Caldeiras combinadas para aquecimento doméstico: tipos, descrição do princípio de funcionamento + dicas de seleção
No aquecimento de habitações privadas ou chalés de campo, utilizam-se frequentemente caldeiras combinadas para aquecer a casa - garantem uma temperatura confortável em todas as divisões, independentemente da presença ou ausência de abastecimento centralizado de gás ou lenha.
Uma vantagem significativa dessas unidades é o ajuste das estimativas de custos não só para aquecimento do edifício, mas também para fornecimento de água quente. Além disso, é muito conveniente poder utilizar diferentes tipos de combustível, não concorda?
A eficiência das caldeiras combinadas na ausência de acesso a um sistema central de abastecimento de energia é confirmada por inúmeras avaliações dos seus proprietários. A principal tarefa é escolher o tipo ideal de unidade de aquecimento.
Nós o ajudaremos a fazer a escolha certa. O artigo descreve as características de operação, operação e manutenção de diferentes tipos de caldeiras combinadas. Descrevemos os principais critérios para avaliação de equipamentos e fornecemos recomendações práticas para a escolha de uma unidade de aquecimento.
O conteúdo do artigo:
Principais tipos de caldeiras combinadas
O equipamento de aquecimento do tipo combinado concentra-se no carregamento e processamento de dois ou mais tipos de materiais combustíveis.
Mais de 70% dos modelos existentes no mercado estão equipados com resistências eléctricas especiais, que ajudam a eliminar parcial ou totalmente a utilização dos principais elementos de aquecimento para aquecimento de água no verão.
O tipo de material combustível utilizado permite-nos dividir aproximadamente o equipamento em 2 grupos principais:
- padrão – não utilize mais do que dois tipos diferentes de combustível;
- universal – capaz de operar com três ou mais opções de combustível.
Na maioria dos casos, é possível substituir o queimador para alterar a função de abastecimento de combustível. Também estão à venda modelos equipados com fogão e até dois queimadores com controle eletrônico ou eletromecânico.
Há apenas um problema aqui: quanto mais expandida for a funcionalidade de tal unidade, mais difícil será o processo de instalação.
Os proprietários de casas de campo cujo aquecimento é fornecido por uma caldeira de aquecimento combinado declaram por unanimidade a sua vantagem inegável. Principalmente se a casa estiver localizada longe de grandes áreas povoadas, e a falta de abastecimento de gás e os frequentes cortes de energia forem a norma nesta área.
Além disso, uma caldeira combinada, também chamada de caldeira universal, tem muitas outras vantagens.
Eles permitem competir com os tipos mais populares de sistemas de componente único:
- possibilidade de ligação de vários circuitos;
- ampla gama de recursos para modernização técnica - substituição de queimadores, instalação de caldeiras;
- nível moderno de gestão de programas;
- sem interrupções no sistema de aquecimento - quando o fornecimento de um tipo de combustível é interrompido, é possível utilizar uma opção alternativa;
- gasto econômico de fundos no fornecimento de um sistema de aquecimento.
Modelos com controle eletromecânico se tornarão simplesmente indispensáveis em residências localizadas em áreas que costumam sofrer cortes de energia.
Esta opção permite, se necessário, transferir a instalação da caldeira para modo de regulação manual sem perder a produtividade do seu funcionamento.
Opções populares de combinação de combustível
Várias variações de unidades de aquecimento combinadas permitem resolver vários tipos de problemas - desde problemas de grande escala até problemas menos globais. Por exemplo, eles são capazes de fornecer água quente para uma única família de 3 a 5 pessoas, bem como aquecer um prédio de escritórios ou um prédio residencial.
Opção nº 1 – combinação gás/eletricidade
A eletricidade é a forma mais eficiente de aquecer água. Um rápido aumento na temperatura é alcançado devido ao efeito no refrigerante, com o mínimo de atraso.
