Instalação de tomadas no banheiro: normas de segurança + instruções de instalação

O alto nível de conforto do homem moderno envolve a utilização de uma grande quantidade de aparelhos elétricos.Portanto, instalar tomadas no banheiro não é um capricho, mas sim uma necessidade importante.

A seleção e instalação dos pontos de alimentação ocorre de acordo com os requisitos dos documentos regulamentares e as regras do arranjo da rede elétrica intra-apartamento ou intra-doméstica. Essas disposições foram estudadas por nós e descritas detalhadamente no artigo.

Indicaremos áreas aceitáveis ​​para instalação de tomadas, listaremos as regras para colocação de cabos elétricos e aconselharemos na escolha de aparelhos elétricos. As instruções de instalação passo a passo propostas irão ajudá-lo a realizar todos os trabalhos elétricos sozinho, sem recorrer a especialistas para obter ajuda.

Por que você precisa de uma tomada no banheiro?

Nas casas mais antigas, as tomadas nos banheiros são extremamente raras. A razão para isto é o tamanho compacto da sala, a falta básica de espaço livre nas paredes e a fraca rede elétrica geral do apartamento.

Além disso, até recentemente acreditava-se que os pontos elétricos não podiam ser instalados em banheiros e sanitários, por isso eram levados para fora e montados perto das portas do banheiro.

Nas habitações modernas, a situação é diferente: as casas de banho conjugadas com WC e as casas de banho separadas têm uma área ampla, o que permite colocar livremente máquina de lavar, esquentador, secadora, aquecedor elétrico adicional-toalheiro e sistema de “piso quente” no espaço interior.

O uso diário de secador de cabelo, barbeador elétrico, modelador de cabelo, etc. continua relevante.

Tomada no banheiro
Considerando a quantidade de aparelhos que necessitam de eletricidade para funcionar, um bloco de tomadas ou 2 a 3 pontos separados são instalados no banheiro

Para saber exatamente quantas tomadas são necessárias para um banheiro, é preciso fazer uma lista de todos os aparelhos e dentre eles selecionar aqueles que estão constantemente conectados à rede.

Suponha que uma máquina de lavar seja frequentemente instalada em um banheiro grande. Geralmente é alocado um ponto elétrico separado para ele ou a conexão do cabo é instalada diretamente, usando um bloco de terminais.

Pela norma, o ponto elétrico deve estar localizado à esquerda, direita ou acima do aparelho, sendo proibido instalá-lo atrás de unidade volumétrica. Deve ser fornecido fácil acesso para que, se o produto falhar, ele possa ser substituído ou reparado de forma rápida e fácil.

Toalheiro aquecido elétrico no banheiro
Recomenda-se também alocar tomadas localizadas separadamente para conexão de esquentador, acumulador ou toalheiro aquecido - ou seja, dispositivos que normalmente funcionam em modo constante

Requisitos para instalação de pontos de energia

Novas modificações em dispositivos elétricos são projetadas para uso em ambientes com alta umidade. Mas tanto eles quanto os soquetes estão sujeitos a requisitos maiores. Você pode esclarecer informações legais em documentos regulatórios, por exemplo, em GOST R 50571.11 (1996) e PUE (7.1).

Quais áreas são adequadas para instalação?

Como você sabe, a combinação de água e eletricidade na vida cotidiana é muito perigosa para os seres humanos. Portanto, o banheiro, onde esse contato é possível, costuma ser dividido em zonas. São quatro no total - de 0 a 3.

Zonas de segurança
O diagrama mostra zonas de segurança elétrica no banheiro. Das quatro zonas indicadas, apenas na zona mais remota nº 3 é permitida a instalação de tomadas ou interruptores (+)

De acordo com as normas, os aparelhos eléctricos podem ser colocados em qualquer uma das zonas, mas devem cumprir as normas de tensão, grau de proteção, e também ser conectado a disjuntores RCD no quadro elétrico do apartamento.

Vejamos as capacidades de cada zona.

