Você precisa de um umidificador em seu apartamento? Argumentos fortes a favor e contra
Não há poeira no ar saturada de umidade. Ele se liga a gotas microscópicas de água e se instala na superfície da terra.A névoa de água atua como máscara hidratante na pele do rosto e do corpo, eliminando o ressecamento e descamação. O ar úmido e limpo tem um efeito positivo nos brônquios e ajuda a limpá-los.
Um microclima ideal para viver e trabalhar ajudará a criar um dispositivo que enriquece o ar com gotas microscópicas de água. Isso trará a atmosfera aos parâmetros SES exigidos. O objetivo deste artigo: responder à pergunta - é necessário um umidificador em um apartamento, considerar todos os argumentos a favor e contra.
A rede varejista oferece diversos aparelhos para umidificação do ar de uma casa ou apartamento. Eles podem ter princípios operacionais diferentes, mas o mesmo propósito. Eles são obrigados a levar o nível de umidade da casa aos níveis ideais estabelecidos pela pesquisa científica.
O conteúdo do artigo:
- Umidade absoluta e relativa
- Padrões de umidade em instalações residenciais
- Instrumentos de medição de umidade
- Razões pelas quais você precisa de um umidificador
- Umidificador para crianças
- Principais características dos umidificadores
- Finalidade de um umidificador de ar em um apartamento
- Desvantagens gerais e desvantagens individuais
- Argumentos a favor e contra a instalação de geradores de umidade
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Umidade absoluta e relativa
Em primeiro lugar, é preciso lembrar algumas definições do curso escolar de física. A umidade é uma quantidade física que determina o conteúdo de água no ar.
Para avaliar a umidade atmosférica, são utilizados dois indicadores principais.A quantidade de vapor d'água em um metro cúbico de ar é chamada de umidade absoluta ou densidade do vapor d'água no ar.
Este parâmetro ainda não pode determinar quão úmido ou seco é o ar. Deve ser comparado com a umidade máxima possível do ar a uma determinada temperatura. O resultado desta comparação mostrará quão longe o ar está de estar completamente saturado com vapor d'água ou, inversamente, quão próximo está da umidade máxima.
A umidade relativa informa qual proporção da densidade do vapor de água em uma determinada temperatura é a densidade máxima do vapor de água saturado e é expressa como uma porcentagem.
Padrões de umidade em instalações residenciais
GOST 30494-2011 prescreve a manutenção de indicadores de microclima ideais em instalações residenciais. As tabelas GOST mostram os padrões de umidade relativa ideais e permitidos para instalações residenciais, jardins de infância e edifícios públicos.
A Tabela 1 mostra que durante a estação fria nas salas de estar, a umidade confortável está na faixa de 30 a 45%, o permitido não passa de 60% a uma temperatura do ar de 20-22Ó C. Para cozinha, banheiro e lavabo esses valores não são padronizados. Na estação quente, o padrão ideal de umidade é de 30 a 60%, sendo permitido não mais que 65%.
A umidade relativa do ar é medida na parte central da sala, a uma altura de 1,1 metros do piso.
Decisão sobre escolhendo e comprando um umidificador deve ser tomada após medir a umidade relativa do apartamento e comparar os valores obtidos com indicadores padrão.
Instrumentos de medição de umidade
Para medir o teor de umidade relativa do ar de uma sala, são utilizados vários instrumentos, geralmente chamados de higrômetros.
Um higrômetro capilar é um dispositivo clássico e não é altamente preciso. A parte ativa do aparelho é o cabelo humano, que muda de comprimento dependendo da quantidade de umidade do ambiente.
Num higrômetro de filme, o cabelo é substituído por um filme orgânico. O princípio de funcionamento é o mesmo da versão anterior.
Um higrômetro de condensação mede o ponto de orvalho - a temperatura na qual o ar fica saturado ao máximo com vapor d'água e forma condensação.
Usando este valor, tabelas especiais são usadas para encontrar a densidade do vapor de água saturado. Em outras palavras, a quantidade de água por unidade de volume de ar que está maximamente saturada com água. Deve-se notar que quanto mais quente a massa de ar, mais água ela pode conter, e quanto mais frio o ar, menos umidade ela pode conter.
Um psicrômetro é um dispositivo mais preciso e conveniente para determinar a umidade relativa.Consiste em dois termômetros instalados em uma escala indicadora comum. Um termômetro em contato com um pano úmido esfria devido à evaporação da água.
Suas leituras estão diminuindo. O aparelho possui uma mesa psicrométrica no painel frontal. Com sua ajuda, você pode determinar a umidade relativa do ar a partir das leituras de um termômetro seco e a diferença nos valores dos termômetros seco e úmido.
Quanto mais próximas estiverem as leituras de dois termômetros, maior será a umidade do ar. Se houver uma grande diferença nas leituras, a umidade ambiente está baixa.
Razões pelas quais você precisa de um umidificador
No outono, quando a temperatura do ar cai abaixo de 8 graus, o aquecimento é ligado nas casas com fornecimento de calor centralizado. Os fornecedores de energia térmica não estão interessados em ajustar a temperatura do líquido refrigerante de acordo com a temperatura do ar exterior.
Freqüentemente, o calor máximo é fornecido durante o outono e inverno. Como resultado, o ar nos apartamentos fica completamente seco, a umidade relativa cai para 10-15%. Faça a pergunta por que o apartamento precisa umidificador durante este período, torna-se completamente desnecessário. Os fatos apoiam sua compra e instalação.
Garganta e pele secas
A ventilação periódica através das aberturas das janelas não é suficiente para manter a umidade padrão. Isto é especialmente perceptível depois de acordar pela manhã. As membranas mucosas da laringe, responsáveis pelo fornecimento de ar umidificado aos pulmões, estão sujeitas a desgaste e necessitam de reposição constante de umidade.
O mesmo pode ser dito sobre o tecido da pele humana.O ar seco retira a umidade da pele, ela fica seca, enrugada, começa a descascar e descamar.
Calor do verão, poeira, ar condicionado
A diminuição da umidade do ar nos apartamentos é observada não só no outono e inverno, mas também no verão. Os condicionadores de ar movem o ar para frente e para trás, enquanto removem dele uma certa porcentagem de umidade.
Nos últimos anos, o aquecimento global tem sido observado. Muitas vezes no verão há um calor sufocante por muito tempo, acompanhado de baixos níveis de umidade atmosférica.
Partículas de umidade no ar molham a poeira e ela se acomoda. Como resultado, os moradores dos apartamentos respiram ar puro. As partículas de poeira no ar seco flutuam livremente, o que é claramente visível quando a luz solar as atinge. A inalação de tal mistura não contribui para uma boa saúde e bem-estar.
Muitos apartamentos são decorados com plantas e flores de interior, que na natureza vivem apenas em climas tropicais, úmidos e quentes. Em condições internas, requerem irrigação constante, mas isso não pode criar a umidade constante necessária.
No final das contas, as plantas ornamentais morrem. Um proprietário atencioso e econômico deve cuidar de criar para seus animais de estimação um ambiente ideal para uma vida normal.
Móveis e estruturas de madeira
Não apenas os organismos vivos, mas também os objetos inanimados em casas e apartamentos requerem umidade vital. Em tempo chuvoso, os caixilhos das janelas de madeira absorvem a umidade e incham; um ambiente seco os seca de maneira irregular. As janelas param de fechar e abrir normalmente e requerem reparos e ajustes. O mesmo se aplica aos painéis das portas em madeira natural.
O parquet caro foi projetado para uso em determinadas condições climáticas para manter sua beleza e integridade. Se houver falta de umidade, as tábuas de parquete secarão, o parquete começará a ficar para trás em relação à base e a ranger. Móveis de madeira e pisos de linóleo também reagem negativamente à diminuição da umidade padrão do ar.
A umidade confortável é vital para que uma pessoa mantenha seu desempenho, boa saúde e bem-estar, sono e descanso adequados.
Umidificador para crianças
Os médicos recomendam manter um nível de umidade de 50 a 60% para as crianças, todos os sistemas do corpo da criança funcionarão normalmente, garantindo forte imunidade.
O ar seco pode causar falta de água em uma criança, o corpo funcionará em condições difíceis. A criança começará a se sentir mal, as defesas enfraquecerão e as doenças não tardarão a chegar.
Se houver excesso de umidade e calor, o bebê terá dificuldade para respirar. A temperatura ideal no quarto das crianças é de 24 graus Celsius. Ao criar condições de umidade ideais para crianças que usam umidificador, não devemos esquecer a ventilação e limpeza regulares dos quartos onde as crianças estão.
Principais características dos umidificadores
Os umidificadores ajudam a manter o nível de umidade necessário no apartamento. Seu design depende do método de criação do vapor d'água.
Todos os dispositivos são divididos em duas classes:
- umidificadores ultrassônicos e a vapor com evaporação forçada;
- lavagens tradicionais (frias) e a ar com evaporação natural.
Vamos descobrir juntos qual opção será mais adequada para você pessoalmente.
Dispositivos ultrassônicos são os mais vendidos
Merecemos agradecimento especial dos clientes umidificadores ultrassônicos. Eles utilizam o efeito oposto da piezocerâmica: a conversão de energia elétrica em energia mecânica. Esses dispositivos podem ser distinguidos pela característica nuvem de neblina expelida por ventiladores embutidos.
A eficiência desses dispositivos é de 7 a 12 litros/dia com potência de 40 a 50 W. Os umidificadores ultrassônicos consomem muito menos energia elétrica do que os dispositivos a vapor.
Os aparelhos possuem indicadores de nível de água. Quando há um volume crítico de líquido, eles sinalizam com sinais luminosos ou sonoros. Se não houver água no recipiente, o aparelho desliga automaticamente.
Prós dos umidificadores ultrassônicos:
- A principal vantagem dos aparelhos desse grupo é o preço acessível, variando de 3 a 20 mil rublos. Entre os modelos baratos, há muitos que não diferem muito em suas características dos dispositivos caros.
- Somente neste segmento existe uma grande seleção de umidificadores para todos os gostos.
- Os dispositivos são pequenos. As dimensões dependem da capacidade do tanque de água.
- Os umidificadores ultrassônicos são seguros e possuem um higrostato integrado que define e mantém o nível de umidade desejado.
- Em dispositivos com filtro embutido, o pó fino de água purificado de impurezas estranhas é fornecido ao ar.
- As unidades operam de forma muito silenciosa.
Desvantagens dos dispositivos ultrassônicos:
A principal desvantagem é a necessidade de abastecer com água purificada de impurezas. Se o umidificador estiver cheio de água da torneira comum, todos os sais contidos na água da torneira estarão no ar junto com o vapor. Eles garantirão o aparecimento de uma camada branca nos utensílios domésticos.
As desvantagens de um dispositivo ultrassônico são compensadas pelo alto desempenho, longa vida útil e criação de condições de vida confortáveis.
Umidificadores a vapor
A evaporação da água em um umidificador a vapor ocorre devido à água fervente. O líquido é aquecido por uma corrente elétrica que passa pela água entre dois eletrodos. O vapor sobe da água fervendo na câmara de evaporação e sai pelo orifício de saída.
A potência dos aparelhos a vapor é muito superior à dos aparelhos a frio, variando de 350 a 600 W. Rendimento na faixa de 6 a 15 litros/dia. Devido à alta intensidade de geração de vapor, o nível de umidade pode facilmente ultrapassar os limites confortáveis.
Vantagens dos aparelhos a vapor
A principal vantagem é o vapor estéril que sai do aparelho. Todos os elementos infecciosos morrem à temperatura de ebulição da água.
O vapor que entra no ar tem uma temperatura de cerca de 55Ó C tende a ser distribuído uniformemente em um espaço com temperatura mais baixa. Em termos de velocidade de cobertura de toda a sala, está à frente dos demais modelos.
Os aparelhos não ocupam muito espaço, é melhor colocá-los longe de materiais que possam ser danificados pelo vapor quente.
Desvantagens dos dispositivos a vapor e sua eliminação
Qualidades negativas:
- vapor quente, que pode queimar se manuseado sem cuidado, o aparelho deve ser instalado em locais inacessíveis a crianças pequenas;
- nenhuma variedade de modelos;
- mais caro que dispositivos ultrassônicos;
- Quando cheio com água dura, formam-se depósitos de calcário nas peças de aquecimento, que devem ser removidos de vez em quando.