Características dos dispositivos de aquecimento combinados que oferecem vantagens significativas:
- Tamanhos pequenos. O dispositivo possui uma câmara de combustão superdimensionada para combustão de gases, um trocador de calor com elemento de aquecimento embutido ou outro tipo de dispositivo de aquecimento;
- Baixo consumo de energia. A caldeira funciona a gás e o aquecedor eléctrico só entra em funcionamento a pedido - para aquecimento rápido de água ou na ausência de acesso a gás;
- Categoria de preço baixo. Isto é conseguido devido à ausência de uma câmara de combustão separada - o aquecedor é instalado dentro do trocador de calor. Nos equipamentos onde não existe circuito secundário está prevista a opção de ligação de esquentador;
- Elementos de aquecimento com baixa potência – muitos modelos no mercado são projetados apenas para suportar a temperatura especificada.
Embora o gás seja um tipo de combustível económico, o mesmo não se pode dizer da eletricidade. Portanto, para residências localizadas em áreas com rede de abastecimento de gás pouco desenvolvida, deve-se considerar outra opção de caldeira que funcione com combustível diferente.
Opção #2 – combinação madeira/gás
Gás e madeira são considerados combustíveis mais econômicos. As dimensões do aparelho de aquecimento que funciona com esse combustível são impressionantes - possui câmaras de combustão separadas para cada tipo de combustível.
As características de design das caldeiras com combinação do tipo gás/madeira determinam a colocação de um ou dois trocadores de calor. No primeiro caso, serve como elemento comum a todas as câmaras de combustão.
EM caldeira de circuito duplo Apenas um tipo de combustível é usado para fornecer água quente. Este tipo de caldeiras combinadas requer registro prévio de documentação de licenciamento para instalação.
Além disso, essas caldeiras são divididas em mais dois subtipos: com câmara de combustão comum e separada.A primeira opção aplica-se a instalações criadas de forma independente. São utilizados para minimizar o custo final de fornecimento do sistema de aquecimento de uma casa de campo.
Você pode instalar um queimador de gás em um modelo de caldeira clássico com suas próprias mãos, mas se for usado combustível sólido ele é desmontado. Esta opção cria condições operacionais inaceitáveis para o trocador de calor - exposição a altas temperaturas durante a operação do queimador. Esta é uma causa comum de mau funcionamento da caldeira.
O projeto com câmaras de combustão separadas está equipado com um sistema de circuito duplo, um dos quais é utilizado para aquecer água para aquecimento e o outro para fornecer água quente.
No caso de conversão de uma caldeira a combustível sólido para uso de óleo diesel, apenas são instalados queimadores de ar forçado:
A conversão do equipamento de aquecimento a combustível sólido para uma versão líquida reduzirá custos sem perder desempenho. Esta solução é aconselhável caso a mudança para a utilização do gás principal ainda não seja possível. Mesmo assim, o aquecimento com diesel é 2 a 3 vezes mais caro do que com gás.
Opção #3 – combinação madeira/eletricidade
Se for impossível conectar-se ao fornecimento principal de gás ou providenciar aquecimento com cilindros, eles usam mais frequentemente caldeiras de combustível sólido. Eles têm grande poder e são independentes de energia.
Estruturalmente, as caldeiras combinadas a lenha/eletricidade são bastante semelhantes aos modelos a gás. A produção independente deste tipo de dispositivo também está disponível. Será o suficiente para determinar a potência necessária, selecione o elemento de aquecimento e instale-o no trocador de calor.
Além destas características, é necessário observar as seguintes características das caldeiras de aquecimento combinado a lenha e eletricidade:
- capacidades auxiliares – conectar a unidade do elemento de aquecimento através da zona de contato com um termostato ou uma unidade de software especial que permite o controle remoto do funcionamento da caldeira;
- maior resistência à quebra – os de fábrica fornecem fornecimento de calor através do funcionamento de elementos de aquecimento (elementos de aquecimento) que suportam o elevado impacto térmico durante o funcionamento do compartimento de combustão;
- manutenibilidade – se a parte eléctrica da caldeira falhar, pode ser facilmente substituída. Em muitos modelos de unidades geradoras de calor a gás, esta função não está disponível.
