nenhum dano resultará disso, com algumas exceções. Com exposição constante a temperaturas elevadas, mesmo que não seja 60 graus, mas apenas 30-40, a pintura do tubo ficará exposta aos efeitos. Portanto, o máximo que ameaça neste caso é a necessidade pintando canos.
Em terceiro lugar, um refrigerador instalado próximo a ele pode falhar e causar curto-circuito no tubo. Um motivo muito comum para a ocorrência de incêndios em apartamentos é um mau funcionamento do compressor ou da fiação da geladeira. Embora neste caso a opinião dos especialistas seja diferente. Mesmo que um cabo desencapado ou uma faísca atinja o tubo, não há perigo.
Este ponto de vista é apoiado por uma série de razões:
- Os tubos de gás são feitos de metal e vão para o solo, portanto, ao entrar em contato com um fio elétrico, ocorrerá um aterramento de fase banal. Mesmo que a máquina instalada no medidor não funcione, a fase ficará aterrada e, com isso, não representará nenhuma ameaça ao ser humano.
- Suponha que se o cabo subaquático for de borracha e for atingido por um cabo desencapado ou por uma faísca de uma geladeira com defeito, o que acontecerá neste caso? A maioria dos fogões a gás modernos são conectados com um fio neutro de proteção, portanto não há perigo.
- Se a estufa estiver funcionando bem, as conexões estão vedadas, se o cabo estiver rompido, houver faísca ou outros problemas no equipamento de refrigeração, não há perigo para o consumidor. Exceto nos casos em que o choque elétrico ocorre diretamente de um dispositivo defeituoso.
Nos fóruns você pode encontrar muitas informações bastante contraditórias. E, muitas vezes, as opiniões dos usuários comuns diferem das declarações dos especialistas. Eles têm um ponto de vista diferente e aqui está o porquê.
A maior parte do parque habitacional da Federação Russa foi construída durante a era soviética. Naquela época, o aterramento de tubulações de gás não era tão difundido. Diante disso, muitos moradores de prédios altos e do setor privado, para reduzir o consumo e diminuir os medidores de energia elétrica, utilizam canos de gás para desenrolar, jogando um zero sobre eles.
E os padrões para a fiação elétrica em casa eram um pouco diferentes, portanto, em parte, as declarações dos cidadãos comuns podem ser válidas.
Por causa disso, existe o perigo não apenas de incêndio, mas também de choque elétrico para uma pessoa. Portanto, um refrigerador instalado próximo pode simplesmente causar um choque elétrico e, se a corrente fluir dele para o tubo, é provável que ocorra um incêndio. Nesse caso, você deve pensar se vale a pena colocar em risco a saúde e a vida de você e de seus entes queridos.
Quanto à afirmação sobre ventilação insuficiente do espaço entre a geladeira e a parede, há algum bom senso nisso.Para o funcionamento normal da maioria dos refrigeradores, é extremamente importante garantir o fluxo normal de ar para resfriar as paredes.
Ao mesmo tempo, com o desenvolvimento da tecnologia, avança a produção de um novo tipo de equipamento de refrigeração, para o qual não importa onde será colocado, não requer passagem de ar suficiente, etc.
Um exemplo disso são os refrigeradores fechados, que são montados em móveis de cozinha e representam uma única “composição” com os demais utensílios de cozinha. Portanto, aqui você precisa prestar atenção ao tipo de geladeira que pretende instalar.
Também há muitos comentários nos fóruns de que órgãos de fiscalização ou fiscais muitas vezes assustam os moradores com o perigo de tal colocação, literalmente ameaçando-os com multas e desligando o fornecimento de combustível azul. É claro que não existe responsabilidade legislativa a este respeito para os consumidores, mas, no entanto, ninguém precisa de procedimentos desnecessários.
A história de um dos arranha-céus de Moscou parecia relevante. Foram feitas reclamações contra o proprietário do apartamento e, em seguida, foram prestadas declarações na Justiça por causa do barulho que a geladeira faz. Parece estranho e ridículo, mas as reclamações não eram infundadas.
Durante inúmeras fiscalizações, inclusive com o envolvimento de fiscais locais, constatou-se que os proprietários, ao atualizarem o interior, instalaram o refrigerador próximo à tubulação de gás. Devido a um compressor defeituoso, no momento da inicialização e operação, este transmitiu vibração à tubulação de gás.Posteriormente, o barulho e o rugido do funcionamento da geladeira incomodaram todos os vizinhos do espelho.
