Instalando tomada para máquina de lavar no banheiro: um panorama da tecnologia de trabalho
Um dos pré-requisitos para o funcionamento seguro de uma máquina de lavar moderna é a escolha correta da tomada adequada para ela.Concorde que o cumprimento estrito da tecnologia de instalação do ponto de conexão não é menos importante em questões de segurança.
Não quer contratar um eletricista para instalar uma tomada? Quer entender os meandros da instalação e conectar a tomada sozinho? Tentaremos esclarecer esta questão - o artigo discute detalhadamente as opções de tomadas oferecidas pelo mercado moderno.
Também com nosso material você aprenderá como instalar corretamente uma tomada para máquina de lavar no banheiro, quais ferramentas e materiais são necessários para isso. O processo de instalação é suficientemente ilustrado com fotos. Um vídeo tutorial visual sobre as regras para a execução de trabalhos de instalação elétrica é fornecido no bloco de vídeo.
O conteúdo do artigo:
Condições principais para conectar uma tomada
Os projetos de casas antigas não incluíam instalando uma tomada no banheiro por dois motivos principais:
- primeiro – as antigas instalações habitacionais não dispõem de sistema de ligação à terra;
- segundo – naquela época não existiam eletrodomésticos estacionários potentes “alimentados” por eletricidade.
Os eletrodomésticos utilizados há duas ou três décadas não necessitavam de instalação permanente nas casas de banho, devido ao seu elevado nível de humidade característico.
As normas e padrões atuais permitem a colocação de pontos de conexão em ambientes com alta umidade, mas sujeitos a uma série de regras obrigatórias:
- A conexão é feita apenas com fiação utilizável feita de cabo de cobre de três núcleos.
- Para a instalação, são utilizadas tomadas elétricas, cujos invólucros se distinguem pela proteção confiável contra umidade.
- O equipamento elétrico está equipado com um dispositivo de desligamento de proteção com corrente de operação de 10 mA.
- A linha de alimentação deve ser equipada com um circuito de aterramento para que o potente dispositivo seja conectado através de um contato de proteção.
O aterramento é uma condição estrita para a instalação de uma tomada tanto em banheiro separado quanto em banheiro combinado onde haja excesso de umidade.
Informações sobre como instalar corretamente tomada com aterramento discutido em nosso outro artigo.
Em edifícios residenciais onde não há aterramento, um transformador de proteção dá conta da tarefa de extinguir correntes excessivas e desconectar a linha Dispositivo RCD. A única coisa é que o nível de proteção deles será um pouco menor.
Alguns proprietários são irresponsáveis quando se trata de conectar eletrodomésticos potentes, usando cabos de extensão e camisetas para isso.
Você não deve conectar uma máquina de lavar, que é um dos eletrodomésticos mais potentes, por meio de um cabo de extensão.
Isto é inconveniente e também perigoso.Na verdade, com conexão e instalação inadequadas, aumenta a probabilidade de uma situação de emergência devido a um curto-circuito, como resultado da qual mesmo equipamentos caros e de alta qualidade falham prematuramente.
Se houver uma inquietação curiosa na família, a presença de fios extras no domínio público assume características especiais.
Parâmetros básicos de fiação segura
A fiação do banheiro não deve apenas funcionar perfeitamente, mas também ser segura.
Selecionando o tipo de fiação
Em edifícios antigos, construídos há várias décadas, utilizavam-se principalmente fios com condutores de alumínio. Eles não são adequados para conectar equipamentos modernos e potentes.
A máquina de lavar roupa só pode ser ligada através de um cabo de três núcleos com núcleo de cobre.
Você também pode encontrar informações úteis sobre quais tipos de fios são usados para instalar redes elétricas em um apartamento, revisado aqui.
De acordo com cláusula 7.1.40 da PUE atual Em ambientes com alta umidade, recomenda-se instalar a fiação de forma fechada.
Para isso, o cabo que sai do quadro de distribuição é colocado em uma ranhura selecionada na parede para que fique escondido e não chegue nem parcialmente à superfície.
Esta medida protege o cabo do contato direto com a água, conhecida por suas excelentes qualidades condutoras.