O problema da formação de incrustações pode ser resolvido com água destilada ou purificada e instalação de discos anti-calcário.
Umidificadores tradicionais (frios)
Em aparelhos frios, um ventilador conduz o fluxo de ar através do cartucho de umidificação. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar diminui devido à transferência de calor para a água e a sua umidade aumenta.
Com a evaporação natural da água, a umidade do ar aumentará apenas até um determinado limite definido pela temperatura existente. Os filtros de reposição são projetados para 2 a 3 meses de operação.
A taxa de humidificação em instalações frias pode ser aumentada colocando-as perto de fontes de calor. A eficiência de tais umidificadores depende do nível de umidade do ar que entra no dispositivo. Quanto maior a umidade do ar, menos água evaporará do cartucho do dispositivo. Existe uma regulação natural da quantidade de umidade no ar da sala e sua manutenção em um nível constante e confortável.
A vantagem deste dispositivo é o método natural de evaporação.
Desvantagens de um umidificador tradicional:
- baixa produtividade, sua eficácia se aproxima dos métodos tradicionais de aumento de umidade;
- o filtro umidificador tem vida útil curta, fica rapidamente entupido com impurezas de cal e é bastante caro;
- pequena seleção, falta de variedade de modelos.
A produtividade deste tipo de umidificador é de 3 a 8 dm3 água em 24 horas. A potência declarada é de 10 a 50 W. A umidificação do ar pode ser acompanhada de ionização e purificação.
Lavadores de ar - dispositivos multifuncionais
Uma modificação do umidificador clássico é a lavagem do ar. Não possui cartucho substituível. A água é usada como elemento filtrante, no qual tambores rotativos de vários discos ficam meio imersos.O ventilador embutido circula o ar sobre os discos e evapora a água deles, umedecendo assim o ar do ambiente.
Pontos positivos umidificadores-purificadores:
- falta de peças de reposição;
- uso de água de qualquer qualidade;
- impurezas de água permanecem nas peças do dispositivo e não entram no ar interno;
- limpar o ar de poeira e sujeira ao passar pela água;
- versão natural da evaporação da água, autonomia do sistema;
- simplicidade do dispositivo, confiabilidade do design.
Aspectos negativos: alto custo, muito mais caro que outros umidificadores. O preço se deve ao design complexo do aparelho. A pia difere em dimensões volumétricas; o desempenho depende do tamanho dos tambores dos discos hidratantes.
Ao comprar um umidificador, é necessário avaliar o nível de ruído quando o aparelho está ligado. Para diferentes dispositivos varia de 5 a 70 dB. A função de controle remoto ou a presença de um temporizador que define o tempo de operação do dispositivo não farão mal.
Finalidade de um umidificador de ar em um apartamento
Resumindo o que foi dito acima, podemos responder à pergunta: por que você precisa de um umidificador de ar em casa?
Um bom dispositivo deve:
- criar e manter a umidade mais favorável;
- melhorar o bem-estar e a vitalidade das pessoas;
- fornecer umidade às membranas mucosas da nasofaringe, protegendo assim o corpo da penetração de infecções e impurezas nocivas;
- ajuda a pele a permanecer elástica e macia;
- promover o descanso adequado, garantir uma respiração suave e livre à noite;
- aliviar o desconforto das pessoas que reagem à presença de poeira doméstica no ar;
- ajudar na criação de um microclima para o pleno crescimento e floração das plantas de interior;
- limpe o ar de poeira e impurezas prejudiciais;
- eliminar odores desagradáveis;
Também é desejável que o aparelho possa eliminar as condições para o surgimento de fatores patogênicos e cuidar de um ar confortável para os animais de estimação.
Desvantagens gerais e desvantagens individuais
Para conclusões objetivas sobre a importância e necessidade dos umidificadores, segue abaixo uma lista de suas desvantagens gerais e específicas:
- a presença de um elemento de perigo, como qualquer dispositivo elétrico, especialmente para crianças pequenas;
- os umidificadores a vapor são perigosos devido à liberação de vapor quente, famílias com crianças pequenas não devem comprá-los;
- exigem manutenção, limpeza e enxágue regulares dos recipientes;
- a eficiência operacional é projetada para um espaço completamente fechado; se a umidificação for combinada com ventilação, a umidade se acumula mais lentamente do que o indicado nas instruções;
- o resultado acumulado é rapidamente perdido se a porta ou janela for ligeiramente aberta;
- o vapor quente aquece o ar da sala, podendo surgir um cheiro específico;
- Ao operar com potência máxima, os dispositivos são bastante barulhentos, mas no modo de suspensão não são eficientes o suficiente;
- muitos modelos exigem cartuchos e filtros substituíveis, eles não são exatamente baratos;
- a necessidade de aquisição adicional de instrumentos de medição para monitoramento dos padrões de umidade;
- a necessidade de comprar água destilada ou purificar a água da torneira.
O excesso de umidade é tão prejudicial quanto o ar seco. O apartamento pode cheirar a umidade e desenvolver mofo.
Um umidificador é um dispositivo que você não deve economizar. É melhor investir uma grande quantia uma vez e ter conforto por muitos anos do que economizar e comprar um novo dispositivo em alguns anos.
Argumentos a favor e contra a instalação de geradores de umidade
Os oponentes dos umidificadores costumam dizer que seu funcionamento fica abafado. Na verdade, se o apartamento estiver quente e houver umidade, ocorre um efeito tropical. O calor úmido é muito pior tolerado do que o calor seco. Você pode evitar o entupimento quando a umidade padrão for atingida, mantendo a temperatura da casa entre 20 e 23 graus e ventilando o ambiente.
Outro argumento contra um umidificador: a umidade é uma condição ideal para o crescimento de bactérias e germes, especialmente em temperaturas elevadas. Caso os dispositivos não possuam sensores e indicadores de níveis de umidade, os indicadores correspondentes devem ser monitorados constantemente. Para controlar, é necessário ter um higrômetro e desligar o umidificador quando o resultado desejado for alcançado.
As altas temperaturas (mais de 23 graus) na sala podem ser reduzidas cobrindo os dispositivos de aquecimento com telas de proteção e ventilando a sala.
A falta de controle sobre o funcionamento dos aparelhos hidratantes pode levar a consequências negativas:
- criação de um “clima tropical”;
- proliferação de micróbios patogênicos;
- o aparecimento de colônias de fungos;
- danos a móveis e outros itens feitos de materiais naturais e artificiais;
- doenças de plantas de interior;
- problemas de saúde dos moradores de apartamentos.
Você não deve ligar o umidificador o dia todo sem parar. Antes de iniciar o trabalho, abra ligeiramente a janela durante 20 minutos para permitir a entrada de ar fresco na divisão.
Verifique a umidade relativa antes de ligar. Controle uma temperatura ambiente confortável de 20 a 23 graus com umidade de 50 a 60%.
Na ausência de um umidificador, o ar seco da sala pode ser umidificado usando métodos tradicionais: borrife água de um recipiente com bico pulverizador fino. Ventile regularmente o ambiente, coloque toalhas molhadas nos radiadores de aquecimento, decore o ambiente com um aquário ou fonte decorativa.
Esses métodos são atraentes porque são gratuitos. Mas a sua produtividade é muito baixa.
Em dias chuvosos, nebulosos, nublados ou com neve molhada, o umidificador pode descansar; a umidade necessária pode ser facilmente obtida ventilando o ambiente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo justifica a necessidade de instalação de umidificadores. É fornecida uma visão geral de todos os tipos de instalações, incluindo sistemas automatizados. As vantagens e desvantagens dos dispositivos de umidificação de diferentes modelos e modificações são observadas:
Os benefícios dos umidificadores são óbvios e indiscutíveis, mas seu funcionamento é possível sujeito a certas regras, estudo obrigatório e cumprimento estrito das instruções do aparelho. Se você não se sente bem, tem doenças como asma, alergias ou tem filhos pequenos no apartamento, comprar um umidificador não é apenas um capricho ou capricho, mas uma necessidade vital.
Conte-nos sobre o efeito que você sentiu ao usar o umidificador. É possível que você tenha em seu arsenal recomendações que possam ser úteis aos visitantes do site. Deixe comentários, poste fotos, tire dúvidas no bloco abaixo.