Como umidificar o ar sem umidificador em um apartamento no inverno: as melhores opções práticas
O ar seco causa nariz entupido, dor de garganta, tosse, lábios rachados, cabelos eletrificados, descamação da pele... Você concorda que deseja se livrar desses fenômenos desagradáveis o mais rápido possível?
Sabendo umidificar o ar sem umidificador em seu apartamento, você esquecerá esses problemas de uma vez por todas. Além disso, você poderá manter um microclima confortável em sua casa, independente da época do ano e do clima externo.
No artigo que apresentamos você encontrará respostas completas a perguntas que interessam ao proprietário atencioso de uma casa ou apartamento. Falaremos sobre os motivos da diminuição da umidade em espaços fechados. Diremos a você a melhor forma de lidar com a baixa umidade e fenômenos relacionados.
O conteúdo do artigo:
Por que o ar está seco e úmido?
Uma pessoa respira ar que contém vapor de água. A quantidade real desse vapor em um metro cúbico de ar é chamada de umidade absoluta. Abreviado: ABB. Por exemplo, se um metro cúbico de ar contém 15 g de água, então a umidade absoluta é 15 g/m3.
A quantidade de água no ar varia, mas existe uma saturação máxima possível do ar com vapor d'água a uma determinada temperatura.Este valor é denominado umidade absoluta máxima, limite de saturação ou capacidade de umidade.
A capacidade de umidade do ar depende da sua temperatura: quanto maior a temperatura, mais água o ar pode reter. À medida que a temperatura cai, ela passa do ponto de orvalho e o ar não consegue mais reter a mesma quantidade de vapor d'água.
O “excesso” de umidade condensa e cai na forma de orvalho, geada ou geada. Como resultado, a umidade absoluta atual diminui.
À medida que a temperatura aumenta, ocorre o processo inverso – um aumento na capacidade de umidade. Na presença de fontes de água ou vapor, a umidade aumentará até o limite de saturação característico de uma determinada temperatura.
O que é umidade relativa?
As previsões meteorológicas usam a umidade relativa do ar (UR) em vez da umidade absoluta do ar. Esta é a razão entre a umidade absoluta atual e máxima multiplicada por 100. Não é medida em gramas por metro cúbico, mas em porcentagem.
É muito importante compreender que no inverno, com o mesmo AVV no exterior e numa divisão aquecida, o AVV será mais elevado onde a temperatura for mais baixa, ou seja, no exterior.
Vejamos como isso se parece na prática. A -20 °C não pode haver mais de 0,88 gramas de vapor de água em 1 metro cúbico de ar. Este é o limite de saturação no qual a umidade relativa é de 100%.
A +20 °C a quantidade de vapor em um metro cúbico de ar já pode chegar a 17,15 g/m3. Com o ABB atual igual a 0,88 g/m3, a TBE será de apenas 5,1%.
Ao que parece, por que introduzir dois conceitos semelhantes: umidade relativa e absoluta. Mas há boas razões para isso. Em primeiro lugar, é muito mais fácil medir o RHV - mesmo higrômetros domésticos simples fazem um excelente trabalho nessa tarefa.
E em segundo lugar (e mais importante), o grau de influência no corpo é determinado pela combinação de umidade e temperatura, o que significa que o indicador RHV é mais informativo. Lembre-se de como pode ser desconfortável em um dia quente depois da chuva, quando ocorre o efeito de sauna. Com umidade moderada, o calor é muito mais fácil de suportar.
Umidade relativa de acordo com GOST
Opções microclima nas salas de estar especificado em GOST 30494-2011. Eles são classificados em ótimos e aceitáveis.
Um microclima ideal é aquele em que o corpo humano é capaz de manter um estado térmico normal sem estresse excessivo nos mecanismos termorreguladores. Com um microclima ideal, cerca de 80% das pessoas na sala se sentem confortáveis. Mas os 20% restantes serão desconfortáveis.
Com parâmetros de microclima aceitáveis, os mecanismos de termorregulação do corpo ficam sobrecarregados, por isso o bem-estar da pessoa piora, ela sente desconforto, mas sem prejudicar a saúde.