Pelo mesmo motivo, ao assentar em canal escavado em madeira, por exemplo, não é permitido colocar o fio elétrico em uma mangueira metálica ou na cavidade de um tubo de aço.
O fio não pode ser fixado com braçadeiras de metal sem juntas de borracha. Os próprios suportes de montagem devem ter um revestimento anticorrosivo.
Determinação da seção transversal do cabo
Para que a fiação elétrica possa suportar a alta carga de uma unidade doméstica potente, é necessário calcular corretamente seção de cabo.
É determinado de acordo com o mesmo princípio da instalação de qualquer outro equipamento elétrico, levando em consideração a carga esperada. A potência da máquina de lavar está indicada nas instruções fornecidas com a mesma.
Para a colocação de linhas de energia, são utilizados apenas fios intactos e sem defeitos. Todas as juntas são cuidadosamente envolvidas com fita autoadesiva eletricamente isolante.
Não é permitida a presença de caixas de distribuição no banheiro, dentro do corpo oco onde os cabos dos dispositivos conectados são conectados conforme diagrama. As caixas de distribuição são sempre colocadas fora do banheiro.
Procedimento para determinar a seção transversal do cabo:
- Descubra a potência do aparelho elétrico conectado. Na maioria dos casos não excede 3 kW.
- A seção transversal do cabo é selecionada de acordo com as tabelas de referência.
Quando conectado bloco de soquete determine a potência total dos dispositivos “alimentados” por eles e então, usando as mesmas tabelas de referência, determine a seção transversal permitida do cabo.
Mesmo que a máquina consuma menos energia, artesãos experientes recomendam fazer uma reserva de energia. Afinal, é possível que, com o tempo, uma unidade obsoleta possa ser substituída por novos equipamentos de maior potência.
Recomenda-se usar apenas fio de cobre para conexão. Em comparação com seu “irmão” de alumínio, é preferível porque possui melhores propriedades condutoras elétricas.
O fio de cobre é capaz de suportar alta tensão com seção transversal menor: 2 kW de carga por 1 mm de seção transversal. Portanto, o espaço colocado na ranhura ocupará metade do espaço. Além disso, é resistente à oxidação e, segundo os eletricistas, tem vida útil superior a 30 anos.
RCD e potência da máquina
O cabo que conduz uma linha separada até o banheiro é conectado ao painel de distribuição interno por meio de um dispositivo de desligamento de emergência (RCD).
A corrente de fuga do dispositivo de proteção para conectar linhas quando é necessária proteção rápida deve ser de 10 mA. Isso se deve ao fato do banheiro ser caracterizado por alta umidade, portanto o ambiente é classificado como ambiente de alto risco.
Uma pessoa sente o efeito irritante da corrente alternada já no valor de 5-7 mA.
Se o banheiro for “alimentado” por linha coletiva, a corrente máxima de fuga para conexão da fiação elétrica deve ser de 30 mA. Esses dispositivos são mais baratos que 10 mA, mas não funcionam tão rapidamente.
Para instalação em casas e apartamentos particulares, os modelos combinados com um disjuntor para proteção da fiação são os mais usados - interruptores diferenciais.
Você também pode estar interessado em informações sobre diferenças entre RCD e difavtomat, discutido em nosso outro artigo.
Dispositivos modulares fornecem proteção em três “frentes”: contra sobrecarga da fonte de alimentação, contra excesso do valor permitido de fuga de corrente e contra curto-circuito na linha.
Se não houver RCD estacionário no quadro de distribuição elétrica do apartamento, é utilizado um RCD do tipo portátil. Eles são conectados a uma tomada existente e, em seguida, o equipamento elétrico é conectado.
Mas o RCD em si não é uma proteção completa. Para proteger a fiação e a própria unidade contra curtos-circuitos, é instalado um disjuntor de corrente residual separado.
Tradicionalmente, é usada uma máquina 16A. Em qualquer caso, a corrente nominal de operação do RCD deve ser uma categoria superior à corrente nominal do disjuntor de entrada.
Locais para instalação de pontos de conexão
Na escolha da localização do ponto de ligação, a importância fundamental não é tanto a proximidade do eletrodoméstico “alimentado”, mas sim a distância das fontes de umidade e a altura em relação ao nível do chão. Existem apenas 1 ou 2 locais seguros em um banheiro compartilhado.
