Tipos de sistemas de aquecimento para residências particulares: revisão comparativa + prós e contras de cada tipo

Sua própria casa não é apenas uma fortaleza pessoal, mas também um lugar aconchegante e acolhedor. Para que assim seja sempre, um proprietário prudente deve fornecer um fornecimento ininterrupto de calor.A maneira mais fácil de fazer isso é conectar-se a um sistema centralizado.

No entanto, nem sempre é esse o caso e muitos não querem se conectar a um serviço caro. Neste caso, resta considerar os tipos de sistemas de aquecimento adequados para instalação autónoma e depois escolher a melhor opção. E tentaremos ajudá-lo neste assunto - nosso artigo discute as características dos sistemas de aquecimento de água, ar e infravermelho, listando seus principais prós e contras.

Também fornecemos recomendações úteis para escolher a melhor opção. O material apresentado foi fornecido com diagramas visuais, fotografias e vídeos com análises desses sistemas de aquecimento.

Como escolher o melhor sistema de aquecimento?

Existem muitos sistemas de aquecimento. Todos eles têm lados atraentes e desvantagens significativas. É muito difícil para uma pessoa despreparada navegar por eles e fazer a escolha certa. Para não cometer erros, você precisa saber exatamente em quais pontos deve prestar atenção.

Em primeiro lugar, é a disponibilidade de combustível e o seu custo. Este pode ser considerado um ponto chave. Por mais que você goste do sistema, se o combustível para ele for difícil de obter, for fornecido para a região de forma intermitente ou for muito caro, você deve considerar outra opção. Caso contrário, aquecer sua casa custará muito dinheiro e será ineficaz.

Sistema de aquecimento com refrigerante líquido
Segundo as estatísticas, a maioria dos proprietários de casas particulares escolhe sistemas de aquecimento com refrigerante líquido.Esta é uma opção prática, confiável e bastante econômica

O segundo ponto é a possibilidade de combinar sistemas de aquecimento. Em alguns casos, pode ser muito prático utilizar um sistema primário e secundário. Isto dá a certeza de que em caso de possíveis interrupções no fornecimento de energia, a casa não ficará sem aquecimento.

Além disso, existe a oportunidade de economizar dinheiro, já que você pode utilizar o método de aquecimento mais econômico do momento.

E, finalmente, o lado financeiro da questão. É necessário determinar quanto o consumidor pode destinar para a compra do equipamento, sua correta instalação e posterior manutenção regular.

Características de um sistema de refrigeração líquida

Sistemas de aquecimento com refrigerante na forma líquida são talvez os mais populares em nosso país. Isso é compreensível porque são familiares e bastante eficazes. A base de tal sistema é um circuito de aquecimento fechado com um dispositivo de aquecimento, dentro do qual existe um trocador de calor. O líquido passa por ele e aquece até a temperatura desejada.

Em seguida, o refrigerante passa pelas tubulações até as salas aquecidas. Aqui entra nos radiadores, onde esfria gradativamente, liberando calor para o ar circundante. O líquido resfriado se move em direção ao dispositivo de aquecimento, entra no trocador de calor e o ciclo se repete.

Esse sistema também é chamado de aquecimento de água, mas isso não é totalmente correto, uma vez que vários compostos podem ser usados ​​​​como refrigerante - por exemplo, anticongelante.

Aquecimento de água
Um sistema de refrigeração líquida inclui necessariamente uma tubulação através da qual circula água ou anticongelante e dispositivos de aquecimento instalados nas instalações

A vantagem indiscutível de tal sistema pode ser considerada sua variabilidade. Existem muitos mais diferentes esquemas de fiação, permitindo o fornecimento de calor mais eficiente para condições específicas.

Existem aquecimento de água com circulação forçada e gravitacional. No primeiro caso, é utilizada uma bomba para fornecer o refrigerante, o que permite implementar circuitos de complexidade e comprimento variados. A segunda opção tem muitas limitações, mas é completamente independente de energia.

Fiação de dois tubos
Os sistemas de aquecimento com refrigerante líquido podem ser implementados de várias maneiras. Esta é, por exemplo, a aparência de um diagrama de fiação de dois tubos: o refrigerante entra por um tubo e sai pelo outro

O sistema pode ser configurado com fiação de um ou dois tubos. A primeira é extremamente simples e econômica, mas não é eficaz o suficiente para uma casa grande. O segundo é mais complexo, mas permite aquecimento de alta qualidade de edifícios de qualquer porte. Dependendo do tipo de sistema escolhido, o conjunto de equipamentos necessários à sua instalação também difere.

