Esquema de conexão de interruptor de dois botões para duas lâmpadas: características da instalação elétrica
Realizar você mesmo os trabalhos de instalação elétrica pode economizar muito tempo e dinheiro.Para realizar tais operações, é necessário estudar suas características, ordem de execução, etc.
São essas questões que trataremos em nosso artigo, considerando as características dos trabalhos de instalação elétrica. As informações são apresentadas na forma de instruções passo a passo, acompanhadas de fotos detalhadas que ilustram o passo a passo do processo de instalação.
E embora o diagrama de fiação de um interruptor de dois botões para duas lâmpadas possa parecer complicado à primeira vista, depois de entender o princípio de operação de tal dispositivo, até mesmo um eletricista novato pode cuidar da instalação.
O conteúdo do artigo:
Informações gerais sobre o interruptor de duas teclas
Um interruptor deste tipo é mais frequentemente usado para iluminar duas salas adjacentes ou para controlar um lustre com vários braços. A primeira opção é tradicionalmente utilizada para banheiros separados ou para luminárias instaladas em ambientes diferentes.
Se for conveniente ligar ambos os dispositivos de iluminação a partir de um ponto, é mais razoável instalar um dispositivo com duas chaves, em vez de dois interruptores idênticos de tecla única.
Se você organizar o controle de um lustre desta forma, poderá regular a iluminação da sala acendendo apenas algumas lâmpadas ou todas ao mesmo tempo. Tal esquema também pode ser útil na cozinha, por exemplo, para acender as luzes superiores e inferiores.
Pode não ser fácil para um mestre menos experiente entender com diagramas e a ordem de conexão de um switch com duas chaves. Mas se você entender o princípio e a sequência do trabalho, não haverá problemas.
Alternar recursos de instalação
Suponhamos que nossa tarefa seja equipar um novo prédio com fiação elétrica que ainda não tenha sido tocada por um eletricista. Consideremos as características da execução de trabalhos de instalação elétrica em etapas.
Etapa #1 - realização de trabalho preparatório
Primeiro você precisa preparar as ferramentas e materiais necessários:
- disjuntor monopolar e RCD;
- mudar com duas chaves;
- Caixa de distribuição;
- duas lâmpadas;
- din - rail para instalação de dispositivos de proteção de fiação e proprietários;
- caixa de tomadas adequada em tamanho e tipo;
- cabo eletrico;
- fita isolante;
- fita perfurada para instalação de cabos;
- fechos;
- chaves de fenda, Phillips e chatas, ou uma chave de fenda com acessórios;
- indicador de tensão;
- faca, alicate, alicate, etc.
A conexão começa com a fase preparatória. Primeiro você precisa instalar uma caixa de distribuição na qual todos os fios serão montados e conectados de acordo com o diagrama.
Para proteger o circuito contra quebras e sobrecargas, será necessário um disjuntor automático e, para proteger os proprietários das instalações contra choques em caso de fuga de corrente, será necessário um RCD. Estes dispositivos devem ser instalados no quadro de distribuição de uma casa ou apartamento, onde existam locais adequados para os mesmos.
Se por algum motivo tal instalação não for possível, o RCD e a máquina são instalados em um trilho de montagem montado diretamente na parede. Depois disso, você precisa instalar um soquete para o switch.
A caixa de tomadas deve ser selecionada em função do material da parede: concreto ou gesso cartonado. Dispositivos para concreto também são usados em outros substratos semelhantes: para tijolo, concreto aerado e espumado, blocos de argila expandida, etc. É feito um furo do tamanho desejado na parede e a seguir a caixa é fixada com gesso ou argamassa de cimento.
Etapa 2 - seleção e instalação de uma caixa de tomadas adequada
Para trabalhos em gesso cartonado, são utilizados outros modelos e métodos de instalação caixas de soquete. Estão equipados com elementos espaçadores que permitem fixar o dispositivo no furo. As mesmas caixas de tomadas são utilizadas para instalação em parede revestida com aglomerado, compensado, etc.
Agora você pode começar a colocar os fios. De acordo com o diagrama elaborado, você precisa fazer marcações e colocar ranhuras se estiver planejado um roteamento oculto de cabos.