Ao escolher a localização do ponto de conexão, eles são guiados pelos seguintes parâmetros:
- Todas as tomadas elétricas para ligação de eletrodomésticos estão colocadas a uma altura de pelo menos 60 cm do nível do chão. Essa exigência se explica pelo fato de que em caso de rompimento de tubulações e grandes vazamentos, minimizar o contato com a energia elétrica, o que pode provocar uma situação de emergência.
- Em relação a objetos que sejam fontes de água ou respingos, as tomadas são colocadas mantendo uma distância de 60 cm, esta solução também reduz o risco de entrada de umidade no dispositivo conectado, tornando seu funcionamento mais seguro.
Ao determinar a altura de instalação das tomadas, você deve se guiar pelo princípio “quanto mais alto, melhor”.
A reforma de qualidade de um apartamento ainda não garante que no momento perfeito não haverá riacho de cano comum, ou “cachoeira” de vizinhos que moram no andar de cima. Portanto, alguns especialistas recomendam a instalação de tomadas a uma altura de 130 cm do chão.
Ao projetar a fiação em um banheiro, você deve ser guiado por cláusula 7.1.47 da PUE atual.
Segundo ele, a sala está dividida em 4 zonas:
- zona vermelha – designado por zero, localizado no lavatório, na banheira e na zona do duche. Nenhum soquete pode ser colocado nele.
- Primeira zona – diretamente acima ou abaixo do box do chuveiro, bacia de banho, cobrindo uma área com raio de 0,6 metros. Permite a instalação de equipamentos necessários ao funcionamento da canalização com potência até 12 V. Não deve haver tomadas nesta área.
- Zona amarela ou segunda zona – colocados a cada 60 cm, estão ligados dispositivos de aquecimento de água. Os soquetes também não podem ser instalados.
- Verde ou terceira zona – da zona “2” situa-se a uma distância de 2,4 m, contém todas as tomadas da norma IPX4 e unidades domésticas “alimentadas” pela rede, ligadas através de um RCD com contacto de terra.
As tomadas não devem ser colocadas em paredes frias, em cuja superfície se acumula condensação.
As tomadas utilizadas para conectar uma máquina de lavar no banheiro devem atender aos seguintes requisitos:
- Casos tomadas impermeáveis Estão equipados com capas protetoras para evitar a penetração de umidade.
- O interior dos dispositivos é isolado com juntas de borracha densas, que minimizam a probabilidade de ocorrência de faísca entre os contatos.
O nível de proteção das tomadas à prova d’água é determinado pela marcação “IP”. Quanto maior o indicador digital, mais confiável é o dispositivo. Assim, os modelos da classe “IPX1” protegem apenas contra pequenos respingos, e “IPX4” não tem medo nem mesmo do contato direto com jatos de água.
Sutilezas de conectar uma tomada para uma máquina de lavar
Ao planejar conectar uma máquina de lavar no banheiro de uma casa com mais de 20 anos, inspecione primeiro cuidadosamente a fiação. Provavelmente existem fios de alumínio ali.
Eles não podem ser usados para conectar aparelhos potentes, incluindo uma máquina de lavar.Como a condutividade de um núcleo de alumínio é quase duas vezes menor que a de cobre, e quando aparecem óxidos na superfície, o valor diminui ainda mais.
Para instalar uma linha de energia para conectar uma máquina de lavar, você precisará de um cabo com condutores de alumínio mais grossos que os de cobre, o que não terá o melhor efeito no custo total. Qualidade conexões de fio deve ser perfeito para evitar superaquecimento.
Ao operar a tomada de energia, você deverá verificar e apertar regularmente os terminais roscados.
Esteja preparado para o fato de que substituir a fiação de alumínio desatualizada por uma de cobre custará um bom dinheiro. Mas a segurança dos membros da família e o funcionamento normal dos equipamentos dependem diretamente disso.
Alguns proprietários instalam um ponto de conexão no banheiro para todos os aparelhos elétricos. Para isso, coloque um fio com seção transversal de 2,5 mm, ao qual é conectado um bloco de tomadas em cadeia, que serve para “alimentar” não só a máquina de lavar, mas também outros aparelhos elétricos.
Artesãos experientes não recomendam fazer isso, mas ainda aconselham colocar um fio separado na máquina de lavar.
Ao instalar várias tomadas, é aconselhável organizar os pontos de conexão da forma mais compacta possível. O painel de controle do piso aquecido também pode ser conectado ao bloco de tomadas.
Como elemento de proteção, você pode instalar um interruptor para a própria tomada.Mas deve ser considerada apenas como uma opção de segurança, actuando como um complemento ao sistema de segurança global.
Tecnologia de instalação de ponto de conexão
No momento da instalação da tomada, já deve haver uma máquina ou RCD instalada no quadro elétrico, e o próprio fio deve ser direcionado para o banheiro.
Antes de prosseguir com a instalação do ponto de conexão, certifique-se de que o fio não esteja energizado, tocando as pontas do cabo desencapadas da trança com uma chave de fenda indicadora
Etapa # 1 - colocar o cabo e instalar a caixa de soquete
Para realizar a fiação oculta na cavidade da parede, é feita uma ranhura com um martelo perfurador. É colocado ao longo do caminho mais curto sob o teto, paralelo à superfície do piso.
A linha para o soquete é abaixada perpendicularmente. A fiação é fixada nas ranhuras por meio de grampos de cavilha.
Para marcar a localização do soquete, o corpo do dispositivo é aplicado no centro da tira colocada. Use um marcador para fazer marcas para fazer o furo. Marcado o ponto de colocação do encaixe, com um martelo perfurador equipado com coroa D 68 mm, faça um furo na parede.
As paredes do furo feito são limpas de resíduos de poeira e elementos de parede esmagados. Uma caixa de tomadas é instalada no assento preparado.
A escolha da tomada depende do tipo de parede. Para instalação em concreto, são utilizados blocos de montagem sem quaisquer elementos de fixação. Para drywall - copos plásticos equipados com placas de pressão para permitir a fixação no verso da chapa. Leia mais sobre tecnologias de instalação de caixa de soquete pode ser lido em outro artigo.
A caixa de tomadas instalada conterá um bloco de terminais para conexões à fiação elétrica escondida na parede.
Passo #2 - Conectando o Bloco Terminal
Os elementos decorativos são retirados do corpo do soquete, deixando apenas o bloco de terminais. Os parafusos de fixação dos terminais são afrouxados, com o auxílio dos quais serão fixadas as pontas desencapadas dos fios conectados.
Para facilitar a conexão, o isolamento dos fios fornecidos é feito em diversas cores. O fio terra é pintado em trança verde-amarela, o fio de fase é apresentado com bainha vermelha ou marrom e o fio neutro é com isolamento azul ou azul.
As pontas dos fios retiradas do “vidro” plástico são levadas aos contatos e inseridas nos terminais. Os fios de fase e neutro são conectados aos terminais condutores de corrente: fase à direita, neutro à esquerda. O condutor de aterramento é conectado ao terminal designado pela abreviatura “PE”.
Em hipótese alguma conecte o “zero” ao terminal de aterramento, caso contrário, se o “zero” de trabalho do painel queimar, a “fase” reversa irá romper no corpo da máquina conectada à rede.
O corpo do soquete com contatos conectados é fixado à caixa do soquete com parafusos ou abas espaçadoras.Após a fixação do bloco, verifique a qualidade das conexões dos contatos e o aperto dos parafusos nos blocos terminais.
Na fase final, é instalada uma cobertura decorativa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dicas para instalar pontos de conexão no banheiro:
Como colocar um fio para uma máquina de lavar:
Os trabalhos relacionados à fiação elétrica pertencem à categoria de alto risco. E devem ser realizados com o máximo cuidado..
Se você não consegue avaliar corretamente a situação e não está confiante em suas próprias habilidades, não experimente. É melhor confiar esta tarefa complexa a um eletricista profissional.
Você instalou de forma independente uma tomada para conectar uma máquina de lavar? Conte-nos o que foi mais difícil para você e como funciona o ponto de conexão agora.
Talvez você tenha alguma dúvida depois de estudar nossas instruções? Sinta-se à vontade para nos perguntar preenchendo o formulário de comentários abaixo deste artigo.
Em geral, quase tudo se resume não à instalação da tomada em si, mas à organização da correta fiação dedicada. É provavelmente por isso que agora, mesmo em muitas casas novas, as máquinas de lavar são instaladas diretamente na cozinha e não no banheiro. Claro que lá também tem água e é preciso ter cuidado, mas a cozinha é um cômodo com muito menos umidade.
Mesmo assim, as máquinas de lavar são instaladas principalmente na cozinha porque ali há mais espaço livre. Se não houver problemas de espaço no banheiro, é muito mais conveniente instalá-lo ali. Com uma abordagem competente das conexões (incluindo tomadas), a umidade mais elevada não é importante.
Durante a reforma do banheiro, instalei uma tomada à prova de umidade. Já estava aterrado e fechado com tampa por cima. A instalação não causou problemas e não exigiu muito esforço. Fiquei satisfeito com a tomada, pois acidentalmente tive que verificar se havia vazamentos - meu filho borrifou com uma pistola d'água. Nem uma única gota entrou. A máquina de lavar funciona bem.
Não entendo muito bem sobre o RCD e o disjuntor adicional. Acontece que o RCD simplesmente não corta o fornecimento de eletricidade no momento certo? Ou estou entendendo mal alguma coisa? Por exemplo, muitos dispositivos poderosos já estão equipados com um RCD conectado a um fio com plugue. Quando a eletricidade passa, o ouzo é acionado e desliga o dispositivo. Os outros não trabalham com o mesmo princípio?
Boa tarde, Valentim. O disjuntor é acionado por curtos-circuitos à terra, condutor neutro ou outros tipos de curto-circuito metálico. Por exemplo, se o isolamento de uma máquina de lavar for perfurado no corpo, que está aterrado, conforme exigido pela PUE, a máquina funcionará.
Um RCD diferencial desligará uma máquina de lavar que não esteja aterrada. Por exemplo, uma fase entrou em curto com a carcaça e não há para onde a corrente fluir - as pernas da máquina são de plástico e a corrente começa a fluir através do fio neutro, mas não o suficiente para desarmar o disjuntor. Você vai até a máquina de lavar, toca o corpo e o RCD desliga “instantaneamente” a linha elétrica que vai para a máquina. Você pode ler os detalhes na seção "RCD e máquinas automáticas».
Olá! Comprei uma máquina de lavar WLG Bosch 20160, potência de 2,3 kW. Como o banheiro é muito pequeno, coloquei a máquina na cozinha.Instalei uma tomada Etude para ele (fabricante Schneider Electric, corrente nominal 16A, tensão nominal 220V, também o apartamento possui 4 disjuntores unipolares 16A e um bipolar 25A). Por favor, esclareça se posso usar essa tomada, ainda não conectei o carro à rede.
E outra pergunta: na cozinha há um fogão a gás-elétrico Hansa com forno elétrico (potência total 2 kW - ambos os elementos de aquecimento). É permitido instalar, em vez de uma tomada única na mesma caixa de tomadas, uma tomada dupla do mesmo fabricante com características semelhantes e utilizar os dispositivos alternadamente sem retirar os plugues da tomada.
Obrigado!
Bom dia, Sérgio. A listagem dos disjuntores instalados não dá uma ideia do circuito de alimentação elétrica do seu apartamento.
Se uma máquina de 25 A for montada na entrada, ela suportará uma máquina de lavar (consome 10,5 A), mas ao trabalhar simultaneamente com um forno elétrico (consome 9 A), pode ser nocauteada pela corrente de partida da máquina (não direi cem por cento).
Certamente o disjuntor de 16 A está no grupo de tomadas - ele será desligado por esses dois poderosos receptores elétricos. As próprias tomadas de 16 A não serão afetadas. A capacidade de carga do fio que vai para a tomada dupla deve ser verificada.
Em geral, a questão do fornecimento de energia aos apartamentos é abordada detalhadamente pelo “SP 256.1325800.2016” (uma captura de tela da seção obrigatória está anexada à resposta). Não invente, siga as Regras e leia os artigos do “instalação de fiação" Em nosso site.
Que absurdo. RCD não protege contra curto-circuito