A potência de uma caldeira de combustível sólido é regulada de forma relativamente lenta. Devido a esta característica, para ajustar rapidamente o nível de aquecimento, os fabricantes recomendam a utilização da parte eletrônica do sistema de aquecimento.
Opção #4 – instalações multicombustíveis
As características de design dos equipamentos de aquecimento multicombustível para uso doméstico baseiam-se na utilização de diversos combustíveis alternativos. Estes sistemas de aquecimento incluem modelos com combinação de pellets/gás/lenha/eletricidade.
A característica de design mais significativa das caldeiras de aquecimento combinado a pellets é o equipamento com várias câmaras de combustão adaptadas para utilizar um tipo de combustível - sólido ou líquido.
Além da funcionalidade, é possível instalar uma resistência elétrica localizada na câmara do trocador de calor.
Devido ao queimador de pellets facilmente removível, torna-se possível utilizar outros tipos de combustível, por exemplo, diesel ou gás.
Para utilizar este tipo de transportadores de energia, são necessárias condições para criar uma pressão de tiragem forçada e certas características de projeto do trocador de calor. Todas essas características são características caldeiras a pellets.
Um sistema de aquecimento multicombustível só pode ser instalado depois de atendidos os seguintes requisitos:
- Fonte de alimentação ininterrupta – condição necessária para o acionamento do funcionamento de caldeira de aquecimento a pellets, queimadores a gás e diesel (a utilização de materiais combustíveis sólidos é uma exceção);
- Fornecimento organizado de materiais combustíveis à caldeira - este é o problema mais agudo na concepção da instalação de caldeiras de aquecimento com combinação de gás/lenha/eletricidade;
- Fornecendo espaço de armazenamento de energia – para a utilização do aquecimento por balão, são instaladas caixas externas de aço ou alocada uma sala separada e, em alguns casos, um edifício; O diesel é armazenado em tanques conectados à unidade de bombeamento.
Antes de adquirir um equipamento de aquecimento universal, é necessário analisar os principais fatores que influenciam a escolha de um modelo específico.
Assim, a viabilidade de usar cada tipo de portador de energia, porque o custo de tal dispositivo é muito maior do que os sistemas de combustível único.
Como escolher a caldeira certa?
O único critério objetivo para a escolha de uma caldeira combinada para a sua casa é a potência necessária para garantir o funcionamento do sistema de aquecimento. Além disso, este indicador não deve ser afetado pelo número de circuitos conectados.
Não faz sentido pagar mais por uma caldeira potente na esperança de que seu funcionamento seja ajustado automaticamente. Esta abordagem promove a operação “inativa” do dispositivo, o que leva a falhas mais rápidas.Além disso, este modo de operação ajuda a acelerar o processo de condensação.
Quanto ao cálculo da potência, teoricamente, para aquecer uma área de 10 m2, será necessário utilizar 1 kW de energia térmica.
Mas este é um indicador bastante condicional, que é ajustado com base nos seguintes parâmetros:
- altura do teto da casa;
- número de pisos;
- grau de isolamento do edifício.
Portanto, é aconselhável usar um fator um e meio em seus cálculos, ou seja, Nos cálculos, aumente a reserva em 0,5 kW. A potência de um sistema de aquecimento multicircuito é calculada com um aumento de 25-30%.
Assim, para aquecer um edifício com uma área de 100 m2, será necessária uma potência de 10-15 kW para aquecimento de circuito único do refrigerante e 15-20 kW para aquecimento de circuito duplo.
Um critério igualmente importante na escolha de uma caldeira de aquecimento combinada é a categoria de preço. O preço do aparelho depende da potência, número de funções e fabricante.
Outras características não são menos importantes para os usuários:
- AQS;
- material de fabricação;
- fácil de usar;
- dimensões;
- componentes;
- recursos de peso e instalação;
- outro.
O problema do abastecimento de água quente deve ser resolvido imediatamente: a caldeira fornece água quente ou existe caldeira elétrica.
Se for determinada a primeira opção, seleciona-se o método mais preferível - armazenamento ou escoamento, bem como os parâmetros da caixa d'água de acordo com a necessidade (calculados com base no número de moradores).
Quanto ao tamanho do equipamento, eles são importantes apenas no caso de instalação em uma sala com área pequena.
Existe uma vasta gama de caldeiras em função do material utilizado. Mas as opções mais populares são o aço ou o ferro fundido. Além disso, essa caldeira é capaz de suportar cargas de temperatura altas e prolongadas e tem uma vida útil mais longa.
A julgar pela intensidade das vendas e com base nas avaliações dos consumidores, os seguintes modelos estão em alta demanda:
A automação do controle afeta a facilidade de uso, e o sistema de segurança também depende de quão automatizado é o processo de combustão de energia. A maioria dos modelos pode ser controlada usando controles remotos ou painéis convenientes.
A maioria dos modelos possui equipamento adicional. Isto pode incluir a presença de uma placa para cozinhar, injetores, reguladores de tiragem, queimadores, caixa à prova de som, etc.
Você deve escolher uma caldeira com base neste parâmetro dependendo das preferências pessoais e do valor alocado para a compra.
Mas você deve prestar atenção imediatamente ao peso do equipamento e à complexidade de sua instalação.
A instalação em edifício residencial da maioria dos modelos de piso de caldeiras de aquecimento combinado, equipadas com várias câmaras de combustão, requer a instalação adicional de um pedestal de concreto, pois o revestimento padrão do piso não será capaz de suportar tal carga. Solução ideal - instalar uma sala de caldeira separada.
Conhecendo os principais parâmetros que influenciam a escolha de uma caldeira combinada, poderá escolher o modelo mais adequado.
Recomendações adicionais para seleção, bem como uma visão comparativa de diferentes unidades de aquecimento para uma casa particular, são fornecidas em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O princípio de funcionamento do equipamento de aquecimento universal no vídeo:
Regras para escolher uma caldeira combinada no vídeo:
Um exemplo de funcionamento de uma caldeira de aquecimento combinada a pellets:
Independentemente do tipo de equipamento selecionado, antes de adquiri-lo é necessário projetar o futuro sistema de fornecimento de calor. Isto inclui: tubulações, duto de chaminé e medidas de segurança ao operar o dispositivo de aquecimento.
Isto irá garantir completa funcionando sistemas aquecimento no mínimo custos sobre recursos energéticos.
Procurando uma caldeira combi eficiente para sua casa? Ou você tem experiência no uso de tais instalações? Deixe comentários sobre o artigo, participe de discussões e compartilhe suas impressões sobre o uso de unidades de aquecimento.
Tenho uma dacha fora da cidade, raramente vamos lá no inverno, principalmente apenas nos feriados de Ano Novo. Mas mesmo com essa visita, você quer que a casa fique quente. Decidi instalar uma caldeira combinada gás + eletricidade. Parece-me que esta é a melhor opção para residência de verão. Aquece rapidamente, não requer muita energia elétrica e o preço é baixo. E também é pequeno, pode ser colocado mesmo em uma sala pequena.
As caldeiras combinadas são uma boa opção para uma casa particular. Nem sempre é possível conectar-se ao fornecimento de gás.Comprámos uma casa na aldeia, foi muito rentável, mas o gás definitivamente não estará disponível lá no próximo ano, e uma caldeira combinada como esta é como uma salvação. Pegamos um universal, claro que é mais caro, mas também pode funcionar com combustíveis diferentes. Agora você pode até escolher um design mais ou menos adequado.
Roman, vale a pena gastar dinheiro em um multicombustível se ainda haverá gás no futuro? Mesmo que seja um ano depois. Em geral, recomendo nesses casos, enquanto se espera gás, levar algo barato. E então, uma boa caldeira a gás. Sem qualquer lenha ou versatilidade.
Egor, vale muito a pena gastar dinheiro e comprar uma caldeira combinada, principalmente neste caso. A pessoa agora precisa aquecer a casa com alguma coisa, mas o gás estará disponível daqui a um ano, é isso que está planejado, e talvez demore mais. Uma combinação gás/elétrica é a melhor opção.
Em primeiro lugar, o sistema de aquecimento já estará ligado à caldeira, quando o gás estiver ligado não há necessidade de mudar a cablagem, a tubagem, nem resolver o problema das tubagens de aquecimento - já está tudo pronto!
Em segundo lugar, se surgirem problemas repentinos com o gás, você sempre poderá mudar para a eletricidade e vice-versa.
Além disso, as tarifas de electricidade na aldeia são mais acessíveis do que nas cidades, pelo que não afectará muito o orçamento familiar. Recomendo a instalação imediata de um medidor de eletricidade de duas zonas, dia/noite. Além disso, faça um documento informando que o aquecimento é baseado em eletricidade para receber um desconto na temporada de aquecimento.
Tenho uma casa na aldeia com cerca de 200 m2, quero usar uma caldeira para aquecimento. Não temos uma linha principal e sou cauteloso com o gás, por isso estava inclinado para a combinação eletricidade/madeira.Mas meu sogro me dissuade, diz que caldeiras combinadas são ineficazes e é melhor comprar duas separadas. Alguém já usou caldeiras dessa combinação? E se possível, recomende um modelo específico de caldeira.
Deixe-me perguntar qual é a ineficiência de uma caldeira combinada? Quais são os argumentos de quem aconselha a compra de duas caldeiras separadas? Só estou curioso para saber sobre isso :)
Quanto à caldeira combi, esta é uma excelente solução, principalmente para as suas condições. Sua casa tem 200 m². m., portanto, com base na potência necessária, posso recomendar os seguintes modelos:
– Maxiterm Lux Nowa 26, preço $ 770;
— Tehni-x KOTV-22-U, preço 420 dólares.
Escolhi uma gama tão ampla de preços porque não sei com que orçamento você está contando. Combinada - esta é uma tubulação, a instalação é muito mais simples quando comparada com duas caldeiras separadas. Você também pode usar madeira/carvão e eletricidade ao mesmo tempo: aumente a temperatura usando lenha e depois mantenha-a longe da rede elétrica. Se você tiver mais dúvidas, pergunte aqui.
Olá. Quero comprar uma caldeira combinada a lenha/eletricidade de 70 m2. Qual desses você recomendaria? Para a dacha
Boa tarde.
O artigo é muito informativo, mas ainda tenho uma dúvida. Construímos uma casa, agora estamos pensando em aquecimento. O gás está planejado ao longo do ano. Área da casa 160 m2. Por favor, informe se é possível usar uma caldeira combinada elétrica/gás para aquecimento constante da casa no inverno com eletricidade e depois mudar para gás?
E que tipo de caldeira é essa: modelo, marca... não encontrei
Boa tarde Por favor, diga-me qual caldeira é melhor escolher? Inicial: apartamento em prédio de 45 m2, a caldeira só é necessária para aquecimento, gás no futuro, e mesmo assim, muito provavelmente, não farei, porque é muito caro. Agora o aquecimento é feito através de um fogão a lenha improvisado, ou seja. Existe algo como uma chaminé. Gostaria de poder mudar de madeira para eletricidade e controle automático de pressão, temperatura, abastecimento de água, desligamento. E também deve ser compacto.
Moro numa cabana especial na aldeia. Hoje pretendo substituir a caldeira a gás por uma caldeira combinada (gás-lenha). Área 55 m2. Dimovivd. Não há necessidade de aquecer a água. É uma caldeira. Ajude a selecionar.