Ao escolher um soquete para switch, você precisa prestar atenção a essa nuance. Os novos modelos desses dispositivos são feitos de plástico e têm diagonal de 67 mm. Os análogos antigos, geralmente de metal, são um pouco maiores, têm diagonal de 70 mm. Essa pequena diferença pode fazer a diferença.
Os modernos interruptores de duas teclas cabem perfeitamente em caixas de tomadas de 67 mm. Você pode fixar o mecanismo internamente usando pernas espaçadoras ou parafusos.
Nos modelos metálicos, os três milímetros extras podem dificultar muito a instalação da chave, pois as pernas espaçadoras, que geralmente ficam localizadas nas laterais do mecanismo, podem não ser longas o suficiente para fixá-la com segurança.
Se a instalação for feita em uma caixa de tomadas de novo estilo, além dos espaçadores, deve-se utilizar um método de fixação mais confiável com parafusos, para os quais existem furos na estrutura metálica do interruptor. Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de que não haja tensão nas comunicações.
Etapa 3 - as sutilezas de trabalhar com fios
Para um interruptor de duas teclas, você precisa de um fio de três núcleos, que é complementado com um condutor de aterramento. Esses cabos possuem isolamento duplo: interno, para cada núcleo individual, e externo, para todo o cabo.
Primeiro, o cabo de alimentação é levado aos dispositivos de proteção e, em seguida, uma linha é colocada do dispositivo de proteção até a caixa de distribuição.
Da caixa, um fio vai até a caixa de soquete e depois mais duas linhas até as lâmpadas. Na caixa de distribuição é necessário deixar as extremidades de cerca de 150 mm, e para a caixa de encaixe basta uma folga de 100 mm.
Agora você precisa instalar RCD e máquina automática. A classificação dos dispositivos de proteção é determinada separadamente para cada caso específico, dependendo da potência de iluminação.
Na maioria das vezes, em apartamentos, é instalado um RCD bipolar para desconectar, se necessário, duas linhas separadas; um disjuntor unipolar é instalado na entrada de cada uma delas. No caso de baixo consumo de energia, ambas as linhas podem ser conectadas para proteção a um RCD unipolar, após o qual um disjuntor unipolar é incluído no circuito para proteger a fiação.
Então você precisa conectar seções individuais de cabos em uma rede comum. Para fazer isso, remova a camada de isolamento externo. Geralmente eles começam com o fio que leva à caixa de junção dos dispositivos de proteção e, em seguida, retiram o isolamento dos fios individuais.
Sob o isolamento existem três fios, cujo isolamento varia de cor.
Um fio é para neutro, o segundo é para aterramento e o terceiro é para fase. Você precisa lembrar qual cor do fio é alocada para cada função.
Antes de conectar as pontas com cuidado libertado do isolamento. Neste caso, é necessário certificar-se de que as marcações coloridas nos fios conectados à máquina correspondem às que saem dela. Se o fio neutro passar na parte superior do lado direito, ele também deverá estar na parte inferior à direita.
O aterramento para dispositivos de iluminação nem sempre é fornecido nas plantas padrão dos apartamentos. Neste caso, o terceiro fio permanece sem uso.
Se houver um circuito de aterramento, ele deverá ser conectado para proteger ainda mais a iluminação de possíveis acidentes. Este circuito está conectado aos contatos correspondentes nas luminárias. Os modelos de luminárias mais recentes geralmente possuem pinos de aterramento.
Este cuidado ao conectar um interruptor de duas teclas a duas lâmpadas é necessário se a iluminação for instalada em um banheiro ou outro ambiente com alta umidade. Os condutores de aterramento que não foram utilizados devem ser isolados e colocados de forma que não interfiram nos trabalhos de instalação posteriores.
Etapa #4 - instalação e conexão do switch
Por fora, o modelo padrão do switch é composto por duas chaves e uma moldura decorativa, embora o design possa variar. Atrás deles está o mecanismo de funcionamento. Para abri-lo, você precisa remover as chaves. Para fazer isso, levante cada um deles com uma chave de fenda e desconecte-os. Alguns fabricantes fazem pequenas saliências nas bordas das teclas para facilitar a desmontagem do aparelho.
Após a remoção das chaves, é necessário remover a moldura decorativa. Para fazer isso, desparafuse os fechos ou abra as travas. Os contatos do dispositivo podem variar dependendo do modelo. Geralmente são feitos de parafuso ou autofixantes. Agora você pode conectar e instalar o switch.
Depois de remover a camada externa de isolamento de cada núcleo, é necessário remover aproximadamente 10 mm do revestimento isolante - limpar. Você deve primeiro estudar os recursos de design do dispositivo, prestando atenção ao tipo de contatos. A chave precisa ser virada e examinada.
Geralmente há um diagrama aqui que pode ajudá-lo a fazer a conexão corretamente.Caso o dispositivo não possua tal informação, é necessário procurá-la nas instruções ou utilizar dispositivos para determinar qual contato se destina à entrada de fase e quais dois são saídas.
A ausência das marcações necessárias é um caso raro, típico de alguns modelos de switch antigos da época soviética ou de dispositivos baratos e de baixa qualidade fabricados na China. Às vezes a lógica simples ajuda: a entrada e a saída estão quase sempre localizadas em lados opostos. Há apenas uma entrada, mas sempre há duas saídas nessas chaves.
Normalmente, a letra L indica o local onde está conectada a entrada do fio de fase, e as setas do lado oposto indicam o local onde estão conectados os fios responsáveis pelo funcionamento de uma chave separada.
O núcleo, que na maioria das vezes é coberto com isolamento branco, deve ser conectado à entrada de fase, e os dois fios restantes, que são azul e verde-amarelo na foto, aos soquetes correspondentes. Depois que todos os contatos estiverem conectados, é necessário desdobrar o dispositivo e instalá-lo na caixa de tomadas.
Nos modelos com contatos autofixantes a conexão é extremamente simples. A borda desencapada do fio só precisa ser inserida no ponto de conexão. Há uma braçadeira instalada que fixa automaticamente a conexão com uma mola. Todos os três fios estão conectados desta forma.
Você precisa monitorar cuidadosamente a marcação de cores de núcleos individuais. Depois de inseridos nos conectores, você precisa recuar um pouco para ter certeza de que a conexão está segura.Caso seja necessário remover os condutores fixos dos contatos de fixação, a conexão deverá ser desconectada.
Para isso, são fornecidos botões ao lado de cada pinça, que podem estar localizados nas extremidades do dispositivo. Ao pressionar o botão, a braçadeira se abre e o fio pode ser facilmente removido. Em interruptores com retentores de contato de parafuso, muitas vezes não há marcação de entrada e saída para fios.
Normalmente há uma entrada de fase na parte superior e duas saídas na parte inferior. O projeto de tais dispositivos inclui uma placa à qual são fixados contatos de saída móveis; sua finalidade é óbvia. Para fixar os contatos em tal dispositivo, você precisa desparafusar o parafuso de fixação, inserir a borda desencapada do fio no orifício e, em seguida, parafusar o fixador novamente.
Neste caso, é necessário garantir que a borda do isolamento não fique na área de fixação. Mais dois parafusos em tais dispositivos são usados para fixar as pernas espaçadoras do prensador. Eles são desparafusados para completar a instalação do interruptor na caixa de tomadas. Agora você pode começar a conectar as lâmpadas.
Etapa #5 - conclusão do trabalho de instalação
É necessário pegar um fio de comprimento adequado e colocá-lo no canal preparado ou na parede/teto de acordo com as marcações. Você precisa retirar o núcleo e conectá-lo ao contato desejado. Se você usar um plástico padrão bloco terminal, basta descascar 5 mm de fio.
A energia é fornecida à segunda lâmpada da mesma maneira. Os fios terra não utilizados aqui devem ser isolados.Agora você deve pegar o fio de alimentação que conectará a caixa de junção e o fio que sai da caixa de junção ao switch. As extremidades desses fios devem estar livres de isolamento externo.
As veias são reduzidas em aproximadamente 40 mm. Depois disso, você precisa torcer os dois fios de fase juntos. Recomenda-se fazer movimentos no sentido horário.
A torção pode ser feita manualmente no início, mas depois é necessário fortalecer a conexão com um alicate. Devem sobrar apenas 5 a 7 voltas de torção, o excesso é retirado com alicate.