Se forem instaladas divisórias no banheiro ou forem feitos nichos para evitar respingos regulares de água na caixa dos pontos elétricos, os requisitos de instalação são mais relaxados. Por exemplo, você pode ficar sem uma capa protetora.

A que altura o soquete deve ser instalado?

Os padrões de altura em que as tomadas devem ser instaladas em um banheiro ou banheiro não mudaram em meio século: 0,9-1 m da superfície do piso.

No entanto, não existem regras rígidas, por isso, ao instalar, muitas vezes são guiados pela facilidade de uso. Por exemplo, ponto de energia para máquina de lavar geralmente localizado abaixo da tampa superior, na lateral do corpo.

Tomada de alta altitude
Se for necessária a substituição de uma tomada elétrica após uma reforma recente, é aconselhável deixá-la na mesma altura para não prejudicar o novo acabamento

Na documentação de referência moderna você pode encontrar padrões de altura, radicalmente diferente dos padrões anteriormente aceitos.

No planejamento de apartamentos em prédios altos, escolha uma altura de 40-45 cm a partir do nível da laje de concreto, ou seja, levando em consideração o acabamento posterior - 30-35 cm acima do revestimento final do piso.

Layout de soquete baixo
Um dos esquemas atuais com tomadas baixas. Esta colocação explica-se pela manutenção do design da divisão e pela facilidade de utilização dos pontos eléctricos

Vejamos os requisitos da PUE. Acontece que ali está indicada apenas a distância máxima da saída ao revestimento do piso - 1 m, o mínimo não é especificado, o que significa que pode até ser montado em rodapé.Além disso, se houver crianças na família, recomenda-se a utilização de dispositivos técnicos especiais - com cortinas de proteção.

Porém, uma posição a uma distância de 0,3 m do chão, e principalmente no rodapé, não é absolutamente adequada para o banheiro. Nos locais por onde passam comunicações por onde circula água, as tomadas não devem ser colocadas no fundo, pois existe sempre o risco de inundar a divisão.

Você também deve seguir as regras comuns a todos os quartos:

  • não inferior a 10 cm — distância das aberturas de portas e janelas;
  • não inferior a 15 cm - distância ao teto;
  • 90 centímetros — ao instalar um bloco “tomada/interruptor”, a altura é a partir do chão.

Podemos concluir que a localização ideal da saída é a uma distância de 0,5 m a 0,9 m acima do nível do piso acabado. Se precisar substituir uma tomada antiga, é melhor simplesmente desmontá-la e instalar uma nova sem alterar o local.

Regras para colocação de cabos elétricos

Em residências novas, na troca de tomadas, o cabo geralmente não é tocado, pois atende integralmente às normas de segurança e é capaz de suportar a carga. Se a casa for antiga, então durante as reformas do banheiro, antes de instalar as tomadas, é melhor substituir os fios.

Fios de cobre para tomadas
A fiação de alumínio é considerada fraca e inadequada para redes elétricas modernas e deve ser substituída por alternativas de cobre de 1,5 mm² ou maiores.

Para instalar eletrodomésticos - máquina de lavar, aquecedor - recomenda-se a instalação de linhas de energia potentes e, em alguns casos - linhas de energia dedicadas com RCD.

Definitivamente, você precisará de caixas de montagem para distribuir os fios ao longo das linhas. Se 2 blocos de tomadas forem instalados no banheiro, respectivamente, e caixas de distribuição você também precisará de 2.

Diagrama de conexão
Esquema da conexão mais racional.Se em vez de caixas de ligação você usar uma cadeia de conexões paralelas, qualquer violação no sistema desabilitará imediatamente todas as linhas conectadas (+)

As caixas de montagem são colocadas sob o teto a uma distância regulamentada pelas normas, e a partir delas os fios são baixados verticalmente até o local onde a tomada está instalada.

O fato é que a localização do cabo não é visível atrás do revestimento, portanto sua colocação diagonal é estritamente proibida. Qualquer fio localizado fora da caixa de junção/canal do bloco de saída pode causar um acidente.