A situação não é agradável, mas durante a audiência o proprietário do apartamento foi obrigado a corrigir a situação. Assim que afastei a geladeira do cano, o barulho desapareceu. Ao mesmo tempo, o próprio morador não sentiu nenhum desconforto.
Leia sobre outras causas de ruído e vibração em tubulações de gás em este material.
Como você pode ver, a proximidade da geladeira e da tubulação de gás não representa nenhum perigo, basta manter distância, monitorar a operacionalidade do equipamento e reparar eventuais avarias em tempo hábil.
Vantagens e desvantagens deste arranjo
Para apreciar plenamente os prós e os contras, você deve considerar quais dificuldades e conveniências encontrará.
Primeiro, vamos definir as vantagens:
- Possibilidade de colocar frigorífico e cano de gás na sua cozinha de acordo com as suas preferências, com foco no design de interiores, etc. Não é incomum que o layout da cozinha seja feito à custa de regras simples de segurança.
- Facilidade de limpeza do quarto. Ao instalar o refrigerador a uma curta distância, é possível reduzir a área de acúmulo de poeira, sujeira e outros detritos.
Curiosamente, não conseguimos encontrar mais vantagens. Conforme mencionado acima, somente o cumprimento das normas de instalação e utilização do equipamento pode garantir a segurança durante o seu funcionamento.
A seguir, vejamos as desvantagens:
- dificuldade na manutenção dos equipamentos;
- colocar o equipamento de refrigeração muito próximo da parede cria condições incorretas para o seu funcionamento;
- em alguns casos sobrepostos válvula de gás fica atrás do refrigerador, portanto não permite desligar o fornecimento de gás e, mesmo no caso de visita de um funcionário do serviço de gás, você terá que explicar por que não há acesso livre à torneira do gás.
Muitas vezes, os inspetores ou trabalhadores do gás referem-se ao fato de que é proibido, em princípio, fechar o sistema de gás para acesso de objetos estranhos. No entanto, não fornecem uma redação precisa nem referências a leis ou atos.
Tendo estudado esta questão, também não encontramos conceitos e requisitos claros para a colocação e disposição de uma tubulação de gás na legislação russa, exceto nos regulamentos técnicos. Mas não diz a que distância da tubulação de gás o refrigerador pode ser colocado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Ao decidir como colocar corretamente um refrigerador, é preciso levar em consideração o princípio de funcionamento do equipamento, pois isso pode afetar diretamente a durabilidade e funcionalidade deste:
Como você pode perceber, não existem normas e regras legislativas quanto à colocação de equipamentos de refrigeração próximos à tubulação de gás. Segundo especialistas e fabricantes de refrigeradores, para evitar quebras e incêndios, além de outros problemas, os equipamentos devem ser colocados a uma distância suficiente.
Se não for possível deixar o tubo de gás completamente aberto, é permitida uma folga de 50-60 mm. Ao mesmo tempo, recomendamos que você garanta o livre acesso ao medidor e à válvula para evitar disputas desnecessárias com as autoridades fiscalizadoras.
Você tem sua própria opinião sobre esse assunto? Por favor, compartilhe com nossos leitores no bloco abaixo. Diga-nos se você teve que defender tal colocação junto às autoridades reguladoras.
Muito obrigado pelas informações completas apresentadas em seu site!!! É imediatamente óbvio que foi escrito com profundo conhecimento do assunto, até os SNIPs estão todos escritos e as leis que podem ser consultadas se algo acontecer! Estou muito feliz por ter encontrado seu site!
Onde você vê pelo menos um link para uma cláusula em um documento regulamentar e técnico?
Quais SNiPs, na área de fornecimento de gás existem FNiP, SP 62... (edição atualizada do SNiP42...), GOST, GOST R, STO. Não existem mais SNiPs em sua forma pura.
Aparentemente escrito por um amador. As tubulações de gás internas não podem ser aterradas; conexões isolantes (flange, acoplamento ou válvulas de esfera isolantes) são instaladas nas entradas das casas; o próprio gasoduto subterrâneo de aço externo deve ser isolado e não conectado ao solo. Se o solo for corrosivo, determinado durante o projeto, são instaladas estações de proteção catódica para gasodutos de aço (CPS). Os VSCs fornecem um potencial negativo em um gasoduto subterrâneo de aço, cerca de -2,5 volts!!! De que tipo de aterramento do gasoduto podemos falar???