Cabo para limpeza de ralos: tipos de ferramentas e como usá-las corretamente
Um entupimento em uma tubulação de esgoto é um incômodo que pode acontecer inesperadamente.O ralo de um apartamento ou casa de campo pode ficar entupido a qualquer momento. E nem sempre é possível limpá-lo com produtos químicos domésticos ou com um êmbolo.
Concordo, ligar para encanadores é caro e demorado. É mais fácil pegar um cabo para limpeza de ralos e se livrar do problema manualmente. Esta ferramenta é fácil de usar e não requer habilidades especializadas do artesão doméstico.
Diremos como escolher o dispositivo simples certo e quais regras você deve seguir ao limpar o esgoto. Também daremos um exemplo de como fazer você mesmo um cabo simples.
O conteúdo do artigo:
O que é um cabo de encanamento e por que é necessário?
Técnico produtos de base química E caminhos Existem muitas opções para limpeza de canos de esgoto. Mas um cabo de encanamento (também conhecido como eixo flexível) é a opção mais simples, barata e eficaz entre eles.
Com sua ajuda, até mesmo tampões antigos feitos de lixo ou depósitos de lodo podem ser destruídos na tubulação. Esta ferramenta manual pode limpar facilmente risers, ralos, vasos sanitários e outros acessórios de encanamento.
Hoje em dia, os canos de esgoto em ferro fundido nos apartamentos estão sendo substituídos por análogos de plástico.Graças às paredes lisas internas, os drenos de plástico entupem com muito menos frequência do que os antigos dutos de ferro fundido. Mas mesmo neles ainda se formam bloqueios.
Trapos e sacos plásticos jogados no vaso sanitário transformam-se em entupimentos de canos, que só podem ser destruídos mecanicamente.
Como escolher a opção certa
Princípio usando um cabo de encanamento extremamente simples. Primeiro, a ferramenta é empurrada para dentro do cano de esgoto o máximo que puder, de modo que sua extremidade toque o bloqueio.
Em seguida, por meio de movimentos rotacionais e alternativos com o cabo da ferramenta, a ponta desta extremidade é utilizada para pegar o tampão a fim de retirá-lo ou destruí-lo no lugar dentro da tubulação.
As especificidades de aplicação e eficiência de uso dependem do desenho do cabo e da escolha correta do tamanho da ferramenta.
Levando em consideração as características de design de diferentes modelos
Existem quatro tipos de cabos de encanamento vendidos em lojas de ferragens:
- teleféricos – corda fina clássica (haste) feita de vários fios;
- primavera – uma mola oca torcida em arame;
- ferida de mola – núcleo flexível com espiral externa;
- fita (plano) – fita com 1–4 cm de largura.
Toda a gente tem tipos de cabo de encanamento os elementos de trabalho (alças, bicos, fitas, fios) são geralmente feitos de aço durável.
Existem modelos em que a espiral é revestida externamente por uma casca emborrachada, que protege as paredes internas dos tubos contra danos mecânicos do metal. Mas na maioria dos casos, um cabo de encanamento é apenas uma mola de aço sem trança.
Cabo. Um pequeno cabo de 1,5 a 3 metros de comprimento pertence à categoria de ferramentas domésticas. É ideal para limpeza de pias, limpando o bloqueio do banheiro e em trechos horizontais de dutos até o riser comum.
Tentar “romper” um tampão nas profundezas do esgoto com ele é inútil. Esse cabo de encanamento não alcançará o bloqueio ou simplesmente não será capaz de destruí-lo.
Primavera. O cabo é pequeno e ideal para limpar risers internos e encanamentos que vão até eles canos de esgoto.
Cabo central. Esta é uma ferramenta profissional que pode ser usada para empurrar um tampão de ervas daninhas. É difícil fazer algo semelhante com uma espiral regular devido à sua maior suavidade e compressibilidade.
Fita. Tal ferramenta não é suficientemente flexível e não pode alcançar todos os cantos do esgoto. Ela, ao contrário de uma mola, dobra apenas em um plano. Mas o cabo plano tem dimensões menores quando torcido.
Na maioria das vezes, é usado na limpeza de tubos principais longos e de grande diâmetro, que têm uma ordem de grandeza menos curvas do que aqueles dentro da casa.
Determinando o diâmetro de trabalho ideal
Ao comprar um cabo para limpeza de canos de esgoto, você precisa escolher com sabedoria sua seção transversal. É improvável que você consiga limpar uma pia ou mictório com uma ferramenta muito grossa. Simplesmente não cabe no orifício de drenagem. Este eixo flexível foi projetado para limpar risers e tubos largos de grande diâmetro.
Correspondência de diâmetros de tubos e cabos de encanamento:
- tubos D<50 mm – o eixo flexível deve ser selecionado com seção transversal de até 10 mm;
- oleodutos em 50–110 mm – você precisa de um cabo com diâmetro de 11–15 mm;
- risers verticais mais de 100 mm – você precisa escolher uma ferramenta com espessura de 16 mm.
Um cabo muito fino (3–4 mm) pode quebrar ao retirar o tampão do tubo. Este aparelho é mais indicado para limpeza de sifões e remoção de pelos de ralos.
Não vale a pena usá-lo para furar um cano grosso com um bloqueio em forma de pano. Uma opção mais sólida é necessária aqui.
Comparação de ferramentas manuais com elétricas
O cabo para limpeza de canos de esgoto tem muitas vantagens:
- torque elevado;
- equilíbrio ideal de elasticidade e flexibilidade;
- segurança de uso;
- simplicidade e facilidade de uso;
- alta eficiência de limpeza;
- Possibilidade de utilização de anexos para diversos fins.
Quando usada ativamente para a finalidade pretendida, a espiral do cabo perde sua elasticidade com o tempo (desfia-se) e simplesmente quebra. Mas com os devidos cuidados, limpeza e lubrificação após o trabalho, este aparelho durará muitos anos.
Um cabo de encanamento é bom para todos. É fácil de usar e barato. No entanto, esta ainda é uma ferramenta manual, que requer um certo esforço para operar. Mas você pode modificá-lo um pouco ou adquirir um eletrodoméstico profissional.
Os encanadores profissionais preferem usar ferramentas especiais para facilitar o trabalho. Pode ser uma alça em um suporte rígido e estável ou uma ferramenta elétrica completa com motor. Além disso, existem diferentes acessórios para diferentes tipos de tamancos.
A versão manual de um cabo de encanamento convencional é mais barata e menor em tamanho do que seu equivalente elétrico. No entanto, este último simplifica muito a limpeza das tubulações de esgoto. Se você precisa de uma ferramenta para um trabalho único, não há razão para gastar muito com ela.
No entanto, se você precisa limpar esgotos constantemente como encanador, deve pensar seriamente em comprar ferramentas elétricas.
Tipos de bicos usados
Normalmente, um cabo de encanamento para esgoto tem um gancho na extremidade de trabalho para retirar o tampão de lixo do cano. Mas uma ferramenta profissional é equipada com uma conexão roscada para aparafusar uma ampla variedade de acessórios. Eles podem ser incluídos no kit de eixo flexível ou vendidos separadamente.
Como bico de reposição, você pode colocar na extremidade de um poço de encanamento flexível:
- «parafuso» – para remoção de depósitos não sólidos das paredes dos tubos;
- «gancho» – para enrolar e enganchar malhas macias, etc. das coisas;
- «raspador» – para uso em tubulações largas e eliminação de depósitos de gordura;
- «arpão» – pela possibilidade de impacto no plugue para engatá-lo e retirá-lo;
- «faca deslizante» – para uma limpeza mais profunda das paredes dos tubos;
- «pique» – para quebrar depósitos de gordura.
Existem também facas espirais, serrilhadas e outras. Cada um deles é projetado para seu próprio tipo de bloqueio. Eles podem até mesmo remover raízes e depósitos densos de calcário de sistemas de dutos.
Para aumentar as capacidades de um eixo flexível convencional sem bicos e conectores para eles, encanadores experientes recomendam afofar a extremidade do cabo.
Fios rígidos que se projetam em direções diferentes, quando localizados no tubo, prendem com mais segurança trapos e outros detritos. Isso tornará a limpeza mais fácil e rápida. Mas essa modernização só pode ser aplicada em tubulações metálicas. As paredes de plástico serão rapidamente danificadas por ganchos rígidos.
As nuances da limpeza de tubos com cabo
Antes de usar um cabo de metal para limpar o dreno, você deve avaliar a natureza do bloqueio e o grau de bloqueio. Se for apenas um pano ou um pedaço de papelão grosso, um poço de encanamento flexível é a ferramenta ideal para essa limpeza.
Porém, se se formou um bloqueio tecnológico na tubulação, diretamente relacionado ao desgaste das tubulações e seu estreitamento por ferrugem, só uma realocação completa da rede de esgoto ajudará.
Ao inseri-lo no esgoto, a alça do cabo hidráulico deve ser girada exclusivamente no sentido horário. Assim, a espiral, ao repousar sobre o tampão de lixo, começará a comprimir gradativamente, aumentando a pressão e o torque.
Se o bloqueio for complexo e grande, o processo de empurrar o cabo, encaixar o plugue e retirar os detritos terá que ser feito várias vezes.
Se as tubulações de esgoto forem de plástico, é melhor levar um cabo com trança emborrachada para limpeza. Irá raspar menos as paredes plásticas dos tubos, danificando-os inevitavelmente. Desta forma, o sistema de esgoto durará muito mais tempo.
Antes de iniciar o trabalho, a espiral deve ser inspecionada cuidadosamente quanto a possíveis danos. Se romper dentro da tubulação durante a limpeza, será difícil retirá-lo. Para retirar a peça posteriormente, será necessário desmontar o esgoto.
Quando um cabo fica preso em um tubo, você deve começar a girá-lo lenta e cuidadosamente em diferentes direções para liberá-lo. Você não pode puxar a ferramenta. E, em geral, você não deve fazer esforços desnecessários ao trabalhar.
Depois de romper o tampão do tubo com um cabo, o esgoto deve ser enxaguado adicionalmente com água fervente. Não faria mal nenhum derramar uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio ou outro tipo de produto químico para dissolver gordura no ralo. A prevenção não fará mal aqui, mas apenas contribuirá para o funcionamento estável do sistema de esgoto.
Após cada utilização, o eixo flexível deve ser limpo de qualquer sujidade aderente. Além da água quente, é necessário utilizar agentes de limpeza e desengordurantes. O cabo é armazenado enrolado após limpeza com pano seco. É feito de aço galvanizado, mas ainda assim não deve deixar gotas de água sobre ele.
As sutilezas de fazer tal ferramenta
Em vez de um produto feito de fábrica, você também pode usar um cabo de encanador caseiro para limpar o ralo. É bem possível fazer isso com materiais improvisados.
O análogo mais simples é um pedaço de fio flexível com extremidade dobrada. No entanto, este dispositivo só irá limpar obstruções superficiais. O fio grosso não é flexível o suficiente para caber muito em um tubo curvo.
O procedimento para fazer ferramentas manuais para limpeza mecânica de esgoto:
- Corte um pedaço de 1–3 metros de comprimento do cabo de metal.
- Afofe uma das pontas para formar um pincel.
- Torça a outra extremidade em um anel e prenda uma alça nele por conveniência.
- Trate o aço com um composto anticorrosivo.
Um cabo de encanamento feito dessa maneira pode ser usado para limpar banheiros, banheiras e canos de esgoto.
Não é tão versátil quanto um dispositivo de limpeza profissional, mas é bastante adequado para uso independente em casa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vários vídeos interessantes irão ajudá-lo a escolher uma ferramenta e ensinar como fazer um cabo com suas próprias mãos.
Dispositivo para limpeza do sistema de esgoto sem produtos químicos:
Como você pode modificar o cabo de limpeza de tubos:
Instruções detalhadas irão ajudá-lo a fazer um cabo caseiro:
O método mecânico de limpeza de esgoto é usado apenas como último recurso, quando os produtos químicos domésticos e o êmbolo não conseguem mais ajudar..
Trabalhar com cabos de encanamento não é um passatempo agradável. Sujidades específicas de esgoto são difíceis de lavar e extremamente agressivas.Mas se houver um bloqueio sério, você não pode ficar sem esse eixo flexível. E você nem precisa chamar um encanador; você mesmo pode limpar um cano entupido.
Você tem experiência em lidar com entupimentos de esgoto? Compartilhe informações com nossos leitores e sugira sua maneira de resolver o problema. Você pode deixar comentários no formulário abaixo.
O cabo é uma das coisas que todos devem ter em casa. Nem que seja caro chamar especialistas, é só que você mesmo pode resolver esse problema com muito mais rapidez. Não recomendo fazer o cabo sozinho, porque pode surgir uma situação em que o esgoto terá que ser limpo de detritos adicionais. Para comunicações de apartamentos, uma opção de cinco metros é suficiente. Todos esses dispositivos elétricos ainda não foram devidamente colocados em um estado ideal, portanto, manualmente é mais eficaz. É importante não só empurrar, mas também girar ao entrar.
Sei por experiência na limpeza de canos entupidos que um cabo é o meio mais confiável. Eu uso como mostrado na primeira foto. O cabo deve ser grosso o suficiente para torcer e avançar facilmente. Fino - simplesmente sai de suas mãos.
Um post muito detalhado, claro, sobre cabos: pela primeira vez aprendi que existem acessórios para cabos (mas como você pode retirá-los com tal acessório se ele ficar preso em alguma coisa?) e que você pode torcê-lo com uma furadeira (ou chave de fenda) também é uma opção controversa (fixar e desapertar). E, claro, um pouco fora do assunto, mas a melhor solução química para limpar obstruções é o gel mole. Eu tentei de tudo, não ajuda muito.
Tentamos o Gel "Mole" - ajuda em alguns casos. Mas não sempre. O mais confiável ainda é um cabo normal.Ele pode lidar com qualquer cano.
Nada ajuda. Ou meu cabo não consegue passar pela curva ou o ferro fundido já pode estar começando a desmoronar. Resumindo, entendi.
Você não precisa acertar, você ainda pode tentar sobreviver com um pouco de derramamento de sangue. Convide um encanador; existe um método para romper o sistema de esgoto, como um pulso pneumático-hidráulico ou uma pistola pneumática. Se o problema for um entupimento e não um tubo em ruínas, os custos serão muito menores do que o diagnóstico mecânico do sistema.