A distâncias próximas, ou seja, diretamente, os fios podem ser colocados sob o revestimento do piso ou acima de estruturas suspensas - tetos suspensos ou de gesso cartonado. Mas neste caso é aconselhável colocar os fios dentro de capas protetoras (não metálicas). Isso se aplica a todos os tipos de produtos: VVGng, VVG e até NYM.

Algumas palavras sobre o tipo de fiação. Para banheiros, o mais seguro é o interno, localizado nas ranhuras sob o revestimento. Externo também é usado, mas extremamente raramente, pois é típico de banhos em casas de madeira. Você pode cobrir os fios com caixas plásticas feitas de material não inflamável.

Como escolher uma tomada para banheiro

Alguns dispositivos para banheiros, cozinhas e banheiros combinados não podem ser diferenciados dos comuns - na aparência eles têm exatamente a mesma aparência. Outros têm designs ligeiramente modificados. Porém, a principal diferença está na proteção, que pode ser determinada por meio de marcações - uma letra IP e dois números.

Para o banheiro, ambos os valores digitais são relevantes. O primeiro indica o grau de proteção contra partículas sólidas e poeira, o segundo - contra umidade.Os especialistas recomendam dispositivos marcados com pelo menos 4 para ambos os parâmetros, mas 5 ou 6 é melhor.

Seleção de soquete
Uma tabela com a qual você pode selecionar um soquete de acordo com os parâmetros apropriados. Exemplos de uma boa escolha são dispositivos marcados como IP55 ou IP65 (+)

O corpo da tomada, marcado com os números 6 a 8, é vedado e protegido até mesmo de jatos diretos de água, porém muitos dispositivos são equipados adicionalmente com tampas. Uma mola embutida evita a abertura acidental.

Para utilizar a tomada, é necessário com cuidado, com algum esforço, levantar a tampa para que os contatos do plugue possam ser inseridos livremente nos orifícios.

Verificando a qualidade do soquete
Durante o processo de seleção e compra, bem como após a instalação do aparelho, é melhor certificar-se mais uma vez de sua integridade: não deve haver rachaduras no corpo e a tampa deve encaixar bem e abrir com força

Os eletricistas profissionais recomendam não economizar na compra de produtos de marcas conhecidas que duram anos sem reparos. Por exemplo, eles recebem muitos comentários positivos de especialistas tomadas impermeáveis empresas: Schneider Elétrica, GIRA, Legrand, BERKER, ABB, Wessen, Bticino, Makel, Viko.

Instruções de instalação passo a passo

O processo de instalação de uma nova tomada ou substituição de uma antiga não leva muito tempo, mas uma instalação de alta qualidade só pode ser realizada rapidamente por um profissional que tenha praticado suas habilidades.

Se você está fazendo isso pela primeira vez, cada etapa deve ser pensada com antecedência e todas as ações devem ser cuidadosas e sem pressa. Damos um exemplo de instalação de tomada interna, por ser considerada a mais complexa e demorada.

Passo 1 – preparação de ferramentas e materiais

A quantidade de ferramentas depende diretamente do volume do trabalho.Se o processo de substituição do soquete fizer parte de um reparo importante ou cosmético, será necessário preparar a “artilharia pesada” - uma furadeira de impacto para fazer ranhuras, uma furadeira com brocas.

Para simplesmente substituir o aparelho, basta uma chave de fenda, um alicate, alicate e fita isolante.

Além das ferramentas listadas, você precisa preparar roupas de trabalho, luvas de algodão isoladas para trabalhar com fiação e uma máscara ou óculos de proteção se precisar bater nas paredes.

Passo 2 – paredes de passagem para fiação

Criar ranhuras em uma parede de tijolo, concreto ou concreto aerado é a etapa mais difícil e suja durante a instalação de uma tomada ou interruptor.

Prepare-se para o fato de que você terá que trabalhar em condições difíceis - após os primeiros golpes do martelo perfurador, uma espessa nuvem de poeira ficará suspensa no ar. Para evitar isso, os construtores conectam um aspirador de pó ao caçador de parede, mas os artesãos preferem ficar sem ele.

Vejamos qual ferramenta você pode usar para fazer sulcos nas paredes, bem como em betonilha de cimento no piso, se parte da fiação passar por baixo do revestimento do piso.

A broca também é útil no final da ranhura, para fazer um furo redondo para a caixa de encaixe. Para isso, em vez de uma broca, coloque uma coroa cilíndrica com o diâmetro desejado.

Depois do trabalho “sujo”, é preciso fazer a limpeza - retirar os resíduos da construção, lavar o ambiente. A poeira pode interferir na instalação da tomada.

Etapa 3 - instalação de uma caixa de tomadas

Completar instalação de uma caixa de tomadas é melhor na fase em que a parede está rebocada, mas os azulejos ainda não foram colados.

Na hora de trocar uma tomada, o processo fica um pouco mais fácil, já que não é necessário bater ou furar nada. Basta desmontar a caixa antiga, desapertar os parafusos de fixação e retirar a caixa de encaixe, que também é melhor substituir.

Somente após 24 horas será possível realizar novos trabalhos, pois a solução deve endurecer e fixar firmemente a caixa de encaixe.

Passo 4 - instalação e conexão da tomada

A principal etapa da conexão é o trabalho com fios, portanto, antes de iniciar o trabalho, é necessário desenergizar a linha de energia desligando o disjuntor do quadro elétrico do apartamento.

Então segue retire o isolamento dos fios e prepare-os para conexão. Para fazer isso, você pode usar alicate, alicate ou alicate.

Conectando fios em uma tomada
Para conectar os fios aos terminais do soquete, é necessário remover a tampa decorativa, deixar de lado os parafusos de montagem e encontrar os terminais necessários - ao lado de cada um há um símbolo

Ao conectar, certifique-se de levar em consideração codificação de cores dos fios.

Com sua ajuda é muito mais fácil determinar a finalidade de cada torneira:

  • Estágio — cor branca do isolamento;
  • zero - azul, azul;
  • aterramento - amarelo esverdeado ou verde.

Aparafusamos os fios nos blocos de terminais e os colocamos cuidadosamente dentro da caixa, tentando não prendê-los ou dobrá-los. Em seguida, insira a caixa e aperte os parafusos de montagem. Por último colocamos a faixa decorativa.

Após a instalação, devemos realizar testes - aplicamos corrente na linha e usamos uma chave de fenda indicadora ou multímetro para verificar a tensão na rede. Se tudo estiver em ordem, terminamos de revestir a parede ou arrumamos a área próxima ao ponto elétrico.

O processo de instalação de um soquete montado em superfície é muito mais fácil. Geralmente é instalado com fiação externa, ou seja, não há necessidade de cavar as paredes e instalar caixa de tomadas interna. Antes da instalação, a caixa é desmontada da mesma forma e os fios são conectados.

Dicas úteis para instalação elétrica no banheiro

Antes de instalar equipamentos grandes e potentes, você precisa pensar se precisa de uma tomada para conexão. Suponha que, para operar uma caldeira com potência de 3,5-5,5 kW, operando em modo constante, seja melhor usar não uma tomada normal, mas uma conexão direta com uma máquina separada.

Bloco de soquete na esquina
Para proteger os pontos elétricos da água durante o banho, eles podem ser colocados em nichos, atrás de divisórias e até em armários

Se a casa de banho tiver lavatório com bancada, pode considerar uma solução interessante e cómoda com módulo oculto.O bloco de soquete fica escondido na mesa, e apenas sai o elemento, pelo qual pode ser facilmente alcançado.

A principal vantagem do módulo retrátil é 100% de proteção contra água, mas sujeito a camuflagem oportuna.

A linha que vai para o banheiro deve ser equipada com um RCD, e cada dispositivo potente deve ser equipado com um disjuntor separado. Portanto, se um dispositivo quebrar, as linhas restantes funcionarão normalmente.

