Como isolar uma porta de entrada de ferro: materiais, instruções passo a passo
A moda das portas de aço reforçadas para entrada em casa ou apartamento também tem uma desvantagem.Qualquer metal tem alta condutividade térmica; portanto, no inverno, uma grande quantidade de calor escapa pela porta.
O conteúdo do artigo:
Razões para perda de calor pelas portas?
Isso não quer dizer que as empresas manufatureiras não estejam cientes do problema existente. Normalmente, para uma porta metálica, o plano externo (frontal) é feito com uma sobreposição (sobreposição) no espaço entre a folha e a moldura. Além disso, a própria folha da porta deve ser espessada para colocar uma camada adicional de isolamento térmico no seu interior. Mas tudo isso ajuda apenas parcialmente.
As principais causas da perda de calor:
- Presença de corrente de ar frio nas fendas entre a moldura e a folha da porta. Sempre aparecem rachaduras durante a operação, independente do desenho dos cabides e dobradiças.
- Instalação incorreta da moldura da porta na abertura da parede. A caixa é sempre confeccionada em aço estampado sem isolamento térmico no interior do perfil de suporte.
- Camada de isolamento insuficiente no interior da folha da porta.
A maioria das portas de metal baratas pode não ter nenhum isolamento de folha de porta.Podem interferir nervuras internas e perfil de reforço, presença de travessas ou padrão de travamento específico da folha da porta dentro do caixilho com as fechaduras fechadas.
Nós lemos: Como isolar adequadamente uma porta de entrada de madeira com suas próprias mãos
Como descobrir onde o frio penetra
Antes de tentar instalar o isolamento em uma porta de metal, você precisa determinar a localização das áreas problemáticas. O melhor lugar para começar é a porta. Se uma porta de metal estiver em pé há mais de 5 anos e for usada ativamente, provavelmente a primeira ponte fria está associada à abertura.
Verificando a porta
Após 3-5 anos de serviço, a geometria da porta muda. O problema com qualquer porta de metal é que o peso da pesada folha da porta deforma as dobradiças, bem como parcialmente a própria moldura. Como resultado, aparecem lacunas entre a caixa e a tela. Quase sempre os maiores estão localizados no topo da porta.
Você pode ver lugares com folga se iluminar a porta de metal com uma lanterna comum. Nas áreas onde o isolamento se ajusta bem à caixa, ficará escuro e também haverá áreas com listras claras. Nestes locais, o calor vaza devido às correntes de ar.
Verificando a tela
O principal inimigo da entrada não são apenas as fortes geadas.Se a porta da frente estiver voltada diretamente para a rua, as pontes frias poderão ser vistas com seus próprios olhos nas primeiras geadas fortes. A geada é formada devido ao congelamento do vapor de água, portanto, além do isolamento, é necessário fazer uma barreira de vapor.
As áreas congeladas mais frias podem ser identificadas visualmente ou manualmente. Se não estiver frio lá fora, é melhor usar um termômetro infravermelho remoto. Normalmente, a área de vazamento é o perímetro da folha da porta, bem como o piso e os postes laterais da moldura.
Verificando a caixa
Para uma porta de entrada metálica não blindada, a moldura da porta é feita de um perfil oco. Somente em algumas modificações com maior resistência ao fogo e isolamento acústico, o perfil é preenchido com espuma ou grânulos de vidro.
Mas como, de acordo com as instruções, o preenchimento da moldura da porta metálica da porta de entrada deve ser feito após a instalação da parede na abertura, então, muito provavelmente, elas permaneceram vazias. Os artesãos geralmente não querem preencher.
Mas, curiosamente, a presença ou ausência de isolamento no interior do perfil não afeta de forma alguma a perda de calor. O problema é que as partes externas do perfil de aço perdem calor facilmente devido à alta condutividade térmica das paredes metálicas. Ou seja, o perfil perderá calor até que o isolamento seja instalado na parte interna ou externa da porta.
Qual isolamento escolher?
O tipo de material é selecionado dependendo do método de isolamento.Se se trata de melhorar o isolamento térmico sem desmontar a folha da porta, então é bem possível usar folha de espuma de polietileno, folha de espuma de poliestireno, penoplex e até isolon. A fibra mineral é frequentemente usada em rolos.
Isolamento térmico da caixa
A estrutura metálica é montada por soldagem na fábrica, o perfil de parede fina é soldado manualmente em uma caixa por meio de uma máquina semiautomática de dióxido de carbono. Além disso, a montagem é realizada em dispositivos especiais - condutores, graças aos quais é possível evitar a deformação da caixa (torção por “hélice”). Portanto, a caixa chega de fábrica completa com porta metálica. E também é instalado junto com a porta dentro da abertura da parede.
Isso significa que você não pode cortar ou desmontar a caixa apenas para colocar isolamento em seu interior. A caixa metálica após a instalação deve permanecer no lugar em qualquer situação.
Mas até 25-30% de todo o calor evaporado é perdido pela caixa, portanto o isolamento é indispensável. Neste caso, uma camada de isolamento, geralmente penoplex ou espuma de poliestireno, é colocada sobre o perfil metálico da caixa.
Você pode isolar de duas maneiras:
- fixe as tiras de penoplex apenas em cima da caixa de metal (ao longo do perímetro;
- fazer o isolamento completo, ou seja, colocar o isolamento térmico simultaneamente sobre um perfil de aço com sobreposição na superfície da parede.
O segundo método é usado principalmente para paredes de concreto, bem como portas metálicas de entrada de residências particulares. Para apartamentos, este esquema é utilizado com menos frequência, pois é necessário cortar parte da parede sob a plataforma.Portanto, os proprietários geralmente se limitam ao isolamento com penoplex colocado sobre um perfil de metal sob um acabamento decorativo.
Reparando a abertura
Para apartamentos altos, é muito raro restaurar a abertura. Mesmo em geadas severas, temperaturas positivas e baixa umidade do ar permanecem na entrada. Portanto, as paredes não desabam. Basta retirar as platibandas da lateral do patamar e soprar todo o espaço livre entre a moldura e a superfície da parede com espuma de poliuretano.
Para casas particulares a situação é completamente diferente. A instalação de uma porta de entrada metálica requer uma abertura bastante grande na parede. Normalmente a largura, tendo em conta a espessura da moldura da porta, é de pelo menos um metro. Além disso, a altura é de aproximadamente 200-210 cm.
O volume de obra é enorme, a espessura das paredes da zona de entrada raramente é inferior a 30-40 cm.Nas habitações particulares a abertura é em tijolo de acordo com as dimensões pré-calibradas da futura porta de entrada.
É claro que nenhum isolamento adicional das bordas é feito ao instalar uma moldura de porta de metal. O problema é percebido após a instalação da porta de entrada, quando o tijolo aparente ou o material da parede começam a desmoronar devido à condensação congelante.
Portanto, antes de isolar a porta frontal, é necessário reparar a abertura na parede.
Usando uma esmerilhadeira e um martelo perfurador, uma pequena camada de material de até 20 mm de espessura é cortada ao longo do contorno da abertura na parede. O tijolo deve ser cortado da superfície da abertura por dentro e por fora;
O painel da porta precisará ser removido. Se, após o recorte da abertura, as paredes ao longo do contorno da âncora continuarem a segurar normalmente a moldura da porta de saída, não serão necessárias medidas adicionais.Caso contrário, você terá que substituir os chumbadores (pernos) por outros mais longos e maciços.
Em seguida, você precisa desmontar e remover a soleira metálica suspensa. Normalmente, uma porta de entrada metálica é instalada em uma placa de carvalho com 40 mm de espessura. Serve como amortecedor e isolamento. Se a árvore estiver em boas condições, será necessário fazer uma ranhura de 20 a 30 mm de profundidade na placa e nela será colocado um isolamento adicional na forma de uma tira de espuma de poliestireno.
Mas se a porta de entrada metálica for simplesmente colocada sobre uma mesa de concreto forrada com feltro de vidro, o concreto precisará ser cortado com um martelo perfurador a uma profundidade de pelo menos 80 mm. Sob a soleira deve haver uma ranhura (ranhura) abrangendo toda a largura da abertura na parede. A altura da ranhura é de pelo menos 40 mm, a profundidade é de 80 mm.
Agora você precisará colocar penoplex com 20 mm de espessura nas superfícies ranhuradas e 40 mm sob a soleira. Nas paredes laterais e sob o teto, o isolamento é instalado nas extremidades da abertura tanto por dentro quanto por fora. O isolamento pode ser fixado com cola e fungos. A espuma de poliuretano, via de regra, comprime o isolamento, por isso ainda é necessário fixar o penoplex com fechos mecânicos.
O isolamento instalado precisará ser rebocado, caso contrário, a radiação ultravioleta solar e a umidade destruirão a espuma de poliestireno dentro de alguns anos.
Isolando uma folha de porta metálica - instruções
Em primeiro lugar, a porta frontal deve ser retirada das dobradiças e colocada sobre uma bancada ou mesa de carpinteiro. Você pode colocar o isolamento, como dizem, na hora, sem retirar a tela, como na foto.
Mas este método só pode ser recomendado para portas de garagem e entradas de despensas. A razão é que a espuma de poliestireno não é a melhor opção para isolar caixilhos metálicos.
O que você vai precisar?
O conjunto de materiais depende do tamanho e desenho da porta frontal. Para uma porta chinesa padrão com revestimento externo de metal e painel interno de plástico, você precisará de:
- ripas e barras de madeira 30x40 mm, 5-8 metros lineares;
- papelão ou pedaços de papelão grosso;
- espuma de poliuretano;
- penoplex com 25-40 mm de espessura, dependendo da espessura da porta metálica.
Se você planeja isolar uma porta metálica de entrada tipo armadura, então, em vez de poliestireno expandido ou penoplex, é melhor usar lã mineral laminada e espuma de polietileno revestida com folha de até 5 mm de espessura.
Instruções passo a passo
Quase todas as portas de entrada metálicas econômicas são projetadas da mesma maneira. São fabricados principalmente no Sudeste Asiático e oferecidos como entradas de apartamentos. Para um clima quente, talvez não houvesse problemas, mas na zona intermediária a porta da frente não retém calor algum.
A primeira coisa que você precisa fazer de acordo com as instruções é retirar a folha da porta das dobradiças e colocá-la sobre uma bancada (mesa). A coisa mais difícil de isolar uma folha de porta é desmontá-la. É necessário desapertar os toldos, a fechadura e vários parafusos em todo o perímetro.
Depois que o invólucro metálico foi separado e removido, o painel traseiro com reforços de papel permaneceu sobre a mesa.
Não há isolamento ou isolamento acústico em portas de entrada simples de metal.O revestimento metálico externo fornece a principal contribuição para a rigidez da folha da porta, portanto, todas essas nervuras de papel são necessárias apenas para evitar que a superfície da porta frontal bata sob carga. Portanto, todo papel deve ser removido.
A seguir, a moldura interna é montada com ripas de madeira, pode-se usar qualquer madeira, mas o lariço é o melhor. Não tem medo de umidade e não apodrece durante o contato prolongado com água condensada. Você pode até costurar todo o tecido com larício. A porta da frente será muito resistente, mas em termos de isolamento térmico ficará visivelmente pior.
A próxima etapa é costurar a base com uma folha de fibra, não necessariamente maciça, basta coletar sobras e resíduos para isolamento. Mas as folgas e juntas devem ser ajustadas com o máximo de cuidado possível, caso contrário existe o risco de formação de condensação na camada de isolamento.
Em seguida, o próprio isolamento é instalado. Deve ser feito de várias folhas inteiras de espuma de poliestireno. Quanto menos costuras entre as folhas de isolamento, mais quente ficará a folha da porta.
Os locais onde ainda se formaram fissuras devem ser preenchidos com pedaços de espuma de poliestireno com espuma de poliuretano. Agora você precisará verificar e nivelar o plano de isolamento. Após a instalação do revestimento metálico, não deve haver áreas salientes, irregularidades ou “saliências”.
É necessário montar a fechadura da porta frontal e recolocar as abas metálicas nas quais os toldos da porta foram aparafusados.
A última etapa é colocar o forro metálico da porta frontal, posicioná-lo com cuidado em todo o perímetro, fixar os toldos e a placa de acabamento da fechadura.
Devido ao isolamento instalado e à moldura de madeira, o peso da porta frontal aumentou 20%. Portanto, pode ser necessário substituir os toldos por outros mais potentes.Após a instalação da folha da porta, será necessário colar uma nova vedação na moldura, sendo preferível utilizar uma vedação tubular de silicone com pente adicional. Numa porta de metal praticamente não se desgasta.
Isolamento de porta metálica reforçada
O processo de instalação de isolamento em portas de entrada com painel frontal metálico reforçado parece um pouco mais complicado. Esta não é uma porta blindada; a chapa metálica não pode ser desmontada sem o uso de uma ferramenta especial. O isolamento da “armadura” é realizado na fase de montagem.
Normalmente, as cavidades internas da porta frontal são preenchidas com enchimento viscoso. Funciona como isolante e isolamento acústico. Além disso, o enchimento não permite trabalhar com disco de corte, furadeira de alta velocidade ou maçarico a gás.
Uma porta de metal padrão é isolada com poliestireno expandido ou soprada com espuma. Muitas vezes, várias (até uma dúzia) camadas de papelão ondulado tratadas com impregnação hidrorrepelente são simplesmente colocadas no interior das portas de entrada como isolamento. Essas portas são usadas principalmente como portas de entrada para apartamentos e escritórios.
Para instalar o isolamento no interior da chapa metálica, a porta deve ser retirada das dobradiças e colocada sobre uma bancada. O peso de uma estrutura metálica pode chegar a 80-100 kg, portanto a desmontagem é melhor realizada com um ou dois assistentes.
O próximo passo é cortar os rebites cegos e retirar o painel traseiro, que pode ser de metal ou plástico.
Antes da instalação é necessário desmontar a fechadura, as travessas e os restos do antigo isolamento térmico.
Em seguida, uma camada de espuma de polietileno laminado é colocada na parte traseira do painel frontal. A folha de isolamento deve se sobrepor às nervuras internas e nivelar a superfície final.Isso fornecerá proteção confiável contra quaisquer correntes de ar.
Depois disso, você pode montar a fechadura e instalar as hastes no lugar. Para evitar que partes móveis de metal entrem em contato com o isolamento, é colocado um isolamento de tubo feito de espuma de polipropileno por cima.
Agora você precisa colocar o isolamento principal. Para isolamento térmico de chapas metálicas, a lã de rocha Rockwoll com 50 mm de espessura é a mais adequada. Se possível, o isolamento deve ser feito numa só peça. Quanto menos costuras, menor a probabilidade de formação de pontes frias dentro de uma porta de entrada metálica.
Antes do assentamento, é cortada uma folha de lã de rocha de acordo com o tamanho dos nichos no interior da folha da porta. O isolamento deve ser inserido no nicho com leve força de compressão. Este método irá segurar o material dentro da porta frontal melhor do que qualquer cola.
Agora só falta colocar o painel traseiro da porta frontal e montar toda a estrutura na ordem inversa.
Conselho! Alguns artesãos recomendam instalar o painel traseiro com selante para evitar o acúmulo de vapor d'água no interior da porta frontal.
Também será útil colocar um ou dois sacos de sílica gel dentro da chapa metálica. Ele absorverá o vapor de água e protegerá as peças metálicas da ferrugem.
Resultados
Isolar uma porta com as próprias mãos em uma casa particular não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. A obra exige cuidados na colocação do isolamento térmico. O procedimento em si é simples, mas não se deve permitir que pontes frias ou fissuras permaneçam no interior da folha da porta.
Para portas de entrada de apartamentos, pontos frios se formarão nesses locais. Para as portas de entrada de uma casa particular, uma ponte fria causará intensa condensação e aparecimento de ferrugem.
Conte-nos sobre sua experiência com isolamento de portas de entrada.Qual material foi utilizado para isolamento térmico e por quê? Adicione também o artigo aos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
Na minha opinião é mais fácil soprar tudo por dentro com a espuma de um balão. O PPU retém o calor quase como a espuma de poliestireno. É assim que os telhados e as portas das garagens são isolados. Vai custar um pouco mais caro, mas é preciso desmontar tudo. Você pode descobrir isso com os chineses, mas não poderá remontá-lo.
É assim que isolam com espuma. Em seguida, vira pó e é derramado no chão da casa. Quem precisa desse tipo de isolamento? Não é à toa que os homens desmontam tudo e cobrem com penoplex ou algodão.