Um elemento integrante de qualquer um deles é a caldeira, cujo tipo determina em grande parte as características operacionais do sistema. Vejamos os dispositivos mais populares.

Opção nº 1 - usando equipamento a gás

Uma caldeira a gás é considerada a mais econômica de todos os análogos. Funciona de forma extremamente simples. O gás entra na câmara de combustão, onde queima, liberando calor, que é transferido para o líquido refrigerante através de um trocador de calor.

O equipamento é diversificado e, portanto, possui propriedades diferentes. O equipamento turboalimentado é considerado o mais seguro e eficiente.

Não requer a instalação de chaminé tradicional, não retira ar da divisão e tem a maior eficiência.

Caldeira a gás de chão
Variedades de caldeiras a gás de chão incluem modelos com potência máxima.Eles são capazes de aquecer chalés de 2 a 3 andares de qualquer tamanho.

Dispositivos com câmara aberta são caracterizados por baixa eficiência e requerem ventilação de alta qualidade e um sistema tradicional de exaustão de fumaça. Ao mesmo tempo, são totalmente independentes de energia e seu custo é mínimo. Mas é importante instale corretamente e conecte o equipamento.

As vantagens do aquecimento com caldeira a gás incluem os seguintes recursos:

  • Baixo custo de combustível, aumenta muito lentamente.
  • Alta eficiência do equipamento.
  • Possibilidade de automatização total do sistema de aquecimento.
  • Limpeza das instalações, pois a combustão do combustível não produz grandes quantidades de cinzas e fuligem.
  • Vasta gama de equipamentos a gás.

Entre as desvantagens, vale destacar o perigo potencial do uso do gás. É necessário muito cuidado ao trabalhar com ele. Todos os trabalhos de manutenção e instalação só podem ser realizados por especialistas certificados.

Além disso, será necessária permissão especial para conectar equipamentos de gás. O custo dos aparelhos e da sua instalação é bastante elevado, não existe em todo o lado a possibilidade de ligação a uma rede de gás.

Opção nº 2 - uso de caldeira de combustível sólido

Estes são dispositivos de aquecimento familiares para muitos. Seu funcionamento requer combustível sólido: carvão calibrado, lenha, turfa, pellets, etc. O princípio de funcionamento é semelhante aos a gás, diferem no tipo de queimador.

As modificações modernas de queima longa são caracterizadas pelo fato de que uma carga de combustível é suficiente para manter a chama por meio dia ou mais. Os modelos mais simples são não voláteis, requerem controle humano constante e apresentam baixa eficiência.

Caldeira de combustível sólido
As caldeiras de combustível sólido nem sempre são fáceis de usar. Os modelos mais simples requerem carregamento constante de combustível, limpeza e manutenção frequentes

Dispositivos aprimorados podem ser equipados com controle automatizado e fornecimento automático de combustível. É verdade que este último se aplica a equipamentos de pellets. Tais dispositivos quando conectado corretamente, são bastante eficazes e confiáveis.

As vantagens do equipamento de combustível sólido são:

  • Simplicidade e confiabilidade do design, o que prolonga significativamente sua vida útil.
  • O custo orçamentário do equipamento e a possibilidade de realizar você mesmo a sua instalação e posterior manutenção.
  • Não há necessidade de obter documentação especial para a instalação de tal caldeira.
  • Uma ampla seleção de dispositivos com diferentes funcionalidades e potências.

O equipamento também apresenta desvantagens significativas. Em primeiro lugar, é a necessidade de criar uma reserva de combustível, que deve ser armazenada em condições adequadas. Caldeiras de combustível sólido, especialmente suas modificações mais simples, não são muito fáceis de usar. Há uma grande quantidade de fuligem e fuligem, por isso é necessária uma limpeza muito frequente do dispositivo. Além disso, você também terá que abastecer com bastante frequência.

Opção nº 3 - usando caldeira elétrica

Você também pode aquecer o líquido refrigerante no sistema usando caldeiras elétricas. É geralmente aceito que este é um método muito antieconômico. No entanto, isso não é bem verdade. É preciso entender que são produzidos diversos tipos de equipamentos elétricos com características diferentes.