Módulo de soquete extraível
“Colunas” e “livros” remotos e retráteis são usados ​​​​ativamente em escritórios e cozinhas, mas também são adequados para equipar um banheiro

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você aprenderá com os vídeos apresentados quais dificuldades pode encontrar na instalação de pontos elétricos no banheiro e como lidar com elas.

Vídeo com comentários sobre o tema instalação de tomada:

Sobre as nuances de trabalhar com ladrilhos:

Instalação profissional de bloco de encaixe em ladrilhos:

Instalação do soquete de superfície:

O trabalho de instalação elétrica requer certas habilidades e conformidade com as normas de segurança. No entanto, os artesãos domésticos podem lidar facilmente com atividades como substituição e instalação de tomadas e interruptores.

Se ainda surgirem dificuldades ou se for necessário um trabalho de maior complexidade, é melhor entrar em contato com eletricistas profissionais.

Você tem experiência pessoal na instalação de uma tomada em um banheiro? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Arthur

    Em geral, quanto mais longe a saída estiver da fonte de água, melhor, e não há necessidade de se limitar ao padrão de 60 centímetros. Eu até jogaria pelo seguro e instalaria uma proteção contra respingos.Bem, é melhor usar soquetes pelo menos do tipo IP44. Eles são ainda melhores do que seus equivalentes IP55 totalmente selados, mais convenientes, embora não tão seguros. Mas você pode jogar pelo seguro aumentando ligeiramente a altura das tomadas acima do chão, pelo menos na altura dos olhos. Portanto, é conveniente conectar a caldeira, e o secador de cabelo pode ser alcançado, e a mesma máquina de lavar pode ser conectada de forma bastante conveniente, o fio é bastante longo.

  2. Elena

    Eu não instalaria uma tomada ao lado do banheiro. Não é necessário ali; na verdade, apenas cria perigo desnecessário. Pode ser que você precise de uma tomada perto do lavatório, aliás, temos exatamente essa, mas ela foi afastada o máximo possível para o lado, só para que o cordão pudesse ser alcançado, e é à prova d'água, com tampa. Isto é especialmente verdadeiro se houver uma criança em casa que nem sempre segue as precauções de segurança.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Bom dia, Elena. A instalação de tomadas é meticulosamente descrita pelas “Regras para Instalações Elétricas” e seção nº 701 do GOST R 50571.11-96 - eles escrevem especificamente sobre Banheiros e chuveiros. A PUE, iniciando a seção sobre equipamentos elétricos para banheiras e chuveiros, chama a atenção para o fato de que os dispositivos devem atender às zonas definidas pelo GOST, e lista as zonas e o grau de proteção dos equipamentos a eles destinados (zonas) ( captura de tela anexada).

      No GOST, você terá interesse em ler o zoneamento das banheiras para avaliar o quão segura é a distância até sua saída (captura de tela em anexo). O texto completo do GOST está disponível na Internet.

      Fotos anexadas:
  3. Com base na minha experiência não muito bem sucedida, posso notar que uma tomada no banheiro é simplesmente insubstituível, mas requer um planejamento claro. Só depois do reparo percebemos que havíamos errado nos cálculos.A tomada acabou ficando em um local completamente diferente de onde a máquina de lavar funciona agora. Eu realmente não queria remover os ladrilhos e chamar os trabalhadores novamente. Felizmente, a máquina tem um cabo longo, mas ainda causa alguns transtornos.

  4. Sergei

    Camaradas, entendi corretamente que apenas água corrente/pulverizada está relacionada às “zonas úmidas 1-2-3”? Outros perigos do banheiro não são regulamentados?
    Na nossa casa de banho (bastante grande) existe um tubo de aquecimento com radiador, claro, mas estão localizados na entrada (à esquerda da porta de entrada). Todas as fontes “úmidas” estão localizadas a quase 3 metros na diagonal, no canto oposto direito da sala.
    Os construtores colocaram a tomada fora do banheiro. Quero levá-la para dentro (bom, é inconveniente: minha mulher está lavando roupa - o cordão não deixa a porta fechar - ela não pode se lavar nem tomar banho).
    É possível fazer isso?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica