Como conectar um exaustor à ventilação: instruções de trabalho
Uma ligação perfeita do exaustor à ventilação garantirá a eliminação completa das substâncias voláteis formadas durante a cozedura. Nem todos são agradáveis e saudáveis, muitos são tóxicos e afetam negativamente o olfato. Acredite, nada nem ninguém pode fazer um trabalho melhor para removê-los do que um dispositivo de exaustão.
Para quem deseja instalar e conectar o exaustor por conta própria, sugerimos que leia este artigo muito útil. As informações nele apresentadas o ajudarão a selecionar de maneira ideal o tipo de dispositivo necessário e a realizar o trabalho de instalação na perfeição. Nossas informações serão úteis não apenas para artesãos independentes, mas também para aqueles que desejam controlar os trabalhadores contratados.
O autor do artigo descreve detalhadamente os tipos de exaustores e opções de instalação para diversos designs. O processo de conexão do dispositivo de exaustão à ventilação é minuciosamente analisado. Seleções de fotos e instruções em vídeo são usadas como um excelente complemento informativo ao texto.
O conteúdo do artigo:
Tipos de dispositivos de exaustão
Para melhorar o microclima e livrar o ambiente de odores, fuligem e queimaduras, utiliza-se um exaustor. Dependendo da estrutura interna, pode retirar o ar de exaustão, purificá-lo ou funcionar alternadamente em cada um desses dois modos.
No primeiro caso, o equipamento evacua as massas de ar da sala para a atmosfera. Para fazer isso, é usado um tubo especial - um duto de ar.
Os modelos do segundo tipo são recirculantes. Para seu pleno funcionamento, não precisam ser incluídos no sistema de ventilação.
Eles precisam de energia para aspirar o ar residual que se acumula, por exemplo, sobre uma frigideira que frita batatas. Partículas de gordura, fuligem e cheiro de comida cozinhada entram no aparelho.
O filtro de gordura é o primeiro a ser atingido, depois é a vez do filtro de carbono. É ele quem absorve todas as impurezas e devolve o ar purificado ao ambiente, liberando-o por pequenos orifícios na caixa.
O terceiro tipo são os modelos combinados. Eles podem operar nos modos de drenagem e limpeza. No primeiro caso, para garantir a funcionalidade do exaustor, será necessário ligá-lo à ventilação. E na segunda - instalação de um filtro de limpeza.
Você deve escolher a opção certa durante o uso. Além disso, dependendo do modelo do dispositivo, suas configurações podem ser diferentes.
Por exemplo, para exaustores com modo de limpeza da LEX, o fabricante recomenda a instalação prévia de filtros de carbono.Em seguida, pegue os bujões que acompanham o exaustor e feche os orifícios laterais e superiores, que se destinam à conexão ao sistema de ventilação.
Além do princípio de funcionamento, os exaustores diferem nas opções de instalação - podem ser embutidos ou abertos.
E todos diferem no formato, o que determina a possível localização do equipamento de exaustão.
Os eletrodomésticos variam em preço, que depende da popularidade da marca, da sofisticação da ideia do design, dos materiais utilizados na produção e da funcionalidade do equipamento de exaustão.
O consumidor pode facilmente escolher um capô na categoria de preço desejada - mesmo no segmento barato existem muitos modelos que valem a pena. É verdade que quanto mais complexos forem os processos que um dispositivo pode realizar, mais caro será o custo final.
Sutilezas de conectar o capô
A opção correta para organizar todas as comunicações é a fase de construção de uma casa ou grande reforma de um apartamento. É verdade que no segundo caso você terá que aturar o projeto finalizado, fazendo possíveis ajustes.
Para conectar o exaustor à ventilação, também são utilizadas 2 opções:
- conexão a um furo de eixo existente;
- colocação de uma tubulação para movimentação do ar através da parede onde está prevista a instalação do equipamento.
No primeiro caso, você terá que gastar dinheiro na compra de dutos de ar, às vezes é mais de um metro de material. E na segunda, será necessário fazer um furo passante na parede da cozinha, que vai sair.
É típico que casas/chalés particulares instalem dutos de ventilação com saída para o telhado. Neste caso, é importante organizar adequadamente o sistema de admissão e evacuação das massas de ar.
Instruções de trabalho
Quem decidir conectar o exaustor por conta própria deve primeiro estudar as recomendações contidas nas instruções do modelo e segui-las à risca. Em seguida, inspecione cuidadosamente o equipamento do dispositivo e, se necessário, compre as peças que faltam. Você pode precisar de um duto de ar, braçadeiras, adaptadores, selante ou fita metálica.
Passo #1: Preparando a sala e o local
É necessário preparar o ambiente para trabalhos futuros, selecionar ferramentas e adquirir os materiais necessários. É bom que já exista um orifício de ventilação. Caso contrário, eles começam fazendo isso.
Se a casa ou apartamento estiver em estado residencial e não estiver planejada uma reforma completa, você poderá fazer os furos que faltam perfurando-os no teto/parede. Depende da situação específica e da vontade do proprietário.
A preparação das instalações consistirá em várias etapas.
Feito o furo, é hora de instalar o exaustor acima do fogão. O método dependerá do modelo e localização deste último. É importante fixá-lo com segurança com os fixadores incluídos no kit.
Às vezes, o case não possui furos suficientes para montar o produto. Então você mesmo pode fazê-los nos lugares certos e aparafusar os parafusos.
Passo #2: Processo de conexão à ventilação
Quando o exaustor estiver instalado de acordo com as recomendações do fabricante, é hora de conectá-lo. Aqui deve ser entendido que para o funcionamento do dispositivo é necessário um canal para remoção de massas de ar residuais e uma fonte de alimentação estável.
O primeiro passo é conectar o aparelho à ventilação. Isso pode ser feito usando os seguintes tipos de tubos:
- corrugação metálica - alumínio, menos frequentemente aço;
- plástico corrugado - raramente usado;
- aço inoxidável redondo;
- o plástico com seção transversal retangular ou redonda também é uma opção bastante popular e conveniente.
Ao escolher a corrugação, você precisará de uma pinça, fita metálica e possivelmente uma grade para organizar a entrada do canal comum da casa. A conexão ocorre em etapas.
A execução de alta qualidade de todas as conexões garantirá o excelente funcionamento do dispositivo. Mas o trabalho não termina aí – você ainda não pode usar o capô. Resta ligar o motor fornecendo energia elétrica e colocar a caixa decorativa.
Para fazer isso, você deve seguir uma determinada sequência ao realizar o trabalho.Você deve primeiro certificar-se de que a linha na qual será feita a conexão esteja desenergizada.
Depois de concluída a conexão, resta verificar a qualidade de construção. Para isso, o equipamento é ligado imediatamente e todas as velocidades de operação são selecionadas sucessivamente.
Ligue a luz de fundo e meça o nível de ruído produzido pelo dispositivo. É verificado em relação aos indicadores especificados nas instruções.
Passo #3: Concluindo o trabalho de instalação
A ligação à ventilação e à rede elétrica nem sempre é a etapa final. Às vezes a entrada da mina está localizada de forma extremamente inconveniente ou muito distante e é preciso usar a imaginação para disfarçá-la de alguma forma.
É importante planejar qual opção de mascaramento do duto de ar usar em sua cozinha. Afinal, a implementação de algumas ideias exigirá custos adicionais.
A opção mais simples e econômica, quando o furo está próximo, é que a caixa de exaustão esconda o ponto de inserção no sistema de ventilação. Também é bom quando fica bem perto da entrada da mina - é preciso comprar um mínimo de material - por exemplo, um cano de plástico que harmonize com a cor do restante dos móveis da cozinha.
Padrões operacionais e regras de cuidados
As condições de uso e o serviço oportuno são a chave para a longevidade dos eletrodomésticos de cozinha. Não é de surpreender que dispositivos com período de garantia de 1 a 3 anos, sujeitos a certas regras, funcionem silenciosamente por 8 a 10 anos sem exigir reparos caros.
Uso seguro do dispositivo
Para que o exaustor da cozinha funcione sem problemas, é necessário inicialmente instalá-lo corretamente e conectá-lo às comunicações - alimentação e ventilação. Não deveria haver distorções.
Quando testado, o dispositivo funcionará silenciosamente, produzindo um nível de ruído aceitável. Rangidos, estalos e outros sons estranhos são evidências de erros cometidos durante a instalação.
É estritamente proibido usar um exaustor doméstico na produção - apenas para o fim a que se destina. Caso contrário, o proprietário perderá a garantia.
Além disso, são proibidas as seguintes ações:
- feche ou tampe as aberturas no corpo do produto;
- limitar ou bloquear completamente o fluxo livre de ar durante a operação do dispositivo;
- conecte o duto de ar ao duto para remover fumaça e outras emissões quentes;
- realizar operações de reparação ou manutenção sem desligar o exaustor da rede elétrica.
Tais proibições estão relacionadas à segurança dos usuários e do próprio equipamento - a violação das regras resultará em falha do ventilador, sem a qual o dispositivo não poderá funcionar.
Manutenção de equipamentos faça você mesmo
A realização de trabalhos de manutenção depende da frequência de utilização do exaustor, da natureza da loiça a construir e do modo selecionado para o seu funcionamento. É importante lembrar que a manutenção é realizada quando o aparelho está totalmente desconectado da rede elétrica.
O cuidado com o produto consiste na lavagem mensal dos filtros de gordura - é necessário retirá-los e retirar vestígios de fuligem e poeira com água e sabão e uma esponja macia. Deixe secar em temperatura ambiente.
Se você possui e utiliza o modo de recirculação, terá que trocar os filtros de carbono. Isso é feito em média a cada 4-6 meses. A frequência depende inteiramente do modelo do dispositivo e das recomendações do fabricante.
Se o equipamento instalado for capaz apenas de evacuar o ar de exaustão da sala, não haverá necessidade de despesas adicionais na compra de dispositivos de filtragem.
Além disso, o dispositivo precisa remover regularmente a sujeira da superfície do gabinete - com um pano macio embebido em água com sabão, você terá que limpar as manchas formadas durante a operação.
O mesmo procedimento deve ser repetido em todas as partes do aparelho que estão dentro do aparelho e que podem ser alcançadas.Atenção especial deve ser dada à limpeza das pás do ventilador - uma quantidade excessiva de resíduos acumulados nelas leva à diminuição da potência do exaustor.
Se as lâmpadas queimarem, será necessário substituí-las por novas, escolhendo a mesma potência e tamanho. Se algum mecanismo quebrar, é melhor entrar em contato com um centro de serviço para obter ajuda, sem tentar resolver o problema sozinho.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Sobre a instalação do equipamento de exaustão e sua conexão ao sistema de ventilação no vídeo:
Uma das maneiras de combinar de forma mais eficaz um exaustor com um duto de ventilação em um prédio de apartamentos está no vídeo:
Saída do duto de ar do equipamento de cozinha para a rua de uma casa particular no vídeo:
Depois de se familiarizar com as regras de execução dos trabalhos de conexão dos equipamentos de exaustão ao sistema de ventilação, você pode tentar fazer tudo sozinho.
Uma exceção são as recomendações do fabricante do exaustor, que aconselha que a instalação e o fornecimento das comunicações sejam realizados com a participação de especialistas autorizados. Nesse caso, para não perder a garantia de equipamentos caros, você terá que pagar pela instalação e conexão do aparelho.
No começo eu tinha um exaustor com filtros que funcionavam na rede elétrica. Os filtros absorvem partículas de gordura, fuligem e odores. Mas a desvantagem deste exaustor é que os filtros ficam entupidos rapidamente e, como resultado, o sistema torna-se ineficaz. Decidimos instalar nós próprios um exaustor com ligação à conduta de ar.O estudo preliminar do material foi muito útil.
E como as pessoas viviam sem capuz antes?! Minha avó ainda não tem capuz, ela diz que basta um respiradouro na janela. Instalámos um tipo de exaustor combinado e nem sequer experimentámos, recorremos imediatamente a um especialista! Mas você sabe, é tão chato quando você cozinha borscht, mas o aroma não se espalha pela casa, ou você frita panquecas com vários recheios deliciosos, mas a cozinha não cheira a NADA. Muitas vezes não ligo o exaustor quando cozinho.
Minha avó também disse que ela ficava bem sem capuz, então por que gastar dinheiro extra? Por muito tempo tentei convencê-la, e ia comprar e instalar com meu próprio dinheiro, mas ela ainda resistiu.
No final, resolvi não perguntar, simplesmente instalei um capuz para ela enquanto ela ia visitar a irmã em outra cidade. E acontece que com exaustor é muito melhor, já que não há odores no apartamento depois de cozinhar. Os capuzes também eram muito procurados na URSS, na década de 80 com certeza, no início dos anos 90 ainda eram produzidos com o logotipo correspondente. Alguém que conheço na casa da avó ainda tem um capuz de 1992 que funciona bem. Fiquei surpreso, mas mesmo os novos vendem um milagre da tecnologia em quadros de avisos.
Também tenho um exaustor conectado a um duto de ventilação. Mosgaz enviou uma ordem para eliminá-lo. O que devo fazer? Este capuz deve ser jogado fora agora?