Modelos de elemento de aquecimento e eletrodo

Os modelos de elementos de aquecimento são os mais simples e ineficazes. Eles aquecem o refrigerante usando aquecedores elétricos tubulares baixados nele. Os dispositivos consomem uma grande quantidade de eletricidade com uma eficiência relativamente baixa. Ao mesmo tempo, os elementos de aquecimento do líquido falham rapidamente.

Caldeiras a eletrodo são mais econômicas e confiáveis.Neles, o refrigerante se move dentro da caldeira, onde estão instalados dois eletrodos. Quando uma corrente elétrica é aplicada, o líquido aquece muito rapidamente.

Caldeira de eletrodo
As caldeiras a eletrodo são compactas e eficientes. Graças ao seu design, são muito duráveis ​​e podem durar décadas.

Caldeira tipo indução

O tipo de equipamento elétrico mais eficiente e econômico são as caldeiras de indução. Graças à presença de dois circuitos, magnético e térmico, conseguem aquecer o líquido refrigerante o mais rápido possível.

As vantagens de todos os tipos de dispositivos de aquecimento incluem:

  • Aquecimento rápido do refrigerante e, consequentemente, da sala.
  • Equipamento compacto.
  • Instalação simples, realizada sem prévia obtenção de autorização.
  • Nenhuma instalação de chaminé é necessária.
  • Operação confortável, possibilidade de equipar com controle automático.
  • Total segurança e respeito ao meio ambiente.

Entre as desvantagens, costuma-se destacar o custo de operação bastante elevado, consequência do alto preço da energia.

É verdade que dependendo do tipo de caldeira e da presença ou ausência de sistema automatizado controle, os custos de aquecimento podem variar significativamente. As caldeiras de indução, totalmente equipadas com automação, são bastante econômicas e se pagam rapidamente.

Caldeiras de aquecimento combinadas

Você pode encontrá-lo à venda caldeiras de aquecimento combinadas, capaz de trabalhar com diversos tipos de combustível. São aparelhos mais caros, cuja principal vantagem é a capacidade de fornecer calor à casa em condições de interrupções no fornecimento do principal tipo de combustível.

Caldeira combinada
Uma caldeira combinada ou multicombustível é um dispositivo de aquecimento universal, indispensável para áreas onde há interrupções no fornecimento de diferentes tipos de combustível

As vantagens comuns de todos os sistemas de aquecimento com refrigerante líquido são baixo custo e disponibilidade, eficiência bastante elevada e muitas opções de design.

As desvantagens incluem a distribuição de temperatura não mais confortável nos quartos. O ar quente está na parte superior e o ar mais frio está na parte inferior.

Além disso, os sistemas de água falham se a temperatura no edifício cair abaixo de zero. Sistemas com anticongelante e soluções salinas não apresentam essa desvantagem. No entanto, os anticongelantes são caros e tóxicos, e as soluções salinas provocam rápida corrosão do sistema.

Aquecimento do ar do edifício

Este é outro tipo de aquecimento para uma casa particular. Seu principal diferencial é a falta de refrigerante. O sistema de ar é projetado de forma que os fluxos de ar passem por um gerador de calor, onde são aquecidos até a temperatura desejada.

Em seguida, por meio de dutos de ar especiais, que podem ter formatos e tamanhos muito diversos, as massas de ar são direcionadas para os ambientes aquecidos.

Aquecimento de ar
Para aquecer uma grande casa particular, você pode usar aquecimento de ar, enquanto é possível criar um microclima confortável em cada cômodo

De acordo com as leis da convecção, os fluxos aquecidos sobem, os resfriados descem, onde são montados orifícios por onde o ar é coletado e removido para o gerador de calor. O ciclo se repete.

Tais sistemas podem operar com fornecimento de ar forçado e natural. No primeiro caso, uma bomba é instalada adicionalmente para forçar o fluxo dentro dos dutos de ar.No segundo, a movimentação do ar ocorre devido às diferenças de temperatura. É evidente que os sistemas de circulação forçada são mais eficientes e potentes. Conversamos sobre como organizar o aquecimento do ar com nossas próprias mãos no próximo artigo.

Os geradores de calor também diferem. Eles podem funcionar com uma ampla variedade de combustíveis, o que determina suas características de desempenho. Aparelhos a gás, elétricos e combustíveis sólidos são os mais procurados. Suas desvantagens e vantagens são próximas às de caldeiras de aquecimento de água semelhantes.

A circulação das massas de ar no interior de um edifício pode ser realizada de diversas maneiras. Este pode ser um ciclo fechado sem adição de ar externo. Neste caso, a qualidade do ar interior é fraca.

A melhor opção é a circulação com adição de massas de ar externas. Uma vantagem inegável do aquecimento do ar é a ausência de refrigerante. Graças a isso é possível economizar a energia necessária para aquecê-lo.

Além disso, não é necessária a instalação de um sistema complexo de tubos e radiadores, o que sem dúvida também aumenta a eficiência do sistema. O sistema não corre o risco de vazamentos e congelamento, como o seu equivalente de água. Está pronto para trabalhar em qualquer temperatura. A sala aquece extremamente rapidamente: literalmente, cerca de meia hora se passa desde o arranque do gerador de calor até ao aumento da temperatura nos quartos.

Gerador de calor a gás
O gerador de calor a gás é uma das soluções possíveis para a implementação de um projeto de aquecimento do ar de uma habitação privada. Mas na prática tais sistemas raramente são usados

Outra vantagem significativa é a capacidade de combinar aquecimento de ar com ventilação e ar condicionado. Isso abre as mais amplas possibilidades para criar o microclima mais confortável no edifício.

O sistema de dutos de ar pode ser usado com sucesso em salas de ar condicionado no verão. A instalação de equipamentos adicionais permitirá umidificar, purificar e até desinfetar o ar.

O equipamento de aquecimento de ar se presta bem à automação. O controle “inteligente” permite que você remova do proprietário o controle oneroso sobre a operação dos eletrodomésticos. Além disso, o sistema selecionará de forma independente o modo de operação mais econômico. O aquecimento do ar é muito fácil de instalar e durável. Sua vida útil média é de cerca de 25 anos.

Instalação de duto de ar
Os dutos de ar podem ser instalados durante a fase de construção do edifício e escondidos sob o forro. A instalação de tais sistemas requer tetos altos

As vantagens incluem a ausência de tubos e radiadores, o que dá espaço à imaginação dos designers que desenham o interior. O custo desse sistema é bastante acessível para a maioria dos proprietários. Além disso, compensa rapidamente, por isso a sua procura está a crescer.

O aquecimento do ar também apresenta desvantagens. Estes incluem uma diferença significativa entre as temperaturas nas partes inferior e superior da sala. Em média é de 10°C, mas em ambientes com pé direito alto pode chegar até 20°C. Assim, na estação fria, será necessário aumentar a potência do gerador de calor.

Outra desvantagem é o funcionamento bastante barulhento do equipamento. É verdade que isso pode ser mitigado selecionando dispositivos especiais “silenciosos”. Se não houver sistema de filtragem nas saídas, poderão aparecer grandes quantidades de poeira no ar.

Sistema de aquecimento infravermelho

Este é um método relativamente novo de aquecimento de edifícios residenciais.Baseia-se no uso de radiação infravermelha. Os cientistas descobriram que os raios infravermelhos podem ter comprimentos diferentes. A radiação de ondas longas, semelhante à que recebemos do Sol, é segura e até benéfica para os humanos. É utilizado em dispositivos de aquecimento que operam na faixa infravermelha.

Aquecimento infravermelho
Aquecedores de filme infravermelho podem ser montados no teto. Então a radiação cairá e atingirá o chão, que começará a aquecer

Para aquecimento de instalações, é utilizado um filme infravermelho especial. Sobre uma base não tecida é aplicada uma fina camada de pasta de carbono, que é ativada sob a influência da corrente e emite ondas infravermelhas. O emissor resultante é laminado em ambas as faces com um filme, o que lhe confere resistência e prolonga sua vida útil.

O princípio operacional do aquecimento infravermelho é o seguinte. O filme é colocado no chão ou no teto. Quando o sistema é ligado, a corrente é aplicada ao emissor e produz ondas infravermelhas. Eles se movem e alcançam o primeiro obstáculo enorme. Podem ser móveis grandes, eletrodomésticos e, na maioria das vezes, o chão. Tais objetos são impenetráveis ​​​​aos raios infravermelhos; eles são retidos e acumulados neles.

Os objetos aquecem gradativamente e liberam o calor resultante no ar, por isso o ambiente aquece muito rapidamente. Em outro artigo falamos com mais detalhes sobre dispositivo de aquecimento infravermelho com suas próprias mãos.