Esclareçamos que estas normas foram desenvolvidas para construtores e organizações que atendem edifícios residenciais (escritórios habitacionais, associações de proprietários, etc.).Portanto, os parâmetros microclimáticos são indicados em relação aos períodos frios e quentes do ano. Ou seja, os construtores devem construir casas de forma que mantenham o calor e a umidade em níveis aceitáveis, e as organizações de serviços garantam fornecimento de calor suficiente no inverno.
Mas indicadores inter-relacionados de temperatura e umidade relativa do ar são importantes para o corpo humano, independentemente da época do ano. O que deveriam ser é mostrado na tabela.
Temperatura ideal do ar | Umidade relativa ideal | Umidade relativa máxima permitida |
20-22ºC | 45-30% | não mais que 60% |
22-25°C | 60-30% | não mais que 65% |
Como você pode ver, a faixa de parâmetros é muito ampla e quando a temperatura aumenta apenas 2-3 °C, o limite superior da umidade ideal “salta” imediatamente. É claro que, apesar dos padrões, um aumento ou diminuição da umidade em 1,5-2 vezes a uma temperatura constante afetará o bem-estar.
Mesmo quando se aproxima do limite inferior do normal, o ar é percebido por muitos como muito seco. Se a temperatura exterior permanecer -20 °C ou inferior durante um longo período, a humidade relativa nos apartamentos cai abaixo do nível máximo e pode atingir 5-7%.
Por que o ar seco é prejudicial aos humanos?
A secreção muconasal, secretada pelas membranas mucosas da cavidade nasal, atua como uma barreira à penetração no corpo de vírus e bactérias perigosas para os seres humanos.
Com a falta de umidade do ar, as mucosas ressecam e ocorre falta de secreção, o que contribui para a infecção por gripe e outras doenças infecciosas. Aparecem coriza, espirros e tosse. Devido ao ressecamento e à tensão, formam-se microfissuras nas mucosas, que podem se tornar focos de infecções purulentas.
Estar em uma sala com baixa umidade faz com que as lágrimas sequem rapidamente. A superfície dos olhos não está limpa ou umedecida adequadamente. Aparecem coceira e vermelhidão. Pessoas que trabalham em frente ao computador ou usam lentes de contato são as mais afetadas.
De ar seco sofre não apenas as membranas mucosas, mas também a pele. A pele seca é mais propensa a reações alérgicas e dermatoses. O bem-estar geral também piora, a pessoa se cansa mais rápido e percebe pior as informações.
As crianças pequenas são mais sensíveis ao ar seco. Os médicos recomendam manter a umidade relativa no berçário em um nível de pelo menos 45-50%.
Como determinar se o ar está seco ou não?
A maneira mais fácil de controlar o microclima é com a ajuda de instrumentos: termômetro, higrômetro ou estação meteorológica doméstica. Você também pode usar meios improvisados.
Encha o copo com água e coloque na geladeira para esfriar até 3-5 °C. Retire o copo de água fria e coloque-o sobre uma mesa ou outra superfície que seja conveniente para observação.
Após 10 minutos, avalie o estado da condensação na parede externa do vidro. Pequenas gotas de água na parede embaçada indicam umidade normal. Grandes gotas escorrendo pela parede indicam alta umidade.Se não houver condensação, a parte externa do vidro está seca - a umidade é baixa.
Uma pinha fresca, recém colhida de uma árvore ou caída recentemente de um galho, reage ao teor de umidade do ar. Quando levado para um apartamento onde o ar está muito seco, revela totalmente suas escamas. Em alta umidade, ao contrário, a balança permanecerá pressionada. Apenas não coloque a pinha perto de fontes de calor, caso contrário os resultados da observação não serão confiáveis.
Devemos lembrar também que a sensação de frio e calor é puramente individual. Algumas pessoas andam pela casa apenas com camiseta, mesmo a 18°C. Para outros, os radiadores do aquecimento central parecem frios, apesar dos 22 °C ideais. Portanto, você precisa se concentrar em seus próprios sentimentos e bem-estar.
Mas se ocorrerem os efeitos mencionados no início do artigo, enquanto os aquecedores elétricos estão funcionando, o apartamento é frequentemente ventilado quando está -10 ° C ou menos lá fora, e as pontas das folhas das plantas da casa, apesar dos devidos cuidados, secam fora - é hora de agir.
Você não precisa comprar equipamentos especiais para isso. É sabido como se pode umidificar um apartamento no inverno sem um umidificador usando métodos populares, que ao mesmo tempo têm base científica.
Como aumentar adequadamente a umidade?
Ao compreender a relatividade da umidade sob diferentes condições, você não cometerá mais o erro comum de tentar umidificar seu apartamento ventilando no inverno. Se estiver frio lá fora e com alta umidade relativa, a ventilação terá exatamente o efeito oposto e o ar ficará ainda mais seco.
Além disso, não reduza o fornecimento de calor nem cubra o radiador com um cobertor para diminuir a temperatura do apartamento. A humidade relativa irá de facto aumentar, mas a quantidade real de humidade no ar não irá mudar, embora este seja precisamente o nosso objectivo.
Pode parecer que a capacidade limitada de umidade do ar só causa problemas. Na verdade, graças a esta propriedade, a atmosfera terrestre, saturada de vapor d'água, não ferve e não se transforma em bloco de gelo, e para umedecer o ar muito seco do apartamento existe métodos simples e eficazes.
Usando recipientes de água
Na costa marítima há sempre mais umidade no ar, mas não será possível criar um grande lago em um apartamento. Mas você pode colocar recipientes com água em lugares diferentes. À medida que evapora, umedece continuamente o ar.
Você pode colocar água em uma bacia, em uma bandeja de geladeira, em um prato grande, o principal é que a superfície de evaporação seja a maior possível. Garrafas e outros recipientes com gargalo estreito não são adequados para este fim.
Para evitar tropeçar em pratos espalhados pelo apartamento, coloque-os debaixo da mesa, debaixo do radiador, debaixo do armário ou em outros locais de difícil acesso. Não se esqueça de adicionar água enquanto ela evapora.
Cortinas e toalhas hidratantes
Os radiadores de aquecimento nos apartamentos standard estão localizados sob as janelas atrás das cortinas. Usando um borrifador, molhe as cortinas com água até ficarem levemente úmidas. O calor que emana da bateria vai secar o tecido, evaporando a água. O método é mais eficaz se forem usadas cortinas pesadas que absorvem a umidade.
O tecido atoalhado, com o qual são feitas as toalhas de banho e os roupões, absorve e retém bem a água. Molhe uma toalha felpuda com água, torça-a levemente e pendure-a nas costas de uma cadeira ou radiador. Depois que a toalha secar, repita o procedimento.
Garrafa plástica e curativo
Você precisará de uma garrafa plástica de 1 litro e um curativo normal de 1 a 2 metros de comprimento. Uma extremidade do curativo é enrolada em uma corda e passada pelo gargalo da garrafa até o fundo. A garrafa é enchida com água e fixada na bateria, por exemplo, com uma corda forte. A parte externa do curativo envolve a bateria.
O curativo ficará saturado com a água da garrafa e evaporará essa umidade sob a influência do calor que emana da bateria, umedecendo o ar. Você só precisa se lembrar de adicionar água à garrafa.
Plantas caseiras que gostam de umidade
Plantas de casa com folhas grandes retêm muito líquido e umedecem bem o ar.
Mais adequado para este propósito:
- ficus e scindapsus;
- monstera e nefrolepis;
- aglonema e diefenbachia;
- Sansevieria e Clorophytum.
As plantas que gostam de umidade requerem rega e pulverização regulares e abundantes.
Solo úmido em vasos servirá como outro umidificador natural. Além da umidificação, as plantas purificam o ar do formaldeído e de outras substâncias nocivas e o enriquecem com oxigênio.
Fontes de mesa internas
Pequenas fontes internas de mesa podem ser com ou sem bomba submersível. A água sobe até o topo e desce, passando por um caminho de complexidade e comprimento variados.
Durante a circulação, ocorre a evaporação natural da água, devido à qual o ar fica saturado de umidade. Essas fontes são um elemento decorativo da moda. O murmúrio dos jatos promove relaxamento.
Para evitar depósitos de calcário, utilize água destilada. Precisa ser abastecido diariamente, evitando que a fonte fique parada. Limpe e lave a fonte a cada 1-2 meses.
Seixos ou argila expandida contra “secura”
Um recipiente largo e raso é preenchido até a metade com pedrinhas ou argila expandida e a água é despejada, completando-se posteriormente à medida que evapora. Você pode colocar vasos de violetas Usambara em uma bandeja com pedrinhas e colocá-los todos juntos no parapeito de uma janela ou no armário da cozinha, se houver um local suficientemente ensolarado.
Os seixos devem ser lavados regularmente em água corrente. Também é útil esterilizá-lo periodicamente, mergulhando-o em água fervente por vários minutos.
Enchendo aquasoil em um recipiente
Bolas coloridas que podem absorver água e liberá-la gradualmente no solo ou na atmosfera são chamadas de aquasoil. É utilizado na floricultura, acrescentando em vasos com plantas caseiras. Também fica lindo em vasos com flores cortadas.
Se você espalhar terra aquática em vasos e salanits, ela não só umidificará o ar do apartamento, mas também decorará o interior. Mexa as bolas periodicamente para que não só a camada superior, mas também a inferior evapore a umidade e também adicione água. Uma vez por semana, dê um banho nas bolas - enxágue-as em água corrente.
Aquário com ou sem peixes
Grandes e pequenos recipientes transparentes com água são excelentes auxiliares no combate ao ar seco. Aquários de mesa, de chão, de parede, redondos, retangulares e multifacetados são lindos, modernos e interessantes.
Se você não tem oportunidade ou desejo de cuidar dos habitantes do lago de sua casa, fique sem eles. Com esse aquário, você não terá que perder tempo cuidando de peixes e plantas. Para a decoração, use solo colorido, maquetes de castelos e recifes de corais, e não se esqueça da iluminação. Não cubra o aquário com tampa para que a água sature constantemente o ar do ambiente com umidade.
Vapor de água quente
Existem situações em que é urgente umidificar o ar. Ferver água em uma chaleira ou panela aberta saturará rapidamente o ar com vapor. Este método só pode ser temporário, pois é fácil esquecer que o fogão está ligado. Para não criar banho de vapor na cozinha, o fogo sob a panela deve ser mínimo.
Depois de tomar banho ou ducha, não deixe a umidade sair do seu apartamento pela ventilação - abra a porta do banheiro e deixe o ar das salas ficar saturado de umidade por um curto período de tempo.
Não exagere na luta contra a secura.A umidade relativa acima de 70% causará umidade nas paredes e no teto, sendo este já um ambiente favorável ao desenvolvimento de mofo. A umidade em casa é muito mais perigosa para a saúde, por isso evite extremos e siga o “meio-termo”.
Se você acha que os métodos listados no artigo não são muito eficazes e deseja controlar de forma independente o processo de saturação da atmosfera do ambiente com água, vale a pena adquirir umidificador, cujas características de escolha serão apresentadas em nosso artigo proposto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
5 maneiras práticas de aumentar a umidade do ar em um apartamento:
Como usar uma toalha de forma eficaz para combater o ressecamento excessivo em sua casa:
Umidificação, purificação e aromatização do ar:
A saúde e o bem-estar humanos dependem da umidade relativa do ar. No inverno, o teor de umidade do ar pode cair abaixo dos padrões aceitáveis, o que requer a normalização do microclima. Não é necessário utilizar dispositivos especiais para isso.
Você pode se contentar com meios improvisados que têm vários graus de eficácia. Uma combinação de diferentes métodos ajuda a obter um efeito duradouro e a tornar a casa mais confortável.
Você tem informações úteis sobre o tema do artigo? Você deseja compartilhá-lo com os visitantes do site? Escreva comentários, faça perguntas, poste fotos no formulário de bloco abaixo.