Este método de conexão de comunicações elétricas é considerado obsoleto e até proibido na cláusula 2.1.21 da PUE.
Os profissionais recomendam usar os seguintes métodos para instalação de fios elétricos:
- de solda;
- Soldagem;
- crimpagem;
- conexões de compressão (parafusos, braçadeiras, etc.)
Examinamos os recursos de métodos populares e confiáveis de conexão de fios no próximo artigo.
Caso o condutor de aterramento não seja utilizado nesta fase, recomenda-se cuidar novamente do seu isolamento. Agora você precisa limpar a extremidade do fio de fase que leva à lâmpada do revestimento externo e interno. Ele precisa ser conectado a um dos fios que sai do switch.
Você precisa fazer o mesmo com o fio de fase que sai da segunda lâmpada; ele está conectado ao segundo núcleo que sai do interruptor.
Novamente, quaisquer fios terra não utilizados devem ser isolados e colocados na caixa de distribuição.Se for fornecido aterramento, os fios correspondentes deverão ser conectados em série. Resta conectar os fios neutros: um do fio de alimentação e mais dois das lâmpadas. Eles são simplesmente torcidos juntos.
Etapa #6 – verificação da funcionalidade do circuito
Agora só falta aparafusar as lâmpadas nos casquilhos e verificar o funcionamento do circuito.
Primeiro você precisa ligar o RCD e a máquina. Depois disso, verifique o funcionamento de cada chave do interruptor e, em seguida, ligue e desligue ambas as lâmpadas simultaneamente.
Se tudo for feito corretamente, as lâmpadas acenderão e apagarão de acordo com a posição das teclas do interruptor
Depois disso, é necessário desligar os dispositivos de proteção e isolar todos os pontos de conexão e concluir a instalação do interruptor de duas teclas instalando uma moldura decorativa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um processo visual para instalar um interruptor de duas teclas pode ser visto aqui:
Na verdade, conectar tal dispositivo não é difícil, você só precisa entender a ordem de todas as operações e cumprir os requisitos de segurança. É melhor e mais fácil usar dispositivos e materiais modernos, pois são mais fáceis de instalar e combinam melhor entre si.
Deseja esclarecer alguns pontos pouco claros sobre a instalação de um switch que não abordamos com detalhes suficientes neste artigo? Ou você gostaria de complementar o material acima com comentários/conselhos valiosos baseados em experiência pessoal? Escreva suas perguntas no bloco de comentários, expresse sua opinião e adicione recomendações úteis.
Meu pai me ensinou a torcer fios (fazer torções) na hora de montar caixas (ele é eletricista, como eu, aliás). Pelas minhas próprias observações, posso dizer que a torção feita corretamente é garantia de uma conexão boa e forte. Nem em todos os lugares, porém, é necessário. No entanto, é melhor não fazê-lo num apartamento, e os motivos são vários. A torção deforma o fio, tornando-o impróprio para uso reutilizável (pontas). Soldar, soldar, crimpagem e fixação são bons, mas cada situação tem sua própria maneira de crimpagem de um fio. Às vezes você também não consegue ficar sem torcer. Os eletricistas antigos me apoiarão, mas os novos provavelmente não entenderão.
Gennady, você pode listar os motivos pelos quais NÃO é necessário torcer em um apartamento? O fato de torcer o fio deformar é compreensível, mas você não mexe em torções em seu apartamento uma vez por semana ou uma vez por mês? Na prática, é muito raro que você precise subir em uma caixa de distribuição para espalhar os fios e, nessa frequência, até a fiação de alumínio suportará várias dezenas de deformações, durando 100 anos (e a fiação de cobre será suficiente para seus bisnetos).
Boa tarde, Gennady. “Eles sabem” “Regras de Instalação Elétrica” como conectar os fios corretamente. O livro não foi inventado do zero - a vida o escreveu.Quando as pessoas foram atingidas pela eletricidade, quando casas e empresas pegaram fogo por causa da fiação, os especialistas descobriram os motivos e obrigaram os projetistas e instaladores a seguirem as tecnologias corretas.
As reviravoltas causaram muitos incêndios, o que levou ao aparecimento da cláusula 2.1.21 e várias subsequentes nas “Regras” (captura de tela em anexo).