É preciso admitir que este tipo de aquecimento é o mais confortável. Pelo fato do piso ser aquecido, a distribuição da temperatura é o mais agradável e benéfica possível para o ser humano. A parte inferior da sala é cerca de 2-3 °C mais quente que a parte superior.

Além disso, a umidade natural e a quantidade de oxigênio são totalmente preservadas, e não há correntes de convecção que transportam poeira. Também não há rascunhos. Os aquecedores de filme operam de forma absolutamente silenciosa e são seguros para os seres humanos.

Aquecimento infravermelho
Se aquecedores infravermelhos forem colocados sob o revestimento do piso, a radiação sobe, atinge o piso e aquece sua superfície e, em seguida, o ar da sala

Outra vantagem é o controle do sistema totalmente automatizado. Isto permite-lhe funcionar da forma mais económica e ao mesmo tempo proporcionar total conforto ao proprietário. Graças a isso, o sistema de filme não apresenta perdas de calor e sua eficiência é de quase 100%.

A vida útil mínima do equipamento é de 25 anos e a vida útil é o dobro. Neste caso, o sistema não necessita de manutenção.

A próxima vantagem é a compactação. O filme é muito fino e não “consome” o espaço livre. Não é necessário espaço adicional para a unidade de aquecimento, não há baterias ou dutos de ar. O filme é muito fácil de instalar e conectar. Se necessário, é possível desmontar e reutilizar.

Entre as desvantagens, vale destacar que à medida que a tensão cai, a quantidade de calor gerada pelo filme diminui. Neste caso, o tempo de funcionamento do aquecedor aumenta, o que acarreta um maior consumo de energia. O filme pode ser coberto com uma variedade de acabamentos, exceto massa, papel de parede e tinta. O custo do equipamento para instalação de aquecimento infravermelho é bastante elevado.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para aquecer uma casa privada, são utilizados diferentes tipos de aquecimento e, por vezes, vários são combinados. Você pode aprender como o aquecimento é feito nos vídeos a seguir.

Prós e contras do aquecimento do ar:

O que os usuários dizem sobre o aquecimento infravermelho:

Características de organizar o aquecimento de água com suas próprias mãos:

É tecnicamente possível instalar quase qualquer sistema de aquecimento numa casa privada. Portanto, o proprietário deve escolher a opção mais prática e adequada às condições existentes na sua casa. Ao fazer uma escolha, você deve ouvir as opiniões dos especialistas e calcular corretamente o seu sistema de aquecimento. Então sua casa ficará muito quente, mesmo que seja um inverno rigoroso lá fora.

Qual sistema de aquecimento você usa? Que vantagens e desvantagens você notou ao usar seu sistema de aquecimento? Ou você ainda está olhando em volta, escolhendo a melhor opção? Talvez você ainda tenha dúvidas depois de ler este artigo? Pergunte abaixo - nossos especialistas e outros visitantes do site tentarão ajudá-lo.

 

Comentários dos visitantes
  1. Arthur

    Os tipos de aquecimento de água sempre foram mais lucrativos e você não pode discutir comigo sobre isso. É por isso que escolhi apenas radiadores para minha casa. O custo de instalação de tal circuito de aquecimento não é caro. O principal é escolher a caldeira de aquecimento adequada. Pegamos um de circuito duplo. Estamos muito satisfeitos: há água quente e calor em casa. A única desvantagem de tais caldeiras é que elas dependem de energia - não há luz e, portanto, não há calor. Mas isso raramente acontece conosco.

  2. Valéry

    Você precisa se concentrar no tipo de combustível disponível. E se houver vários deles, escolha o mais barato. Eu tinha uma pequena escolha - uma caldeira de combustível sólido ou elétrica. É claro que era possível instalar uma caldeira a gás liquefeito, mas de alguma forma perdi de vista essa possibilidade.
    Instalei uma caldeira a combustível sólido, modelo de longa duração, fiz um tanque para água quente, tudo funciona bem. Mas preparar combustível para isso, comprá-lo, ou melhor, é sempre um incômodo. Além disso, queima rapidamente nos briquetes e o carvão é um negócio caro em nossa região.
    Agora eu provavelmente pensaria muito em uma caldeira a gás liquefeito - ela é limpa e um posto de gasolina foi construído nas proximidades.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica